Estados Unidos

Atrações gratuitas nos Estados Unidos: dicas de NY, LA e San Diego

Estados Unidos | 27/06/18 | Atualizado em 02/01/24 | Deixe um comentário

Confesso que eu esperava que fosse mais barato viajar pelos Estados Unidos. É claro que o dólar atual nas alturas (quase R$ 4) não ajudou nada, mas os preços de alimentação e entradas pra atrações me pareceram salgados nos dois meses e meio que passei por lá esse ano. Ainda assim, super dá pra fazer um rolê mais econômico pela terra do Tio Sam. Afinal, as maiores cidades do país oferecem um monte de atividades que podem ser aproveitadas sem gastar um tostão.

Pra mostrar isso, a associação sem fins lucrativos HI USA, responsável pelos albergues da Hostelling International pelas bandas de lá, criou o HI USA Free For All. Que nada mais é do que uma compilação de atrações gratuitas nos Estados Unidos, divididas por cidades.

Eles me convidaram pra falar sobre o projeto aqui no blog e aproveitei pra destacar as atrações que eu conferi e aprovei em algumas das cidades que conheci por lá: Nova York, Los Angeles e San Diego.

No site do Free for All, você encontra também dicas de rolês grátis em Austin, Baltimore, Chicago, Boston, Portland, Seattle e Washington D.C. E esse é só o começo, né? Tem muitos outros passeios pra se fazer nesses cantos (e na maior parte do mundo) sem ir à falência. Amém! ;)

Atrações gratuitas em Nova York

Balsa pra Staten Island

Tá sem grana pra pagar pelo passeio de barco até a Liberty Island, ilha que abriga a Estátua da Liberdade? Sem bronca: dá pra ver Miss Liberty mais de perto sem gastar nenhum dólarzinho. É só pegar a balsa gratuita que vai de Manhattan pra Staten Island.

A estação da balsa (ferry) fica pertinho do metrô Bowling Green e tem banheiros, bebedouros, lanchonetes e wi-fi. Atualmente, as balsas saem a cada meia hora redonda (tipo 10h, 10h30, 11h…) nos finais de semana, e em dias úteis também tem uma a cada 15 minutos nos horários de rush.

O percurso dura pouco menos de meia hora e é bem bonito. Na balsa tem lanchonete e vários bancos pra quem quer ir sentado, mas pra ver a vista o ideal é ficar em pé junto da janela mesmo. Se não quiser conferir as atrações de Staten Island, é só descer lá e ir correndo pra o lugar de saída da balsa que volta pra Manhattan. Saiba mais sobre a Staten Island Ferry.

Tour pela Brooklyn Brewery

Caminhar pelo Brooklyn, com destaque pra área de Williamsburg, já é um ótimo passeio gratuito. Mas fica melhor ainda se você der uma passada na famosa Brooklyn Brewery, que fica por ali e é a maior exportadora de cerveja artesanal do país. A atmosfera do lugar é massa e nos finais de semana eles oferecem tours guiados gratuitos a cada meia hora.

O passeio é curtinho (uns 20 minutos), mas achei legal ver a cervejaria por dentro e descobrir algumas curiosidades sobre eles. Atualmente, os tours acontecem aos sábados das 12h às 0h e domingos das 12h às 20h. Saiba mais no site da Brooklyn Brewery. Dica: depois de lá, siga pra o DUMBO, parque delícia localizado à beira da Brooklyn Bridge.

Museus

Os museus mais famosos de NYC são pagos e a entrada costuma ser cara, mas pelo menos dois deles têm horários em que a entrada é gratuita. É o caso do MoMA (Museu de Arte Moderna), que pode ser visitado de graça nas sextas-feiras das 16h às 20h, e do Guggenheim, onde você pode pagar o quanto quiser aos sábados das 17h às 19h45 (o último ingresso é emitido às 19h15).

Atrações gratuitas em Los Angeles

Santa Monica Pier

Uma das atrações mais icônicas de Los Angeles, o pier de Santa Monica é uma graça e tem acesso gratuito. É preciso pagar pra andar nas atrações como roda gigante, uma montanha-russa e carrinhos de bate-bate. Mas se não quiser gastar, ficar people watching e curtindo a vista da praia já tá de bom tamanho.

Praias

Já comentei aqui que amei ficar hospedada em Santa Monica, e um dos principais motivos foi o fácil acesso à praia. A vibe das praias californianas é, obviamente, muito diferente das do Brasil. Mas entre as que conheci, a de Santa Monica e a de Venice, que fica logo ao lado, foram minhas preferidas.

Adorei a faixa de areia enorme com uma ciclovia passando pelo meio, a pista de skate com uma galera fazendo super manobras com o mar ao fundo, os icônicos postos de salva-vidas e até a galera malhadona tirando onda nos apetrechos da Muscle Beach. Se quiser fugir do agito e dos turistas, tem também outras praias lindonas nos arredores.

Museus

Esse rolê eu na verdade nem fiz, mas tinha me planejado pra fazer, então vou incluir de todo jeito. :P Não tive tempo de ir conferi-los, mas LA abriga museus com boa reputação e entrada gratuita, como o The Broad, dedicado à arte contemporânea; o Getty Center; e o Getty Villa. Só fique ligado porque mesmo sendo grátis, os ingressos pra o Getty Villa e o The Broad precisam ser reservados pela internet com antecedência.

Veja mais dicas de atrações gratuitas em Los Angeles (em inglês)

Atrações gratuitas em San Diego

Old Town State Historic Park

A Old Town de San Diego é uma área que reúne casas, lojas e museus restaurados do jeito que eram nos anos 1800, mostrando as mudanças que aconteceram na cidade desde que ela era espanhola-mexicana até os dias de hoje. Achei a atmosfera meio fake, mas bem fofinha, e é um bom passeio 0800.

Vale a pena dar uma passada na antiga agência do banco Wells Fargo, que reúne uma carruagem antiga alguns objetos cotidianos da época, junto com explicações sobre os hábitos das pessoas naquele tempo. Também curti a loja Rust General Store (com chocolates e chás maravilhosos) e uma casa de fazenda antiga que mostra como vivia uma família rica da época.

No mesmo complexo você também encontra um restaurante mexicano lindão, o Fiesta de Reyes, e o Old Town Market, um mercado cheio de artesanato mexicano, que achei bem legal pra quem nunca foi pra o México.

Praias

Ainda estamos falando da Califórnia, então é claro que as praias iam aparecer de novo aqui, né? As mais populares da cidade são Mission Beach, onde você encontra um parque de diversões retrô, Pacific Beach, ótima pra jovens procurando badalação, e Ocean Beach, com uma vibe mais hippie. Também gostei muito da praia que fica na ilhota Coronado, que me pareceu boa pra famílias, e da de La Jolla, onde os destaques são as casas ricas e os simpáticos leões marinhos e focas.

Torrey Pines State Park

San Diego também oferece umas trilhas bem legais. Uma das mais bonitonas e fáceis é a de Torrey Pines, que fica a uns 15 minutos de carro do centro, mas dá a sensação de que você saiu da cidade. O percurso não é muito íngreme e dá direito a vistas deslumbrantes do mar em boa parte do tempo. Ah, uma curiosidade: o nome dessa reserva natural, Torrey Pines, se deve a uns pinheiros que existem lá e são uma das espécies mais raras do mundo.

Balboa Park

Principal parque da cidade, o Balboa Park fica juntinho do famoso Zoológico de San Diego e abriga uns 15 museus. A maior parte deles tem ingresso pago, mas tem também bastante coisa grátis pra fazer por lá. Caminhar sem rumo é uma delas, mas também vale a pena dar uma espiada no Jardim Japonês desde o lado de fora, admirar as obras de arte no Timken Museum e relaxar no Alcázar Garden, que lembra o de Sevilha. Não consegui me programar pra isso, mas também deve ser incrível ver um dos concertos gratuitos no Spreckels Organ Pavilion, a céu aberto.

Veja mais dicas de atrações gratuitas em San Diego (em inglês).

Esse post foi patrocinado pela HI USA e escrito com base em informações fornecidas por eles e nas minhas próprias impressões visitando as cidades acima entre abril e junho de 2018. As opiniões expressas aqui são minhas e não sofreram nenhuma interferência da instituição. O Janelas Abertas preza pela transparência e sempre sinaliza eventuais parcerias e patrocínios. Saiba mais sobre as políticas de monetização do blog.

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário