Sergipe

Onde ficar em Aracaju: guia de bairros e dicas de hospedagem

Sergipe | 19/07/22 | Atualizado em 24/08/22 | Deixe um comentário

Decidir onde ficar em Aracaju, Sergipe, não é difícil. A maior parte da rede hoteleira fica em Atalaia, perto da praia, e essa região tem a localização ideal para a maioria dos visitantes. Além da praia, ali você encontra bons restaurantes e bares, fica perto do aeroporto e tem fácil acesso aos pontos turísticos.

Mas existem também outras opções de bairros para se hospedar na capital sergipana. Em Coroa do Meio, por exemplo, você encontra pousadas mais baratas e também fica pertinho da Praia de Atalaia, mas um pouco mais próximo do Centro.

A Praia de Aruana, continuação da Orla de Atalaia no sentido contrário, é muito agradável e menos explorada pelo turismo, mas tem opções de hospedagem muito boas. E na região de Jardins e Grageru, bairros nobres de Aracaju, há alguns hotéis executivos.

Neste artigo, vou explicar as vantagens de cada um dos melhores bairros para ficar em Aracaju e indicar opções de hotéis, pousadas e albergues com boas avaliações. No final, vou incluir também um resumo das principais atrações de Aracaju, para você se situar em relação aos deslocamentos que pretende fazer.

onde ficar em aracaju - praia de atalaia

Onde ficar em Aracaju: melhores bairros

Atalaia

Se você quer saber onde ficar em Aracaju sem pensar muito, opte pela região de Atalaia. Nesse bairro você encontra a maioria dos principais hotéis de Aracaju, muitos deles na Orla de Atalaia, à beira-mar.

Ali ficam também os famosos Arcos da Atalaia, um dos símbolos da cidade. E por ser uma região bem turística e também muito frequentada pelos moradores, é uma área bem segura para se hospedar em Aracaju.

Durante o dia o agito é garantido no calçadão, onde você encontra pistas de skate, quadras poliesportivas, quiosques, restaurantes e, é claro, a praia em si.

Além da orla, em Atalaia você encontra também a Passarela do Caranguejo, região que concentra muitos restaurantes e bares e garante o movimento noturno. O ponto de referência é uma grande escultura de caranguejo, onde turistas costumam tirar fotos.

Eu fiquei nessa área e achei perfeito. Mesmo sozinha e sem carro, não tive dificuldades nem me senti insegura pra fazer passeios, sair à noite, frequentar a praia etc. Ah, e não é uma região puramente turística, então você também encontra por ali várias farmácias, padarias, mercadinho e outros serviços.

Onde ficar em Aracaju no Atalaia

Para quem procura onde ficar em Aracaju na Orla de Atalaia, opções muito recomendadas são o Via Mar Praia Hotel e o Ibis Budget Aracaju, pertinho dos Arcos do Atalaia e de frente para o mar. Já o San Manuel Praia Hotel e o Transcar Suítes ficam na rua de trás.

Na região ao redor da Passarela do Caranguejo, você encontra mais pousadas e albergues. É um bom lugar para se hospedar em Aracaju para quem busca algo mais em conta.

Boas dicas de hospedagem por ali são a Pousada dos Caminhos, a Vila Aju, a Pousada Encantare e o Concept Tower Praia Apart.

Se você procura um hostel no Atalaia, vale conferir a Anauê Pousada e Hostel, que tem quartos privativos e dormitórios femininos e masculino, e o Enjoy Hostel e Pousada, que também conta com quartos privativos e dormitório misto.

onde ficar em aracaju - atalaia

Coroa do Meio

A Coroa do Meio fica “no meio” entre a Praia de Atalaia e o Centro de Aracaju. É um bairro de classe média alta, pertinho da Orla de Atalaia, mas menos turístico. Não é a melhor opção de onde ficar em Aracaju se você quer caminhar poucos minutos para chegar na praia ou pontos turísticos, mas não deixa de ser uma boa localização.

Ali você encontra alguns hotéis e pousadas com bons preços e fica mais perto do Centro, da Feira de Artesanato e do Oceanário do Projeto Tamar, na pontinha de Atalaia.

Onde ficar em Aracaju na Coroa do Meio

Entre as melhores opções de hospedagem em Coroa do Meio estão o Real Classic Hotel e o Hotel da Costa By Nobile.

Outras boas indicações pra quem busca algo mais em conta são o Hotel Pousada do Farol, o Hotel Pousada do Sol e o Hotel Terra do Sol.

E se quiser economizar ainda mais, tem uma pousada simples, mas muito elogiada: a Pousada Casa da Vovó.

projeto tamar em aracaju

Aruana

No sentido contrário, partindo da Orla de Atalaia em direção ao sul você chega em Aruana. Essa praia fica no caminho para a Orla Pôr do Sol, na foz do rio Vaza-Barris, ponto que dá acesso à Crôa do Goré, um dos passeios mais legais de Aracaju.

Aruana é uma região ainda pouco explorada pelo turismo, mas tem se desenvolvido mais nos últimos tempos, e as praias por lá são ótimas.

De carro, não fica tão longe do Centro, e o aeroporto também está ali pertinho. Para quem quer curtir bastante a praia, pode ser a melhor opção de onde ficar em Aracaju.

Onde ficar em Aruana

O hotel mais elogiado por ali é o Aruanã Eco Praia Hotel, que fica à beira-mar. O hotel recicla todo o lixo, usa energia solar e tem uma piscina bonitona, café da manhã muito elogiado e varanda privativa em todos os quartos. A área comum é muito gostosa, dando a sensação de que você não está numa capital.

Outras opções de hospedagem em Aruana são pousadas simpáticas como a Pousada Acalanto e a Aruana Praia, além de casas de temporada como essa aqui, que é mega luxuosa.

onde ficar em aracaju - praia de aruana

Centro histórico

Alguns dos principais pontos turísticos de Aracaju, como o Museu da Gente Sergipana e os mercados municipais, ficam na região do Centro histórico. No entanto, não é muito recomendável se hospedar por lá, a não ser que você tenha algum motivo específico.

Assim como em outras grandes cidades brasileiras, o centro fica mais movimentado durante a semana em horário comercial, e se torna menos seguro à noite e nos finais de semana.

Onde ficar em Aracaju no Centro

Não existe tanta oferta de hospedagem por lá, mas se você quiser mesmo se hospedar no Centro de Aracaju, vale conferir o Residencial Bela Vista. Esses quartos para alugar são uma opção bem em conta.

museu da gente sergipana

Jardins e Grageru

Localizados entre Coroa do Meio e o Centro, os bairros de Jardins e Grageru, que ficam coladinhos um no outro, são bairros nobres da cidade.

Não são regiões turísticas, mas podem ser uma boa opção de hospedagem em Aracaju pra quem viaja a negócios, por exemplo. Além disso, ficando ali você está perto tanto do Centro quanto da praia.

Onde ficar em Jardins e Grageru

Ali você encontra o Ibis Aracaju, que segue o padrão da rede, e o NB Hotéis, que tem avaliações excelentes. Em ambos, o café da manhã é muito elogiado.

Atalaia Nova

Outra opção mais alternativa de onde ficar em Aracaju é Atalaia Nova, separada da “parte principal” da cidade pela Ponte João Alves, que cruza o Rio Sergipe. É uma área bem residencial, com estrutura mais simples, mas praias bonitas e mais desertas. Pode ser uma boa escolha se você quiser curtir uns dias de relaxamento indo à praia todo dia.

Onde ficar em Aracaju em Ataiala Nova

Ali você encontra várias casas de aluguel por temporada, como a Chalés Encantos da Ilha, que tem média de avaliações 9,5 no Booking e um custo-benefício excelente, principalmente pra quem viaja em grupos de três ou mais pessoas. Também tem algumas pousadas, como a Vila Sergipana, que tem piscina e chalés bem gracinha.

ponte joão alves

O que fazer em Aracaju

Agora que você já sabe onde se hospedar em Aracaju, vamos ver o que fazer? Vou publicar em breve um artigo com dicas completas, mas por enquanto, segue uma listinha dos principais atrativos da cidade:

  • Orla de Atalaia: praia, quiosques, quadras, pista de skate, academias ao ar livre, lago com pedalinho e os Arcos do Atalaia, um dos símbolos da cidade
  • Passarela do Caranguejo: tem uma escultura gigante de caranguejo e vários bares e restaurantes; bem na frente da escultura tem um lugar que aluga bicicletas
  • Oceanário do Projeto Tamar: não visitei, mas aprendi que o litoral de Sergipe tem a maior concentração de desovas da tartaruga-oliva no Brasil
  • Feira do Turista: um conglomerado de lojinhas de artesanato, roupa de praia e comidinhas
  • Praia de Aruana: mais deserta e tranquila, bem delicinha
  • Museu da Gente Sergipana: museu multimídia muito legal, dedicado à cultura sergipana, com vários recursos interativos
  • Largo da Gente Sergipana: monumento com 8 estátuas gigantes representando manifestações folclóricas do Estado
  • Mercado Antônio Franco: mercado público com artesanato, restaurantes mais populares e o excelente Caçarola, que fica no terraço e tem ótimo atendimento e comidinhas delícia
  • Mercado de Artesanato Thales Ferraz: achei meio fraco, mas tem alguns itens legais de palha, barro e renda
  • Mercado Municipal Albano Franco: mercadão de frutas, verduras, grãos etc.
  • Orlinha do bairro industrial: tem um píer, barzinhos, parque infantil e um mini centro de artesanato
  • Orla Pôr do Sol: em Mosqueiro, a cerca de 20km da Praia de Atalaia, você encontra alguns bares à beira do rio Vaza-Barris, perfeitos pra curtir o entardecer
  • Croa do Goré: lá na Orla do Pôr do Sol, saem barcos que vão até a Croa, um banco de areia que só aparece na maré baixa. Nele você encontra guarda-sóis de palha com mesas e cadeiras pra aproveitar os petiscos de bebidas do bar flutuante
  • Ilha dos Namorados: no mesmo passeio da Croa do Goré você pode ir também até a Ilha dos Namorados, se optar por ir de catamarã. Não cheguei a ir porque preferi passar o dia na Croa, mas parece ser um banco de areia ainda maior

praia de atalaia

Tem alguma dúvida sobre onde ficar em Aracaju? Fala aí nos comentários!

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário