Dicas Práticas

O que é Worldpackers e como usar: passo a passo

Dicas Práticas | 16/02/24 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Tentando entender o que é Worldpackers e como usar esse site do qual tanta gente anda falando? Eu já tinha alguns artigos aqui no blog sobre o assunto, porque gostei muito do conceito de troca de trabalho por hospedagem, que conheci há mais de uma década. Depois, viajei através da plataforma algumas vezes e adorei. Acabei me tornando parceira deles e criando um curso online para a empresa, e hoje faço trabalhos para eles como freelancer, editando textos do blog.

Por isso, aprendi bastante sobre o que é a Worldpackers e como ela funciona. E até descolei um cupom de desconto para quem quiser fazer o plano anual da plataforma e viajar pelo Brasil e pelo mundo sem pagar por hospedagem. Mas calma, vamos começar pelo começo.

O que é Worldpackers?

A Worldpackers é uma plataforma de troca de trabalho por hospedagem em viagens, o que muita gente chama simplesmente de voluntariado. Esse tipo de intercâmbio funciona assim: você troca algumas horas diárias de trabalho por um lugar para dormir e possivelmente outros benefícios como refeições e passeios.

O começo da história da Worldpackers foi quando dois amigos brasileiros estavam em San Diego, na Califórnia (EUA) e fizeram uma troca desse tipo com um hostel para baratear a viagem. Eles resolveram, então, criar uma plataforma que tivesse ótima usabilidade e facilitasse esse tipo de combinado.

A empresa foi fundada em 2014, e de lá para cá milhões de pessoas já viajaram para mais de 140 países através da plataforma, que nada mais é que um site que conecta anfitriões precisando de ajuda a viajantes dispostos a ajudar. Trata-se de uma experiência colaborativa, e a proposta é que as duas partes saiam ganhando.

Já viajei assim algumas vezes e foi sempre muito massa. Para começar, realmente é um jeito extremamente econômico de viajar, já que hospedagem é um dos principais gastos de uma viagem (e os benefícios extra que são oferecidos por muitos anfitriões garantem economia em vários outros aspectos também). Mas os ganhos vão além disso.

Se você escolher uma vaga conectada aos seus interesses, tem grandes chances de viver experiências de aprendizado muito legais e fazer amigos para a vida, como aconteceu comigo.

Leia sobre minhas experiências viajando pela Worldpackers em Budapeste e em Paraty.

o que é worldpackers - foto do meu voluntariado em paraty

Como são as vagas da Worldpackers?

Muitas vezes quem pesquisa sobre o que é a Worldpackers encontra logo informações sobre voluntariado em hostels (albergues), que de fato têm muitas vagas disponíveis em todo o mundo.

No entanto, existem também oportunidades em outros tipos de hospedagem, como pousadas, campings, hotéis e até lugares diferentões como castelos e barcos. E também muitas outras que não são focadas em hospitalidade. Você pode trocar trabalho por hospedagem em projetos ecológicos, ONGs, centros holísticos, fazendas e muitos outros tipos de anfitriões com fins sociais ou ambientais.

No caso de estabelecimentos sem fins lucrativos, é possível que seja cobrada uma taxa diária ou semanal para cobrir os seus custos básicos de acomodação e refeições. Afinal, a proposta central do voluntariado com fins sociais ou ecológicos é você contribuir com o projeto, e não tirar recursos dele para bancar sua estadia ali. Mas sempre que for o caso, a taxa estará descrita na página da vaga no site da Worldpackers.

Além da diversidade de tipos de anfitriões, também existe uma grande variedade de tarefas que são demandadas por eles. Você pode exercer várias funções como voluntário, desde marketing a bioconstrução, passando por dar aulas, pintar paredes, receber hóspedes, arrumar quartos, colher uvas… Tudo isso também vai estar descrito na página de cada vaga, assim como a necessidade ou não de experiência prévia naquela atividade.

Eu, por exemplo, já fiz voluntariado Worldpackers ajudando na divulgação do estabelecimento anfitrião nas redes sociais (área em que tenho muita experiência profissional) e também já fiz jardinagem (coisa que nunca tinha feito antes e o anfitrião pacientemente me ensinou).

As duas vivências foram ótimas. O primeiro caso serviu até para o currículo e portfólio, enquanto o segundo me apresentou a uma nova habilidade.

Leia também:

volunteering with gardening through worldpackers

Como usar a Worldpackers: passo a passo completo

  1. Crie seu perfil gratuito

Para criar um perfil na Worldpackers gratuitamente é só clicar em “Registre-se” na homepage e usar seu e-mail ou log-in do Google ou do Facebook para se cadastrar.

Em seguida você pode completar seu perfil, que ficará visível para os anfitriões, informando em quais funções você tem experiência, o que gostaria de aprender, quais seus perfis nas redes sociais, suas motivações para viajar e interesses e experiências de vida (educação, trabalho e viagem). Você também pode acrescentar fotos e um vídeo em que se apresenta.

É legal dar uma caprichada no perfil, porque quando você se inscrever nas vagas de voluntariado os anfitriões vão levá-lo em consideração para decidir se o aceitam ou não. Mas se preferir, você pode deixar para completá-lo depois.

página inicial da worldpackers

  1. Escolha um ou mais destinos para visitar

Agora que você já sabe o que é a Worldpackers e já criou seu perfil no site, é hora de começar a usar a plataforma para viver a viagem dos seus sonhos.

Para escolher um voluntariado ou work exchange, um dos critérios iniciais costuma ser o destino. Pense em quão longe você pode ir (de acordo com preços de passagens e tempo disponível), veja se precisaria emitir visto e avalie o custo de vida, idioma e clima dos lugares que gostaria de conhecer.

Reflita também sobre suas motivações para essa viagem: está a fim de tranquilidade e contato com a natureza ou quer curtir baladas e a vida cultural de uma cidade grande? Quer surfar, ou talvez aprender a esquiar? Pretende sair da zona de conforto e buscar algo totalmente novo prefere um lugar mais parecido com sua cidade natal?

Avalie ainda as condições do país na época específica em que você pretende viajar, caso já tenha isso bem definido: clima, eventos etc. Pode ser interessante evitar um destino muito frio no auge do inverno, ou uma cidade de praia na época de chuvas, por exemplo.

Por outro lado, pode ser legal ir na época de algum festival, como aconteceu comigo quando fui voluntariar em Paraty na época do Bourbon Jazz Festival. Mas se for um evento concorrido, é bom caprichar ainda mais na sua inscrição, porque as vagas para o destino provavelmente estarão concorridas.

  1. Pense nas atividades que gostaria de realizar

Escolheu alguns países ou tipos de destino para focar? Outra decisão importante é sobre que tipo de trabalho você quer fazer. Claro que dá para ir olhando as vagas aleatoriamente e ver o que mexe com você, mas ter um mínimo de autoconhecimento sobre o que você busca ou prioriza pode facilitar o processo.

Avalie se você quer sair da zona de conforto e experimentar algo novo ou ganhar mais experiência em algo que já faz, por exemplo. E pense também na sua personalidade, interesses e estado de espírito. Se você está querendo ficar mais introspectivo, pode não ser legal fazer um voluntariado que exija lidar com o público o tempo inteiro, por exemplo.

hostel reception

  1. Procure vagas que lhe interessem

Chegamos, então, à fase da busca de vagas propriamente dita. Achar uma vaga legal na Worldpackers não é nada difícil. Na verdade, é tão fácil que já fiquei horas e horas salvando oportunidades interessantes para talvez me inscrever um dia. Isso porque a plataforma tem opções bem variadas e tem também um filtro que permite visualizar só o que corresponde aos seus interesses.

Para começar, acesse o site e clique em “Vagas de voluntariado”. O link vai mostrar todas as vagas disponíveis no mundo, mas você pode usar os filtros do site para personalizar a busca.

Dá para filtrar por localização (continente, país ou cidade), por tipo de projeto (Intercâmbio de Trabalho, Impacto Social ou Projetos Ecológicos), por tipo de anfitrião (hostel, fazenda, abrigo de animais, projeto de permacultura etc.) ou pelas funções que o interessam, como Mídias Sociais, Recepção ou Jardinagem.

tipos de tarefas na worldpackers

Também é possível filtrar para ver apenas os projetos disponíveis no período que você tem disponível para viajar, ou que atendam aos objetivos da sua viagem, como conectar-se com pessoas locais ou com viajantes internacionais, praticar inglês ou espanhol, desenvolver a consciência social ou ambiental etc.

Quando encontrar oportunidades interessantes, é só clicar na vaga para ver a descrição completa. Ali você encontra informações como carga horária de trabalho, funções a serem desempenhadas, período mínimo e máximo de permanência, os benefícios disponíveis, tipo de acomodação, entre outros detalhes importantes.

Nessa mesma página também dá para ver a pontuação média do anfitrião, depoimentos de quem já foi voluntário naquele projeto e fotos do lugar. Aparece ainda a média de taxa de resposta do host, o que é especialmente útil caso você esteja procurando uma vaga de última hora.

Pense se aquela vaga está alinhada com seus objetivos, se você pode mesmo oferecer o que está sendo pedido e se, na sua opinião, os benefícios compensam o trabalho demandado.

Se quiser pensar mais antes de se candidatar a uma vaga, é só salvar os projetos que mais gostou numa lista de desejos, clicando no coração que aparece na página. A minha é sempre imensa!

  1. Torne-se membro da comunidade

Usar a plataforma para entender melhor o que é a Worldpackers e quais as vagas disponíveis é grátis, mas se você quiser se candidatar a um voluntariado e contar com o suporte e o seguro (Proteção WP) oferecidos pela empresa é preciso tornar-se um membro pagante da comunidade Worldpackers.

Para isso, é só fazer uma assinatura anual, que dá direito a viajar pela plataforma quantas vezes você quiser durante esse período.

Existem diferentes planos, desde o mais básico (Solo trips), que é para uma só pessoa e inclui apenas as viagens, aos outros mais completos, como os planos Pack, que dão acesso a dezenas de aulas online na Worldpackers Academy (com muitas dicas de experts em viagens para você planejar e economizar no seu mochilão ou viver viajando como nômade) e à Proteção WP Estendida.

planos da worldpackers

Se você for fazer todos os voluntariados junto com um(a) parceiro(a) ou amigo(a), tem também a opção de fazer planos de duplas, que saem mais em conta que dois individuais (mas não dão direito a viajar sozinho).

Atualmente, o plano Solo Trips custa 49 USD, o Pack Solo sai por 99 USD, o Trip Casais/Amigos custa 59 USD e o Pack Casais/Amigos fica 119 USD. Mas você tem 10 USD de desconto em qualquer um dos planos se fizer sua assinatura clicando neste link ou usando o cupom de desconto JANELASABERTAS, exclusivo aqui do blog.

Para mais informações sobre o desconto, leia meu artigo completo sobre o código promocional Worldpackers.

o que é worldpackers

  1. Candidate-se para uma ou mais vagas

Escolheu uma ou mais vagas de voluntariado interesses nos destinos aonde quer ir? O ideal é aplicar para mais de uma, especialmente se faltar pouco tempo para sua viagem, se não estiver muito flexível em relação às datas ou se já tiver comprado passagens para o destino. Assim, você aumenta as chances de um bom “match”.

A candidatura é feita pela plataforma e o processo é bem intuitivo. No entanto, é bom caprichar, especialmente se for uma vaga concorrida (o site avisa quando é o caso). E seja como for, não use o mesmo textinho para todas.

É importante incluir na sua mensagem algo que explique por que aquela oportunidade em especial chamou sua atenção. Ressalte os pontos do seu background que têm a ver com a vaga, conte um pouco sobre seus planos de viagem e diga por que acredita que seria um bom voluntário. Assim, você aumenta muito suas chances de receber uma resposta positiva.

o que é worldpackers - inscrição para uma vaga

  1. Esclareça eventuais dúvidas com o anfitrião

Depois que você faz sua inscrição, o anfitrião pode aceitar ou não, dependendo do perfil que ele busca para a vaga, das datas em que você pretende ir, entre outros critérios. Se estiver aceito, pode comemorar!

Mas antes ou depois de ser aceito, use o chat da plataforma para tirar qualquer dúvida que ainda existir sobre a carga horária, tipo de trabalho, dias de folga, estrutura da acomodação e acesso ao local. É bom alinhar bem as expectativas para ninguém se frustrar.

  1. Confirme sua viagem

Tudo certinho? Então é só clicar na opção de confirmar a viagem. Você vai receber uma confirmação oficial da plataforma, que serve para respaldar o acordo entre você e o anfitrião.

Se você estiver dependendo desse voluntariado para fazer sua viagem, só compre passagens e tudo mais depois de receber a confirmação e se certificar de que as datas propostas estão OK. Mais perto da data, eu acho legal entrar em contato para reconfirmar tudo e avisar a hora aproximada em que vai chegar.

  1. Planeje sua viagem e orçamento

Agora é hora de finalizar o planejamento da viagem. Imagino que a essa altura você já tenha uma noção de roteiro e de como chegar até o destino, mas vale confirmar e detalhar tudo direitinho e organizar eventuais burocracias que estejam pendentes, como vistos, documentação etc.

Se ligue também no planejamento financeiro. Você não vai gastar com hospedagem e talvez com alimentação e outros custos, a depender dos benefícios oferecidos para aquela vaga, mas alguns gastos ficam por sua conta.

Considere os valores de passagem até o local, transporte interno na cidade de destino, passeios, compras, viagens pelos arredores, seguro-viagem, entre outros possíveis gastos.

Leia também: Quanto custa viajar pela Worldpackers

voluntariado em viagens

  1. Viaje e colabore com seu anfitrião

Finalmente chegou o grande dia! Agora é hora de curtir a experiência. Lembrando que um dos pontos mais importantes sobre o que é a Worldpackers é o aspecto colaborativo da experiência. Não pense no voluntariado apenas como uma “viagem grátis”; a ideia é acrescentar valor ao projeto do seu anfitrião, ao mesmo tempo em que você também vive algo legal.

Comprometa-se com as tarefas que combinou de fazer e converse com o anfitrião se tiver alguma dificuldade. Também exercite o jogo de cintura e o bom humor para lidar com diferenças culturais e possíveis imprevistos. Ao mesmo tempo, não deixe de zelar pelos seus direitos. A troca precisa ser justa para os dois lados.

  1. Deixe e receba avaliações

Terminou sua experiência de voluntariado? Não deixe de usar a Worldpackers para deixar seu feedback sobre o anfitrião e a vaga. Ressalte os pontos positivos e comente eventuais questões que possam ser melhoradas. Isso vai ajudar outros viajantes a escolherem uma boa vaga e se prepararem para ela, além de dar ao host a chance de fazer ajustes.

Em troca, você deve receber também uma avaliação do seu anfitrião, que ficará visível no seu perfil. Quando for fazer outros voluntariados pela plataforma no futuro, os hosts vão conferir essas reviews para decidir se aprovam você ou não.

exemplo de review deixada por voluntária

Continue lendo:

E aí, entendeu o que é Worldpackers e como usar a plataforma? Ficou com alguma dúvida? Confira o guia completo sobre voluntariado em viagens aqui no blog e deixe um comentário caso a resposta que você procura não esteja lá. Boas viagens!

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário