Bahia

Onde ficar em Morro de São Paulo, Bahia: as melhores dicas de hospedagem

Bahia | 16/09/22 | Atualizado em 17/04/23 | Deixe um comentário

Escolher um destino para viajar na Bahia não é tarefa fácil. Ô estado pra ter lugar bonito, viu? Entre tantas opções incríveis, Morro de São Paulo com certeza é uma ótima escolha. Localizado na ilha de Tinharé e distante apenas 60 km de Salvador (pelo mar), a região abriga algumas das praias mais bonitas da Bahia.

Neste artigo vou fazer um breve resumo do que fazer em Morro de São Paulo, explicar detalhadamente quais são as melhores regiões para se hospedar e dar algumas dicas de onde ficar em Morro de São Paulo, com base na minha experiência nesse destino incrível.

Leia também: 
Onde ficar em Salvador
Todas as dicas do blog sobre a Bahia

onde ficar em morro de são paulo

O que fazer em Morro de São Paulo

Um dos meus passeios preferidos em Morro de São Paulo é caminhar da primeira à quinta praia. O percurso tem em torno de 6 quilômetros e é uma maneira alternativa de conhecer todas as praias. Mas se você não gosta de caminhar, pode ir de moto táxi, de quadriciclo ou de barco.

As praias de Garapuá (foto abaixo) e Gamboa são praias próximas a Morro de São Paulo que vale a pena conhecer. A Ilha de Boipeba também é um passeio bem legal: você consegue ir de barco, de 4×4 ou de quadriciclo.

caiaques na praia

Morro de São Paulo é uma vila bem agitada tanto durante o dia como à noite. O centrinho é repleto de lojinhas que ficam abertas até tarde. Os artesãos tomam conta da praça principal com vários tipos de artesanato.

Sem falar, é claro, nos inúmeros bares e restaurantes para todo tipo de paladar. Ah, e para quem gosta de agito, tem algumas baladas no Morro de São Paulo que funcionam até de manhã!

Onde ficar em Morro de São Paulo: melhores regiões

Morro de São Paulo é dividida entre o centro da vila e cinco praias: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia. As duas primeiras praias são as mais próximas do centro da vila e onde fica a maioria dos bares, restaurantes, mercados, farmácias e comércio em geral.

A terceira praia tem menos fluxo de pessoas e um número menor de estabelecimentos comerciais. E a quarta e quinta praia são quase desertas, com alguns hotéis na beira-mar e poucos restaurantes. Para quem gosta de sossego, essas são as melhores praias de Morro de São Paulo.

pôr do sol em morro de são paulo

Onde ficar em Morro de São Paulo barato

O Che Lagarto Hostel fica no centro de Morro. É um albergue bem localizado, próximo de restaurantes, mercados e a 5 minutos a pé da primeira praia. O hostel possui quartos privativos e compartilhados, cozinha compartilhada e sala de jogos. Para quem está procurando onde ficar em Morro de São Paulo sozinho, é um ótimo lugar para fazer amizades.

O Farofa Loca Hostel é outra opção de hostel no centro e também possui quartos privados e compartilhados, sala de jogos e piscina. Ele fica na mesma rua do Che Lagarto, porém um pouco mais à frente.

Uma alternativa barata a poucos passos da segunda praia é a Hospedaje Morro de SP. A casa oferece cozinha compartilhada para você mesmo fazer as suas refeições e economizar ainda mais na sua viagem. Todos os quartos têm banheiro privativo e ar condicionado.

O Morro Beach Hotel fica na terceira praia, de frente para o mar. É uma hospedagem no estilo praiano, tudo de madeira e muito simples. Há um barzinho na propriedade com mesas, cadeiras e guarda-sóis.

A Pousada da Eli fica na terceira praia, a poucos metros do mar,  num ambiente silencioso e tranquilo. Alguns quartos são no estilo estúdio com pequenas cozinhas e todos possuem ar condicionado.

A Pousada Enseada fica na beira mar da quarta praia e se você está procurando onde ficar em Morro de São Paulo barato e com tranquilidade, esse é o lugar certo. A pousada é simples, mas conta com um jardim delicioso todo sombreado. Os quartos possuem varanda com rede e ar condicionado.

viajante de costas, na sombra, olhando o mar

Quer mais dicas de hospedagem em Morro de São Paulo pra diferentes níveis de orçamento? Dá uma olhada nas recomendações a seguir, dividas por regiões:

Onde ficar em Morro de São Paulo no Centro

A Passárgada Pousada e Restaurante fica no caminho para o farol. A vista é maravilhosa e a culinária é excelente. Uma pousada requintada com piscina infinita, spa e tratamentos relaxantes. Alguns quartos possuem decks de madeira exclusivos com vista para o mar.

O Solar das Artes Boutique fica no coração da vila, próximo do comércio, da primeira praia e do porto. Possui restaurante aberto ao público e agência de turismo própria.

O Universo Pol Bamboo Hostel está localizado dentro de uma reserva natural, mas ainda assim fica próximo do centro. A estrutura do hostel é toda sustentável, sendo um lugar ideal para quem está procurando conexão com a natureza. Nas noites de terça-feira tem música ao vivo com músicos de toda a região, é um evento lindo!

O Hotel Morro de SP fica na rua da Biquinha, rodeado por jardins e a 5 minutos a pé da primeira praia. Possui piscina ao ar livre e bondinho de acesso aos quartos. O hotel foi todo reformado recentemente.

A Pousada Tímia fica próxima da Fonte Grande, bem no centro de Morro. Os quartos são espaçosos e todos têm sacadas com rede e vista para a floresta. O café da manhã é personalizado e a decoração é rústica e elegante.

Onde ficar na Primeira praia

A Pousada Ilha da Saudade tem uma localização privilegiada na Primeira Praia, perto do centrinho da vila e praticamente na beira-mar. Tem um terraço lindo com piscina e vista pro mar.  Os apartamentos são espaçosos e com cozinha e a maioria deles tem vista para a praia.

A Pousada Flor de Lua é no mesmo estilo, mas tem o diferencial de ser pé na areia. A pousada tem uma área na praia com mesas, cadeiras e guarda-sóis para os hóspedes.

A Pousada Ilha do Sol tem um terraço todo de vidro com piscina e vista para o mar. A localização é muito boa e o café da manhã é bem servido.

morro de são paulo

Onde ficar na Segunda praia

A Pousada Bahia Tambor é uma excelente opção de hospedagem em Morro de São Paulo. Ela conta com um deck de madeira com vista para o mar, barzinho e piscina de borda infinita. Os quartos são muito bem decorados e alguns possuem até ofurô com hidromassagem.

A Pousada Bahia Bella fica a poucos metros da segunda praia. A hospedagem tem uma decoração rústica de muito bom gosto. As varandas têm rede e a maioria dos quartos tem vista para um lindo jardim.

A Tapirandú Pousada é uma hospedagem econômica e um pouco mais simples que as demais, mas não deixa de ser uma pousada confortável e ainda pé na areia. Os quartos têm ar condicionado, frigobar e televisão.

A Villa Amado fica de frente para a segunda praia e dispõe de piscina com vista para o mar, bar e jardim. A pousada possui uma decoração no estilo minimalista: os quartos são simples, mas bem equipados com ar condicionado, frigobar e televisão.

A Pousada Patuá do Morro fica próxima da segunda e da terceira praia. É uma hospedagem muito bem avaliada no site de reservas Booking, com nota 9,4. A área externa da pousada é extensa e conta com uma piscina ampla, bar e jardim. É uma ótima opção para quem busca onde ficar em Morro de São Paulo com a família.

Onde ficar na Terceira praia

A Chez Max Pousada é uma hospedagem com foco na imersão na natureza. Além de estar localizada na beira-mar, possui um jardim incrível. Você tem a opção de se hospedar num bangalô rústico com vista para o jardim ou num quarto com vista para o mar. A pousada ainda oferece restaurante à beira-mar e aluga bicicletas para os hóspedes.

No Village Paraíso Tropical você pode tomar seu café da manhã no jardim de frente para o mar. Além de estar localizada numa parte da praia que é bem tranquila, a hospedagem ainda oferece uma área externa aconchegante com piscina e espreguiçadeiras.

A Pousada Caeira também fica de frente para o mar na terceira praia, conta com uma imensa área verde com piscina e espaços para relaxar. O café da manhã é super elogiado pelos hóspedes, com uma grande variedade de frutas da região.

A Villa dos Corais é nesse mesmo estilo e ainda possui academia, redário, spa, banheira de hidromassagem, sala de jogos e até uma quadra de tênis. É um sonho de lugar!

vista área de morro de são paulo

Onde ficar na Quarta e Quinta praias

A Pousada Aimorés fica localizada na beira-mar da quarta praia. Por ser um pouco mais afastada do centro, a pousada providencia o transfer para os hóspedes desde Salvador. Ela possui quiosques privativos com sombra na frente da praia. É um lugar perfeito para quem está procurando onde ficar em Morro de São Paulo com muita tranquilidade.

O Catavento Praia Hotel é um hotel antigo, com móveis de madeira e cômodos grandes. O hotel possui três piscinas com vista para o mar, quadra de tênis, pingue-pongue e bilhar. Conta também com serviço de quarto e de massagem.

O Hotel Porto do Zimbo é um lugar muito gostoso e aconchegante. Como é de praxe nas hospedagens desta região, o hotel conta com jardim e piscina com vista para o mar. A propriedade também oferece transfer e aluguel de bicicletas, além de serviço de bar e restaurante.

O Hotel Patachocas é o maior hotel de Morro de São Paulo e tem ótimas avaliações. Ele fica ainda na quinta praia, numa antiga fazenda de coco. Os quartos são grandes, bem decorados e todos possuem varanda.

Esse hotel tem uma ampla estrutura externa com quadra de vôlei e de futebol, aulas de ginástica, serviço de massagem, recreação para crianças e sala de jogos. E ainda possui serviço de transfer gratuito para o centrinho em vários horários do dia.

viajantes posam para foto em redes sobre o mar

Onde ficar na praia da Gamboa

Algumas pessoas preferem se hospedar na Praia da Gamboa, uma vila mais tranquila a poucos quilômetros de Morro de São Paulo. É possível ir caminhando até o centro quando a maré está baixa: o percurso tem em torno de 4 quilômetros. Outra opção é ir de barco, num trajeto super rápido.

Na Gamboa existe a opção de alugar casas inteiras, como a Casa na Rua do Toque, que fica dentro de um condomínio. Ela tem dois quartos, dois banheiros, sala de televisão e sala de estar, cozinha toda equipada e jardim. Além disso, os hóspedes podem aproveitar uma área compartilhada com piscina e quiosque.

Outra opção é a Casa na Rua da Frente, que possui quatro quartos, sendo ideal para grandes grupos. E ainda na Rua da Frente, a Casa Maré Zen também é uma ótima opção na Gamboa, toda equipada e aconchegante.

Na Gamboa existe também um Hostel, o Mama África, albergue rústico e requintado ao mesmo tempo. Ele tem piscina, bar, jardim, sala de jogos e cozinha compartilhada. Tem a opção de quarto privado e compartilhado e as diárias incluem café da manhã.

Agora que você já conhece os melhores lugares para se hospedar em Morro de São Paulo, que tal começar a planejar a sua viagem? Aproveite essas dicas e faça sua mala para esse paraíso baiano!

Texto escrito por Bárbara Nicoli, viajante experiente e colaboradora do blog Janelas Abertas

Créditos das fotos que ilustram o texto: Unsplash/Creative Commons (direitos de uso liberados) e Barbara Nicoli (cedidas para publicação no blog Janelas Abertas)

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário