Bahia

Onde se hospedar no Vale do Capão, na Chapada Diamantina

Bahia | 04/12/17 | Atualizado em 27/11/18 | 6 comentários

Se você está programando uma viagem pra Chapada Diamantina, deve ter ouvido falar no Vale do Capão. Localizado no subdistrito de Caetê-Açu, município de Palmeiras, o Capão é uma das possíveis bases pra explorar várias partes desse deslumbrante parque nacional baiano. Pequena e aconchegante, a vila oferece fácil acesso a trilhas lindas como a da Cachoeira da Fumaça, Águas Claras, Angélica e Purificação, Rodas e Rio Preto e a travessia do Vale do Pati.

Cansou de trilhar? Sem bronca. Apesar de pequenino, o lugar também tem atrações pra quem quer descansar: tem circo, restaurantes ótimos com bons preços (e muitas delicinhas vegetarianas e veganas) e uma atmosfera superacolhedora.

Já tá convencido a incluir esse paraíso no seu roteiro e quer saber onde se hospedar no Vale do Capão? Olha só:

Pousada Tatu Feliz

A Tatu Feliz foi a minha escolha por ser uma das opções com melhor custo-benefício pra ficar em quarto privativo (tinha colocado na cabeça que depois dos dias de trilha ia querer tranquilidade pra descansar, haha). Outro aspecto que me atraiu foi a localização, que é perfeita: na ruazinha principal da vila, perto dos restaurantes, lojinhas, padaria etc. Tem até uma pizza delícia logo em frente com fatias a R$ 4. <3

Excelente pra quem vai sem carro, já que é prático pra conseguir companhia e carona pra passeios e muito fácil de chegar e sair. A van que vem da estação de ônibus de Palmeiras passa bem na frente, e o ponto de saída dela fica a poucos metros.

Além disso, achei o atendimento ótimo. Primeiro que quando cheguei, às 7h da manhã (depois de passar a noite no busão), me deixaram ir logo pra o quarto, que já estava livre, sem precisar esperar a hora do check-in.

As meninas da recepção também me ajudaram ligando pra Associação de Guias do Vale do Capão pra tentar me encaixar nos passeios, e até ligaram pra o motorista da van pra Palmeiras pedindo pra ele me esperar quando achei que tinha perdido minha carona e precisei de um plano B em cima da hora. Esses detalhes fazem a diferença, né?

fachada da pousada tatu feliz

Em relação à pousada em si, não tem nenhum luxo, mas achei tudo bem confortável. A única área comum é a dedicada ao café da manhã, que era servido das 7h30 às 9h30 e incluía pão de queijo, ovo mexido, macaxeira, queijo e um pãozinho supermacio, além de café, leite e suco. Nada extraordinário, mas bem gostosinho.

pousada tatu feliz

café da manhã da pousada tatu feliz

Atualização em novembro de 2018: em 2017, fiquei num quarto privativo em que cabiam até três pessoas. Mais recentemente, eles transformaram esse e outro quarto em opções compartilhadas (um pra mulheres e outro pra homens). Cada um deles comporta quatro camas e um banheiro privativo.
Esse mês, voltei lá pra o Capão e me hospedei de novo na Tatu Feliz. Fiquei no mesmo quarto, que agora é o quarto compartilhado feminino, e mais uma vez a experiência foi ótima. O quarto, como você vê na foto abaixo, tem um beliche, duas camas de solteiro, uma mesinha com cadeira, TV, espelho, ganchos pra pendurar roupas e armários, além de um ventilador de teto.
Cada cama tem um abajur e tem também tomadas próximas. E a parte que mais gostei foi o armário: eles mesmos fornecem a chave e é bem espaçoso, além de ter uma prateleira no meio, facilitando muito a organização das tralhas. O banheiro era privativo, limpo e com água quente.

quarto coletivo na pousada tatu feliz

banheiro da pousada tatu feliz

Ah, a pousada fecha às 20h30, então se você for chegar de madrugada é preciso combinar com eles. Quando você fizer o check-in vai receber uma chave pra porta principal, pra poder ir e vir quando quiser.

Gostou? Confira os preços e tipos de quarto para as datas da sua viagem e faça sua reserva clicando aqui.

Leia mais:

Roteiro de 7 dias entre Capão e Lençóis sem carro
Poço Encantado e Poço Azul
Poço do Diabo e Cachoeira do Mosquito
Poço da Angélica e Cachoeira da Purificação
Quanto custa passar uma semana na Chapada Diamantina
Todos os posts sobre a Bahia

Pousada Pé no Mato

Os amigos que fiz lá no Capão estavam todos hospedados na Pousada Pé no Mato, que eu quase reservei porque tinha ouvido falar no café da manhã maravilhoso (e esses amigos reforçaram que era incrível). Fui lá algumas vezes encontrar o pessoal e gostei da estrutura.

É uma boa opção pra quem vai de carro, porque eles têm estacionamento gratuito, e também pra quem vai sem, porque fica a poucos metros da Tatu Feliz, ou seja, igualmente pertinho de tudo.

As opções de hospedagem na Pé no Mato são quarto compartilhado feminino ou masculino e quartos duplos, triplos ou “família” (pra até 4 adultos e 1 criança de até quatro anos). Os quartos têm ventilador e banheiro privativo (exceto nos quartos compartilhados), e alguns têm também varanda, rede e TV.

pousada pé no mato

pousada pé no mato

Gostou? Confira os preços e tipos de quarto para as datas da sua viagem e faça sua reserva clicando aqui.

Pousada Zazen

A Pousada Zazen me chamou a atenção porque tem nota 9,4 no Booking. Muito bom, né? Ela também fica perto de tudo, mas um pouco mais escondidinha. Além de um jardinzão e estacionamento gratuito, ela oferece banheiro privativo em todos os quartos, frigobar e alguns quartos com ar condicionado.

Atualmente, têm quartos pra até quatro pessoas, e algumas opções como o “triplo econômico” saem super em conta. Também ouvi falar bem do café da manhã e do atendimento.

pousada zazen

pousada zazen

Gostou? Confira os preços e tipos de quarto para as datas da sua viagem e faça sua reserva clicando aqui.

Pousada Rosa dos Ventos

A Pousada Rosa dos Ventos não fica muito atrás na preferência dos hóspedes, ostentando a nota 9,3, mas é uma opção pra quem vai de carro, porque fica a 3km da vila. Ela tem uma área grande, com os quartos tipo chalezinhos individuais, sendo alguns com vista pra os morros ao redor.

Parece uma escolha delícia pra quem quer mais tranquilidade e contato com a natureza, sem abrir mão do conforto. Oferecem estacionamento gratuito, banheiros privativos e um café da manhã bem avaliado.

pousada rosa dos ventos

pousada rosa dos ventos

Gostou? Confira os preços e tipos de quarto para as datas da sua viagem e faça sua reserva clicando aqui.

Pousada do Capão

Outra boa opção pra quem prioriza tranquilidade e conforto e topa ficar longe do centrinho da vila (2 km, nesse caso) é a Pousada do Capão, que tem um ambiente externo maravilhoso, bar e restaurante, além de quartos com ar condicionado e uma vista deslumbrante. As opiniões dos hóspedes são cheias de elogios, e pelas fotos parece o tipo de ambiente de onde não dá nem vontade de sair. :)

pousada do capão

pousada do capão

pousada do capão

Gostou? Confira os preços e tipos de quarto para as datas da sua viagem e faça sua reserva clicando aqui.

Outras pousadas

Ainda não se decidiu? Além dessas acima, existem várias outras opções de pousadas aconchegantes e com bons preços no Vale do Capão e arredores. Confira os valores e tipos de quarto para as datas da sua viagem e faça sua reserva clicando aqui.

A foto em destaque no topo do post e as fotos da pousada Tatu Feliz são de minha autoria. Todas as demais são materiais de divulgação das respectivas pousadas.

Se quiser salvar este post para ler depois, pine a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveite e siga o perfil do Janelas Abertas por lá. :)

Onde se hospedar no Vale do Capão

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga NADA a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Oi Luisa, que blog mais lindo! Amei o post.
    Estou indo para o Capão no Réveillon e não estou encontrando hospedagem num preço bom… Tudo esgotado. Vc teria opções de hostel/albergues? E sabe como é lá nessa época de fim de ano?

    Bjs

    • Oi, Carol! Que bom que vc curtiu o post :) Obrigada! <3 O hostel que eu conheci foi essa Pousada Pé no Mato, que tem quartos compartilhados... Essa época realmente é bem cheio por lá e tá bem em cima, né :/ Mas tem o hostel do Vale (https://www.booking.com/hotel/br/hostel-do-vale.pt-br.html?aid=810824) e existem vários campings também, talvez neles seja mais fácil achar vaga… Vc deu uma olhada em outras opções no Booking? Um abraço e boa sorte!

  2. Boa tarde Luísa,
    Meu nome é Léa e trabalho na pousada Tatu Feliz, então primeiramente quero agradecer imensamente pelo post!
    Também queria informar que acabamos de fazer uma super reforma na pousada e transformamos 2 dos nossos quartos privativos em quarto compartilhado (1 para mulheres e outro para homens). Cada um deles comporta 4 camas e um banheiro privativo. São bem confortáveis e custa somente R$50/noite (sem café da manhã).
    Confira as diferentes opções e tarifas em nosso novo site http://www.infochapada.com.br

    • Oi, Léa! Que legal, bom saber! Acrescentei essa informação no post.

      Um abraço!

  3. Yuri Gondim

    Oi Lu, TD bem? Então, pretendo começar uma trip sem hora pra voltar… Mochilão por onde o universo me levar… O que sugere? Acha que é possível eu conseguir em locais que chegar algo para manter meus custos?

Deixe o seu comentário