Bahia

Onde ficar em Serra Grande, Bahia: melhores regiões e dicas de hospedagem

Bahia | 15/06/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Serra Grande é um cantinho apaixonante na região sul da Bahia, na belíssima Costa do Cacau. O destino, ainda pouco conhecido, tem ganhado cada vez destaque entre os viajantes que buscam lugares para relaxar e estar em contato com a natureza. Se você está planejando uma viagem para lá, mas ainda não decidiu onde ficar em Serra Grande, não se preocupe: este artigo vai te ajudar.

Comparada com as vizinhas Ilhéus e Itacaré, a infraestrutura turística de Serra Grande ainda está em desenvolvimento, então as opções de hospedagem ainda são limitadas em termos de quantidade e variedade. No entanto, é possível encontrar boas pousadas e casas de alguuem por temporada lá.

Sem dúvidas vale a pena conhecer Serra Grande! Cercada pela Mata Atlântica, a região conta com praias paradisíacas e trilhas que levam a cachoeiras, rios e uma grande diversidade de flora e fauna. Além disso, é uma cidadezinha charmosa, tranquila e com aquele encanto de interior. Foi um dos destinos que mais me surpreenderam durante minha viagem pelo litoral baiano.

Planeje sua viagem para Serra Grande, Bahia

Como chegar em Serra Grande?

Para chegar a Serra Grande, na Bahia, existem algumas opções. Você pode optar por voar até o Aeroporto Internacional de Ilhéus ou ir de ônibus até a rodoviária e, a partir de lá, pegar um ônibus, táxi ou transfer para chegar a Serra Grande, que está a aproximadamente 100 km de distância. Também é possível chegar de carro pela rodovia BA-001.

Qual a melhor época para ir?

A melhor época para visitar Serra Grande, na Bahia, vai depender do seu gosto pessoal. Se você curte agito e movimento, os meses entre dezembro e março são ideais, pois é a alta temporada, com praias mais cheias e eventos locais. Caso prefira evitar multidões e aproveitar preços mais em conta, os meses de abril a novembro são uma boa opção.

Quanto tempo ficar em Serra Grande?

Se você quer apenas relaxar nas praias e curtir o clima tranquilo, um fim de semana ou alguns dias podem ser o suficiente. Mas se você quiser explorar mais a região, fazer trilhas, visitar cachoeiras e conhecer outras praias próximas, é recomendável ficar pelo menos uma semana.

hospedagem em serra grande

É melhor se hospedar em Serra Grande ou Itacaré?

Essa é uma dúvida comum de viajantes, mas a escolha entre Serra Grande e Itacaré vai depender do que você procura em sua viagem. Ambas as opções têm suas vantagens e oferecem experiências diferentes. Se você procura um ambiente mais tranquilo e contato com a natureza, Serra Grande pode ser a escolha ideal.

Se preferir um destino mais movimentado, com mais variedade de atividades e opções de entretenimento, Itacaré pode ser mais adequada. Porém, é possível fazer passeios de um lugar para o outro, então você pode considerar combinar os dois destinos para aproveitar o melhor dos dois mundos.

Onde ficar em Serra Grande: as melhores regiões

A escolha sobre onde ficar em Serra Grande também vai depender de suas preferências, mas essas são as regiões mais recomendadas:

  • Praia Pé de Serra: A praia mais procurada por quem viaja para a região é a Pé de Serra, que possui uma extensa faixa de areia fina e águas calmas. Ao longo de sua costa existem diversas opções de hospedagem, como charmosas pousadas e eco lodges.
  • Praia do Sargi: Deserta, rodeada por coqueiros e com areia branquinha, a Sargi é a continuação da Praia Pé de Serra. Por lá, é possível encontrar opções de hospedagem mais em conta.
  • Centro de Serra Grande: Essa área é mais movimentada e conta com restaurantes, bares e lojas. Ficar no centro permite fácil acesso aos serviços e comodidades locais, além de estar próximo a pontos de interesse, como a Praça Pedro Gomes e a Igreja da cidade.
  • Arredores: Devido à proximidade, é possível encontrar opções de hospedagem em locais como Itacaré, Ilhéus e Uruçuca. Essas cidades próximas oferecem uma variedade de acomodações para atender a diferentes gostos e preferências dos visitantes.

onde ficar em serra grande

8 melhores casas e pousadas em Serra Grande, Bahia

Para facilitar sua escolha, fiz uma seleção de onde ficar em Serra Grande, separando as melhores opções de hospedagem. Todas estão disponíveis para reserva online pelo site de reservas Booking, que é confiável e muito prático.

1. Aldeia da Mata Eco Lodge

Uma boa opção de onde ficar em Serra Grande à beira-mar é a Aldeia da Mata Eco Lodge, localizada de frente para a Praia Pé de Serra. O local conta com 12 bangalôs espalhados em um extenso jardim tropical, restaurante contemplativo e bar-mirante.

Os bangalôs possuem varanda e vista para o mar e têm frigobar e banheiro privativo; alguns têm banheira de hidromassagem. A propriedade também oferece piscina, spa, trilhas para caminhada e atividades de rafting.

2. Pousada Vila Cacau

A Pousada Vila Cacau oferece piscina ao ar livre, Wi-Fi e quartos com varanda e vista para a piscina. Ela fica a a 200 metros da Praia do Sargi e a 2,4 km da Praia do Pé de Serra. Os quartos incluem mesa de trabalho, banheiro privativo e alguns têm cozinha com geladeira.

A pousada também oferece café da manhã vegetariano e sem glúten, restaurante e serviços de transfer e de aluguel de bicicletas.

3. Recanto dos Dendês

O Recanto dos Dendês é uma opção de chalés em Serra Grande para aqueles que desejam ficar próximos à linda Praia do Sargi, a apenas 200 metros de distância. As acomodações têm varanda com vista para o jardim, área de estar, TV de tela plana, cozinha totalmente equipada com geladeira e forno e banheiro privativo.

A propriedade também conta com um jardim com churrasqueira, e atividades como pesca e ciclismo podem ser realizadas nas proximidades.

4. Canto Leela Eco Bungalows

Localizado em frente à praia Pé de Serra, o Canto Leela Eco Bungalows é uma opção de hospedagem sustentável em Serra Grande, Bahia. O estabelecimento possui seis charmosos bangalôs de madeira, construídos em estilo indonésio e em harmonia com a natureza da região.

Além disso, o Canto Leela oferece piscina, terraço ao ar livre, restaurante e bar. Os quartos possuem varanda ou terraço, banheiro privativo e algumas unidades contam com área de estar. O local também oferece retiros e vivências ao longo do ano.

serra grande, bahia

5. Casa de temporada Aruanã

Outra boa dica de onde ficar em Serra Grande pertinho da Praia do Sargi é a hospedagem Aruanã. A cerca de 800 metros da praia, o local oferece estadia em uma casa de temporada com jardim, terraço, área de praia privativa e Wi-Fi.

A acomodação possui uma sala de estar, cozinha compacta totalmente equipada e um banheiro.

6. Vila Pitangueira

Situado no centro de Serra Grande, o Vila Pitangueira oferece acomodação em um apartamento com ar-condicionado, sala de estar e cozinha equipada.

O local também conta com piscina, jacuzzi, jardim e recepção 24 horas. O apartamento fica a 1,4 km da Praia do Pé de Serra e a 2,4 km da Praia do Sargi.

7. CasAmar Sargi

A CasAmar está localizada em um condomínio privativo em frente à Praia do Sargi, a apenas 60 metros de distância. Esta opção de hospedagem em Serra Grande pé na areia oferece vista para o mar e um belo jardim.

A casa acomoda duas pessoas e possui um quarto com cama queen size ou duas camas de solteiro. A cozinha é aberta e integrada com a varanda, e está equipada com frigobar e fogão.

8. Pousada Refúgio Eça-Porã

Localizada a aproximadamente 2 km das praias do Pé de Serra e do Sargi, a Pousada Refúgio Eça-Porã oferece quartos com varanda, onde é possível apreciar a vista para o jardim.

Os quartos são equipados com guarda-roupa e área de estar, e alguns também possuem varanda térrea. Os hóspedes podem desfrutar diariamente de um buffet de café da manhã.

Hospedagem perto de Serra Grande: Itacaré

A apenas de 30 km de Serra Grande, Itacaré é uma boa alternativa de onde ficar para conhecer a região. Por lá, a opção mais popular é se hospedar no centro da cidade, onde é possível encontrar uma infinidade de restaurantes, bares, lojinhas e toda a vida noturna animada do local.

Porém, se você está em busca de relaxamento e tranquilidade em meio à natureza, praias como Itacarezinho e Jeribucaçu são ótimas escolhas de onde ficar em Itacaré.

Para saber mais detalhes sobre cada uma das melhores regiões para se hospedar na cidade e algumas dicas de hotéis e pousadas com bom custo-benefício, confira o artigo: Onde ficar em Itacaré, Bahia: as melhores regiões e dicas.

hospedagem em itacaré

Hospedagem gratuita em Serra Grande

Sabia que é possível se hospedar em Serra Grande (Bahia) de graça? Para isso, a dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem em viagens. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Existem ótimas oportunidades de voluntariado em Serra Grande. Por exemplo, você pode colaborar em uma ecovila, compartilhando suas habilidades e vivenciando a vida em comunidade. E também é possível voluntariar em destinos ali perto, como Itacaré e Ilhéus.

O voluntariado da Worldpackers foi minha escolha de hospedagem em Serra Grande. Em minha passagem por lá, voluntariei em um sitio que produzia cogumelos de forma artesanal. Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto pelo aprendizado quanto pela convivência com a família que me recebeu.

Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. É massa para conhecer gente de todo canto do Brasil e do mundo e explorar o destino de forma mais autêntica, sem ficar só nos pontos turísticos básicos.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas (e ter acesso ao suporte da plataforma), é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD. Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS, paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e em dezenas de outros países, durante um ano.

Para entender melhor como funciona, dê uma olhada no nosso guia completo sobre work exchange.

Espero que você tenha curtido essas dicas de hospedagem em Serra Grande e se encante por esse destino assim como eu!

voluntariado em serra grande

Texto e fotos por Rafaela Beatriz, colaboradora do blog Janelas Abertas

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário