Dicas Práticas

Como viajar gastando pouco: guia completo

Dicas Práticas | 15/10/18 | Atualizado em 26/10/18 | Deixe um comentário

“Como você viaja tanto?” é uma das perguntas que mais escuto. Tem quem venda fórmulas mágicas pra viajar mais sem ir à falência, mas na prática não tem mistério e qualquer um pode aprender como viajar gastando pouco. Não é preciso ser rico pra viajar, e também não é preciso ser mochileiro raiz e passar mil perrengues.

Tanto como assalariada quanto como blogueira e freelancer, tenho certeza de que ganho menos do que muitos dos meus leitores. Ainda assim, seguindo algumas estratégias simples, sempre tento economizar pra viajar e já conheci dezenas de países e cidades brasileiras gastando menos do que muita gente gasta num final de semana na própria cidade.

Pra ajudar vocês a fazer o mesmo, reuni aqui no mesmo artigo todos os posts que já escrevi sobre como viajar gastando pouco.

Lembrando que não existe um jeito certo de viajar e você não precisa seguir todas as dicas desse post se algumas delas não têm a ver com seu estilo de viagem. O mais importante é conhecer as possibilidades e fazer escolhas conscientes, de acordo com suas limitações e prioridades práticas e financeiras. :)

Partiu se jogar por esse mundão?

viagem barata

Como viajar gastando pouco

Dicas gerais

Já publiquei aqui no blog alguns posts compilando diversas dicas e reflexões sobre como viajar gastando pouco. Desde a escolha do destino ao tempo de permanência em cada lugar, passando por estratégias simples, como anotar seus gastos e usar moedas estrangeiras de uma forma inteligente.

10 dicas para viajar gastando pouco: vídeo

15 dicas para fazer viagens baratas

Você consegue viajar sem comprar?

Turismo colaborativo: viagens mais baratas e culturalmente ricas

Como levar dinheiro em viagens internacionais

Vai pra o exterior? Não se esqueça do seguro viagem, que é importante para evitar problemas sérios e prejuízos financeiros. Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto!

Hospedagem

Esse é o item mais caro de muitos orçamentos de viagem, mas não precisa ser sempre assim. É possível não gastar absolutamente nada com hospedagem, caso você conheça alguém no local ou faça Couchsurfing, por exemplo. Não sabe o que é isso? Clica aí!

Couchsurfing: muito mais que hospedagem gratuita

Também dá pra pagar super pouco por uma cama num quarto compartilhado em albergue, uma opção especialmente vantajosa pra quem viaja só. Se você nunca ficou num hostel, veja aqui as respostas pra suas dúvidas:

Albergues para iniciantes: tudo que você precisa saber

E tanto pra ficar em hostel quanto em hotel ou apartamento, um item é fundamental pra economizar e não entrar em roubadas: a pesquisa, que em tempos de internet é muito mais fácil. Olha só essas dicas:

Como reservar hospedagem pela internet com bom custo-benefício

hospedagem barata

Deslocamentos

Outro gasto pesado são, é claro, as passagens da sua cidade de origem até o destino, além dos deslocamentos entre diferentes cidades ou países durante a viagem.

Além de usar aplicativos e sites que mostram promoções de passagens aéreas, como o Melhores Destinos, eu uso e abuso de buscadores de passagens como o Google Flights. Falei dele aqui:

Como usar o Google Flights para encontrar passagens aéreas baratas

Pra deslocamentos dentro do mesmo país ou entre países, uma dica é buscar as diferentes possibilidades através de sites como o Rome2Rio.

Depois disso, opto sempre que possível por companhias de ônibus ou avião de baixo custo, que hoje em dia estão presentes em vários países, inclusive na América Latina. Olha só esses posts sobre o assunto:

Como é viajar de ônibus pela Europa: prós, contras e dicas

Como viajar com companhias aéreas low cost na Europa

como viajar gastando pouco

Alimentação

Outra categoria importante pra quem pensa em como viajar gastando pouco é a alimentação. Se você simplesmente entrar nos primeiros restaurantes pega-turista que aparecerem pela frente, é bem capaz de acabar comendo mal e pagando caro.

Veja dicas práticas pra conhecer os sabores locais sem estourar seu orçamento:

Como comer bem em viagens gastando pouco

E, caso esteja fazendo uma viagem de baixo custo de longa duração, confira esses conselhos de uma nutricionista pra preparar lanches e refeições saudáveis e baratas sem ter muito trabalho:

Como manter uma alimentação saudável e econômica no mochilão

alimentação barata em viagens

Passeios

Você economizou com as passagens, hospedagens, comida… Mas agora não tem como evitar gastos com as atrações no destino, certo? Errado! É claro que não tem nada de errado em pagar pra visitar lugares legais durante a viagem se eles forem uma prioridade pra você, mas dá pra fazer muitos passeios sem gastar nadica de nada.

Os free walking tours, por exemplo, estão disponíveis na maioria das cidades com muito fluxo turístico mundo afora. Expliquei aqui como eles funcionam:

Free walking tours: passeios guiados gratuitos no Brasil e no mundo

Não são raros, também, os lugares onde museus têm entrada gratuita em algum dia da semana. Parques, praças e bairros com personalidade forte também podem render rolês maravilhosos e gratuitos.

E que tal procurar um prédio comercial com entrada liberada (como no centro de NY) pra ver a vista, em vez de pagar pra ir numa torre famosa? Ou então substituir o rolê no ônibus hop-on hop-off por uma voltinha em alguma linha de ônibus local que passe por pontos interessantes da cidade (como em Berlim)?

Veja como encontrar passeios gratuitos em destinos específicos:

25 atrações turísticas gratuitas no Recife

Atrações gratuitas em NY, LA e San Diego

Também vale muito a pena falar com moradores pra descobrir quais são os lugares que eles frequentam, além de pegar dicas pra saber como fazer passeios de bate-volta por conta própria em vez de procurar agências. Mas sempre recomendo comparar: em alguns casos, ir com agência sai até mais em conta.

paço do frevo no recife

Trabalhar viajando

E se além de gastar menos na viagem, você pudesse ganhar dinheiro ou outros benefícios enquanto tá na estrada? Falei aqui sobre como diferentes formas de se manter financeiramente durante viagens longas:

5 formas de se manter financeiramente viajando pelo mundo

E também falei bastante sobre um dos itens mencionados nesse post acima: os programas de work exchange (troca de trabalho por hospedagem e, às vezes, alimentação e outros extras). Você encontra tudo que já falei sobre esse esquema de viagem, incluindo dicas práticas e relatos pessoais e de outras viajantes, aqui nesse artigo:

Work exchange: tudo sobre troca de trabalho por hospedagem em viagens

como se manter viajando

Intercâmbio

Falando em viagem longa, chegamos ao tema do intercâmbio (amo tanto que já fiz cinco!). Quer saber como viajar gastando pouco, mas com o objetivo de estudar? Esses posts podem ajudar:

7 dicas para fazer um intercâmbio barato

Como conseguir uma bolsa de estudos no exterior

Orçamentos por destino

Também publico por aqui meu orçamento detalhado em alguns dos destinos que visito. Nem todas as viagens que faço são super econômicas, mas além de falar dos meus gastos, incluo nesses posts algumas ideias pra quem quiser economizar ainda mais por lá. Olha os lugares que já ganharam textos nesse estilo:

Quanto custa viajar para Fernando de Noronha

Quanto custa viajar para Nova York

Quanto custa viajar para a Chapada Diamantina

Quanto custa viajar para o México

viagem barata pelo méxico

Depoimentos

Por fim, passo a palavra pra outros viajantes que demonstraram na prática como viajar gastando pouco. Vez ou outra entrevisto aqui pra o blog uma galera que tem histórias de viagem interessantes, e alguns deles se encaixam muito nessa pegada mais econômica:

Artista plástica viaja por três meses pela Europa sem dinheiro

Paranaense viaja de carona pelo Brasil visitando cervejarias

Casal de músicos viaja de kombi com as filhas e o cachorro

Vou continuar atualizando este post sempre que publicar novos artigos sobre como viajar gastando pouco. E se você tiver dicas sobre viagens baratas, compartilha aí nos comentários! Vamos dominar o mundo juntos. ;)

Crédito das fotos do destaque superior, da planta e do ônibus: Unsplash

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário