Bahia

Onde ficar em Porto Seguro: melhores praias e dicas de hospedagem

Bahia | 22/04/22 | Atualizado em 01/08/22 | Deixe um comentário

Por Bárbara Nicoli

Porto Seguro é um dos destinos mais procurados da Bahia por ser aquele tipo de lugar que agrada a todo tipo de viajante, pois além das praias paradisíacas e da badalação, também tem muita história e cultura envolvidas. Mas antes de começar a planejar a sua viagem para esse paraíso baiano, é importante escolher onde ficar em Porto Seguro. Afinal, dependendo da localização da sua hospedagem vai ficar mais fácil curtir diferentes atrativos da região.

Você sabia que em Porto Seguro possui mais de 40 praias e o litoral abrange mais de 90 quilômetros de extensão? Neste artigo eu vou te mostrar quais são as melhores praias de Porto Seguro e quais são as melhores regiões para se hospedar por lá para você aproveitar bem as suas férias na Bahia.

Onde ficar em Porto Seguro, Bahia

Em resumo, as melhores praias e os melhores lugares para se hospedar em Porto Seguro são:

  1. Praia de Taperapuan
  2. Praia de Mundaí
  3. Praia de Coroa Vermelha
  4. Praia do Mutá
  5. Centro de Porto Seguro
  6. Centro de Arraial D´ajuda
  7. Praia do Mucugê em Arraial D´ajuda
  8. Praia da Pitinga em Arraial D´ajuda
  9. Trancoso
  10. Caraíva

Cada um desses lugares tem sua peculiaridade e cada viajante é único, então vou explicar um pouco de cada um, para que você possa escolher qual o melhor lugar onde ficar em Porto Seguro de acordo com seus gostos. Vamos lá?

Leia também:
Onde ficar em Santo André, perto de Porto Seguro
Roteiro na Chapada Diamantina e dicas práticas

praia do espelho

Praia de Taperapuan e Praia de Mundaí

As praias de Taperapuan e de Mundaí ficam próximas do centro de Porto Seguro e são as mais movimentadas da região. Nessas praias é onde tem a maior oferta de hotéis e pousadas em Porto Seguro.

Além disso, é nessa área que ficam as barracas, festas e restaurantes mais famosos de lá.  Ou seja, é uma área com muita procura. Felizmente, você encontra por ali pousadas e hotéis para todo o tipo de orçamento, desde pousadas simples a resorts all inclusive.

1. Hospedagem na praia de Taperapuan

O Capoeira Village e o Vitoria Regia Hotel são boas opções de onde ficar em Porto Seguro barato. São hotéis com ótima estrutura para famílias e a menos de 10 minutos de caminhada da praia de Taperapuan.

Se você está procurando um resort all inclusive em Porto Seguro, uma boa opção na praia de Taperapuan é o Nauticomar Resort All Inclusive & Beach Club, que fica a 300 metros da praia e tem um beach club exclusivo na praia do Mutá.

Já o Sued’s Plaza e o Portobello Praia são hotéis na avenida beira mar. É só atravessar a rua que você está na areia da praia, já que os hotéis nessa parte de Porto Seguro não ficam exatamente pé na areia.

O Taperapuan Praia Hotel é uma opção também na avenida beira mar, porém com uma estrutura mais simples e preço mais em conta.

2. Hospedagem na praia de Mundaí

Na praia de Mundaí, você tem a opção de ficar num apart hotel com cozinha completa e uma área de lazer bem legal, como no Residencial Mont Carmelo, que fica a 250 metros da praia.

O Pontal Praia Hotel e o Portal Ville são hotéis bem avaliados e contam com piscina, sala de jogos e academia, a apenas 250 metros da praia de Mundaí.

Praia de Coroa Vermelha e Praia do Mutá

As praias de Coroa Vermelha e do Mutá ficam um pouco mais longe do centro, mas não tão distante. São ótimas opções de onde ficar em Porto Seguro com a família, pois o mar nessas praias é calmo e com águas cristalinas.

Na maré baixa, um caminho de areia é formado e é possível ir caminhando muitos metros adentro do mar. O visual é lindo! Também há uma grande variedade de hotéis e pousadas, e barracas na beira mar.

onde ficar em coroa vermelha

3. Hospedagem na praia de Coroa Vermelha

Na praia de Coroa Vermelha você encontra o famoso hotel all inclusive Coroa Vermelha Beach, com direito a beach club, recreação para crianças e adultos e muita comida e bebida.

Outra opção na praia de Coroa Vermelha é o Areia do Atlantico Hotel, que também fica na avenida beira mar e bem pertinho da feira de artesanato.

A  Pousada Aldeia Portuguesa também tem uma ótima localização com um custo mais baixo para quem quer economizar com hospedagem em Coroa Vermelha, Porto Seguro.

4. Hospedagem na praia do Mutá

Na praia do Mutá existem opções de hospedagens mais baratas em comparação com as praias de Taperapuan e Mundaí, como a Pousada Porto Paraiso, que fica a 500 metros da praia do Mutá e tem um ambiente muito aconchegante e tranquilo.

A Pousada Migo fica a 350 metros da praia e tem estrutura simples, mas um ótimo custo-benefício.

O Village Muta, Porto Seguro é uma opção na avenida beira mar da praia do Mutá. Destaque especial para o café da manhã que é servido no bar da praia com vista para o mar. Nesse hotel há a opção de reservar suítes ou apartamentos completos com sala e cozinha conjugadas.

Centro de Porto Seguro

A primeira coisa que você precisa saber é que no Centro não existem praias boas para banho. Mas essa é uma ótima opção de onde ficar em Porto Seguro para quem quer ficar perto da Passarela do Descobrimento, da cidade histórica, do aeroporto, da rodoviária ou da balsa para Arraial D’ajuda.

Faça aqui sua reserva pra um tour pelo Centro Histórico de Porto Seguro

dicas de hospedagem em porto seguro

5. Hospedagem no centro de Porto Seguro

No centro existem opções bem econômicas de hospedagem, então se você está procurando onde ficar em Porto seguro barato, esse é o lugar certo.

A Pousada Cores da Passarela fica a 200 metros da Passarela do Descobrimento e o Na Praia Hotel também é super bem localizado.

O Hotel Solar do Imperador é uma alternativa mais aconchegante de hospedagem no centro de Porto Seguro. Próximo ao centro histórico e ao aeroporto, o hotel possui um jardim de orquídeas, piscina com barzinho e uma vista linda da cidade. Além disso, tem salão de jogos com mesas de sinuca e pingue-pongue, biblioteca, sauna e academia.

Centro de Arraial D’Ajuda

Na minha opinião, o centro de Arraial D’Ajuda é um dos melhores lugares para se hospedar em Porto Seguro. Se você tiver bastante tempo, tente dividir a sua estadia e passar alguns dias em Arraial D´ajuda.

É como se fosse outra cidade, porque você precisa pegar uma balsa no centro de Porto Seguro para atravessar o rio Buranhém e uma Van ou Táxi para seguir até Arraial, que fica a apenas 6km do centro de Porto Seguro. Outra opção é fazer uma excursão pra Arraial d’Ajuda saindo de Porto Seguro.

No centro de Arraial existem vários barzinhos com música ao vivo, restaurantes e galerias, praças com comidas de rua, além da famosa igreja Matriz Nossa Senhora D’ajuda, onde fica o mirante das fitinhas e a escadaria que leva até a fonte D’ajuda.

Como se não bastasse, o centro de Arraial D’ajuda também fica próximo de praias paradisíacas como a praia dos Pescadores, Mucugê, Pitinga, Lagoa Azul e praia do Taípe.

Esse também é um bom lugar onde ficar em Porto Seguro se você quiser ir no Arraial D’ajuda Eco Parque.

onde ficar em porto seguro - arraial d'ajuda

6. Hospedagem no centro de Arraial D´ajuda

A Pousada Pé na Estrada e a Pousada Arraial Suites são opções bem legais e econômicas no centro de Arraial e ambas ficam próximas à praia do Mucugê.

Outra boa opção de hospedagem em Arraial d’Ajuda é a Beco Pousada Vila do Beco, um lugar arborizado e tranquilo, com vista para o mar e perto de tudo, ideal para quem quer relaxar.

O Hotel Paraiso do Morro, por sua vez, realmente é um paraíso na terra: ele tem uma piscina com vista panorâmica da praia, instalações lindas e confortáveis, além de ficar perto do centro e da praia.

Praia do Mucugê

A Praia do Mucugê é a praia mais agitada e movimentada de Arraial D´ajuda, por ser a mais próxima do centro. O mar é sempre calmo com águas cristalinas, e na maré baixa formam-se piscinas naturais ótimas para tomar banho.

Existem algumas barracas de praia, uma ao lado da outra. É um bom lugar onde ficar em Porto Seguro, mas se você quer passar o dia numa praia mais tranquila, sugiro caminhar um pouco ao norte, até a praia dos Pescadores.

7. Hospedagem na praia do Mucugê

A Pousada Encantos do Mar é uma alternativa aconchegante e com bom custo-benefício. A pousada é pequena e simples, mas muito bem cuidada.

A Pousada Beijo do Vento, que fica a 5 minutos da praia do Mucugê, é uma opção mais sofisticada. As acomodações têm vista panorâmica ou parcial do mar, além de varandas privativas com rede e algumas ainda contam com banheira de hidromassagem.

E se você quer um lugar realmente especial, o Casarão Alto Mucugê é um sonho de hospedagem em Porto Seguro, com visual de tirar o fôlego, piscina, coqueiros, jardim e muita tranquilidade.

Praia da Pitinga

A praia da Pitinga é uma das melhores praias de Porto Seguro em questão de belezas naturais. É uma praia que mistura falésias avermelhadas, rio de água doce, coqueiros, areia branca e mar azul; é uma paisagem perfeita!

Ela fica a uns 3 km do centro de Arraial e não há comércio, nem nada muito próximo. Se você está procurando onde ficar em Porto Seguro com tranquilidade e gosta de acordar numa praia paradisíaca, eu aconselho se hospedar na praia da Pitinga. Mas caso você goste de agito e queira curtir diariamente os barzinhos do centro de Arraial, sugiro se hospedar pelo centro mesmo.

onde ficar em porto seguro - pitinga

8. Hospedagem na praia da Pitinga

Uma opção rústica na praia da Pitinga é a Casa de Sapê, que fica dentro de um bosque, tudo construído em harmonia com a natureza. Você pode optar por ficar num chalé ou num loft. Ela fica a menos de 1km da praia da Pitinga.

Caso prefira uma pousada, a Privillage Praia Pousada de Charme é mesmo muito charmosa, pé na areia e com piscina de frente para o mar, perfeita para curtir a praia da Pitinga.

Nessa mesma pegada tem também o Hotel Pousada Pitinga, que também fica na beira mar e tem um jardim super charmoso.

Outra boa opção é a 4 Elementos Guest House, que não é pé na areia, mas é super bem avaliada, com nota 9,9 no Booking. Ela possui um ofurô térmico, jardim e bangalôs com varanda.

Trancoso

Trancoso é um vilarejo encantador. Geralmente os viajantes fazem um passeio de bate e volta no mesmo dia, e se você tiver pouco tempo vale considerar uma excursão pra Trancoso. Mas se você tiver tempo durante sua viagem para Porto Seguro sugiro ficar alguns dias nesse pedacinho de paraíso.

Vale a pena fazer uma visita no famoso quadrado de Trancoso, onde ficam as casinhas coloridas mais charmosas do litoral baiano e a Igreja de São João Batista.

Um único dia também não basta para conhecer as praias ao redor de Trancoso, que são muitas. As mais famosas são: praia dos Nativos, praia dos Coqueiros, praia do Rio da Barra, praia do Taípe e praia do Espelho.

onde ficar em porto seguro - trancoso

9. Hospedagem em Trancoso

As hospedagens em Trancoso não são muito baratas; é um pedaço da Bahia supervalorizado.

As mais econômicas que encontrei e com boas avaliações são a Pousada Recanto Da Preguiça, que fica a 1,5 km do quadrado de Trancoso e a 2,5 km da praia, e a Villa Hortencia Trancoso, mais próxima tanto do quadrado como da praia.

O Hostel Villa Cacau Trancoso é bem localizado e possui suítes privativas além dos quartos compartilhados.

Já as opções de pousadas e hotéis sofisticados em Trancoso são inúmeras. A Casa da Glória Trancoso tem uma ótima localização, na praça do quadrado de Trancoso, e a Pousada Le Refuge fica a apenas 250 metros da praia dos Coqueiros.

Caraíva

Caraíva é o vilarejo mais distante do centro de Porto Seguro, a uma distância de quase 100 km. É um daqueles lugares onde muita gente vai só passar o dia, mas vale muito a pena ficar mais tempo. É um vilarejo na beira da praia e do rio Caraíva, um lugar onde não tem carros, as ruas são de areia e as casas são pequenas e coloridas. Tudo isso dá uma sensação de que a vila parou no tempo. É um excelente lugar para descansar e apreciar a natureza.

hospedagem em caraíva

10. Hospedagem em Caraíva

Apesar de Caraíva ser um lugar simples, é um destino bastante procurado, então as hospedagens na vila não costumam ser muito baratas.

Alguns nativos alugam suas próprias casas para os viajantes, como a Casa do Mar Caraíva e o Quintal dos Sonhos Xandó . É uma experiência diferente e você acaba conhecendo os moradores e as suas histórias de vida, além de contribuir diretamente com a economia local.

Pousada Aquarela, o Canto do Sabiá e a Pousada Aroeira são também ótimas opções de hospedagem em Caraíva, bem localizadas e com bastante natureza ao redor.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre onde ficar em Porto Seguro? Deixa aqui nos comentários que eu respondo com prazer!

Crédito das fotos que ilustram o post: Unsplash (Creative Commons), Bárbara Nicoli e Luísa Ferreira/Janelas Abertas

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário