Dicas Práticas

Seguro viagem para a Europa: o que você precisa saber

Dicas Práticas | 19/03/19 | Atualizado em 23/09/19 | 4 comentários

Você começa a preparar a tão sonhada “eurotrip” e um amigo avisa: o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Aí aparecem as dúvidas. A exigência vale para todos os países europeus? Quais são as regras? Como contratar um seguro? Quanto custa? Veja a resposta pra essas e outras perguntas aqui.

Por que fazer um seguro viagem?

Pra começar, vamos entender qual a importância de fazer um seguro viagem para a Europa ou qualquer outro destino no exterior. Tem gente que nem conhece esse serviço, ou pensa que é um gasto desnecessário, mas infelizmente não é.

Mesmo nos países que não exigem a contratação de um seguro pra sua entrada, sempre recomendo fazer esse investimento, que é mais baixo do que muitos pensam. E levo a recomendação a sério: nunca saí do país sem seguro. Isso porque a gente sempre espera que não aconteça nada de ruim durante a viagem, mas não temos como garantir, né?

Qualquer pessoa está sujeita à possibilidade de sofrer um acidente ou ficar doente a qualquer momento. Como viajo muito, já aconteceu de precisar ir ao médico em vários países, e conheço muita gente que teve pequenos acidentes viajando, como uma amiga quebrou o braço pulando de bungee jump na Croácia.

Nesses casos, se você não tiver contratado um seguro viagem pode acabar gastando muito dinheiro pra ter um atendimento médico. Se você quebrar o braço nos Estados Unidos, por exemplo, pode gastar até USD 20 mil!

Como sempre tinha seguro, quando fiquei doente no exterior só precisei ligar pra empresa e fui direcionada a uma clínica conveniada, ou um médico foi me atender na minha hospedagem. As seguradoras mandaram diretamente pra as clínicas os documentos necessários pra autorizar o atendimento e eu não precisei fazer mais nada.

E além da cobertura médica, um seguro viagem internacional costuma oferecer vários outros benefícios, como detalhei no post “Seguro viagem é realmente necessário?”.

Leia também:
Como contratar seu seguro viagem com desconto
Seguro viagem é mesmo necessário?
Como fazer seguro viagem pela internet
Como funciona o seguro viagem: tire suas dúvidas
O que fazer antes de viajar para o exterior: check-list
Seguro viagem para a América do Sul: qual contratar?
A Seguros Promo é confiável?
Seguro viagem nacional: para que serve?

Sobre o Espaço Schengen

Ainda não tá convencido de que é prudente fazer um seguro viagem pra ir ao exterior? Caso você esteja indo pra Europa, provavelmente não terá escolha, já que esse item é obrigatório pra entrada na maioria dos países do continente. A obrigatoriedade não se aplica à Europa inteira, mas sim aos países que assinaram o chamado Tratado de Schengen.

O Schengen é um acordo entre vários países europeus que promove, entre outras coisas, a livre circulação entre as nações que o assinaram. Atualmente, 22 países-membros da União Europeia fazem parte do Espaço Schengen, além de 4 países fora da UE (Liechtenstein, Islândia, Noruega, Suíça).

Ao todo, os países Schengen são hoje: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

Como esses são a maioria dos países que brasileiros visitam por lá, é costume generalizar dizendo que o seguro é necessário “pra Europa”. Mesmo que você vá pra uma das exceções, não acho válido colocar a saúde em risco. Mas quais são essas exceções?

Croácia, Bulgária, Chipre e Romênia fazem parte da União Europeia, mas ainda não assinaram o acordo. Irlanda e Reino Unido também não assinaram, porque preferiram manter suas próprias políticas de entrada. Veja o mapa dos países aqui.

união europeia e o espaço schengen

Leia também: 
O Espaço Schengen e as regras para turistas.

Regras do seguro viagem para a Europa

Tá, mas como funciona essa história de entrada no Schengen? Brasileiros não precisam de visto pra permanecer como turistas por um período menor que 90 dias dentro de um período de 180 dias nos países-membros Schengen.

Mas isso não significa que a entrada será automaticamente aceita. Ao desembarcar na Europa, podem ser pedidos informações ou documentos pra autorizar que você passe pela imigração.

Em geral, é preciso ter um passaporte válido por pelo menos 6 meses, passagem de saída da área Schengen, comprovante de hospedagem ou carta-convite de alguém que vai lhe receber, comprovante de meios financeiros pra se manter durante a estadia e – txarans – o bendito seguro viagem.

Que não é qualquer seguro, aliás. De acordo com o regulamento, que tá disponível online, “os requerentes de visto (…) devem provar que possuem um seguro médico de viagem adequado e válido para cobrir quaisquer despesas decorrentes de um repatriamento por razões médicas, de assistência médica urgente e/ou cuidados hospitalares urgentes ou de falecimento durante a sua estada no território dos Estados-Membros.”

O documento acrescenta, ainda, que “O seguro deve ser válido em todo o território dos Estados-Membros e cobrir a totalidade da duração prevista de estada ou trânsito do interessado. A cobertura do seguro deve ser, no mínimo, 30 000 EUR”.

Resumidamente, você precisa ter um seguro que cubra todo o período da sua viagem, com cobertura de pelo menos 30 mil euros (ou equivalente em dólares ou outra moeda) e repatriamento do corpo em caso de falecimento.

Como contratar um seguro viagem para a Europa

Tá achando essa história meio complicada? Procurar um seguro viagem adequado para a Europa é fácil, porque as maiores empresas do ramo só vendem seguros pra esse continente com as especificações necessárias pra cumprir os pré-requisitos legais.

O Janelas Abertas é parceiro da Seguros Promo, buscador que eu uso pra comparar as melhores opções de seguros quando vou viajar. No site, dá pra ver os preços e as coberturas de diferentes empresas e escolher a opção com melhor custo-benefício pra você, como expliquei neste artigo sobre como fazer seguro viagem, que tem todo o passo a passo.

Ao selecionar “Europa” como destino no site (como na imagem abaixo), as opções que vão aparecer são as que se enquadram nas exigências do Tratado Schengen.

orçando seguro viagem para a europa

Quanto custa um seguro viagem para a Europa

O valor do seu seguro viagem para a Europa vai depender de fatores como o período da sua viagem, número de viajantes e idade. Por isso mesmo, é bom usar um comparador. Mas só pra dar uma ideia, fiz uma pesquisa na Seguros Promo pra uma viagem de 10 dias na Europa, pra uma pessoa. Olha aqui algumas das opções que encontrei com ótimo custo-benefício:

TRAVEL ACE

Cobertura de 40.000 USD
Seguro de bagagem extraviada: 1.200 USD
Valor do plano: R$ 111,98

ASSIST TRIP

Cobertura de 40.000 USD
Seguro de bagagem extraviada: 1.500 USD
Valor do plano: R$ 118,36

opções de seguro viagem para a europa

Também apareceram resultados com bons preços pela Assist Card (sem franquia), que é o seguro que usei nas últimas viagens. Fiquei satisfeita com o atendimento deles quando precisei, como relatei no post “O seguro viagem Assist Card é bom?”.

opções de seguro viagem para a europa

Outra opção de seguro viagem: Allianz Travel

Quer ver ainda mais opções de seguro viagem com desconto? Então dá uma olhada também no site da Allianz Travel, antiga Mondial Assistance. Essa é uma das poucas seguradoras de boa reputação que não aparecem na Seguros Promo, mas também já usei os serviços deles várias vezes.

Eles já foram eleitos como a melhor empresa de seguro viagem do Brasil pelos leitores do site Melhores Destinos, e pra algumas viagens têm também um bom custo-benefício. Vale conferir também e comparar! Eles sempre lançam novos cupons de desconto, que você encontra na página de parceria do blog com a Allianz.

Outras dicas sobre seguro viagem para a Europa

É possível contratar o seguro viagem pela internet em poucos minutos, pagando no cartão de crédito ou por boleto. Pela Seguros Promo, você recebe 5% de desconto pra pagamento em boleto e mais 5% usando o código de desconto do blog: JANELASABERTAS5. Pra mais detalhes, veja como contratar seu seguro viagem com desconto.

Depois de finalizar a compra, você vai receber a confirmação e a apólice por e-mail. E aí vem outra parte importante: é recomendável imprimir essa apólice e levar com você na bagagem de mão, especialmente no caso do seguro viagem para a Europa. Isso porque caso os agentes de imigração peçam pra ver o seguro, você tem a comprovação em mãos.

Além disso, é importante deixar os números de atendimento do seguro em um lugar de fácil acesso, seja um papelzinho na sua carteira ou uma foto no seu celular. Assim, caso você precise acionar a seguradora durante a viagem, não perde tempo procurando os dados de contato da empresa. Pra mais informações, veja o post sobre como funciona o seguro viagem.

Ficou com alguma dúvida sobre seguro viagem para a Europa? Pergunta nos comentários!

Quando você contrata seu seguro usando os links presentes no blog, eu ganho uma pequena comissão que me permite continuar produzindo conteúdo útil para viajantes e você não paga nada a mais por isso. Só recomendo esse serviço porque já usei diversas vezes e fiquei muito satisfeita.

O Janelas Abertas preza pela transparência com os leitores e deixa claro sempre que há compensação financeira envolvida na menção de algum serviço ou produto. Confira as políticas de monetização do blog.

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Quer receber conteúdo exclusivo e gratuito sobre viagens?

Inscreva-se na lista de e-mails do Janelas Abertas e receba um e-book de 60 páginas com dicas para viajar só + check-lists para sua viagem + dicas inéditas a cada 15 dias.

Posts Relacionados

4 Comentários

  1. Laiza

    Eu consigo contratar o seguro pela Seguros Promo mesmo se eu não estiver partindo do Brasil? Obrigada!!

    • Oi, Laiza! Acredito que não, mas você pode confirmar no site das seguradoras específicas!

  2. GUILHERME

    Olá! Acompanho diariamente seu site e curto muito suas dicas.

    Com relação ao seguro viagem, quanto contrato esse serviço a apólice já vem traduzida?

    Vou a Londres e fiquei com essa dúvida. É necessário traduzir?

    Obrigado desde já

    • Oi, Guilherme! A apólice geralmente vem em português, mas muitas vezes é enviado um documento em inglês com as informações principais relativas ao seguro. E mesmo quando não é o caso, tendo em mãos o comprovante oficial os agentes de imigração podem ligar pra seguradora e verificar a cobertura contratada caso achem pertinente.

Deixe o seu comentário

Inscreva-se na newsletter do Janelas Abertas

Receba dicas e recursos de viagem de graça!

  • E-book de 60 páginas com dicas para viajar só
  • Check-list para viagens internacionais
  • Check-list para arrumar a mala
  • Newsletter quinzenal com conteúdo exclusivo

É só se inscrever na lista: