Bahia

O que fazer em Itacaré: melhores experiências para sua viagem

Bahia | 16/05/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Itacaré é um destino super charmoso no sul da Bahia. Com praias paradisíacas, cachoeiras, trilhas em meio à Mata Atlântica e um centrinho boêmio bem animado, é o lugar perfeito para quem busca diversão e contato com a natureza. São tantas opções que fica até difícil decidir o que fazer em Itacaré.

Neste artigo, vou te contar quais são as melhores atrações da cidade, além de ideias de roteiros por lá. Mas antes, vou dar algumas dicas práticas para te ajudar a planejar sua viagem para Itacaré.

o que fazer em itacaré

Planeje sua viagem para Itacaré

Onde fica e como chegar em Itacaré

Itacaré está localizada no litoral sul da Bahia, a cerca de 70 km de Ilhéus. Para chegar lá, o mais fácil é voar até o Aeroporto de Ilhéus, que fica a mais ou menos uma hora de carro.

Se preferir, dá para ir de ônibus, partindo de Salvador e de diversas cidades brasileiras. Para quem prefere viajar de carro, é possível chegar a Itacaré pela BR-101, que liga o destino a outras importantes cidades da Bahia e do Brasil.

Quando ir

Itacaré possui um clima agradável durante todo o ano, mas o melhor período para visitar a cidade é durante o verão, entre os meses de dezembro e março. Nessa época as temperaturas são mais altas, variando entre 25°C e 32°C, o que é perfeito para aproveitar as praias e atividades ao ar livre.

quando ir para itacaré

Quanto tempo ficar

Para aproveitar tudo o que Itacaré tem a oferecer, é legal ficar pelo menos 4 ou 5 dias. Assim, dá para curtir as praias, fazer trilhas, conhecer as cachoeiras e ainda aproveitar a noite animada. Mas se você tiver mais tempo, vale a pena estender a estadia e explorar outras praias e atrações mais distantes. Quanto mais tempo, melhor, porque tem muita coisa para fazer por lá!

Como circular em Itacaré

Em Itacaré, a maioria dos atrativos está concentrada no centro da cidade e pode ser facilmente acessada a pé ou de bicicleta. Para locais mais distantes, há a opção de contratar passeios, vans ou utilizar os ônibus circulares. Alugar um carro também é uma opção, mas não é necessário para explorar a cidade.

O que levar

Para aproveitar bem Itacaré, é recomendado levar roupa de banho e roupas leves e confortáveis. Não podem faltar na sua mala protetor solar, óculos de sol e chapéu, já que o sol é forte na região. Um tênis para trilhas também é uma boa. E é sempre bom levar repelente para se proteger dos mosquitos.

O que fazer em Itacaré

Vamos, então, às dicas de atrações em Itacaré? Vou falar a seguir sobre as melhores praias, trilhas, cachoeiras, restaurantes e vida noturna.

Melhores praias de Itacaré

Praia da Concha

Localizada bem próxima ao centro da cidade, a Praia da Concha é uma das mais frequentadas pelos turistas. Com águas calmas e cristalinas, é ideal para famílias com crianças e para praticar atividades como stand-up paddle (SUP) e caiaque.

praia da concha

Praia de Itacarezinho

Com mais de 3 km de extensão, a Praia de Itacarezinho é uma das melhores opções de o que fazer em Itacaré. Com águas cristalinas e areia branca, é uma das mais bonitas da região. Além disso, possui boa infraestrutura de barracas e restaurantes.

Praia da Tiririca

Ideal para os surfistas, a Praia da Tiririca é conhecida por suas ondas fortes e tubulares. É uma das mais movimentadas de Itacaré e também conta com boa infraestrutura de bares e restaurantes.

praia da tiririca

Praia de Jeribucaçu

Jeribucaçu é um verdadeiro paraíso em meio à Mata Atlântica, com uma grande faixa de areia e águas calmas e cristalinas que a tornam perfeita para quem quer relaxar e curtir a natureza. O acesso é apenas por trilha, o que garante um clima mais reservado e tranquilo.

Praia da Engenhoca

Com uma grande faixa de areia, águas cristalinas e ondas ideais para o surf, a Engenhoca é mais uma opção paradisíaca em Itacaré. Para chegar lá é necessário percorrer uma trilha de cerca de 20 minutos. No local você encontra quiosques e aluguel de equipamentos para esportes aquáticos.

Prainha

Essa é uma das minhas praias preferidas em Itacaré! A Prainha só é acessível por uma trilha de cerca de 40 minutos, por meio de uma área de proteção ambiental. Apesar de ser mais isolada, há um restaurante e uma pousada no local.

o que fazer em itacaré - prainha

Trilhas em Itacaré

Viu que algumas das melhores praias de Itacaré são acessadas de trilha, não é? Além do destino, o caminho também é muito gostoso. Veja algumas dicas das melhores trilhas por lá.

Trilha das Quatro Praias

Uma das mais procuradas entre as opções de o que fazer em Itacaré, essa trilha passa por Engenhoca, Havaizinho, Gamboa e Itacarezinho. A Trilha das Quatro Praias é uma excelente escolha para quem tem pouco tempo na cidade e deseja conhecer quatro praias deslumbrantes em uma única caminhada.

Trilha de Jeribucaçu

Com cerca de 1,5 km de extensão, ela leva até a Praia de Jeribucaçu. Durante a caminhada é possível observar a natureza e atravessar um rio de águas cristalinas.

Trilha da Prainha

A trilha para a Prainha oferece belíssimas paisagens em meio à Mata Atlântica. Com cerca de 3 km de extensão e nível moderado, a caminhada pode ser um pouco exigente, mas todo esforço é recompensado ao chegar nesta praia paradisíaca.

trilha da prainha

Cachoeiras em Itacaré

Cansou da água salgada? Itacaré é um destino completo e abriga também algumas cachoeiras bem gostosas.

Cachoeira da Usina

Seguindo a trilha de Jeribucaçu, é possível chegar na Cachoeira da Usina. Cercada por Mata Atlântica, a pequena queda d’água desemboca em uma bela piscina natural, perfeita para se refrescar. A cachoeira está dentro de uma propriedade privada, onde é cobrada uma taxa para entrada e existe um restaurante.

Cachoeira do Cleandro

A cachoeira do Cleandro fica dentro de uma fazenda de cacau e só pode ser acessada por barco ou canoa. São três quedas que desembocam em uma piscina natural, perfeita para banhos refrescantes. É cobrada uma taxa de acesso.

Cachoeira do Tijuípe

Com uma queda de cerca de 4 metros, a Tijuípe rende bons banhos em sua piscina natural. Uma trilha curta e leve leva até a cachoeira, que está dentro de uma propriedade privada, onde é cobrado acesso.

Há diversas agências que fazem passeios para o local, com a opção de combinar a cachoeira com outras praias próximas, como a Engenhoca e Itacarezinho. Também tem um restaurante lá.

cachoeira em itacaré

Onde ver o pôr do sol

Outro passeio delicioso em Itacaré é curtir o entardecer. Veja alguns dos melhores lugares para se despedir do sol e ver o céu se colorir.

Mirante do Xaréu

Um dos principais pontos turísticos de Itacaré, o Mirante do Xaréu oferece uma vista privilegiada do pôr do sol, além do mar e das montanhas ao redor. Para chegar ao local é necessário fazer uma trilha curta a partir da Praia da Concha.

Por estar pertinho do centro e ter uma vista incrível, muitos viajantes fazem questão de incluir uma visita ao mirante no fim da tarde como parte de sua rotina diária (me incluo aqui!).

itacaré

Outros passeios em Itacaré

Pensa que acabou? Ainda tem mais o que fazer em Itacaré! Essas são minhas melhores dicas:

Experimentar chocolates artesanais da região

Itacaré está localizada na Costa do Cacau, região conhecida pela grande produção da fruta e de produtos à base da mesma. Então, provar os chocolates da região não poderia faltar em uma boa lista do que fazer em Itacaré.

Há diversas fazendas de cacau e lojas que vendem os produtos. Não deixe de experimentar o delicioso mel de cacau, uma verdadeira iguaria!

Tomar caipirinha de cacau

Tomar uma caipirinha de cacau é uma experiência deliciosa para quem visita Itacaré e toda a Costa do Cacau. Alguns bares e restaurantes da cidade oferecem a bebida em seus cardápios, até mesmo servida dentro da casca da fruta. É uma ótima opção para quem quer experimentar algo típico e autêntico da região.

caipirinha de cacau

Saborear o tempero baiano

A culinária baiana é um ponto forte em Itacaré. Regada a muito dendê e frutos do mar, não dá para passar por lá e não provar as moquecas caprichadas, bobós saborosos e o autêntico acarajé baiano.

Se aventurar no rafting

O rafting no Rio de Contas em Taboquinhas é uma atividade muito divertida para aproveitar além das praias de Itacaré. Com corredeiras de diferentes níveis, o passeio é adequado para toda a família. Durante o trajeto é possível desfrutar de banhos de rio e até mesmo saltar do alto do cânion.

Fazer um passeio de canoa

A canoagem no Rio de Contas também é uma ótima opção de passeio em Itacaré. Algumas agências oferecem tours que começam no fim da tarde, permitindo que os passageiros desfrutem da tranquilidade do rio, observem a fauna local e admirem o pôr do sol.

O que fazer em Itacaré à noite

Também conhecida pela vida noturna, Itacaré segue agitada quando o sol se põe.

Rua Pituba

A noite em Itacaré é animada e começa na famosa Rua Pituba, onde se encontram os principais bares e restaurantes da cidade. Por lá, é fácil encontrar um lugar para sentar e curtir uma música ao vivo. Os restaurantes costumam funcionar até tarde, e às vezes a farra acontece na rua mesmo.

Além disso, circulando pela Pituba, é possível descobrir qual é a melhor festa da noite. Há opções como forrós, festas em hostels, luaus na praia, shows de reggae… Basta conversar com a galera local e descobrir qual é o point do momento.

Orla de Itacaré

Outra opção animada do que fazer em Itacaré à noite é ir para a orla da cidade, na Praia da Coroa. Caminhando pela região você vai encontrar diversos barzinhos com música ao vivo, quiosques e restaurantes que ficam abertos até altas horas.

roteiro em itacaré

Roteiro em Itacaré

Gostou das dicas de atrativos em Itacaré? Para facilitar seu planejamento, montei uma sugestão de itinerário em Itacaré dia a dia, para uma viagem de 2, 4 ou 7 dias.

O que fazer em Itacaré em 2 dias

Dia 1: Trilha das 4 praias + cachoeira do Tijuípe

Dia 2: Praia da Concha + pôr do sol no mirante do Xaréu

O que fazer em Itacaré em 4 dias

Dia 1: Praia da Tiririca + passear pela rua Pituba

Dia 2: Trilha para a Prainha

Dia 3: Trilha das 4 praias

Dia 4: Cachoeira do Cleandro + pôr do sol no mirante do Xaréu

O que fazer em Itacaré em 7 dias

Dia 1: Praia da tiririca + passeio pela rua Pituba

Dia 2: Trilha das 4 praias + cachoeira do Tijuípe

Dia 3: Praia da Concha + pôr do sol no mirante do Xaréu

Dia 4: Trilha para Jeribucaçu + Cachoeira da usina

Dia 5: Trilha para a Prainha

Dia 6: Canoagem no Rio de Contas

Dia 7: Passeio para a Cachoeira do Cleandro

passeios em itacaré

Onde se hospedar em Itacaré

Quando se trata de escolher onde ficar em Itacaré, há algumas localizações que se destacam. Uma das opções mais populares é se hospedar no centro da cidade, principalmente na Rua Pituba.

Por lá, você estará perto de restaurantes, lojinhas, praias e de toda a vida noturna animada do local. Além de encontrar todo tipo de hospedagem, para todos os gostos e bolsos. Há boas opções com ótimo custo-benefício, como a Pousada Pura Vida, o hostel Che Lagarto e o Residencial dos Ipês.

Se você está em busca de relaxamento em meio à natureza, praias como Itacarezinho e Jeribucaçu, mais distantes e isoladas, são ótimas escolhas. No entanto, devido à sua localização em uma área de preservação ambiental e com poucas opções de hospedagem, os preços na região costumam ser mais elevados.

Em Itacarezinho, há um grande e luxuoso resort, o Txai Resort. Já o Sítio dos Oriundos é uma boa alternativa econômica por lá. Já em Jeribucaçu você encontrará acomodações charmosas como a Vila Piê, que possui chalés equipados em meio à natureza.

Para saber mais sobre as melhores regiões e dicas de hospedagem, confira nosso artigo completo sobre onde ficar em Itacaré.

dicas de onde ficar em itacaré

Voluntariado em Itacaré

Que tal conhecer Itacaré de uma maneira diferente? Você pode se hospedar na cidade sem gastar um centavo! Basta voluntariar na Worldpackers, plataforma de troca de trabalho por hospedagem e outros benefícios, como passeios, refeições e até aulas de yoga.

Em Itacaré, há diversas oportunidades de voluntariado. Você pode ajudar em um projeto ecológico, trabalhar como ajudante de cozinha em um Eco Lodge ou auxiliar na recepção de hóspedes, por exemplo. Veja todas as vagas aqui.

Além de economizar, você terá uma imersão cultural mais profunda, conhecendo pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo e explorando a cidade de forma autêntica, indo além dos pontos turísticos mais famosos.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas e ter acesso ao suporte da plataforma, é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD. Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS, você paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e pelo mundo, durante um ano.

Para mais informações, dê uma olhada no guia completo sobre work exchange aqui no blog.

Texto e fotos por Rafaela Beatriz, colaboradora do blog Janelas Abertas

Foto em destaque e últimas duas fotos do artigo: Depositphotos

Foto da caipirinha de cacau: Unsplash/Creative Commons

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário