Dicas Práticas

Guia para viajar só: dicas práticas, inspiração e relatos

Dicas Práticas | 09/11/18 | Atualizado em 10/10/22 | 8 comentários

Era uma vez uma menina que morria de medo de sair da zona de conforto; tanto que tinha crises de ansiedade quando isso acontecia. Um belo dia, uma princesa encantada (ela mesma) a resgatou. Ela não derrotou nenhum dragão, mas descobriu que viajar sozinha podia ser um ótimo tratamento de choque pra lidar com seus vilões internos.

Cinco intercâmbios, um mestrado no exterior e dezenas de viagens solo depois, essa história ainda tá em andamento. Não tem “felizes para sempre”, mas posso dar um spoiler: o romance entre as viagens e a menina deu super certo. E rolou um plot twist muito melhor do que sapo que vira príncipe: o pânico de viajar sozinha se transformou em vício.

Sim, eu sou a menina aí da história. :) E além de ser perdidamente apaixonada por viajar sozinha, adoro mostrar a outras pessoas como isso é legal. Por isso, vez ou outra esse assunto aparece aqui no blog.

E quando me dei conta da quantidade de posts que já publiquei sobre o tema, resolvi facilitar a vida de quem quer dicas para viajar sozinho e juntar todos eles no mesmo lugar.

Esse espaço, assim como cada um de nós, tá em eterna construção. Se tiver sugestões de assuntos ou dúvidas sobre viagem solo, manda aí nos comentários!

Guia para viajar sozinho (ou sozinha!)

Inspiração

6 bons motivos para viajar só

Acredita que falta de companhia é o único motivo para viajar sozinho? Que nada! Veja outras seis razões pra escolher se jogar pelo mundo por conta própria.

Sobre os encontros que as viagens nos dão de presente

Uma das boas razões para viajar sozinho mencionadas no post acima é conhecer pessoas. Se encontrar com novas facetas de nós mesmos é incrível, mas se conectar com gente interessante pelo caminho também é maravilhoso. E tem muito mais chances de acontecer quando a gente viaja só!

Sobre as delícias de viajar só

“Ainda vejo gente falando que acha deprimente alguém comer só num restaurante ou ir ao cinema sem companhia, por exemplo. Deprimente não é essa barreira que esse povo cria pra estar bem consigo mesmo?” Esse foi um dos primeiros textos do blog em que falei sobre as delícias de viajar só.

Como viajar mudou minha vida

Não acho que “voltamos diferentes de toda viagem”, como dizem por aí, nem que se deslocar fisicamente seja uma solução mágica pra “se encontrar”. Mas muita gente passa a ver a vida de forma diferente depois de uns períodos longe de casa, especialmente viajando só. Prazer, sou uma dessas pessoas. :) Saiba como as viagens solo mudaram minha vida.

A verdade sobre viajar só

Nós, entusiastas das viagens solo, sempre sobre todas as vantagens de viajar só e sobre como são lindos os encontros que a estrada nos dá. E tudo isso é verdade. Mas nem sempre falamos toda a verdade sobre viajar só. Veja o que (quase) ninguém conta.

viajando sozinha na chapada diamantina

Vai para o exterior? Não embarque sem seguro! Ele é essencial para evitar problemas, especialmente viajando só. Veja como contratar seu seguro viagem com desconto.

Dicas práticas

15 dicas para começar a viajar só

Não existe uma fórmula para viajar sozinho se você nunca fez isso antes, tipo um passo a passo garantindo que sua viagem seja perfeita. Mas existem, sim, algumas dicas que você pode seguir pra facilitar essa iniciação no maravilhoso mundo das viagens solo. Listei 15 dessas dicas aqui.

O que fazer viajando sozinho: 14 dicas para aproveitar a própria companhia

Viajando só, dá pra fazer quase tudo que você faria acompanhado. Por outro lado, tem várias atividades que ficam ainda melhores numa viagem solo. Reuni 15 das minhas preferidas, como forma de inspiração especialmente pra quem não sabe se vai conseguir aproveitar a própria companhia. Spoiler: vai, sim! :)

Viajar sozinho para a Europa

Apesar de distante, considero a Europa um ótimo continente pra viajar sozinho ou sozinha pra o exterior. Já fui pra lá umas 10 vezes, quase sempre desacompanhada ou aproveitando um intercâmbio ou evento pra emendar em mochilões – o mais longo durou quatro meses! Nesse post, dei dicas práticas e sugestões de roteiros pra quem quer se aventurar pelo Velho Continente por conta própria.

Como conhecer pessoas viajando só

Quem defende viagens solo costuma ressaltar que essa é uma ótima forma de fazer amigos. Posso atestar que é verdade, apesar de não achar que essa seja uma “obrigação”. Tudo bem se você quer ficar realmente só, seja por personalidade ou momento. Mas se a vontade for encontrar companhia, não faltam maneiras de conhecer pessoas enquanto você tá viajando só. Quer ver algumas delas? Clica no link aí em cima!

Como fazer amigos morando fora

E quando você tá fazendo não só uma simples viagem, mas uma mudança pra um país diferente, seja de forma temporária ou permanente? Muitas vezes conhecemos pessoas naturalmente, mas também dá pra tomar algumas atitudes pra ampliar o círculo social no exterior. Essas dicas são voltadas pra quem quer conhecer gente morando fora.

8 desvantagens de viajar só e como lidar com elas

Já leu o post lá de cima sobre motivos para viajar sozinho? Então vou ser sincera contigo: nem tudo é vantagem. Existem, sim, algumas chatices que costumam marcar presença em viagens solo. Mas a boa notícia é que todas são contornáveis, como expliquei nesse post.

10 dicas para viajar apesar da ansiedade e do medo

Quer viajar só, mas sofre de ansiedade ou tem muito medo? Eu tinha crises de ansiedade quando fiz meu primeiro intercâmbio, mas usei as viagens como um “tratamento de choque” pra lidar com isso. E deu certo! Nesse artigo acima você encontra dicas pra lidar com a insegurança ou minimizar o impacto das crises e aproveitar a viagem.

15 dicas de segurança para quem viaja só 

Coisas ruins podem acontecer a qualquer um, em qualquer lugar. Mas é claro que em um lugar desconhecido podemos, sim, nos expor a riscos diferentes dos habituais. E é verdade também que alguns problemas são mais complicados de solucionar quando estamos longe de casa e sem amigos ou família pra ajudar. Por isso, tento seguir algumas medidas de segurança quando viajo só. Confira quais são!

Dicas para planejar a viagem e economizar

Como escolher o destino? Por que investir tempo em pesquisa? Como montar o roteiro? O que fazer pra se preparar antes da viagem? Como economizar na viagem? Esse texto responde a essas e outras perguntas pra quem pretende viajar só.

dicas para viajar sozinho ou sozinha

Para mulheres

Carta para mulheres que não têm coragem de viajar sós

“Viaje mesmo com um rebuliço no estômago, mesmo com as mãos suando, mesmo com todo mundo desaconselhando. Se uma parte de você diz que quer descortinar o mundo, escute-a. E acredite: depois do primeiro passo, as outras vozes tendem a se calar.” Clica aí em cima pra continuar lendo a cartinha que escrevi especialmente para as mulheres que não sentem muita segurança pra viajarem sós.

Sororidade e viagens: como ajudar outras mulheres a viajar sozinhas

Pesquisas apontam que mulheres brasileiras viajam menos que homens, por razões ligadas à desigualdade de gênero como um todo. Mas já parou pra pensar que podemos ajudar mulheres a viajar mais, e sozinhas? Nesse texto, sugiro seis atitudes que podem fazer a diferença pra ajudar outras mulheres a viajar com mais frequência, com qualidade e com segurança.

5 mitos sobre viajar sozinha

Infelizmente, em pleno século XXI ainda tem muita gente perpetuando mitos sobre viajar sozinha sendo mulher. Tem quem diga, por exemplo, que é só para quem tá solteira, que você vai se sentir só, que é preciso ser extrovertida ou aventureira ou que é perigoso viajar sozinha. Quer saber por que tudo isso é mentira? Clica no link ali em cima e vê o vídeo!

Por que viajar sozinha apesar do medo

Sabe o último dos mitos acima, de que é perigoso viajar sozinha? Escrevi um texto sobre por que acredito que o medo de que nos aconteça algo ruim não deve nos impedir de realizar nossos sonhos.

trilha nos estados unidos

Relatos de quem viaja só

Além dos meus próprios relatos, que tão espalhados por outras seções do blog, vez ou outra publico aqui os resultados de conversas que tenho com outros viajantes solo – especialmente mulheres. Olha só quanta inspiração!

Sem casa desde 2014, a fotógrafa Patrícia Schussel fala sobre a vida nômade

Caminho de Santiago: Manu e seus 27 dias de superação

Paulista viaja pelo Brasil e Europa trocando trabalho por hospedagem

Slow travel: jornalista explora América Latina e Ásia sem pressa

Pernambucana viaja pelo mundo sem pagar por hospedagem

Tem dúvidas ou outros relatos e dicas para viajar sozinho? Fala aí nos comentários!

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Instagram. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

8 Comentários

  1. Diego Aguiar

    Muito espetacular esse artigo, além de uma bela história seu blog tem uma excelente estrutura. Desejo muito sucesso!

    • Muito obrigada, Diego! :) Fico feliz com esse feedback <3 Um abraço e boas viagens!

  2. Viajar Sozinho

    Excelente artigo! Uma excelente fonte de inspiração e de informação proveitosa para quem deseja viajar só, no entanto possui um certo receio! Abraços…

  3. Luísa, bom dia!
    Me chamo Aureny. Descobri seu blog ontem a noite por acaso e já li vários dos seus artigos. Amo viajar, apesar de ter feito isso pouquíssimas vezes. Meu interesse na verdade foi ter inspiração para dar continuidade a um blog, que criei para monetizar. Tenho 54 anos e depois de uma “quebrada” profissional, estou me refazendo nessa área. Mas, é beem difícil recomeçar trabalhando com algo que nunca fiz. Estou há mil anos luz do seu blog. Parabéns e muito mais sucesso para você e o Janela Abertas.

  4. Carla Dantas

    Amo viaja é muito bom, adoro seu blog sempre mostrando um pouquinho de sua historia com dicas de viagens .

Deixe o seu comentário