Viagem pra Dentro

10 dicas pra viajar apesar da ansiedade ou do medo [com vídeo]

Viagem pra Dentro | 11/05/17 | Atualizado em 10/10/22 | 82 comentários

Já que eu vivo do meu blog de viagens e passo mais tempo pelo mundo que em casa, muita gente se surpreende ao saber que já tive muito medo de viajar. Apesar de já ter feito diversos intercâmbios e conhecido dezenas de países, já tive crises de ansiedade em viagens que me fizeram passar mal real oficial. E até hoje, ainda sinto um pouco de medo e ansiedade às vezes. Minha cura pra isso? Ir mesmo assim.

Costumo dizer que pra mim viajar foi um tratamento de choque que eu procurei pra enfrentar meus medos – e felizmente tem funcionado. Tanto que escolhi o nome Janelas Abertas pra esse blog justamente pra falar sobre como a gente se transforma quando se abre pra o mundo.

Sair da zona de conforto é um negócio que ainda me provoca ansiedade, mas que tou sempre procurando justamente pra me ajudar a lidar com essa danada. Eu podia fazer isso de outras formas, mas viajar é muito mais divertido, né?

Se você sentir que a ansiedade atrapalha sua estabilidade física ou emocional, procure ajuda profissional! Mas qualquer que seja seu motivo pra insegurança, seja ansiedade em geral ou algum medo específico, tipo andar de avião, se perder, ficar doente ou se sentir muito só, pode acreditar: vale a pena ir em frente. E se as outras pessoas acharem que é frescura, já sabe, né? Lembra que a vida é sua, não delas.

Leia também:
Carta para quem não tem coragem de viajar só
Dicas para superar o medo de viajar só sendo mulher
Carta para mim mesma 10 anos atrás: viajando melhor

Nesse vídeo aí embaixo – o primeiro “oficial” do blog, yay! – eu conto um pouco da minha história de viajante ansiosa, desde quando era adolescente e a ideia de fazer intercâmbio me parecia a coisa mais assustadora do mundo até ficar viciada em me jogar por aí.

Caso você tenha algum medo relacionado a viagens ou conheça alguém que tem, dá uma olhada no vídeo ou mostra pra o amiguinho. E aproveita pra conferir aí embaixo 10 dicas pra lidar com o medo de viajar. São “técnicas” que eu já coloquei em prática várias vezes e podem te ajudar a se jogar no mundo mesmo com a ansiedade ou a insegurança querendo te segurar.

Na Worldpackers Academy, você encontra dezenas de cursos online que ensinam a viajar melhor – incluindo dicas para lidar com o medo de viajar e para mulheres que querem viajar sozinhas pela primeira vez. Ganhe 10 USD de desconto na assinatura, que vale 6 meses e dá acesso a todos os cursos, usando o código de desconto JANELASABERTAS.

Como lidar com o medo de viajar

1. Não seja cruel consigo mesmo

Pra mim, o primeiro passo é não se sentir mal por ter medo de viajar ou ansiedade. Permita-se sentir o que você tá sentindo. Como falei nesse outro post, às vezes as sensações que as coisas provocam na gente não são fáceis de controlar, mas se você prestar atenção nelas e aceitá-las é possível escolher o que fazer daí em diante.

É difícil, mas é mais produtivo do que gastar toda sua energia fingindo que nada tá acontecendo, xingando a si mesmo ou querendo ser outra pessoa.

Entenda também que você não precisa saber tudo. Se é sua primeira viagem só, pra o exterior, no esquema “mochileiro” ou de intercâmbio, é normal que você não saiba como funcionam algumas coisas. Não se cobre tanto.

Talvez você tenha medo de cometer alguma gafe ou de se perder num lugar desconhecido, por exemplo, mas isso faz parte. Outros viajantes, pessoas que tão passando na rua, os amigos no Whatsapp e o Google tão aí pra ajudar quando necessário. ;) E se você se sentir meio besta porque não sabe fazer algo, repita o bom e velho “não sou daqui e não vim pra ficar” e ignore o que os outros vão pensar.

2. Planeje-se

Quem é muito ansioso costuma ficar angustiado por não conseguir controlar as situações. Infelizmente essa é uma realidade da vida: a única coisa que conseguimos controlar são nossas ações, e olhe lá. Mas se você se sente inseguro, pode ser mais fácil (especialmente numa primeira viagem) ter algumas coisas planejadas. Pra começar, faça uma lista do que vai levar na mala e do que precisa fazer antes de partir, e não deixe nada pra véspera ou o dia da viagem.

Pesquise sobre os lugares aonde vai, pense no que poderia dar errado e procure saber o que fazer nesses casos. Vale anotar frases importantes no idioma do lugar pra pedir ajuda se necessário, por exemplo.

Você pode também fazer um roteiro dos primeiros dias de viagem, olhando os caminhos direitinho no mapa, e pesquisar como o transporte público funciona na cidade. E pode até dar uma olhada no Google Maps pra ver a cara da hospedagem onde vai ficar: um breve reconhecimento de território antecipado ajuda a encontrar o lugar e a se sentir menos deslocado quando chegar.

Isso tudo pode lhe ajudar a não se sentir tão fora de controle, mas evite querer saber e preparar TUDO, porque a) é impossível prever o futuro; b) é estressante querer controlar cada detalhe; c) é importante saber lidar com imprevistos; e d) se deixar levar pelo fluxo de vez em quando pode trazer ótimas surpresas.

medo de viajar

3. Tenha em mente seus porquês

Quando você tá fazendo algo desafiador, tipo abrir sua própria empresa, começar um projeto pessoal ou embarcar pra uma grande viagem, é importante ter muito claras as razões pelas quais você tá fazendo aquilo, tipo suas motivações mais profundas. Isso ajuda nos momentos em que você queira desistir ou pense “por que danado eu inventei de me meter nessa situação?”.

Lembre-se que você queria viajar há muito tempo, ou que desejava se sentir mais independente, ou que precisava de fluência no idioma o que quer que faça sentido pra você.

Se for preciso, vale até anotar isso num papel ou no celular e consultar nas horas de perrengue. Vale pensar, também, em como você se sentiria frustrado ou arrependido se não tivesse tentado, né?

4. Lembre-se que você pode ir pra casa

Se você passar algumas semanas fora e perceber que esse estilo de viagem não é pra você ou que não é o momento certo da sua vida pra estar fazendo isso, você pode sempre voltar pra casa. Tente não desistir com os primeiros obstáculos; o início pode ser difícil mesmo, até você se acostumar a lidar com o medo de viajar.

Mas se tiver certeza de que não tá valendo a pena, não tem problema, afinal a vida é sua e você decide o que faz com ela. Isso não significa que você fracassou: orgulhe-se por ter tentado.

5. Tenha com quem conversar

Não acho legal viajar e ficar o tempo inteeeeiro em contato com as pessoas “de casa” através das redes sociais, já que o objetivo de sair de casa é se expor a coisas diferentes, né? Mas às vezes é bom conversar com algum amigo ou parente que entenda seu nervosismo. Nos momentos mais críticos, você pode desabafar, mesmo que a distância, e se sentir mais tranquilo. :)

6. Leve recursos que o acalmam

Quando você tá em casa, o que faz pra se sentir melhor quando tá ansioso, triste ou angustiado? Talvez tenha alguma série ou filme que você costuma assistir, uma playlist que lhe acalme, exercícios de yoga que lhe ajudem a relaxar ou um diário onde costuma escrever.

Seja o que for, leve consigo: as músicas no celular, os episódios da série baixados no computador, o tapetinho de yoga, um caderninho pra desabafar ou recordar os bons momentos… É bem provável que você nem precise usá-los, mas ajuda saber que estão à mão.

7. Viaje devagar

Viajar pode ser estressante: chegar num destino e ter que entender como as coisas funcionam, se deslocar sem conhecer a cidade, se adaptar a uma nova cultura, correr contra o tempo pra conseguir visitar todos os lugares da sua lista… Cansa só de pensar, né? Viajar devagar é uma boa dica pra aliviar esse estresse e a ansiedade que pode ser provocada pela falta de rotina.

Afinal, não é porque você tá se expondo a situações novas que TUDO precisa ser novo o tempo todo. Você pode, sim, comer mais de uma vez no mesmo restaurante, se já sabe que lá tem um prato que você gosta e que o atendente entende seu inglês.

Também pode tirar uma tarde pra ficar descansando à beira-mar, em vez de ir desbravar uma nova atração turística. Ou então passar mais tempo na mesma cidade ao invés de tar pegando um avião pra o próximo destino a cada dois dias.

Distribuindo seus desafios em doses homeopáticas e criando pequenas rotinas, tipo tomar café no bar da esquina ou ler o jornal toda manhã, você se sente mais no controle. De quebra, pode conhecer um pouco melhor o lugar onde tá e se sentir como um morador.

como lidar com o medo de viajar

8. Lembre-se que se der errado o mundo não vai acabar

A ansiedade é um monstrinho irracional que faz nosso corpo tentar se proteger de ameaças que muitas vezes não existem de verdade. Mil pensamentos loucos podem passar pela sua cabeça, cheios de cenários negativos. A má notícia é que talvez alguns desses cenários se tornem de fato realidade. Pode ser que você perca o voo, se perca enquanto procura o hotel ou esqueça alguma coisa que pretendia levar, por exemplo.

Pode ser, também, que aquele temido ataque de pânico apareça durante suas férias. Mas se acontecer, aconteceu. Vai passar, assim como passou de outras vezes. E a boa notícia é que você vai sobreviver. Basta respirar fundo, pensar nas possíveis soluções e, caso não consiga resolver só, pedir ajuda a alguém. Você vai perceber que no fim das contas consegue lidar com o que dá errado.

9. Não se compare com outros viajantes

As viagens dos outros parecem maravilhosas no Instagram, né? Dificilmente você vai ver seu colega de trabalho falando nas redes sociais sobre como sentiu medo no avião, como caiu num golpe e perdeu tempo ou dinheiro, como se frustrou quando percebeu que não tinha condicionamento físico pra encarar aquela trilha incrível, como teve dificuldade nos primeiros dias de aula na universidade estrangeira.

É muito mais fácil você encontrar um feed cheio de fotos lindas, aventuras incríveis e sorrisos, como se as viagens de todo mundo fossem perfeitas e só a sua tivesse problemas, ou só você tivesse dificuldade pra lidar com o desconhecido. Não caia nessa de acreditar no Instagram!

Da mesma forma, não se compare com outros jeitos de viajar, achando que quem corre o mundo sem planejamento, pega carona, fica em hospedagens alternativas, faz esportes radicais, procura destinos não convencionais etc. é melhor do que você. Se os destinos mais “clichê” têm mais a ver com você, vá pra eles.

Se ficar de bobeira na praia é mais seu estilo do que encarar oito horas num barco ou cinco horas de trilha pra chegar numa piscina natural, aproveite sua vibe. Se você prefere viajar com pacote pra não ter preocupações, procure uma agência. Faça o que for mais confortável pra você, não o que parece descolado pra os outros.

supere o medo e ansiedade de viajar

10. Saiba que o medo de viajar vai diminuindo

Vários estudos indicam que é melhor lidar com a ansiedade se expondo a ela do que evitando-a. Isso se justificaria num nível fisiológico, já que seu sistema nervoso vai se acostumando com as situações, e também psicológico, porque confrontar seus medos traz uma sensação de empoderamento.

Além disso, você vai percebendo que os problemas que antecipava não são o fim do mundo e, por isso mesmo, os próximos medos talvez não sejam também tão ruins. Assim, pouco a pouco a tendência é ir relaxando.

Sem falar que com a prática você vai ficando realmente melhor em lidar com as experiências novas, porque já sabe como certas situações funcionam. Cada experiência acaba sendo mais fácil do que a anterior, e essas vivências também têm tudo pra influenciar positivamente seu dia a dia em casa.

E você, tem medo de viajar só, morar fora, andar de avião ou qualquer outra coisa relacionada a viagens? Conta aí nos comentários!

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

82 Comentários

  1. Olá, estou indo terminar meu processo de cidadania em Luxemburgo, e pretendo ficar um tempo na Europa. Achei seu blog legal, tenho os mesmos medos que você citou como dica. Porém meus medos terão que terminar dia 19. Espero um dia estar compartilhando conhecimentos e dicas para outras pessoas.

    Abraço.

    • Oi, Paulo! Quando dá medo o negócio é ir com medo mesmo, né? :) Tenho certeza que você vai voltar dessa viagem com uma sensação muito gratificante. Boa sorte com o processo de cidadania! Espero que você esteja, sim, compartilhando seus aprendizados pra muita gente em breve. Um abraço e obrigada por comentar!

  2. Rafael Castillo

    Olá, muito bom ler suas dicas e ver que mesmo com um medinho a gente segue em frente. Achei o blog justamente pq estou prestes a viajar e já viu… Né!?Apesar de ter morado fora e ter viajado parece que o monstro fica ali esperando a menor oportunidade.
    Abraço.

    • Oi, Rafael! Pois é, parece que sair da zona de conforto nunca vai deixar de ser um desafio, né? Também tou prestes a ir pra outra viagem longa e a ansiedade já tá mostrando suas garras novamente. :P Mas acho que é bem isso: aceitar que o medo tá lá, mas não tá no controle! Um abraço e boa viagem :)

  3. Viviane

    Olá Luísa! Parabéns pelo blog, tem tanta coisa legal que nem sei onde olhar. Sou uma pessoa muito ansiosa e insegura, pra ter uma ideia tive uma mini crise na piscina aprendendo a nadar. Veja a que ponto chego..rsrsrs…

    Daqui a 6 semanas vou para um intercâmbio no Canadá. São apenas 4 semanas, mas eu tô entrando em pânico porque tá perto, porque nunca fui pro exterior, aliás, nunca viajei sozinha. Já pensei mais de uma vez: “onde eu tava com a cabeça quando fechei isso?” Esse seu post foi um bálsamo, vou imprimir e deixar na carteira. Obrigada pela generosidade de compartilhar tanta coisa com a gente!

    • Oi, Viviane! Esse teu comentário foi daqueles que dão um calorzinho no coração. Obrigada por vir dividir o que tás sentindo. Sei exatamente como você se sente, e te garanto que vale a pena ir em frente mesmo assim! Nem que seja pra você ver que não curte viajar sozinha, se for o caso. Mas se tiver o coração aberto pras novas experiências e compaixão consigo mesma, suspeito que você vai adorar a experiência. Boa viagem! Ah, e se lembrar, vem aqui me contar depois como foi :) Um abraço

  4. maria ap.. oliveira

    estou indo pra lisboa que devo faser por nao fica oncioza

  5. Claudia Tavares

    O blog foi escrito pra pessoas com os mesmos desafios independente da idade. Obrigada! Compartilho com as ansiedades descritas. Querer controlar tudo é uma perda de tempo e uma m….mesmo. Também viajarei daqui a uma semana. Espero realmente ir, pois já cancelei uma viagem no dia. Fui depois mas é chato né! Temos sempre as mesmas perguntas, se me causa ansiedade por que faço? E ainda bem que fazemos. Sair da zona de conforto nos faz aprender e evoluir a cada dia. Vamo que vamo né Luísa!!!! Obrigada!!!! E excelentes viagens a todos nós.

    • Oi, Claudia! Pois é, às vezes pode ser difícil durante o processo e não raro nos questionamos sobre o porquê de termos nos colocado naquela situação, né? Mas depois sempre vale a pena! Espero que sua viagem seja cheia de aprendizado e que você volte pra casa já pensando na próxima :) Um abraço e obrigada pelo comentário!

  6. Maurilia

    So de lee ja fiquei un pouco maís calma! Tengo síndrome do pánico e sofro muito con as viajem ! So me sinto bem viajando quando estou dirigindo . Daqui a dois día saio da Espanha envou a brest na frança . E so de imaginar en estar en dois voos. Ja estou passando mal. Doi o peito , sudorese, un verdadero pánico. Sempre enfrentó, nao deixo de ir ,maís todas as vezes a mesma luta . Uma viajem nem que seja de 30 minutos ja me da mal . Maís e como li acima, nao tengo que me sentir culpada pelo que sinto . E se nao estiver bom EU volto . E ya está

    • Oi, Maurilia! Imagino a agonia :( Você já procurou um médico pra ver se não seria recomendável tomar um pedacinho de um calmante (fármaco mesmo ou algo natural) pra ajudar nesses momentos de voos? Tou mandando daqui as melhores vibrações pra sua viagem ser o mais tranquila possível! :) Um grande abraço <3

  7. Kakal

    Nossa muito bom isso viu, eu tava aqui procurando sobre isso pq tenho q viajar pra minas ver meu pai, mas definitivamente não consigo ir sozinha, e isso é horrível pq parece que eu estou louca sei lá, e bom saber que eu não passo por isso sozinha rsrs mas eu sei q não conseguirei ir.

    • Oi, Claudia! Com certeza não tás louca, mas seria bom procurar terapia pra trabalhar essa questão :) Outra coisa que ajuda normalmente é ir fazendo coisas sozinha na sua própria cidade, caso você não tenha o costume, tipo ir jantar sozinha, ir pra o cinema… Somos capazes de muito mais do que imaginamos! Boa sorte :)

  8. Natália

    Adorei as dicas, me senti muito contemplada. Pedi demissão e estou planejando um mochilao pros próximos 2 meses, mas não consigo correr atrás das coisas por medo de ficar só e ter problemas com a solidão. Ajudou mto :)

    • Que massa, Natália! Fico muito feliz por ter ajudado de alguma forma :D Espero que teu caminho seja massa e transformador! Um abraço

  9. Alexsandra

    Oi Luiza, adorei suas dicas, eu realmente tenho muita vontade de viajar e ter novas experiencias, com pessoas, lugares, mas sou muito ansiosa, ja decide que este ano passarei uma temporada na europa, preciso me sentir livre, mas o medo esta me travando. Nunca fui a um restaurante a noite sozinha, fico pensando que ficarei trancada todos os dias em casa. Gostaria que me falasse como faz pra lidar com esse tipo de situaçao em bares, restaurantes.
    adorei todas as dicas e pretendo usar cada uma kk

    • Oi, Alexsandra! Que bom que você gostou do post! :) Eu recomendaria a você começar a fazer passeios sozinha na sua cidade antes da viagem, justamente pra ir se acostumando. Restaurante, cinema, um bar mais tranquilo… Hoje em dia acho muito fácil não me sentir só num bar ou restaurante porque tem smartphones, né? Ficar olhando o Instagram, lendo uma reportagem ou conversando no Whatsapp faz o tempo voar :) Mas boa parte do segredo é simplesmente “ligar o foda-se” pra o que as pessoas vão pensar. Hoje não é mais tão incomum mulheres viajarem e saírem sozinhas, muito menos gente julga, e quem estiver julgando é porque tem a mente limitada e então problema dele/dela ;) Também levo sempre um livro na bolsa pra me fazer companhia… Dei mais dicas aqui, ó, vê se te ajudam: https://janelasabertas.com/2018/07/02/o-que-fazer-viajando-sozinho/

      Um abraço e muito boa sorte! Vai com medo mesmo, vai ser incrível :)

  10. Anderson

    Achei muito legal seu post.
    Sou muito ansioso e tenho sintomas de síndrome do pânico. Tenho tantos sonhos de conhecer lugares mas só de pensar em ir e ficar longe de casa já travo e tenho todas as crises de ansiedade já não sei o q fazer mais , estou vendo minha vida passar tenho medo de em uma viagem enlouquecer ou perder o controle ou começar a chorar e ficar desesperado pra voltar. O q indica pra mim ter uma vida normal ? Abraços

    • Oi, Anderson! Você faz terapia? A melhor coisa é o acompanhamento por um profissional e, em alguns casos, medicação específica pode ajudar a lidar com as crises. Não sou psicóloga nem psiquiatra, mas pela minha experiência pessoal, as dicas que menciono no post e no vídeo podem ajudar muito. No mais, acho que é importante não ser muito duro consigo mesmo e ir superando os obstáculos pouco a pouco. Ah, e vale lembrar que se você começar a chorar e quiser voltar, tudo bem! A viagem é sua e você lida com ela da melhor forma que puder; tente não se preocupar com a opinião dos outros e se orgulhar por ao menos tentar. :) Um abraço e boa sorte!

  11. Maria

    Nossa, você não sabe o quanto esse texto me tranquilizou! Eu estou indo viajar para o exterior pela primeira vez e vou passar uma semana fora. Eu algumas vezes já tive crises de pânico e de ansiedade, mesmo quando estou na minha cidade. Faço terapia há muitos anos, mas vez ou outra elas voltam. Eu estou com muito medo e angustiada só de pensar na ideia de viajar, tanto de avião quanto de ficar um tempo fora. Ler suas palavras me deixaram mais confortável. Vou seguir todas as suas dicas. Obrigada por compartilhar esse ombro-amigo-virtual ♥️

    • Oi, Maria! Fico muito feliz por ler esse comentário. Imagino como você se sente porque já estive numa situação parecida e poder ajudar de alguma forma é muito gratificante. :) Mas o medo costuma ser bem maior do que a realidade. Aposto que você vai se sair muito melhor do que imagina :) Boa sorte e boa viagem! <3

  12. Juliana Costa

    Que bálsamo ler suas palavras! Estou de viagem marcada pra Itália na proxima quarta feira e minha ansiedade está a mil. Sei que vai valer a pena mas o medo da ansiedade me atrapalha. Obrigada por compartilhar suas experiências aqui de forma tão clara e gentil. Já coloquei o blog entre os favoritos para ler sempre durante o período que estou viajando.
    Bjos e gratidão

    • Oi, Juliana! Fico MUITO feliz por saber que o blog te ajudou de alguma forma! A Itália é um país incrível e tenho certeza que sua viagem será também. Seja gentil consigo mesma e vá em frente, que vai dar tudo certo! :) Um abraço e boa viagem

  13. Filipe

    Belo postagem, Luísa! Obrigado! Já viajei e morei fora do país sozinho e já rodei muito o Brasil de todo jeito: carro, moto, avião… E agora estou prestes a me mudar de cidade por conta de trabalho e posso dizer uma coisa: por mais experiência que tenhamos, a ansiedade sempre estará lá, pois cada situação é diferente da outra, cada cidade é única e cada tempo de nossas vidas é singular. Então, a única coisa que se pode fazer é fazer mesmo assim! Com medo e ansiedade mesmo. Claro que sentir todas as sensações horríveis no corpo não é legal, mas tudo isso são coisas da mente, que mentem pra gente! Como vc disse, se der vontade de chorar, chore. Se der vontade de desistir e voltar, volte. Na minha experiência de viagem para fora do país, pensei que fosse morrer, pois nunca havia sequer entrado em um aeroporto, tampouco num avião! E hoje digo que foi a melhor e mais rica experiência que tive em minha vida! Desejo a todos coragem e força para continuarmos em busca de nossos sonhos. E que venham muitas e muitas viagens!

    • Oi, Filipe! Que massa teu comentário. É bem isso que você disse mesmo! Cada situação é diferente, cada momento da vida também. É claro que muita coisa fica mais fácil com o tempo e que a gente vai se ensinando aos poucos a não dar tanta bola pra essa mente traiçoeira, mas também é normal demais sentir medo, mesmo que não seja a primeira vez, né? Também te desejo muita coragem pra ir atrás de todos os seus sonhos, e muita sorte nessa nova fase :) Um abraço e boas viagens! \o/

  14. Thiele Aparecida

    Olá, vou passar por volta de um ano no México com o marido e minha filha de 1 ano e 5 meses . Ele já morou lá , mais eu nunca sai do país . Tenho muito medo de acontecer algo com a minha filha e eu não saber o fazer , ou o medo e a ansiedade não me deixar viver . Além do mais sou muito apegada a minha família e tenho muito medo de não conseguir viver os dias felizes.

    • Oi, Thiele! Além do seu marido, acredito que você vai encontrar pessoas com quem contar por lá, caso aconteça alguma coisa (o que provavelmente não será o caso). E também aposto que você vai se surpreender com sua capacidade de resolver problemas por lá. :) O mais importante, penso, é você tentar ir com uma postura otimista e disposta a ver possíveis perrengues iniciais, que são super normais, como experiências de aprendizado. Tente ver beleza nas pequenas coisas, respirar fundo quando a ansiedade bater e ficar orgulhosa por suas pequenas e grandes conquistas! O México é um país muito interessante e as pessoas por lá costumam ser abertas e ter um jeito parecido com o nosso. Estou te mandando vibrações positivas pra você ter uma excelente experiência por lá. :) Um abraço!

  15. FELIPE MEDEIROS

    Boa tarde! Como todo mundo aqui neste site, acho que, sentimos a curiosidade de pesquisar sobre o assunto e acabei encontrando este blog! Eu preciso ficar viajando uns 300 km e passar alguns dias e voltar a trabalho e para uma cidade que já morei durante um ano. Eu estive lá alguns meses atrás e não consegui ficar por um período de 1 mês. Acabei desistindo de uma proposta de trabalho na ultima hora. Não aguentei, tentei de todas as formas. Agora tenho que ficar voltando para dar treinamentos as empresas e a ansiedade já toma de conta. Eu fiquei com medo da ultima vez, mas não cheguei e ter panico, mas agora, estou com medo de ir e não conseguir. Mas, assim como outros medos, acho que o jeito enfrentar mesmo. Que Deus nos ajude e que o espirito santo nos conduza.

    • Oi, Felipe! Sim, infelizmente o jeito é enfrentar. Mas você tá fazendo tratamento psicológico? É importante também, pra ir desconstruindo essas travas! Te desejo muita força e sorte pra lidar com esses desafios. Um abraço! :)

  16. Jessica

    Oi, há 3 anos atrás eu desenvolvi crises de ansiedade e pânico dps de uma viagem longe de avião, a partir daí nunca mais viajei. Hoje já estou bem melhor e com passagens compradas pra viajar… O medo existe, mas me disseram que eu tenho que enfrentar novamente o que tanto me assusta. Espero dar tudo certo.

    • Oi, Jessica! Uma amiga também passou por isso… Você fez ou faz terapia? É sempre uma boa pra entender melhor as causas (no caso dessa minha amiga, a viagem de avião foi mais um “gatilho”) e se conhecer melhor também :) Mas vai dar tudo certo, sim! Boa sorte e boa viagem!

  17. Felipe Junior

    Bom dia. Estou prestes a fazer intercâmbio de 1 mês em Buenos Aires e essa será a primeira vez que vou viajar sozinho. Porém, o medo está tomando conta aos poucos conforme a data da viagem chega (vou em janeiro/19). Faço terapia há quase 6 meses, já que tive muitas crises nesse ano por vários fatores. Resolvi fazer o intercâmbio por conta dos estudos e também para sair da minha zona de conforto, além de ter terminado um namoro no qual me sentia mal (apesar da pessoa ser incrível). Estou tentando juntar forças para conseguir ir e espero que dê tudo certo, afinal, estou indo em busca também de autoconhecimento. Desde já agradeço por compartilhar o post.

    • Oi, Felipe! Um intercâmbio de um mês em Buenos Aires foi também a primeira viagem que fiz totalmente sozinha! E, assim como você, fiquei morrendo de medo conforme a data se aproximava. Tinha taquicardia e falta de ar só de pensar! Imagino que você esteja trabalhando isso na terapia, mas uma coisa que me ajudou muito foi pensar nuns “airbags emocionais” (hahah inventei isso agora), como levar meus DVDs de Friends (na época não existia streaming :P) pra assistir caso ficasse angustiada, e um iPod (também era pré-Spotify haha) com muitas músicas que gostava pra escutar antes de dormir, quando os pensamentos ruins costumavam me dominar mais. Tenho certeza que vai dar tudo certo, sim, mesmo que algumas coisas não saiam como planejado e que você sinta alguns momentos de angústia, arrependimento etc. :) No final, você vai olhar pra experiência com outros olhos. E já merece sentir muito orgulho de si mesmo só por estar enfrentando esse medo! Um abraço e boa sorte :)

  18. Aoli

    Oi, eu sou mt preocupada com meus pensamentos. Meu namorado quer ir viajar no dia do ano novo, primeiro iremos para uma cidade e no outro dia para outra. Eu queria muito ir mas mesmo confiando muito nele, disse que não vou pois sou insegura. Sinto que vou me arrepender mas o meu medo fala mais alto. O que faço?

    • Oi, Aninha! O que é que te dá medo? Se for só coisa da sua cabeça mesmo, eu acho que você devia tentar fazer um esforço pra superar esse medo, já que falou que confia muito nele. Explica teus receios e pede pra ele te apoiar :) Mas além disso, sugiro procurar acompanhamento psicológico pra trabalhar esses medos. De pouquinho em pouquinho vai melhorando!! Boa sorte <3

  19. Felipe Vasta

    Oi Luísa, tudo bem? Parabéns pelo post, esse eu faço questão de imprimir pra levar comigo.

    Eu sofria muito com síndrome do pânico na infância, e conforme fui crescendo isso foi sumindo aos poucos, até o ponto que eu passei a não sentir mais. Em agosto de 2018 eu consegui um visto para a Nova Zelândia com duração de um ano (!!!), sendo que nunca saí do país e o máximo que já fiquei longe de casa foram uns 4 ou 5 dias. Passei meses e meses estudando tudo, vendo vídeos, lendo, deixando tudo pronto, sem agência, mas com auxílio psicológico semanalmente. Minha viagem é agora no dia 18 de Março, segunda, e eu redescobri o que é o pânico e as crises de ansiedade. Muitas vezes nos últimos dias eu pensei em largar tudo e desistir da viagem. Só de pensar nisso já da um conforto para a mente, mesmo que lá no fundo nós saibamos que isso não é o certo a se fazer. Tenho crises de choro, tenho saudades de coisas materiais e de pessoas antes mesmo de ir a lugar algum, aquela angustia, aquele aperto no peito, os pensamentos negativos, basicamente tudo. No meu caso, inclusive, tudo isso se manifestava durante a noite nos últimos dias. Agora que faltam só 2 dias para a viagem, isso se manifesta a todo momento. Estou ao longo do dia inteiro angustiado, tenho crises de pânico umas 3 vezes ao dia e mesmo fazendo os exercícios recomendados, tem sido a parte mais difícil da minha vida até aqui.

    Pois bem, eu estou lidando com isso da melhor maneira que posso: Ao invés de pensar na viagem como algo para melhorar meu inglês e ter a experiência de um intercâmbio, coloquei como prioridade que essa viagem servirá para que eu me conheça melhor, que eu coloque meus instintos em prova e treine as melhores maneiras de combater minha ansiedade e meu pânico. Não penso mais na duração dela, ela vai durar o que tiver que durar, seja um dia, dois dias, uma semana, um mês ou um ano, porque acredito que só o fato de enfrentar isso cara-a-cara já vai me fazer alguém um pouco mais forte. Descobri também que as diversas formas de aliviar as crises tem efeitos diferentes em cada pessoa, então o certo a fazer é testar todas e ver qual delas se encaixa melhor com você. Sabe aquelas despedidas que rolam um pouco antes do intercâmbio? Pra mim, pelo menos, elas são péssimas e desencadeiam um pânico quase imediatamente porque meu cérebro entende que não voltarei mais. Então o ideal é encontrar os amigos e dar apenas um tchau normal no final dos encontros, sem clima de fim de festa. Quando a ansiedade apertar de verdade, tomar um comprimido de algum ansiolítico ajuda sim, mas eu acho muito importante que esse não seja um remédio forte, pois assim você pode ficar dependente. Tome um mais fraco e alivie o restante dos sintomas treinando a respiração e meditando, pois meditar pode auxiliar MUITO o stress da viagem. Por ultimo, não tenha vergonha de chorar, ok? Isso faz parte e tira um peso gigante das suas costas. Quando parar de chorar ( O que VAI acontecer, porque o pânico é sempre temporário), vai perceber que naturalmente houve um alívio daquela pressão chata no peito e da angustia.

    Enfim, espero que meu relato também contribua um pouco com quem está sentindo isso agora, e agradeço pelo seu post, pois é praticamente um colo pra quem tem algum transtorno de ansiedade.

    • Ai, Felipe! Fiquei até arrepiada aqui lendo seu relato. Muito obrigada por compartilhar essas dicas com outras pessoas! E achei muito boa tua postura em relação a essa experiência. Com certeza só por enfrentar a situação você já merece se orgulhar MUITO! Boa sorte, tou mandando boas vibes daqui :)

  20. Como pessoa ansiosa que sou e procurando dicas sobre ansiedade na viagem [estou indo para o canadá amanhã] me deparei com esse seu texto. Excelente! Já me sinto mais calma, até pq já tenho tudo planejado e organizado com antecedência então não há motivos de preocupação.

    Um abraço.

    • Oi, Anete! Que bom!! Só consegui responder agora e você já viajou, né? Espero que esteja dando super certo :) Um abraço e aproveita!

  21. Lorrana

    Olá, pode parecer criancice, mas é sério. Eu nunca viajei sem meus pais, sou bem apegada a eles. Pra dizer que nunca fiz isso, eu fui uma vez pra uma cidade próxima ficar uma semana lá e foi pra casa da minha vó. Quando entrei na faculdade, criei crises de ansiedade e pânico. Meu coração quase sai pela boca e descobri que tenho um leve problema cardíaco. Moro no MS, já fui pra Curitiba com meus pais e passei mal durante a viagem. Dessa vez surgiu a oportunidade de ir pra um congresso com a faculdade, a USP, eu quero muito ir, mas tenho medo de me dar essas crises e ataques cardíacos e não ter meus pais perto de mim. Vou ficar uma semana lá, em uma distância muito grande! O que acha que devo fazer? Tenho medo…

    • Oi, Lorrana! Eu entendo muito o que você diz, assim como outras pessoas que já comentaram aqui no post. Você tem acompanhamento psicológico? Acho que o ideal é buscar terapia pra investigar quais são as melhores ferramentas pra você, com suas particularidades, lidar com a situação. Em alguns casos, é interessante usar medicamentos pra controlar as crises mais fortes. Uma amiga tá em tratamento há um ano e já tá BEM melhor; ela tinha pânico de viajar de avião, entre outras coisas, e hoje consegue até curtir a experiência. Eu acho que você deve ir, preparada pra dar seu melhor e pra não se “julgar” caso tenha alguma crise. Só o fato de ir já vai ser uma vitória! Outra coisa que pode ajudar é contar com o apoio de algum amigo que vá com você, se for o caso; se tiver alguém em que confie, você pode contar a situação pra se sentir mais segura. Boa sorte!! :)

  22. Tamires da Costa Silva

    Oiii boa noite então sou acostumada a andar de carro com a minha família e daqui uns meses a gente quer viajar mais é de ônibus sabe eu tô tensa porque não sou acostumada a andar de ônibus, porque deve ser porque já passei traumas na vida, o que posso fazer para no dia eu ir bem calma???

    • Oi, Tamires! O que te preocupa exatamente? A possibilidade de sofrer algum acidente?

  23. Stephânia Porciúncula

    Oi, Luísa! Tenho ansiedade desde 2015 e será a primeira vez que viajarei sozinha pro exterior, passarei 10 dias em NY, nas casa de um amigo. Mas estou muito ansiosa com o que vai acontece até chegar na casa dele, desde Porto Alegre até NY, e gostei mto do teu blog. O meu medo é não aguentar ficar tantas horas dentro do avião e ter um ataque de pânico por estar trancada, sabe kkkkk mas gostei da dica de ter alguém pra conversar, vou incomodar quem estiver do meu lado kkkk

    • Oi, Stephânia! Se você tiver acompanhamento médico, pode conversar sobre isso e pedir dicas ao profissional também. Em casos mais graves, são prescritos calmantes pra serem tomados antes do voo ou na eventualidade de uma crise aparecer. Mas é claro que isso só é indicado nas situações especificadas por um profissional de saúde. Até hoje ainda me incomoda ficar “trancada” dentro de um avião por muitas horas, mas o que me ajuda é sentar no corredor (assim me sinto menos “presa”), me distrair com livros, filmes ou podcasts (sempre baixo alguns no Netflix e Spotify pra poder me distrair sem depender do sistema de entretenimento do avião) e tentar dormir o máximo possível. :) Mentaliza que vai dar certo, pratica umas respirações calmantes e lembra que você vai viver dias incríveis em NY e tudo vai valer a pena demais. Boa sorte e boa viagem! :)

  24. Alexandra

    Boa noite Luísa.
    Pesquisando na internet, achei seu blog.
    Daqui a uns 15 dias vou fazer uma viagem para o Ceará, visitar a família do meu esposo. Como tenho muito medo de andar de avião, decidimos ir de carro.
    Estou tentando me preparar pensando positivo, mas também estou com medo, pq toda vez que vou para algum lugar longe de casa tenho esse sentimento. Eu não me trato com psicólogos, mas tomo alguns calmantes naturais para me controlar.
    Gostei muito das suas dicas, e é muito bom saber que não sou a única a passar por estes conflitos.
    Vou tentar colocar todos em prática, um abraço.

    • Oi, Alexandra! Espero que as dicas do post te ajudem. Só de você estar indo mesmo com medo é um grande passo :) Mas se possível, aconselho fazer do tratamento psicológico uma prioridade quando você voltar de viagem. Ir à terapia é super importante pra qualquer pessoa e pode te ajudar muito a lidar com essas questões :) Um abraço, boa sorte e boa viagem!

  25. Mariane

    Oi Luiza, adorei conhecer seu blog…estou aqui apreensiva para uma viagem de carro c meu esposo e filho …viagem de 7 horas…nunca viajei tão longe e tenho me martirizado por sentir esse medo irreal…de passar mal, de me perder, de algo acontecer c a gente e estarmos longe de casa….e eu tenho sérios problemas com a rotina…eu amo a minha rotina!viajar seria uma.boa pra mudar um pouco isso…adorei ler suas dicas e que bom que não estou sozinha nessa!…obrigada querida!…aguardo um oi seu…rsrs…

    • Oi, Mariane! Você realmente não está sozinha. Deu uma lida nos outros comentários? Pensa só em quanta gente também se identificou com esse texto e não deixou um recado aqui… Eu achava que estava só quando morria de medo de viajar, 10 anos atrás. E achava que não ia superar esse medo. Eu estava bem enganada, felizmente :) Toma as precauções possíveis e vai com medo mesmo! A iniciativa de superar esse desafio já é uma grande conquista. Um abraço e boa sorte!

  26. Edilene dos santos Conceição

    Eu estou nesse exato momento com medo de viajar de carro hoje com minha família,são 4 horas de viagem,e tô com medo de ter crise ,mesmo tomando o calmante alprazolam,medo do coração acelerar de não conseguir

    • Oi, Edilene! Você faz acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra? Boa sorte!!

  27. Monica

    Oi Luísa. Excelente post. Há uns 3 anos, desenvolvi um medo de ficar doente num lugar desconhecido, como noutro país, e ficar mal. Com a pandemia, receio não conseguir mais viajar para fora do país…

    • Poxa, Monica! Espero que no pós-pandemia, e com acompanhamento de um psicólogo se possível, você consiga superar esse medo. :) Realmente não é nada legal ficar doente em outro país, mas pra tudo dá-se um jeito <3

  28. Raquel

    Olá, tudo bem?
    Tenho um relacionamento de 3 anos, e a um mês meu namorado saiu aqui de Rorãima para Guiana morar e trabalhar pq a proposta de emprego é muito boa e ele quer que eu vá, ele diz que que crescer junto comigo e etc. Eu quero ir, quero ter novas oportunidades pq também vou trabalhar. Mas isso está me deixando ansiosa e eu não sei o pq, eu só quero chorar.

  29. Fstima

    Oi boa noite meu nome é Fátima moro na roça estou tendo uma oportunidade de mudar de vida ir para Alemanha trabalhar mais meu medo é maior . Quero ir preciso não posso Decha esa oportunidade pasa mim ajuda

    • Oi, Fátima! Você tem certeza que essa oportunidade de trabalho é segura, de confiança mesmo? Você teria como aprender um pouco de inglês antes de ir, caso não fale? Seria importante pra você conseguir se virar melhor :)

  30. Paula

    Amei! Eu tinha muita ansiedade antes e durante as viagens. Consegui me curar fazendo terapia. Super indico o CEPFAM, que é o Centro de Estudos e Psicoterapia para Fobias, Ansiedade e Medo. Tem sido ótimo, já estou me sentindo muito melhor! O site deles é http://www.cepfam.com.br. E estou adorando seu blog ❤️

    • Que legal, Paula! Obrigada pela indicação! Fico muito feliz que você se sinta melhor :) Um grande abraço!

  31. Carlos Eduardo

    Boas dicas. Vou a Fortaleza de férias com a família e desde quando comprei a passagem estou em Pânico. Mas vou enfrentar assim mesmo. Parabéns pela suas dicas

  32. Raquel Rocha

    Ameiii todas essas dicas, de uma certa forma me aliviou bastante ! Estou de viagem marcada pra segunda dia 20 de Dezembro ! E estou tendo muitas crises de ansiedade, já pensei em desistir não sei quantas vezes , nunca viajei pra longe e muitos menos sai de perto dos meus pais , é tudo novo , sou casada há 3 anos, meu esposo mora em SP e eu no Ceará, estamos aguardando ele ser mandado embora, e enquanto isso ele queria que fosse passar una 20 dias com ele lá, só que vou ficar só o dia quase todo , ele chega tarde do trabalho , e eu fico medo de ter essas crises lá sozinha e ficar pior ainda ! Eu não sei mais o que fazer, não quero desistir , pois foi algo que planejei tanto, sem contar que há dois anos eu já desisti dessa mesma viagem, e agora me reparo querendo desistir novamente , me sinto uma fracassada ! 😭

    • Oi, Raquel! Só vi seu comentário agora, espero que tenha dado tudo certo com a viagem! Mas se você chegar a ler isso, seja como for, não se sinta uma fracassada! Tem muita coisa na gente que não conseguimos controlar facilmente, por mais que a gente queira… Isso não faz de você pior que as outras pessoas, nem nada do tipo. :) Você tá fazendo terapia? Tente ser gentil consigo mesma, você tá fazendo seu melhor <3

  33. Tayná

    Boa noite!! Depois que me tornei mãe sinto um medo enorme de morrer, irei viajar na próxima sexta.. tenho muito medo de acontecer um acidente é eu morrer.. A ansiedade acaba comigo🥺

    • Oi, Tayná! Acho que você já fez a viagem, né? Como foi? :) Não sou mãe, mas ouço falar muito sobre esse medo aumentar nessas circunstâncias. Você tem acompanhamento psicológico?

  34. Guilherme

    Luisa Ferreira, será que posso falar com você?

  35. Obrigado pelas dicas sobre ansiedade e intercâmbio, to com um intercâmbio planejado para Bragança em Portugal, em setembro, e ler isso tudo que voce escreveu em seu blog me ajudou a acalmar os ânimos e não desesperar antes de tudo acontecer.

  36. Kelly

    sempre foi meu sonho ir pra Europa, e os dias já estão próximos da viajem! Mesmo antes de ir já sinto angustiada e tenho crises de pânico por medo de ir sozinha rs. Muito obrigada pelas dicas, já ajudam a dar uma aliviada no emicional

    • Sei como é, Kelly! :( Espero que a experiência seja mais tranquila do que você pensa :) Que bom que as dicas foram úteis! Obrigada pelo feedback, é muito importante. Boa sorte e boa viagem! <3

  37. Leonardo

    Estou participando de um processo seletivo e tenho quase certeza 80% que vou passar, porém estou com muito medo, nunca viajei pro exterior e são 5 MESES.
    Faço acompanhamento psicológico e tomo sertralina 100 mg, só de pensar em ficar todo esse tempo lá, me causa angústia porque eu tenho dependência emocional no meu namorado, as vezes me sinto triste não vendo ele por 1 semana, agora imagine 5 meses?
    Sinto que não posso desistir porque vai contribuir muito pra minha carreira acadêmica, mas ao mesmo tempo me sinto angustiado…

    • Oi, Leonardo! Sinto muito! :( Espero que o acompanhamento psicológico te ajude, trazendo ferramentas pra lidar com a raiz dessa angústia e também com as consequências práticas nessa situação. Mas também acho que essa experiência pode ser libertadora pra você; chegando lá, provavelmente vai ser difícil no início, mas com o tempo é provável que você se habitue e passe a lidar melhor com essa dependência emocional, por exemplo :) Te desejo força e sorte!

  38. Evelyn campanha

    Boa Noite,moro em Caxias do Sul Rs,Quero ir para o Pará encontrar minha esposa,mas a ansiedade e síndrome do pânico me atrapalham muito,queria ir em início de fevereiro,mas não sei se vou conseguir,quero levar minha cachorrinha junto.

  39. Ângela

    Bom dia, o ano passado viajei 2 semanas para a República Dominicana com os meus pais e namorado. Este ano eu e o meu namorado gostaríamos de ir para Cuba, mas sinto ansiedade de saber que vou estar a 6000km de casa e dos meus pais, uma vez que é a primeira vez que vou estar sem eles. E que só há voos de volta à cada semana. Sinto que se sentir ansiedade não tenho como voltar atrás. Gostaria imenso de ir, mas este meu medo faz com que tenha receio de marcar a viagem. Por um lado sinto que se fizesse viagens mais pequenas me conseguiria ajudar a habituar a estar longe. Mas o meu namorado quer mesmo ir este ano. O que posso fazer?

    • Oi, Ângela! Você não consegue chegar num acordo com seu namorado pra vocês fazerem viagens pra mais perto este ano e irem pra Cuba no próximo ano? Ou ele ir sozinho este ano e vocês irem pra outro destino juntos depois? Acho que seria legal, sim, você experimentar ir pouco a pouco antes de ir pra mais longe, e também fazer terapia, se possível, pra lidar com esse medo do distanciamento dos seus pais. Mas só você mesma poderá dizer se sente que seria capaz de enfrentar o desafio, seguindo as dicas do artigo. Muitas vezes a questão fica muito mais assustadora na nossa cabeça que na realidade! Boa sorte :)

  40. Rita

    Meu pânico é viajar de carro, na hora de ultrapassar outro veículo fico tensa eu diria apavorada…nem mesmo as paisagens me distraem. Não consigo dormir. É angustiante. Vou sair em férias, mais de um ano só trabalhando preciso me dar este tempo…mas qdo lembro do trajeto…penso em desistir. Não dá pra ir de avião e não seria legal a família ir de carro e só eu de ônibus. Detalhe: de ônibus viajo tranquila pois não tenho visão da estrada.

    • Oi, Rita! Você tá fazendo terapia? Acho que a TCC poderia te ajudar… Boa sorte! :)

  41. Leandro Silva pereira

    Oi um pouco ansioso, pós estou me programando para um processo migratório no qual terei que tentar a vida em um país .não tenho experiência nem uma em viagem pós nunca saí do meu país , me encontro nervoso ansioso tipo achando que não vai dar certo mesmo sabendo que irei já com emprego garantido cada mês que passa vai chegando o momento aí fico mais nervoso para dormir está difícil não para de pensar na viagem boa noite a todos desculpe o desabafo.

    • Oi, Leandro! Você faz terapia? Acredito que a abordagem TCC poderia lhe ajudar!

  42. Luciene

    Eu vou viajar pro Rio de janeiro e tenho Pânico de lugares fechado então o ônibus e meio um estranho.
    Mas estou indo com a família e acredito que já venci isso.
    O blog foi muito bom pra mim.

Deixe o seu comentário