Brasil

Mochilão pelo Nordeste: 5 ideias de roteiros e dicas testadas

Brasil | 04/08/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Pensando em fazer um mochilão pelo Nordeste do Brasil e não sabe qual rota seguir? Eu viajei bastante pela região e conheci vários destinos maravilhosos, então adoro ajudar quem planeja viajar por lá – seja com grana ou com orçamento de mochileiro. Confira neste texto cinco ideias de roteiros incríveis e descubra os atrativos de vários lugares para conhecer no Nordeste.

Por que fazer um mochilão pelo Nordeste?

O Nordeste brasileiro é conhecido principalmente pelas suas belezas naturais, mas essa região vai muito além de praia, sol e mar. Cada estado tem a sua própria história e tradições, e poder vivenciar tudo isso torna a viagem muito mais interessante e enriquecedora.

Experimentar a gastronomia nordestina é uma experiência à parte; com certeza é uma das melhores coisas para fazer durante um mochilão pelo Nordeste. Existem muitos ingredientes e pratos em comum, mas cada local tem delícias típicas, como o acarajé e o vatapá na Bahia e o bolo de rolo e a cartola em Pernambuco. Esteja aberto a novos sabores!

A região Nordeste esbanja cultura e diversidade. Aproveite para explorar museus e conhecer a cultura popular de cada lugar, como o frevo e o maracatu em Pernambuco, a capoeira na Bahia e o tambor de crioula no Maranhão.

E para quem pensa que viajar pelo Nordeste sempre é caro, uma boa notícia: apesar de ser uma região bem visada turisticamente, existem muitos destinos menos conhecidos e mais em conta. Também dá para economizar ficando em hostels, usando transporte público e trocando trabalho por hospedagem pela Worldpackers (no fim do artigo vou explicar como funciona!).

Um mochilão pelo Nordeste do Brasil certamente proporcionará momentos inesquecíveis e uma imersão fascinante na cultura brasileira.

Veja agora alguns dos melhores lugares para conhecer no Nordeste:

14 destinos para conhecer no Nordeste

Eu poderia escrever sobre muito mais que 14 destinos, mas esse texto ficaria imenso. Então vou falar brevemente sobre meus lugares preferidos e em seguida vou montar alguns roteiros de mochilão pelo Nordeste, incluindo esses destinos e diversos outros lugares que não estão na lista. Vamos lá?

Arraial D’Ajuda – Bahia

Arraial D’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, e um dos destinos mais populares do Nordeste brasileiro. A região é uma mistura de história, ruas agitadas, comida boa, praias com piscinas naturais, falésias de várias cores e muitos coqueiros.

É o destino ideal para começar um mochilão pelo Nordeste, visto que a região tem uma ótima infraestrutura, com transporte para vários lugares, facilitando a locomoção caso você não esteja de veículo próprio.

inclua arraial d'ajuda no seu mochilão

Veja onde se hospedar em Arraial d’Ajuda e outras partes de Porto Seguro

Itacaré – Bahia

Itacaré é outro lugar especial do litoral baiano e também fica perto de outros paraísos como Maraú e Barra Grande. É uma região com muito verde, rios que desaguam no mar e trilhas ecológicas, além de ser um dos poucos lugares do Nordeste com boas ondas para surfar.

Você pode conhecer a maioria dos pontos turísticos de Itacaré a pé, e para ir às praias mais distantes do centro há transporte público que funciona muito bem. Também é um lugar onde dá para pegar carona com facilidade; os moradores são super acolhedores.

Leia os artigos do blog sobre o que fazer em Itacaré e onde ficar em Itacaré.

itacaré é um dos pontos altos de um mochilão pelo nordeste

Vale do Capão, Chapada Diamantina – Bahia

O Vale do Capão é um dos distritos que fazem parte da Chapada Diamantina. É uma vila meio hippie rodeada por montanhas, cachoeiras e paredões gigantes. O povoado é porta de entrada para vários passeios na Chapada, como a travessia do Vale do Pati e a linda Cachoeira da Fumaça.

É muito comum pedir carona na Chapada Diamantina, pois o transporte na região é limitado, há poucos horários de ônibus e poucas rotas. Existem também várias agências que fazem passeios para os pontos turísticos com mais conforto, mas assim o custo da viagem pode aumentar bastante.

Leia também:
Roteiro e dicas de viagem para a Chapada Diamantina

Guia completo da travessia do Vale do Pati

vale do capão

Penedo – Alagoas

Penedo é uma cidade histórica do estado de Alagoas, às margens do Rio São Francisco. Inclusive, um dos passeios mais procurados na cidade é para visitar a Foz do Velho Chico. O município fica na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, por isso é possível visitar Penedo a partir de Aracaju ou de Maceió.

A cidade em si já é uma atração. Ela te leva a uma viagem no tempo, repleta de prédios históricos, igrejas, museus e com o Rio São Francisco sempre presente em todos os cenários. A simplicidade do povoado, o turismo comunitário e a culinária local também fazem valer a viagem.

mochilão pelo nordeste

Leia também:
O que fazer em Aracaju
Onde ficar em Aracaju

São Miguel dos Milagres – Alagoas

A região de São Miguel dos Milagres é a minha preferida de Alagoas. A cidade fica a apenas 100 quilômetros de Maceió e possui as mais belas praias, como a Praia do Toque, Porto da Rua e Praia do Patacho.

Se você gosta de lugares pequenos e paradisíacos, com certeza vai adorar São Miguel dos Milagres. É uma alternativa menos turística a Maragogi, que é uma das cidades mais procuradas de Alagoas.

Veja onde se hospedar em São Miguel dos Milagres.

inclua são miguel dos milagres no seu mochilão pelo nordeste

Vale do Catimbau – Pernambuco

O Vale do Catimbau fica no agreste Pernambucano e não faz parte dos circuitos mais badalados do Nordeste, mas guarda paisagens incríveis. Ele é conhecido como a Capital Pernambucana da Arte Rupestre.

O Parque Nacional do Catimbau é formado por quatro cidades, que servem de base para quem visita a região: Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga. O vale conta com mais de 60 mil hectares, uma centena de sítios arqueológicos e 13 trilhas oficiais, em meio a impressionantes formações geomorfológicas.

vale do catimbau

Recife – Pernambuco

Eu particularmente não gosto de cidade grande, então sempre opto por conhecer rapidamente as capitais e seguir viagem para as cidades menores. Contudo, algumas capitais nordestinas são exceções à minha regra.

Recife é uma cidade cheia de vida, onde a cultura popular é muito presente no dia a dia, além de ser um polo tecnológico e um excelente destino para experimentar as comidas nordestinas. E para quem quiser pegar um sol, nos arredores da cidade existem belíssimas praias como Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe e Praia de Carneiros.

recife

Leia também:
O que fazer no Recife: guia completo com dicas de moradora
Turismo alternativo no Recife e arredores: roteiro de uma semana
Onde se hospedar no Recife e em Olinda: dicas de hotéis, pousadas e albergues

João Pessoa – Paraíba

João Pessoa é uma das capitais menos populosas do Nordeste, ficando atrás apenas de Aracaju. E realmente, a cidade não parece uma capital: tem um clima super tranquilo e é considerada uma das melhores cidades com praia para viver no Brasil. Certamente ela não pode ficar de fora do seu mochilão pelo Nordeste.

As praias dos arredores, como a Praia do Amor, Tambaba, Coqueirinho e Tabatinga são ótimas opções para passar o dia e curtir a natureza. A Praia do Jacaré, que fica na região metropolitana de João Pessoa, é um dos lugares mais lindos do Nordeste para assistir ao pôr do sol.

Confira as opções de hospedagem em João Pessoa.

mochilão pelo nordeste - joão pessoa

Pipa – Rio Grande do Norte

Pipa é um dos lugares mais procurados do Rio Grande do Norte e um destino que merece muito estar no seu roteiro de mochilão pelo Nordeste. Pipa mistura praias incríveis, vida marinha abundante e uma energia única.

Muita gente se apaixona por esse pedacinho de terra e acaba não indo mais embora, como é o caso dos inúmeros argentinos, espanhóis, italianos, entre outras nacionalidades, que fizeram de Pipa seu lar.

Leia também: O que fazer na Praia da Pipa

praia da pipa

Jericoacoara – Ceará

Jericoacoara fica a 300 quilômetros de Fortaleza e é o principal destino turístico do Ceará. Entre praias, dunas, lagoas e muitas festas, a vila de Jeri é um lugar que atrai muita gente jovem à procura de agito noturno.

A vila faz parte da Rota das Emoções, que junto com o Delta do Parnaíba e com os Lençóis Maranhenses formam um dos mais divertidos roteiros de mochilão pelo Nordeste. Mais adiante neste artigo vou falar mais sobre essa rota.

Aproveite e confira todos os artigos do blog sobre o Ceará.

pôr do sol em jericoacoara

Barra Grande – Piauí

Barra Grande, no Piauí, é um destino pouco conhecido pelos brasileiros. Porém, é um lugar que atrai muitos turistas estrangeiros à procura de bons ventos para a prática de kitesurf.

No mesmo estilo de Jericoacoara, com ruazinhas de areia, casas coloridas e muita beleza natural, Barra Grande não pode ficar de fora do seu mochilão pelo Nordeste. Você consegue visitar esse destino quando estiver fazendo a Rota das Emoções.

Veja onde se hospedar em Barra Grande, no Piauí.

barra grande piauí - por bárbara nicoli

Delta do Parnaíba, Piauí

Você sabe o que é um Delta? É quando um rio se abre em diversos canais formando várias ilhas e braços de rio que desaguam no mar. O Rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras e percorre quase 1.500 quilômetros até se abrir em cinco braços entre os estados do Maranhão e Piauí, formando inúmeros igarapés e quase 80 ilhas!

Há diversos passeios que podem ser feitos no Delta e a maioria deles sai da cidade de Parnaíba, no Piauí. Você pode optar por um passeio tradicional ou contratar um guia local para apreciar as partes menos conhecidas do Delta e conhecer a cultura do povo que vive nesta região.

Confira as hospedagens em Parnaíba, no Piauí.

mochilão pelo nordeste - rio parnaíba

São Luís – Maranhão

São Luís é outra capital que merece ser visitada no seu mochilão pelo Nordeste. É uma cidade cheia de história e cultura, e isso é nítido ao passear pelas ruas do centro histórico. Se você gosta de um agito, se prepare para ver muita música e dança pelas escadarias e vielas do centro.

São Luís também tem muitos museus, como o Museu do Reggae, a Casa do Tambor de Crioula, o Museu da Gastronomia Maranhense, entre outros. E a boa notícia é que a maioria deles tem entrada franca e são muito bem cuidados.

Veja aqui onde ficar em São Luís, no Maranhão.

casario colonial em são luís

Lençóis Maranhenses – Maranhão

E o último destino da lista são os Lençóis Maranhenses, o famoso deserto de areia que impressiona pela sua imensidão e pelas lagoas de diversas formas e cores. Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Atins são as cidades porta de entrada para os passeios nos Lençóis Maranhenses.

O que muita gente não sabe é que dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses existem alguns “oásis”, que são pequenos povoados no meio das dunas e das lagoas. Fiz a travessia dos Lençóis a pé e pude conhecer um lado menos turístico da região. Caso você goste de ter experiências imersivas, sugiro se hospedar num redário no Oásis de Betânia.

lençóis maranhenses

5 roteiros de mochilão pelo Nordeste

Curtiu as sugestões de destinos, mas não sabe por onde começar, ou como organizar a logística da viagem? Montei cinco roteiros de mochilão pelo Nordeste baseados nas minhas próprias experiências.

É possível fazer quase todas as rotas de carro ou de ônibus, com exceção de alguns trechos em que é necessário pegar barco, van, jardineira ou balsa. Confira abaixo e veja qual opção combina mais com o seu estilo de viagem.

Sul da Bahia

O Sul da Bahia foi o destino do meu segundo mochilão pelo Nordeste. É um roteiro para quem gosta muito de praia e para quem não se importa de pegar ônibus, barco, van e balsa, tudo num único dia!

Não é fácil chegar nos lugares mais bonitos, mas vale a pena! A região abrange as melhores praias do estado, cidades históricas e vilarejos de pescadores super charmosos.

Eu separei o mochilão em duas partes, pois caso você tenha pouco tempo, você pode optar por fazer somente uma das partes. E caso tenha mais tempo, pode emendar a parte 1 e a parte 2 na mesma viagem.

Parte 1

Por onde começar?

Se você está vindo de outro estado de avião, sugiro pegar um voo para o aeroporto de Porto Seguro. Em Porto Seguro é interessante dividir a estadia entre o norte e sul da cidade.

Qual a rota?

Porto Seguro: Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália e Santo André (no norte da cidade). Arraial D’ajuda, Trancoso, Praia do Espelho, Juacema, Lagoa do Satu e Caraíva (no sul de Porto Seguro)

Quanto tempo leva?

Para conhecer todos esses lugares com calma, é necessário ter pelo menos 10 dias. E caso tenha mais tempo, você pode ir para o extremo sul da Bahia e conhecer a cidade de Prado e arredores, como Cumuruxatiba e Ponta do Corumbau.

coroa vermelha

Parte 2

Por onde começar?

A melhor maneira de começar a parte 2 do roteiro pelo sul da Bahia é pela cidade de Ilhéus. Se você estiver em Porto Seguro, há ônibus direto para lá.

Qual a rota?

Ilhéus, Serra Grande, Itacaré e Barra Grande, na península de Maraú. Para chegar em Barra Grande, a melhor maneira é pegar um ônibus de Itacaré para Camamu, e em seguida, embarcar num barco para a península.

Quanto tempo leva?

É interessante ter no mínimo 7 dias para conseguir curtir bem as praias. E caso você ainda tenha tempo após fazer a parte 1 e a parte 2, pode seguir de Camamu para a Ilha de Boipeba, Morro de São Paulo e finalizar a viagem em Salvador.

mochilão pelo nordeste

Leia também:
O que fazer em Morro de São Paulo
Onde ficar em Morro de São Paulo
Onde ficar em Salvador
Onde ficar em Serra Grande

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina abrange 24 municípios, mas os que mais possuem atrações para conhecer são Lençóis, Vale do Capão, Andaraí, Mucugê e Ibicoara. Porém, o transporte entre as cidades é escasso e em alguns casos, não existe. Então, se você planeja fazer um mochilão pela Chapada, acostume-se com a ideia de pegar carona na estrada ou tente ir de carro próprio ou alugado.

Por onde começar?

O jeito mais fácil de chegar na Chapada Diamantina é por Salvador, de ônibus ou carro, com destino a Palmeiras. De Palmeiras para o Vale do Capão não há ônibus, mas é fácil pegar uma lotação, que são carros ou vans que fazem o trajeto compartilhado com outras pessoas.

Após passar uns dias no Vale do Capão, recomendo voltar para Palmeiras e pegar um ônibus para a cidade de Lençóis. Depois, seguir viagem para Andaraí, Mucugê e Ibicoara.

Para chegar nas outras cidades, o transporte é bastante limitado; por exemplo, para ir de Lençóis para Andaraí é preciso ir até um povoado chamado Tanquinho para conseguir um transporte. De Andaraí para Mucugê há um ou dois horários por dia. De Mucugê para Ibicoara há as famosas lotações.

O transporte nesse mochilão pela Chapada Diamantina não é fácil, mas com o tempo você se acostuma, entra no clima e tudo vira motivo para dar risada. Contudo, se você estiver de carro, vai facilitar bastante a sua vida.

Qual a rota?

Palmeiras, Vale do Capão, Lençóis, Andaraí, Mucugê e Ibicoara.

Quanto tempo leva?

Se você estiver de carro, em 15 dias consegue conhecer bastante coisa na Chapada Diamantina. Caso esteja viajando no modo mais econômico, pegando ônibus e carona, são necessários pelo menos 20 dias para explorar os destinos, ou então priorizar as bases de mais fácil acesso como Lençóis e Capão.

vale do pati

Rota das Emoções

A Rota das Emoções é um roteiro que passa por três estados nordestinos: Ceará, Piauí e Maranhão. Os destaques são Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses, mas você pode incluir várias outras cidades nessa rota.

Por onde começar?

Sugiro começar a Rota das Emoções pelo Ceará, de preferência voando para o aeroporto de Jericoacoara, e ir subindo até chegar em São Luís, no Maranhão.

Dá para fazer quase todo o roteiro de ônibus através da empresa Guanabara, mas não há muitos horários, então é importante se planejar e comprar as passagens com antecedência. Para ir de Jijoca até a vila de Jeri, é necessário ir de jardineira. De Barreirinhas para Atins, dá para ir de 4×4 ou de barco.

Qual a rota?

Ceará: Jericoacoara, Preá, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Barroquinha.

Piauí: Parnaíba, Pedra do Sal, Delta do Parnaíba, Barra Grande, Praia de Macapá e Praia do Arrombado.

Maranhão: Barreirinhas, Atins, Lençóis Maranhenses, Oásis de Betânia, Santo Amaro do Maranhão e São Luís

Quanto tempo leva?

Como são muitos pontos turísticos, é interessante ter pelo menos 20 dias para curtir os três estados da Rota das Emoções.

rota das emoções

Litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte

Apesar desse roteiro ser longo e passar por vários estados (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte) é o mochilão pelo Nordeste que eu considero o de “principiante”, visto que passa por várias capitais e cidades mais estruturadas para o turismo.

Por onde começar?

Você pode iniciar em Maceió, no estado de Alagoas, e ir subindo até chegar em Natal, no Rio Grande do Norte, ou então fazer o inverso. Isso depende de onde você está e dos valores das passagens aéreas até o local de início.

Qual a rota?

Alagoas: Praia do Gunga, Barra de São Miguel, Praia do Francês, Maceió, Praia do Carro Quebrado, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

Pernambuco: Praia de Tamandaré, Carneiros, Maracaípe, Porto de Galinhas, Recife e Olinda.

Paraíba: Tambaba, Coqueirinho, Tabatinga, Praia do Amor, João Pessoa e Cabedelo.

Rio Grande do Norte: Pipa, Tibau do Sul, Praia das Tartarugas, Natal e Genipabu.

Quanto tempo leva?

A duração desse mochilão é muito relativa. De Maceió para Natal a distância é de 540 quilômetros e é possível fazer o trajeto em um dia. Mas como você vai parando e conhecendo os lugares, a duração da viagem pode levar até um mês.

praia em pernambuco

Leia também: Onde ficar em Maceió.

Interior de Alagoas e Pernambuco

Esse roteiro nada tradicional mistura cidades históricas, sítios arqueológicos, passeio por dentro dos cânions do Rio São Francisco, além de muita cultura e gastronomia típica de interior.

Por onde começar?

Esse roteiro de mochilão pelo Nordeste pode ser iniciado em Petrolina, que é a maior cidade da rota, possui aeroporto e é a cidade localizada mais ao interior do estado de Pernambuco.

Qual a rota?

Pernambuco: Petrolina, São José do Belmonte, Triunfo, Arcoverde, Vale do Catimbau e Petrolândia.

Alagoas: Piranhas e Penedo.

piranhas

Leia também:
O que fazer em Piranhas, Alagoas
Onde ficar em Piranhas: melhores hospedagens

Quanto tempo leva?

No mínimo 15 dias caso você esteja de carro e pelo menos 20 dias se estiver pegando ônibus. Também dá para ir de Piranhas até Aracaju, se quiser conhecer a capital sergipana e outros destinos próximos como a histórica cidade de São Cristóvão ou a Praia do Saco.

Perguntas frequentes sobre mochilão no Nordeste

Qual a melhor época do ano para viajar para o Nordeste?

No litoral do Nordeste faz calor o ano inteiro, mas em alguns meses a chance de chuvas é bem maior. De maneira geral, os meses com mais chuva nos estados nordestinos são entre março e julho, mas isso pode variar dependendo da cidade.

Nos Lençóis Maranhenses, por exemplo, a melhor época é de julho a setembro. A temporada de chuva nos Lençóis Maranhenses vai de janeiro a junho e atinge o auge nos meses de fevereiro a maio. É nesse período que as lagoas enchem e a paisagem se transforma em um paraíso. Após setembro, o nível das lagoas diminui e algumas até desaparecem.

Já no Sertão nordestino, as temperaturas altas predominam o ano todo e há baixa ocorrência de chuvas. Por isso, é um ótimo destino para ir durante a temporada de chuvas no litoral, quando é mais difícil pegar praia e o calor dá uma aliviada no interior.

Na Chapada Diamantina, o período chuvoso é de novembro a março, impossibilitando o acesso a algumas trilhas e cachoeiras. A melhor época para ir para a Chapada é de maio a setembro, que é o período da seca, com temperaturas um pouco mais baixas.

chapada diamantina

Quais são as praias mais bonitas do Nordeste?

Cada destino possui sua própria beleza e particularidades. Entre coqueirais, vida marinha abundante, falésias coloridas, dunas, lagoas e rios que desaguam no mar, é uma tarefa difícil escolher as praias mais bonitas do Nordeste. Ainda assim, eu fiz uma listinha das que mais me encantaram:

  • Cumuraxatiba, no extremo sul da Bahia
  • Praia de Castelhanos, na Ilha de Boipeba
  • Praia do Patacho, em Alagoas
  • São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte
  • Praia dos Carneiros, em Pernambuco
  • Cumbuco, no Ceará
  • Praia de Macapá, no Piauí
  • Praia do Mangue Seco, no Maranhão

praia em alagoas

Quanto custa fazer um mochilão pelo Nordeste?

O custo de um mochilão pelo Nordeste pode variar bastante dependendo do seu estilo de viagem, das cidades que você pretende visitar, do tempo que deseja passar em cada lugar e do seu nível de conforto durante a viagem. A hospedagem, o transporte e os passeios turísticos costumam ser os maiores gastos num mochilão.

Para dar uma ideia, a alimentação pode variar entre R$15 e R$40 pelo prato feito. A média de custo de uma viagem de ônibus é de R$15/hora, ou seja, uma viagem de 8 horas pode custar cerca de R$120. Os quartos compartilhados em hostels variam de R$35 a R$80. E os passeios turísticos geralmente vão de R$30 a R$150.

Como viajar barato pelo Nordeste?

Uma maneira de economizar é se hospedando em quartos compartilhados em hostels, que também são ótimos lugares para conhecer outros viajantes e pegar boas dicas de viagem. Outra dica é fazer um voluntariado trocando trabalho por hospedagem pela Worldpackers.

Nessa plataforma você encontra centenas de anfitriões em várias partes do Nordeste que buscam viajantes interessados em ajudar com tarefas diversas, como recepcionar hóspedes, fazer drinks, produzir conteúdo para redes sociais, decorar o local, cuidar de jardins e hortas, fazer pequenos reparos, dar aulas de yoga etc. Em troca, eles oferecem acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios gratuitos.

É um jeito muito legal de viajar com mais profundidade, “brincando de morador”. Além de economizar muito, você pode desenvolver novas habilidades ou colocar seus talentos em prática, conhecer pessoas interessantes e descobrir cantinhos incríveis fora das rotas mais turísticas.

Olha só alguns exemplos de vagas disponíveis na Worldpackers em diferentes partes do Nordeste:

fazer um voluntariado no recife é uma opção para baratear seu mochilão

Se quiser saber mais sobre esse tipo de viagem, veja o guia completo aqui no Janelas Abertas sobre voluntariado em viagens. E quando for fazer sua inscrição, aproveite o cupom JANELASABERTAS para ganhar 20% de desconto no plano anual, que dá direito a fazer quantas viagens quiser durante um ano (em poucos dias o plano já “se paga”!).

Também recomendo fazer passeios por conta própria quando possível, ou contratar guias locais em vez de recorrer às grandes agências. Buscar hospedagens com cozinha ou frigobar, preparar suas próprias refeições e sempre ter lanches na mochila também são boas dicas para economizar. Ah, e quando quiser comer fora, peça dicas para os moradores, evitando os restaurantes pega-turista com preços altos.

Dica final: o aplicativo de carona Blablacar é um jeito de economizar com transporte e funciona muito bem no Nordeste.

Qual o lugar mais barato para viajar no Nordeste?

Os lugares que possuem grande oferta de hospedagem e de alimentação costumam ser os mais baratos, como Fortaleza e Salvador, onde você encontra hostels a partir de R$ 30 por dia e pratos feitos a partir de R$ 15. Aracaju também é um destino com custo baixo, visto que está entre as cinco capitais mais baratas do Brasil, e João Pessoa é outra capital com custos mais reduzidos.

aracaju

E aí, decidiu qual roteiro seguir no seu mochilão no Nordeste? Aproveite a viagem!

Texto por Bárbara Nicoli, colaboradora do blog Janelas Abertas. 

Fotos por Luísa Ferreira, Bárbara Nicoli e Deposit Photos.

Se você assinar a Worldpackers através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que nos permite trazer cada vez mais conteúdo gratuito e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário