Bahia

Onde ficar em Itacaré, Bahia: as melhores regiões e dicas

Bahia | 09/05/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Com praias paradisíacas, Mata Atlântica preservada, rica cultura e povo acolhedor, Itacaré é um destino apaixonante no Sul da Bahia. O lugar tem ganhado cada vez mais o coração dos viajantes – e ganhou o meu também. Se você está planejando uma viagem para lá, mas ainda não decidiu onde ficar em Itacaré, não se preocupe: este artigo vai te ajudar.

Com uma grande variedade de opções de hospedagem, que vão desde pousadas charmosas a resorts de luxo, a cidade oferece acomodações para todos os gostos e bolsos. Vou compartilhar aqui as melhores dicas para você escolher o local perfeito para a sua estadia em Itacaré, garantindo uma experiência inesquecível.

Onde ficar em Itacaré? Melhores localizações

Quando se trata de escolher onde ficar em Itacaré, há algumas localizações que se destacam. Uma das opções mais populares é se hospedar no centro da cidade. Lá, você estará perto de restaurantes, lojinhas e de toda a vida noturna animada do local.

No entanto, se você está em busca de relaxamento em meio à natureza, praias como Itacarezinho e Jeribucaçu são ótimas escolhas. Abaixo, vou te dar mais detalhes sobre cada uma das melhores regiões para se hospedar em Itacaré e algumas dicas de hotéis e pousadas com bom custo-benefício.

hospedagem em itacaré

Centro e Pituba

Se você quer ficar no agito e no coração de Itacaré, o centro da cidade e a famosa Rua Pituba são as melhores pedidas. Lá você encontra uma infinidade de bares e restaurantes com música ao vivo, mercadinhos, lojinhas charmosas de artesanato e todo tipo de produto, além de muita diversão.

E o melhor de tudo é que você estará pertinho das praias urbanas, como a Praia da Concha e a da Coroa. A Pituba é o point principal dos viajantes, e foi meu favorito também. Amei ter tudo por perto.

Uma boa opção de onde se hospedar na região é a Pousada Pura Vida, com bom custo-benefício e localização muito boa. O destaque da acomodação vai para o café da manhã, já incluído na diária – os hóspedes dizem que ele é gostoso e bem variado.

Outra sugestão é o Residencial dos Ipês, uma pousada aconchegante, tranquila e familiar localizada na Pituba. Ela tem diversas opções de quartos, desde quartos duplos econômicos até apartamentos equipados.

Já para quem busca uma opção mais econômica de hospedagem em Itacaré, há bons hostels no centro e na Pituba. Um dos melhores é o Che Lagarto, super bem localizado na rua principal e com opções de quartos compartilhados e privativos. Tem também o Rudá Hostel, a cerca de 1 km da rodoviária, com ótimo custo-benefício.

Praia da Concha

A Praia da Concha é uma das praias mais populares de Itacaré e também uma das únicas com mar calmo. Ela fica pertinho do centro da cidade e é perfeita para relaxar, curtir o sol e dar um mergulho refrescante.

Além disso, ao longo da praia, você encontrará diversos quiosques e barracas que oferecem bebidas e petiscos. Confesso que essa praia era meu point (quase) diário. É um ótimo lugar para passar o dia!

Situado nas areias da Praia da Concha, está o Aldeia do Mar Hotel, que oferece chalés e suítes com varanda. Recomendo para quem não abre mão de um pouco de luxo. O hotel serve um grande buffet de café da manhã e conta com um restaurante pé na areia.

Com quartos privativos e acomodações mais em conta, o Villa Estrela Bungalow também está pertinho da Praia da Concha. Eles têm quartos duplos, bangalôs e casas de campo. Outra pousada bem avaliada é a Pousada Villa N’kara, também a poucos passos da praia.

Para os mochileiros, o Mais Que Nada Itacaré – Hostel, Bar & Breakfast é uma ótima opção de onde ficar em Itacaré na Praia da Concha. Fica a só 250 metros da praia e tem um restaurante e bar animados pra galera curtir.

praia da concha em itacaré

Praia da Coroa

A Praia da Coroa é o ponto central e a orla mais movimentada de Itacaré. Apesar de não ser boa pra tomar banho, é um lugar massa pra curtir o fim de tarde. Lá você encontra barquinhos ancorados na beira-mar, casarões históricos, galera praticando esportes na areia e vários bares e quiosques. À noite, a orla costuma ser bem animada.

Por lá, há boas opções de hospedagem como o Flat familiar na Orla de Itacaré, um espaço simples e bem próximo da orla. E o Loft Sol Nascente, com ótima localização e custo-benefício excelente.

Também vale conferir o Tropicália Pousada Hostel, com opções de quartos compartilhados e privativos, em um ambiente super charmoso e próximo da orla.

onde ficar em itacaré

Praia do Resende e Praia do Tiririca

Outra dica de onde ficar em Itacaré é próximo da Praia do Resende e do Tiririca. Essas duas praias estão lado a lado e são bastante populares entre os surfistas, devido às suas ondas perfeitas. Além disso, essa região também fica próxima às praias da Costa e da Ribeira.

Rodeadas por coqueiros e com um mar azulzinho, essas praias são ótimas para quem quer estar próximo da natureza e também do movimento do centro, ficando a cerca de 2km do agito.

Localizado a apenas 30 metros da Praia da Tiririca e com ótimas avaliações, o Chalé na Praia da Tiririca oferece quartos deluxe com vista para o mar. Também na beira-mar, a Pousada Shangri-lá oferece diversas opções de quartos com vistas privilegiadas e café da manhã caprichado.

Para quem busca acomodações mais econômicas, o Jurema Eco Hostel e o Ooxe Hostel, ambos a cerca de 500 metros de Resende, são alternativas bem avaliadas e com ambiente aconchegante.

hospedagem em itacaré - praia de tiririca

Praia de Itacarezinho e Jeribucaçu

Até agora mencionei lugares próximos ao centro de Itacaré, já que a cidade é pequena e tudo fica relativamente perto. No entanto, se você está em busca de uma experiência mais próxima da natureza, existem praias mais isoladas e distantes, como Itacarezinho (a 16 km) e Jeribucaçu (a 9 km).

Ambas as praias são deslumbrantes e oferecem um ambiente tranquilo e preservado, perfeitas para quem deseja se desconectar e desfrutar da natureza. Porém, por ser em uma área de preservação e contar com poucas opções de acomodações, os preços costumam ser mais salgados na região.

Em Itacarezinho não há muitas opções de hospedagem. Por lá, há um grande e luxuoso resort, o Txai Resort, que é bem interessante para quem está com orçamento folgado. A alternativa econômica é o Sítio dos Oriundos, localizado no coração do Parque da Serra do Conduru, no meio da Mata Atlântica. O local é bem avaliado e conta com quartos duplos e triplos.

Já em Jeribucaçu você encontrará acomodações como a Vila Piê, que possui chalés equipados com todo o conforto necessário e oferece um ambiente tranquilo em meio à natureza. Avaliado como excepcional pelos hóspedes no site de reservas Booking, esse espaço fica a apenas 2 km da trilha que leva à praia de Jeribucaçu.

Outra opção de onde ficar em Itacaré em meio a natureza é a Paraíso da Mata, pousada que oferece quartos, lofts e apartamentos equipados.

Quais são os melhores hotéis em Itacaré?

Está procurando hospedagem em Itacaré com alguma característica específica? Veja esta seleção:

Pousadas em Itacaré à beira-mar

Hotéis 5 estrelas

Hospedagem barata em Itacaré

Hospedagem gratuita em Itacaré

Sabia que é possível se hospedar em Itacaré de graça? Para isso, a dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Em Itacaré existem oportunidades de voluntariado bem legais! Você pode colaborar em um projeto ecológico, ser ajudante de cozinha em um Eco Lodge ou ajudar a receber hóspedes. Confira todas elas aqui.

Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. É massa pra conhecer gente de todo canto do Brasil e do mundo e explorar o destino de um jeito mais autêntico, sem ficar só nos pontos turísticos básicos.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas (e ter acesso ao suporte da plataforma), é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD. Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS, paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e em dezenas de outros países, durante um ano.

Se quiser mais informações, dê uma olhada no guia completo sobre work exchange.

onde ficar em itacaré de graça

Planeje sua viagem para Itacaré

Agora que você já sabe onde ficar em Itacaré, vou compartilhar algumas dicas práticas para você se preparar e aproveitar ao máximo sua viagem.

O que fazer em Itacaré?

Não faltam opções de o que fazer em Itacaré! Além das praias paradisíacas, o destino ainda reserva cachoeiras, trilhas em meio a mata atlântica, um belíssimo pôr do sol e ondas perfeitas para os surfistas. E, se sobrar energia, você ainda pode aproveitar a noite animada da cidade, com bares, restaurantes, música ao vivo e festinhas.

o que fazer em itacaré

Quantos dias ficar em Itacaré?

Para aproveitar tudo o que Itacaré tem a oferecer, é legal ficar pelo menos uns 4 ou 5 dias. Assim, dá pra curtir as praias, fazer trilhas, praticar esportes aquáticos e ainda aproveitar a noite animada. Mas se você tiver mais tempo, vale a pena estender a estadia e explorar outras praias e atrações da região. Quanto mais tempo, melhor, porque tem muita coisa pra fazer por lá!

Qual o melhor mês para ir a Itacaré?

Itacaré possui um clima agradável durante todo o ano, mas o melhor período para visitar a cidade é entre os meses de dezembro e março, durante o verão. Nessa época, as temperaturas estão mais altas, variando entre 25°C e 32°C, o que é perfeito para aproveitar as praias e atividades ao ar livre. Mas lembre-se que, assim como em quase todos os lugares turísticos, os períodos de férias escolares costumam ser mais cheios.

Texto e fotos por Rafaela Beatriz, colaboradora do blog Janelas Abertas

Foto em destaque e fotos da Praia da Tiririca e Praia da Concha: Depositphotos

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário