Alagoas

Onde ficar em Piranhas e Canindé: guia completo de hospedagem

Alagoas | 18/07/22 | Atualizado em 01/08/22 | Deixe um comentário

A viagem por Piranhas, em Alagoas, e Canindé de São Francisco, em Sergipe, foi uma das melhores que fiz nos últimos tempos. Além dos famosos Cânions do Xingó e da Rota do Cangaço, a região tem atrações deliciosas como o charmoso centro histórico de Piranhas e os povoados de Entremontes e Ilha do Ferro. Neste artigo, vou falar sobre onde ficar em Piranhas e arredores pra curtir tudo que esse pedacinho do Sertão tem a oferecer.

Mas antes das dicas de melhores regiões onde ficar em Piranhas, vou dar um pouco de contexto sobre a região, o que fazer por lá, quanto tempo ficar e por que acho interessante se hospedar no Centro Histórico.

O que fazer em Piranhas e arredores

Adorei simplesmente curtir a atmosfera sertaneja, tomar banho de rio e comer deliciosos pratos regionais, mas os atrativos turísticos propriamente ditos não deixam nada a desejar.

A maior parte deles fica em Piranhas, ou tem saída a partir de lá. A cidade fica às margens do São Francisco e tem um Centro Histórico muito charmoso, declarado patrimônio pelo IPHAN, com bons restaurantes e música ao vivo à noite.

Do outro lado do rio, já em Sergipe, fica Canindé de São Francisco, que não é tão encantadora. É de lá que saem alguns passeios de barco, principalmente o dos cânions, e por ali tem também trilhas, sítios arqueológicos e o Museu do Xingó.

Apenas 12 km separam as duas cidades, então o mais interessante é se hospedar em Piranhas e ir pra Canindé em um ou dois dias fazer os passeios de lá.

Passei cinco dias lá, considerando os dias de chegada e partida, e deu pra curtir tudo com calma. Recomendo ficar pelo menos três dias inteiros se quiser fazer todos os principais passeios e aproveitar o clima de interior sem pressa, mas com dois dias já dá pra ter um gostinho.

Nos primeiros dias, eu estava sozinha e sem carro, e achei bem possível ficar por lá desmotorizada se você topar pegar mototáxis pra o ponto de saída dos passeios em Canindé.

Se puder ir de carro saindo de Aracaju, Maceió ou mesmo do Recife, melhor, especialmente se você for passar mais tempo e quiser fazer trilhas, conhecer sítios arqueológicos etc., mas não achei essencial.

hospedagem em piranhas

Você encontra mais informações e um roteiro dia a dia no meu artigo detalhado sobre o que fazer em Piranhas, mas segue aqui um resumo dos principais atrativos:

  • Centro Histórico de Piranhas
  • Mirante da Igreja Nosso Senhor do Bonfim
  • Mirante Secular
  • Bares e restaurantes em Piranhas
  • Trilha da Linha Férrea
  • Povoado Entremontes
  • Povoado Ilha do Ferro
  • Espaço Angicos ou Eco Parque e trilha até a Grota do Angico
  • Cânions do Xingó

passeio dos cânions do xingó

Onde ficar em Piranhas

Uma dica: se você for viajar em alta temporada, vale a pena reservar sua hospedagem em Piranhas ou arredores o quanto antes. Principalmente se você for sem carro ou tirar alguma restrição de mobilidade.

A cidade de Piranhas é dividida entre Piranhas Velha, onde fica o centro histórico e toda a região mais turística, com passeios de barco e tudo o mais, e Piranhas Nova, parte mais moderna.

Piranhas Velha é muito mais agradável pra um visitante, mas tem uma oferta bem limitada de comércio e serviços – não tem nenhum mercadinho com frutas e verduras, por exemplo, e acho que não tem farmácias.

Na minha opinião, a melhor localização onde ficar em Piranhas é num raio de 1km do Centro Histórico, o que permite sair a pé pra jantar e curtir a noite. Mas, de preferência, não tão perto dos bares que o barulho possa atrapalhar seu sono.

Na pracinha onde fica a Cachaçaria Altemar Dutra, nos finais de semana sempre tem show até por volta de meia-noite, então se quiser ficar ali pertinho veja se o som alto não vai ser um problema pra você.

Além disso, ao conferir no mapa e as avaliações de hóspedes anteriores, fique atento pra ver se não é preciso subir muitas escadas pra chegar na hospedagem, o que é bem comum por lá.

Melhores pousadas onde ficar em Piranhas

Quando fui pesquisar onde ficar em Piranhas, encontrei a Pousada Trilha do Velho Chico e foi amor à primeira vista. Chegando lá, felizmente comprovei as expectativas.

Essa pousada fica a cerca de 1km da Praça do Centro Histórico, por uma estrada de terra que fica escura à noite, mas é bem tranquilo pra ir de carro e quando estava sozinha fui andando numa boa também.

Amei demais o ambiente, o café da manhã, a piscina com vista pra o rio, os animais vindo visitar e principalmente o acesso fácil pra tomar banho no Velho Chico. É um lugar super tranquilo e silencioso; ficar lá já valeu a viagem.

hospedagem em piranhas - pousada trilha do velho chico

pousada trilha do velho chico

quartos da pousada

piscina da pousada

Outra opção de hospedagem em Piranhas com ótima reputação é o Hotel Pedra do Sino, que tem uma vista deslumbrante do Rio São Francisco a partir da área da piscina. O hotel é muito elogiado, com nota média de avaliação dos hóspedes 9,3. Um amigo já ficou lá e adorou!

O hotel é bem elogiado e os quartos têm TV, frigobar e sacada. Pra ocasiões especiais, vale conferir as acomodações de categoria mais alta, com vista bem bonita e banheira de hidromassagem.

No entanto, atente-se ao fato de que ele fica lá no topo do Mirante Secular, então pra ir até o Centro Histórico você precisa de carro (ou de muita disposição pra subir a escadaria na volta, ou então pegar um táxi ou mototáxi).

Outra opção muito elogiada pra quem não se incomoda de ficar mais distante do centrinho histórico é a Pousada Lampião Rio, que fica pouco depois da ponte que separa Canindé e Piranhas. Com vista pra o rio, quartos confortáveis e um restaurante, a pousada também é ponto de partida de alguns dos passeios de lancha e tem um café da manhã bem elogiado.

Se você busca algo mais em conta, vale conferir a Pousada Porto de Piranhas, bem junto do centrinho. É essa que aparece do lado direito na foto abaixo.

pousada porto de piranhas

Passei por lá e achei bem simpática e muito bem localizada, especialmente pra quem gosta de fazer tudo a pé; ao mesmo tempo, não fica tão perto da pracinha ao ponto de ficar barulhenta. Eles também têm uma varanda com vista pra o rio, que deve ser linda.

Também me recomendaram o Hotel São Francisco, que parece ter uma área comum agradável. O café da manhã é bem elogiado.

Caso prefira um hotel com estrutura mais padrão, uma opção é o Hotel Dunen, muito bem avaliado. Ele fica em Piranhas Nova, mas se estiver de carro é fácil chegar ao Centro Histórico e principais atrações de Piranhas. Além disso, ele tem padaria, farmácia, restaurantes mais baratos e outras lojas nas imediações. Sem carro, no entanto, eu não indico ficar lá.

Uma opção mais em conta de hospedagem em Piranhas Nova é a Pousada Sol Nascente, que tem estrutura simples, mas conta com uma pequena piscina e café da manhã.

De volta ao Centro Histórico, outra pousada muito recomendada em Piranhas é a Ô De Casa, que tem atendimento super elogiado, assim como o café da manhã regional. Ela funciona numa das casinhas no centro, o que é um charme e garante uma ótima localização.

Outra opção de hospedagem em Piranhas com excelentes avaliações é a Lua Nova, com ótima localização perto do centrinho, mas não tanto ao ponto de ficar barulhento. A pousada tem uma vista linda da cidade com o rio ao fundo, piscina e café da manhã caprichado, mas não é recomendada pra quem tenha problemas de locomoção porque o acesso é por escadas.

Quer pesquisar mais? Veja outras opções de hospedagem em Piranhas e confira online a disponibilidade e preços pra as datas da sua viagem.

onde ficar em piranhas

Onde ficar em Canindé de São Francisco

Prefere se hospedar em Canindé de São Francisco, ou não encontrou onde ficar em Piranhas com bom custo-benefício nas datas da sua viagem?

A principal opção de hospedagem em Canindé de São Francisco é o Xingó Parque Hotel. É o único resort da região, com piscina bem grande, toboágua, opções de entretenimento, estacionamento gratuito e café da manhã muito elogiado. É uma boa escolha pra quem viaja com crianças.

Em Canindé você também encontra pousadas mais simples, mas que oferecem um bom custo-benefício, como a Cânions Pousada e a Pousada Cecília.

Ainda tem alguma dúvida sobre onde ficar em Piranhas e arredores? Manda aí nos comentários!

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário