Viagem pra Dentro

Carta pra quem não tem coragem de viajar sozinha

Viagem pra Dentro | 26/10/18 | Atualizado em 05/05/19 | Deixe um comentário

Mulher, viaje sozinha. Porque a imensidão do mundo não é pra assustar, é pra inspirar. E se você não tem coragem de viajar sozinha, mas isso a incomoda, é exatamente isso que deve fazer: se jogar.

Viaje mesmo com um rebuliço no estômago, mesmo com as mãos suando, mesmo com todo mundo desaconselhando. Se uma parte de você diz que quer descortinar o mundo, escute-a. E acredite: depois do primeiro passo, as outras vozes tendem a se calar.

Viaje pra cidade vizinha, pra o destino dos seus sonhos ou pra um destino do qual você nunca ouviu falar. Vá de ônibus, carro, carona, avião, bicicleta ou moto. Nas férias, no feriadão, no final de semana ou depois de pedir demissão.

Viaje e guarde em casa os comentários de quem acha que o mundo inteiro é mais perigoso que nosso quintal. Existir como mulher é perigoso, mas a gente existe. E resiste. Agradeça a quem se preocupa porque ama e ignore os que se motivam por paranoia, controle ou inveja.

sobre ter coragem de viajar sozinha

Viaje com menos coisas do que pensa que precisa e mais expectativas do que consegue evitar. Sabendo que tudo bem esquecer uma blusa ou até a escova de dentes, mas disposição e bom humor não podem faltar.

Viaje sabendo que você pode se perder, se sentir só, sentir saudades, não saber como algo funciona. Que seu voo pode ser cancelado, você pode ficar doente, o destino pode não ser como esperado. Que tudo pode acontecer, mas enquanto você não fizer nada novo, nada vai acontecer.

Viaje sozinha por causa de uns clichês bem verdadeiros: a vida é uma só, o tempo não para, sua felicidade depende de você. Porque você não precisa esperar companhia pra realizar sonhos. Porque você é livre, inteira e a melhor das companhias que jamais poderá encontrar.

Viaje não pra fugir de problemas, procurar o sentido da vida ou mostrar aos outros que foi. Viaje sozinha pra descobrir mais sobre si mesma e entender que as respostas estão todas aí dentro, e não na boca de um guru ou numa fórmula mágica.

Viaje pra se reapaixonar por você. Pra ser carinhosa e compreensiva consigo mesma quando sentir dificuldades e cometer erros (por mais que você viaje, eles sempre vão acontecer). Pra aprender a confiar nas suas escolhas, entender seus limites e se surpreender com o que é capaz.

Viaje porque só quem tem coragem é quem tem medo. E o medo é útil e nos protege dos perigos, mas teima em ser superprotetor. Viaje sabendo que ele pode sempre acompanhá-la, mas só como passageiro: o volante é seu.

Mulher, viaje sozinha. Nem que seja pra decidir que não gosta de viajar sozinha. Porque você vai ganhar, no mínimo, a satisfação de não ter deixado o medo dominar. E, é claro, umas boas histórias pra contar.

guia para viajar só

Leia também:

Como ajudar outras mulheres a viajarem sozinhas
6 bons motivos pra viajar só
5 mitos sobre viajar sozinha (vídeo)
Dicas pra viajar sozinha apesar do medo
8 desvantagens de viajar só e como lidar com elas

Crédito das fotos que ilustram o post: Unsplash – Direitos de uso liberados

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

 

Quer receber conteúdo exclusivo e gratuito sobre viagens?

Inscreva-se na lista de e-mails do Janelas Abertas e receba um e-book de 60 páginas com dicas para viajar só + check-lists para sua viagem + dicas inéditas a cada 15 dias.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário

Inscreva-se na newsletter do Janelas Abertas

Receba dicas e recursos de viagem de graça!

  • E-book de 60 páginas com dicas para viajar só
  • Check-list para viagens internacionais
  • Check-list para arrumar a mala
  • Newsletter quinzenal com conteúdo exclusivo

É só se inscrever na lista: