Bahia

Onde ficar em Salvador: melhores regiões e dicas de hotéis

Bahia | 09/06/22 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Salvador é um dos destinos mais procurados do Brasil por ser uma cidade rica em todos os quesitos: cultura, história, gastronomia e alegria. Se você está planejando uma viagem para lá, saiba que a capital da Bahia tem vários lugares legais para se hospedar, dependendo do estilo de cada viajante. Neste artigo vou falar quais são as melhores regiões para se hospedar em Salvador. Depois de ler, você vai saber onde ficar em Salvador de acordo com o seu objetivo de viagem. Vamos lá?

Leia também:
O que fazer no Centro Histórico de Salvador
Visita à Casa do Rio Vermelho, em Salvador
Salvador: o melhor acarajé, Igreja do Bonfim e Monte Serrat
Salvador: Dique do Tororó e Farol da Barra

Onde ficar em Salvador: melhores bairros e hotéis

Rio Vermelho

O bairro Rio Vermelho é um bairro boêmio localizado na orla de Salvador entre os bairros de Ondina e Pituba. Se você está procurando onde ficar em Salvador perto do agito noturno, o Rio Vermelho é o lugar ideal.

Os bares, restaurantes e barracas de comidinhas típicas começam a ficar cheios no final da tarde. Geralmente tem música ao vivo e é um dos melhores lugares de Salvador para ver o pôr do sol.

O Rio Vermelho fica próximo do centro da cidade, cerca de 6 km de distância. E também tem fácil acesso para as praias do norte de Salvador, como Flamengo, Stella Maris e Itapuã.

A Casa do Rio Vermelho, antiga casa onde os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai viveram, também é um passeio imperdível para quem está hospedado no Rio Vermelho. A casa conta com exposições sobre a vida e o trabalho deles.

Os melhores lugares para se hospedar no Rio Vermelho

A Casa de Arigofe é uma opção de onde ficar em Salvador barato. Fica localizada a 800 metros da praia de Rio Vermelho. A casa fica próxima do agito dos barzinhos e ao mesmo tempo é um lugar silencioso e gostoso para descansar. É uma hospedagem simples e aconchegante, com quartos compartilhados e privados.

A Pousada e Hostel Chez Marianne também é uma opção de hospedagem em Salvador mais em conta e fica a apenas 50 metros da orla do Rio Vermelho. Alguns quartos têm vista para o mar e varanda. A pousada tem sala de jogos, cozinha compartilhada e até música ao vivo durante o café da manhã.

Para quem gosta de um hotel padrão, as redes Ibis, Novotel e Mercure ficam no coração do bairro Rio Vermelho. Alguns quartos têm vista para o mar e a qualidade dos serviços oferecidos é a mesma de todos os hotéis das redes. Destaque para o Novotel, que tem uma estrutura completa e piscina no terraço com vista para o mar. O hotel Mercure também não deixa a desejar, com uma piscina no térreo com vista para o mar e para o costão de pedras do Rio Vermelho.

Uma opção de hospedagem mais sofisticada é o Canto Hotel, que conta com uma decoração muito charmosa em todos os ambientes, rooftop com bar, restaurante, piscina e uma vista linda. E o Zank by toque Hotel  se destaca pela sua decoração exclusiva, que varia do estilo clássico retrô ao moderno. O hotel dispõe de uma pequena piscina de borda infinita e restaurante com cardápio variado. Ambas opções são de muito bom gosto, vale a pena o investimento!

casa do rio vermelho em salvador

Barra

A Barra é o melhor lugar para se hospedar em Salvador para quem quer curtir as praias do Farol da Barra e do Porto da Barra. Entre essas duas praias estão localizados o Farol da Barra e o Forte de Santo Antônio, lugar especial que todos que visitam Salvador precisam conhecer! Além de ser um ótimo lugar para ver o pôr do sol em Salvador.

O forte de Santa Maria, o forte de São Diogo e o Morro do Cristo também são pontos turísticos procurados na Barra.

A região da Barra é repleta de bares, restaurantes e comércio no geral, tanto durante o dia como à noite. A Barra fica próxima do centro histórico e do pelourinho, a cerca de 7km de distância.

Os melhores lugares para se hospedar na Barra

Na Barra existem diversos albergues para quem está procurando hospedagem barata em Salvador. O Nomads Hostel Multicultural é conhecido por ser um lugar de muita interação entre os hóspedes, ideal para quem está viajando sozinho e está em busca de companhia para fazer passeios. O Manhatã Hostel tem o diferencial de ser localizado na avenida Beira-mar, e alguns quartos e o salão do café da manhã têm vista para o mar. O Mar à vista Hostel também fica na Avenida Oceânica, é um casarão antigo e aconchegante.

A Pousada Acácia da Barra tem ótimo custo-benefício e fica a 2 minutos caminhando da praia do Farol da Barra. O Hotel Porto Salvador  é outro muito bem localizado, a menos de 5 minutos de caminhada da praia do Porto da Barra e do forte Santa Maria.

A Viver Bahia Pousada é uma alternativa um pouco mais sofisticada. A hospedagem dispõe de um pequeno jardim, lounge com cafés e drinks e um café da manhã especial no sistema à la carte com vários pratos regionais. O Monte Pascoal Praia Hotel Salvador está situado na beira-mar da praia do Farol da Barra. A maioria dos quartos e o lounge do hotel têm vista para o mar. Há um restaurante no hotel que funciona no horário do almoço e jantar com pratos típicos baianos e cardápio internacional. O hotel possui academia, parque para crianças e piscina com vista para o mar. É uma ótima opção de onde ficar em Salvador com a família.

hospedagem em salvador na barra

Ondina

Ondina é um bairro mais residencial e com construções antigas. É uma boa opção para se hospedar pois fica perto do agito do Rio Vermelho e próximo das praias do Porto da Barra e Farol da Barra.

Os melhores lugares para se hospedar em Ondina

No bairro Ondina existem algumas opções de apartamentos inteiros para alugar, como o Atlantic City, que possui unidades completas com quarto, cozinha, sala e área de lazer compartilhada com piscina. Os apartamentos acomodam até 4 pessoas. O Ondina Apart fica na beira mar de Ondina e também possui flats para até 4 pessoas.

O PortoBello Ondina Praia é um hotel antigo e tradicional em Salvador, com quartos amplos e café da manhã bem servido no estilo continental. Já o Vila Galé Salvador tem um custo mais elevado, pois conta com academia, sala de massagem, piscina com vista para o mar, bar e restaurante.

Corredor da Vitória

Vitória é um bairro residencial e elegante, rodeado por mangueiras gigantes e condomínios de luxo com vista para a Baía de Todos os Santos. É o bairro que liga o centro antigo à Barra. Um dos melhores lugares para se hospedar em Salvador é o Corredor da Vitória, uma avenida com cerca de 1km de extensão, onde ficam situados alguns museus, como o Museu de Arte da Bahia, o Museu Carlos Costa Pinto e o Museu Geológico da Bahia.

Os melhores lugares para se hospedar no Corredor da Vitória

O bairro Vitória é um dos metros quadrados mais caros de Salvador. As hospedagens são condizentes com o lugar: o Flat Vitoria Marine, por exemplo, dispõe de apartamentos completos dentro de condomínio com vista para o mar, deck e um pequeno escorregador que cai no mar. O Hotel Baía Sol também é uma ótima opção no Corredor da Vitória; ele fica a poucos minutos do Museu de Arte da Bahia.

A Pousada Casa da Vitória é muito bem avaliada no Booking, com uma nota de 9,5. Decorada em estilo vintage e minimalista, tem atendimento e café da manhã muito elogiados pelos hóspedes. E o Wish Hotel da Bahia também é muito charmoso, com quartos amplos e área de lazer completa.

Leia também:
Onde ficar em Porto Seguro, Bahia
Roteiro na Chapada Diamantina: passeios e dicas práticas

Pelourinho e Centro Histórico

Ficar hospedado no Pelourinho é sentir a energia de Salvador, acordar escutando axé e dormir dançando samba. O Pelourinho fica a poucos minutos de caminhada do Elevador Lacerda e do Mercado Modelo, pontos turísticos muito visitados de Salvador. Além disso, fica próximo ao terminal náutico de onde saem os barcos e balsas para as ilhas próximas, como Itaparica e Morro de São Paulo.

Os melhores lugares para se hospedar no Pelourinho e Centro Histórico

No Pelourinho existem várias hospedagens econômicas, como o Hostel Morro de São Paulo, que fica no coração do Pelô, a menos de 200 metros da Igreja Nossa Senhora do Rosário. O Laranjeiras Hostel também fica numa localização privilegiada ao lado do Largo da Tieta, local onde eventualmente são realizados shows. A Pousada Solar dos Romanos e a Pousada Suítes do Pelô são opções bem legais para se hospedar no Pelourinho e com ótimo custo-benefício.

O Hotel Pousada da Mangueira é uma hospedagem mais completa, com estacionamento, piscina e um pequeno jardim. O BahiaCafé Hotel é um hotel boutique localizado na praça da Sé, em que todas as acomodações contam com obras de arte local. O hotel dispõe de um bar e mesa de bilhar. A Pousada Solar dos Deuses também é no estilo boutique, com móveis diferenciados e obras de arte que homenageiam a cultura local e a tradição afrobaiana.

O Hotel Casa do Amarelindo e o Hotel Villa Bahia são os hotéis com as melhores avaliações na região. Ambos são mansões do século XIX restauradas e possuem terraço com vista panorâmica do Pelourinho.

onde ficar em salvador - centro histórico

Santo Antônio Além do Carmo

O bairro Santo Antônio Além do Carmo fica ao lado do pelourinho, é um dos bairros mais antigos de Salvador. É um bairro super charmoso, com ruazinhas de pedras e casas coloridas. No período de São João as ruas são todas enfeitadas com bandeirinhas. Várias opções de restaurantes, bares descolados e galerias de arte podem ser encontradas no bairro de Santo Antônio.

Os melhores lugares para se hospedar em Santo Antônio Além do Carmo

O Café Hostel Kebab fica no meio do agito do bairro de Santo Antônio. Uma casinha charmosa com um belo jardim. Uma boa opção para quem procura onde ficar em Salvador barato. A Vivenda Santo Antônio é uma hospedagem simples que chama atenção por ter um terraço com vista para a baía e um visual lindo do fim da tarde. E a Nega Maluca GuestHouse é o lugar ideal para quem procura onde ficar em Salvador sozinho, devido ao agito da casa e por receber hóspedes do Brasil e do mundo inteiro.

Caminho das árvores e Stiep

Os bairros Caminho das Árvores e Stiep não são bairros muito indicados para turistas, mas sim para quem vai a Salvador a trabalho, porque os grandes centros empresariais e financeiros ficam por lá.

Os melhores lugares para se hospedar no Caminho das árvores e Stiep

Essa região tem uma diversidade de hotéis de rede. Os mais em conta são os hotéis Iguatemi Business e Flat e o Conect Smart Salvador by Accor. Os hotéis das redes Intercity e Mercure também estão localizados no Caminho das Árvores. E o hotel que chama mais atenção nesse bairro é o Astron Suítes Mondial que conta com uma ampla área de lazer com piscina, deck, sala de jogos e sala de reuniões.

Itapuã, Stella Maris e Flamengo

As praias de Itapuã, Stella Maris e Flamengo ficam na parte norte de Salvador, cerca de 10 km do aeroporto. Para quem está procurando onde se hospedar em Salvador para relaxar, essas praias são ideais. A praia de Itapuã ainda é um pouco movimentada, já as praias de Stella Maris e Flamengo são super tranquilas.

Os melhores lugares para se hospedar nas praias de Itapuã, Stella Maris e Flamengo

O Hotel Pousada Encanto de Itapoan fica na ponta da praia de Itapoã, ao lado do farol. Uma pousada simples, mas bem completinha. O Villa da Praia Hotel também fica próximo do farol de Itapoã. No hotel tem um jardim grande e piscina com vista para o mar. Já os hotéis De Ville Prime Salvador e o Casa Di Vina Boutique Hotel são opções mais sofisticadas na praia de Itapuã.

Na praia de Stella Maris, a Pousada Zen Boungainville tem um bom custo benefício e fica a apenas 400 metros da praia. O Villaggio Orizzonte fica na praia do Flamengo e tem um ótimo preço para tudo que oferece.

onde ficar em salvador - farol de itapua

Onde ficar em Salvador no Carnaval

O Carnaval de Salvador é procurado por pessoas do mundo todo. A cidade fica lotada e tem blocos em todos os cantos. Mas onde ficar em Salvador no Carnaval?

Eu indico o Bairro Ondina ou Barra para quem quer aproveitar o circuito Dodô, que inicia na Barra e vai até Ondina. O Corredor da Vitória também é uma ótima opção; lá acontece um dos blocos mais tradicionais de Salvador, o bloco Osmar. No Bairro Rio Vermelho também há vários blocos menores durante o carnaval, fazendo dessa uma ótima escolha para sua hospedagem em Salvador durante esse período também.

Hospedagem em Salvador de graça: voluntariado

Se você quiser viver uma experiência mais imersiva em Salvador e ainda economizar bastante na viagem, uma dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers. Através dessa plataforma você troca algumas horas semanais de trabalho por acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Além de não gastar com hospedagem, você tem a chance de aprender coisas novas, curtir o destino com mais calma e conhecer pessoas interessantes de várias partes do Brasil e do mundo.

Existem vagas muito legais de voluntariado em Salvador e várias outras cidades da Bahia, com funções que vão de recepção de hostel a ajudante em agrofloresta. Quando for fazer seu cadastro, use o cupom JANELASABERTAS e ganhe 20% de desconto. Para saber mais, confira o guia completo sobre troca de trabalho por hospedagem aqui no blog.

Ficou alguma dúvida de onde ficar em Salvador? Deixa aqui nos comentários que eu respondo com prazer. Axé!

Texto escrito por Bárbara Nicoli, viajante experiente e colaboradora do blog Janelas Abertas

Crédito das fotos: Luísa Ferreira/Janelas Abertas e Unsplash/Direitos de uso liberados

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário