Viagem pra Dentro

5 mitos sobre viajar sozinha [com vídeo]

Viagem pra Dentro | 28/06/17 | Atualizado em 10/10/22 | Deixe um comentário

“Você sempre viaja sozinha?” é uma pergunta que escutei em quase todos os passeios que fiz nos últimos meses. Às vezes sinto um tom de pena; outras, de admiração. Mas acho que ambos são gerados por alguns mitos que se criam em torno dessa história de viajar só, especialmente sendo mulher.

É difícil? Sim, às vezes é bem difícil. Às vezes bate aquela invejinha do grupo de amigos que tá sentado na grama tirando onda enquanto assiste ao show de jazz. Às vezes é chato não ter quem segure um lugar na mesinha da calçada enquanto você vai fazer o pedido no balcão do café. Às vezes cansa conhecer gente massa e se despedir over and over again.

Leia mais:

6 bons motivos para viajar só
Por que viajar sozinha apesar do medo

Mas se eu não posso curtir aquele festival de jazz com meus amigos, agradeço por ainda assim poder estar ali. Se não dá pra sentar na mesinha na calçada, encontro um banquinho na rua. Se não deu pra sair com aquela pessoa mais uma vez, me sinto sortuda porque se não fosse a viagem o encontro nem aconteceria.

E na maioria das vezes é bem gostoso. Na maioria das vezes me sinto a pessoa mais livre do mundo porque posso acordar na hora que quiser, ir pra onde quiser, fazer o que quiser e ficar até quando quiser. Fico superfeliz na minha própria companhia, grata por ter tempo pra encontrar meus próprios pensamentos (sim, aqueles que a gente tende a ignorar no looping da rotina). E conheço pessoas incríveis que dificilmente puxariam assunto comigo ou estreitariam laços se estivesse acompanhada.

Por isso, me apaixono cada vez mais por viajar assim. Deu pra ir com alguém que amo? Ótimo. Não deu? Ótimo também. O importante é ir; realizar sonhos e sempre caminhar adiante.

Mitos sobre viajar sozinha

Infelizmente, como comentei lá em cima, em pleno século XXI ainda tem muita gente por aí perpetuando mitos sobre viajar sozinha sendo mulher. E também por isso, sempre tento mostrar que não tem tanto mistério em conhecer o mundo sem companhia e que muito do que dizem por aí é mentira. Por exemplo:

  • Viajar sozinha é só para quem está solteira
  • Viajando sozinha você vai se sentir só
  • É preciso ser extrovertida para viajar sozinha
  • É preciso ser aventureira para viajar sozinha
  • É perigoso viajar sozinha

Gravei um vídeo explicando por que acredito que tudo isso aí é MITO. Assiste aí, assina o canal e me diz o que achou!

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário