Viagem pra Dentro

Carta pra quem não tem coragem de viajar sozinha

Viagem pra Dentro | 26/10/18 | Atualizado em 10/10/22 | 31 comentários

Mulher, viaje sozinha. Porque a imensidão do mundo não é pra assustar, é pra inspirar. E se você não tem coragem de viajar sozinha, mas isso a incomoda, é exatamente isso que deve fazer: se jogar.

Viaje mesmo com um rebuliço no estômago, mesmo com as mãos suando, mesmo com todo mundo desaconselhando. Se uma parte de você diz que quer descortinar o mundo, escute-a. E acredite: depois do primeiro passo, as outras vozes tendem a se calar.

Viaje pra cidade vizinha, pra o destino dos seus sonhos ou pra um destino do qual você nunca ouviu falar. Vá de ônibus, carro, carona, avião, bicicleta ou moto. Nas férias, no feriadão, no final de semana ou depois de pedir demissão.

Viaje e guarde em casa os comentários de quem acha que o mundo inteiro é mais perigoso que nosso quintal. Existir como mulher é perigoso, mas a gente existe. E resiste. Agradeça a quem se preocupa porque ama e ignore os que se motivam por paranoia, controle ou inveja.

sobre ter coragem de viajar sozinha

Viaje com menos coisas do que pensa que precisa e mais expectativas do que consegue evitar. Sabendo que tudo bem esquecer uma blusa ou até a escova de dentes, mas disposição e bom humor não podem faltar.

Viaje sabendo que você pode se perder, se sentir só, sentir saudades, não saber como algo funciona. Que seu voo pode ser cancelado, você pode ficar doente, o destino pode não ser como esperado. Que tudo pode acontecer, mas enquanto você não fizer nada novo, nada vai acontecer.

Viaje sozinha por causa de uns clichês bem verdadeiros: a vida é uma só, o tempo não para, sua felicidade depende de você. Porque você não precisa esperar companhia pra realizar sonhos. Porque você é livre, inteira e a melhor das companhias que jamais poderá encontrar.

Viaje não pra fugir de problemas, procurar o sentido da vida ou mostrar aos outros que foi. Viaje sozinha pra descobrir mais sobre si mesma e entender que as respostas estão todas aí dentro, e não na boca de um guru ou numa fórmula mágica.

Viaje pra se reapaixonar por você. Pra ser carinhosa e compreensiva consigo mesma quando sentir dificuldades e cometer erros (por mais que você viaje, eles sempre vão acontecer). Pra aprender a confiar nas suas escolhas, entender seus limites e se surpreender com o que é capaz.

Viaje porque só quem tem coragem é quem tem medo. E o medo é útil e nos protege dos perigos, mas teima em ser superprotetor. Viaje sabendo que ele pode sempre acompanhá-la, mas só como passageiro: o volante é seu.

Mulher, viaje sozinha. Nem que seja pra decidir que não gosta de viajar sozinha. Porque você vai ganhar, no mínimo, a satisfação de não ter deixado o medo dominar. E, é claro, umas boas histórias pra contar.

Leia também:

Como ajudar outras mulheres a viajarem sozinhas
6 bons motivos pra viajar só
5 mitos sobre viajar sozinha (vídeo)
Dicas pra viajar sozinha apesar do medo
8 desvantagens de viajar só e como lidar com elas

Crédito das fotos que ilustram o post: Unsplash – Direitos de uso liberados

Posts Relacionados

31 Comentários

  1. Méllanie Ferreira

    Adorei o seu texto e gostaria de usar alguns trechos como legenda para minhas fotos tiradas em viagem. Como gostaria que lhe desse os créditos? Me identifiquei :)

    • Oi, Méllanie! Pode colocar o crédito pra Luísa Ferreira – @janelasabertas :) Um abraço!

  2. Patricia

    Oi. Que linda esta carta. Que inspirador seu texto. Mexeu comigo. Com a menina aventureira que existe em mim. Olha que vou criar coragem e vou. Vale começar indo de excursão? 🙈

    • Oi, Patricia! Que lindo saber que a carta mexeu com você :) Claro que vale! Como você se sentir mais confortável, no seu ritmo :) Espero que possamos deixar o isolamento de forma segura em breve e voltar a desbravar outros cantinhos. Se puder, me conta depois como foi! Um abraço!

  3. Cássia

    Que texto lindo!! Favoritei e quero guardar na mente e no coração ❤

  4. Ingrid

    Seu texto me emocionou , é exatamente tudo o que sinto , muito obrigada por palavras tão lindas !

    • Que lindo esse comentário, Ingrid! Eu que agradeço! :) Um abraço e boas viagens (quando for possível)

  5. David de Lima

    Lindo texto, muito inspirador. Serve pra nós homens também. Muitos não se aventuram sozinhos. Parabéns!!!

    • Que bom que você gostou, David! Fico muito feliz! :) E sim, apesar de nós mulheres sofrermos com limitações mais específicas devido ao machismo, muitos homens têm receios e obstáculos pra se jogar pelo mundo também, né? Espero que isso vá mudando :) Um abraço!

  6. Kaliene

    Que carta linda🌸❣️

  7. Karine Souza

    Que texto lindo e inspirador! Veio no momento certo pra mim. Farei minha primeira viagem sozinha. Gratidão!

  8. RAFLÉSIA VIDAL DE OLIVEIRA

    Bom dia Luísa.
    Gostaria de sua autorização para narrar sua carta no Youtube. Me identifiquei demais, fiz duas viagens sozinha uma para Porto Seguro e uma para São Tomé das Letras. Sozinha é modo de dizer kkk pois sou muito comunicativa fiz amizades maravilhosas em ambas viagens. Posso narrar? Colocarei o link do seu blog.

    • Oi, Raflésia! Que bom que você gostou do texto! :) Citando claramente que é minha no início do vídeo e colocando o link na descrição, pode, sim :)

  9. Luana Santos

    Essas suas palavras soaram-me como bem mais do que um empurrão que eu precisava. Viajo a um tempo, mas sempre com amigos e recentemente fiz uma viagem e depois de várias agonias e estresses, percebi que a viagem é minha, que quem ama fazer e se dedicar por isso sou eu e pensei nas próximas viagens ir só. E farei…e seu texto é uma motivação para isso.

    • É isso aí, Luana!! :) Espero que você viva experiências lindas! Um abraço e obrigada por comentar :)

  10. Linda souza

    Eu Amei e já vou colocar um trecho na minha página de viagem ,Como que lhe dou os créditos? Eu Me identifiquei muito muito mesmo.

  11. Luciana

    Bom dia Luísa!
    Estou com viagem marcada para daqui uma semana, minha amiga teve problemas e não vai mais. no pavor de ir sozinha, encontrei tua carta, e confesso, era o que eu precisava ouvir e sentir. Obrigada querida!

  12. thaly

    Oi, adorei seu texto!

    Meu nome é Thaly e sou estudante de jornalismo. Estou fazendo meu TCC sobre viajantes, será uma websérie e terá um episódio só sobre mulheres que viajam sozinhas.
    Vi que uma moça falou sobre usar alguns trechos para as legendas da foto dela. Eu gostaria de usar essa trecho “a imensidão do mundo não é pra assustar, é pra inspirar.” para dar início ao meu episódio.
    Vou dar os seus créditos assim como você a orientou!

    Obrigada pelo texto, amei ler cada palavra!

  13. Yakira

    Eu AMEI seu texto, acabei de voltar da minha primeira viagem sozinha e simplesmente me identifiquei 100% com cada palavra. Parabéns, você arrasou muito, postei um vídeo no meu ig @yakiraazevedo e usei alguns trechos, tá bom? Marquei você lá ✨ 😍 👏🏻

    • Que massa que ressoou por aí, Yakira! Vi teu Reels e adorei, obrigada! :) Um abraço e boas viagens! O mundo é nosso <3

  14. Patrícia Conceição

    Luisa, amei a sua carta. Parece que foi escrita para mim. Já viajei sozinha e agora me inspirei a ir em excursão e a desbravar novos horizontes. Muito obrigada. Amei a sua foto com o carro laranja ao fundo. A felicidade brilha em seu sorriso. Quero essa felicidade também e vou buscá-la .

    • Que comentário mais lindo, Patrícia! Me emocionei :) Obrigada pelo carinho! Espero que seu caminho seja cheio de sorrisos :) Um abraço!

  15. Simone

    Luísa, sua carta e linda e inspiradora. Ebviei seu link para minha irmã que está vindo me visitar pela primeira vez aqui na Dinamarca.
    Eu sempre viajei sozinha, hoje em dia mesmo casada eu tenho viagens com o marido e minhas viagens solo, meu momento eu comigo mesmo me superando e me sentindo empoderada. Obrigada por nos presentear com essa bela carta de autonomia.

    • Oi, Simone! Ah, que legal! :) Fico muito feliz! Também adoro viajar sozinha mesmo quando tenho um parceiro ou outras companhias para viajar de vez em quando. Espero que a experiência da sua irmã seja linda! Obrigada pela mensagem <3

  16. Evelin Oliveira

    Amanhã irei realizar minha primeira viagem sozinha, desde quando eu comprei minhas passagens seu texto vem me acalmando, espero que eu goste dessa experiência ❤️

Deixe o seu comentário