Dicas Práticas

Sites de voluntariado em viagens com hospedagem grátis: conheça os melhores

Dicas Práticas | 23/02/15 | Atualizado em 25/12/23 | 36 comentários

Acomodação muitas vezes é o maior gasto de viagens. Mas depois que eu descobri, há quase 10 anos, que é possível eliminar esse custo fazendo voluntariado, minhas viagens nunca mais foram as mesmas. Sim: através de alguns ótimos sites de voluntariado em viagens você pode ganhar acomodação e outros benefícios, como alimentação, em troca de algumas horas semanais de colaboração.

E além da economia, fazendo um intercâmbio de trabalho por hospedagem desse tipo (também chamado de work exchange) você ganha também a oportunidade de apoiar projetos muito legais, praticar idiomas, aprender novas habilidades, conhecer gente interessante, trocar experiências e se divertir. Por isso, amo viajar assim.

Antes desses sites de voluntariado em viagens serem criados, já tinha gente que fazia essas trocas de maneira informal, chegando no lugar e propondo o escambo diretamente. No entanto, os sites de work exchange que vou mostrar a seguir facilitam muito esse processo, ajudando os viajantes e empregadores a se encontrarem e combinarem um intercâmbio vantajoso para as duas partes.

Além de fazerem esse match entre voluntários e anfitriões, os sites ajudam a deixar as regras bem claras e evitar exploração e desentendimentos. Além disso, alguns deles oferecem benefícios extra, como é o caso do seguro da Worldpackers, que apoia os viajantes se os combinados não forem respeitados.

Esse tipo de viagem é novo para você? Aqui no blog você encontra um guia completo sobre troca de trabalho por hospedagem, com dicas práticas e relatos de experiências reais minhas e de outros viajantes. Aqui neste artigo, vou focar nos principais sites para trocar trabalho por hospedagem, explicando as principais características de cada um:

  1. Worldpackers
  2. Workaway
  3. Helpx
  4. WWOOF

Principais sites de voluntariado em viagens

1. Worldpackers

“Viajar transforma as pessoas. Pessoas transformam o mundo”, diz o site da Worldpackers, que afirma ainda: “Acreditamos que viajar é um direito universal”. Gosto muito da filosofia da empresa, que busca democratizar experiências de viagem através de trocas colaborativas entre voluntários e anfitriões.

Esse é o mais recente entre os sites de voluntariado em viagens mencionados aqui, mas começo por ele porque considero o mais bem feito de todos. Criada por brasileiros em 2014, a empresa segue o modelo de outros sites gringos que vou mencionar adiante, mas considero que eles melhoraram muito a experiência do usuário em comparação com seu antecessores.

Para usar o site, você pode fazer log-in usando o Facebook ou criar um usuário do zero e então completar seu perfil, contando sobre você e informando suas habilidades. Fotografia, organização de festas, redes sociais, aulas de idiomas, jardinagem, recepção, guia turístico e bartender estão entre as opções de funções que você pode exercer no voluntariado, e se você tiver experiência em algo, ótimo! Mas não é obrigatório: muitos anfitriões aceitam voluntários que não fizeram aquela tarefa antes. Para saber se é o caso, veja a descrição da vaga.

Clicando em “Vagas de voluntariado” você encontra uma série de anfitriões e informações básicas sobre o tipo de voluntariado que eles tão buscando, a quantidade de horas de trabalho por dia, a permanência mínima, os dias de folga e o que eles oferecem em troca (acomodação, refeições, acesso à lavanderia etc.). Aí é só aplicar para os lugares que lhe interessam e esperar o contato do anfitrião pra discutir mais detalhes.

Em geral, o período mínimo de permanência do voluntário é de duas semanas, com cerca de 20 horas de trabalho por semana e um ou dois dias livres, mas isso varia. Tem anfitriões que aceitam viajantes por menos tempo e que oferecem três ou quatro dias de folga por semana, por exemplo. As condições específicas vão estar descritas em cada vaga, onde você também pode encontrar avaliações de voluntários que passaram pelo local.

Dá para criar seu perfil, buscar vagas e salvar as suas favoritas gratuitamente. Caso queira se inscrever para uma oportunidade ou mandar mensagem para os anfitriões, é preciso escolher um dos planos anuais. O plano básico, que dá direito a viajar trocando trabalho por hospedagem quantas vezes quiser durante um ano, custa 49 USD (mas fica 39 USD com meu cupom de desconto JANELASABERTAS).

Entre os diferenciais da Worldpackers estão a garantia de que se você não for aceito por nenhum anfitrião em até 30 dias depois de contratar seu plano (considerando que tenha se inscrito para ao menos cinco vagas) eles devolvem seu dinheiro e o Seguro Worldpackers, que pode ser acionado caso você tenha algum problema no voluntariado. Se quiser saber mais, recomendo ler meu artigo sobre como funciona a Worldpackers.

worldpackers é meu site de voluntariado em viagens preferido

2. Workaway

Além da Worldpackers, outro dos sites de voluntariado em viagens que eu já usei foi a Workaway, uma das maiores e mais antigas. Viajei por essa plataforma em 2017 e foi ótimo.

Na época, optei por ela porque a oferta de anfitriões na França, país aonde eu queria ir, era bem maior e mais variada que a da Worldpackers. Desde então, a Worldpackers cresceu bastante sua base, e hoje eu sei que encontraria lá vários hosts que têm tudo a ver com meus interesses. No entanto, o forte da Worldpackers ainda é a América Latina, onde eles têm mais diversidade de vagas. Por isso, se estiver pensando em ir para outras partes do mundo e não encontrar nada tão interessante lá, pode ser que você ache algo na Workaway.

Entre os anfitriões você vai encontrar famílias, indivíduos e organizações de vários tipos, indo desde hotéis, albergues, pousadas e resorts a pais procurando babás e centros de mergulho ou pesca atrás de ajudantes, por exemplo. Na busca, você pode colocar o país e as atividades que está disposto a fazer e selecionar se quer ver apenas opções recentes, de última hora, atualizadas ou com feedback de viajantes anteriores.

Para se tornar membro, você também deve pagar uma assinatura, que atualmente custa 49 USD (mesmo valor da Worldpackers sem meu cupom de desconto). Mas antes de se cadastrar você já pode dar uma olhada na lista de anfitriões aqui nesta página. Quando escolher um que lhe interesse, você entra em contato com ele e combina a viagem.

Aqui no blog você também encontra um artigo em que comparei a Worldpackers e a Workaway, os dois principais sites de voluntariado em viagens, para te ajudar a escolher qual assinar.

site para trocar trabalho por hospedagem

3. Helpx

Criado em 2001, o Helpx funciona de forma parecida aos dois anteriores, mediando a troca de algumas horas de trabalho por acomodação e alimentação. Ele é bem antigo: foi criado em 2001 e foi muito importante nesse cenário de sites de voluntariado em viagens, mas não foi muito modernizado com o passar do tempo. A usabilidade do site não é muito boa, os filtros são mais limitados e não sei se eles oferecem um bom suporte aos viajantes.

Dá para conferir as vagas gratuitamente, assim como nos concorrentes. Para poder contactar os anfitriões e ler as reviews sobre eles é preciso fazer uma assinatura que custa 20 euros e dura dois anos. Os benefícios para os voluntários também podem incluir internet grátis e atividades como andar a cavalo ou de bicicleta, aulas de ioga ou inglês etc. Para mais informações, acesse o FAQ da plataforma.

sites de work exchange

4. WWOOF

A sigla WWOOF significa Worldwide Opportunities in Organic Farms (oportunidades em fazendas orgânicas ao redor do mundo, em tradução livre). Esse foi o primeiro site de voluntariado em viagens do qual ouvi falar, em 2012, quando morava na Espanha. Na época, minha colega Sunamita passou um mês na pequena cidade de Locorotondo, na Itália, colhendo tomates, cuidando de oliveiras e ajudando a organizar festivais culturais. Contei a experiência dela aqui no blog, neste post sobre como é voluntariar numa fazenda orgânica na Itália.

Como o nome indica, o WWOOF, que foi criado em 1971, tem uma grande diferença em relação aos outros sites que mencionei acima: ele é focado em pequenas fazendas ecológicas, enquanto seus concorrentes incluem esse tipo de anfitrião junto com vários outros tipos de estabelecimentos e projetos.

De acordo com eles, a proposta do WWOOF é “facilitar o intercâmbio em torno da vida sustentável e da agricultura orgânica em busca de uma vida em harmonia com a natureza. O WWOOF oferece uma maneira para as pessoas aprenderem sobre alimentos e agricultura orgânica. Ao fazê-lo, reúne pessoas que compartilham valores e filosofias semelhantes. O WWOOF pretende ajudar os seus anfitriões e, ao mesmo tempo, permitir que os visitantes aprendam a cultivar seus próprios alimentos de forma sustentável” (tradução livre).

Em vez de ser uma empresa única, ele é na verdade uma rede de organizações nacionais, com operações a nível local. Por isso, depois de acessar o site principal você tem que escolher o país aonde quer voluntariar, e aí vai ser levado a uma página que reúne os voluntariados disponíveis por lá. A inscrição atualmente custa 25 euros, com duração de um ano.

wwoof é um site de voluntariado em viagens focado em fazendas orgânicas

Vai pra o exterior? Não se esqueça do seguro viagem, que é importante para evitar problemas sérios e prejuízos financeiros. Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto!

E você, conhece esses ou outros sites de voluntariado em viagens? Tem alguma dica para compartilhar? Conta aí nos comentários!

Posts Relacionados

36 Comentários

  1. SILVIO EVANGELISTA DA SILVA

    Quero trabalhar e ter como sálario moradia e alimentação, é possivel?
    se puder me ajudar nesse sentido me ajude, por favor
    se preferir meu telefone: 011- 9 – 7417-3915
    Pode ser em sítios, chácaras, fazendas, casa no litoral, como Caseiro
    Silvio Evangelista

  2. Cinthia Guimarães

    Olá, Luisa. Já li seu blog várias vezes e acho muito legal. Parabéns! Neste post sobre voluntariado eu tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se você consegue me ajudar.
    Como estou planejando intercâmbio para 2016, tava pensando em me candidatar a alguma vaga para uma cidade do Canadá por três meses. Mas não sei quanto à questão de visto se isso é legal. Gostaria de fazer trabalho voluntário em um horário – em troca da hospedagem e alimentação (porque é a parte mais cara do intercâmbio e eu iria economizar) – e estudar em uma escola de línguas da cidade no meu tempo livre. Você sabe me dizer se isso seria possível por 3 meses? Há alguma restrição em relação a este tempo?
    Em outros blogs ouvi falar que o Canadá permite trabalho voluntário desde que seja um mês em cada cidade.

    • Luísa Ferreira

      Oi, Cinthia! Obrigada por vir aqui :) Infelizmente não tenho como te responder com propriedade porque nunca fui ao Canadá nem pesquisei a fundo as regras para vistos por lá, mas pelo que eu li por aí, não tem problema em fazer trabalho voluntário com visto de estudo (aqui, por exemplo: http://www.canadaparabrasileiros.com/canada/intercambio-no-canada/tire-seu-visto/). Sinceramente, se você estiver com tudo ok em relação ao seu visto de visitante e à matrícula na escola, acho que ninguém vai nem saber que você tá trabalhando em algum lugar, já que não haverá remuneração e o estabelecimento provavelmente não vai declarar seu trabalho. Sugiro você perguntar a um possível anfitrião se ele sabe como funciona – ou, pra ficar mais segura, entrar em contato com as autoridades do país: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/contact-contactez.aspx?lang=eng. Boa sorte! :)

  3. ZITO INZE NACIR

    TA BOMMMM, ESPERRO QUE UM DIA SE DISCENTRALIZE ESTE PROCESSO PARA O NORTE DE MOCAMBIQUE, SEREI UM DOS VIAJANTE… EU AMO MOSTRAR OQUE UM SER E DE VERDADE COMSOANTE AS SUAS QUALIDADES DE PRESTACAO DE SERVICOS. VIVA VOCES

  4. Kaline

    Olá! nossa seu post é bem legal parabéns! Eu esse ano de 2016 pretendo iniciar minha viagem, mas não tenho inglês…..queria saber se vou ter dificuldades quanto a isso.

    • Oi, Kaline! Pra onde você quer ir, por quanto tempo e com que finalidade? Em uma viagem a turismo dá pra se virar se você estudar o básico, levar um livro com as frases mais comuns, usar um tradutor no celular e fizer mímica ;) Mas se quiser trabalhar em troca de hospedagem e alimentação, como no caso do post, é importante falar outros idiomas (a não ser que você viaje pelo Brasil). Um abraço

  5. Dejane Pereira

    Bom dia! Vc tem informações de lugares no Brasil? Tenho interesse tbm p trabalho em escolas, projetos sociais c crianças. Muito obrigado!

  6. kleber allex

    bom dia parabens pelo trabalho, bom estou indo para irlanda e gostaria de saber se tem algum local em dublin que faca este tipo de troca de habilidades por moradia e alimentacao..

    • Oi, Kleber! Acesse os sites mencionados no texto e pesquise neles, certamente você vai encontrar opções em Dublin :) Um abraço!

  7. priscila

    ola bom dia gostaria de viajar pelo brasil trocando trabalho por hospedagem , alguém pode me indicar algum local q eu consiga fazer isso , eu ofereço trabalho na cozinha e arrumação de quartos serviços administrativos e recepção

    • Oi, Priscila! Acessando os sites que listei no texto você encontra vários estabelecimentos que trabalham dessa forma :) Um abraço!

  8. Patricia P.Santos

    Nossa que legal!!Ouvi falar sobre essa oportunidade nas não conheço ninguém que já tenha feito..Tenho muita vontade de começar a fazer isso junto com meu marido….Gostaria de saber os lugares e hostel e pousadas que fazem isso.Ótimo dia!!Bjuss

    • Oi, Patricia! Que bom que você gostou do post :) Hora de transformar essa vontade em realidade, né? :D Acessando os sites que listei no texto você encontra vários lugares que trabalham nesse esquema. Um abraço!

  9. Rosibel Araújo

    Vi uma reportagem na TV, hoje, 29.03.2016, falando sobre este intercâmbio de trabalho x hospedagem. Achei interessante e, na busca por informações na web, encontrei o JANELAS ABERTAS. Parabéns pela riqueza das informações postadas. Ajuda muito os iniciantes. Pretendo ter uma experiência assim, mas não tem ideia de quando. Sou professora de duas redes públicas. Um pouco complicado, mas não impossível. Mas já valeu a pena conhecer mais sobre o assunto.
    Uma SUGESTÃO: Marketing para o site – Identificar o autor da reportagem pode dar mais credibilidade ao website e à pessoa. Um abraço.
    Rosibel Araújo
    #ficaadicadebel

    • Oi, Rosibel! Que bom que você gostou do post :) Espero que você consiga viver uma experiência do tipo sim; nunca se sabe o que o futuro nos trará, né? :) Todas as publicações do blog são de minha autoria, por isso não assino cada post ;) Um abraço!

  10. Eliane Jaquelina Campos

    Boa noite! Tenho 51 anos, era gerente ADM, gostaria de contactar algum lugar no interior de SP, ou na praia para trocar alimentação e hospedagem em troca de serviço prestado como proceder? Obrigada! Preciso crescer mais como pessoa, aprender

    • Oi, Eliane! Acesse os sites mencionados no texto e pesquise as opções disponíveis neles :) Um abraço!

  11. Maria Luiza

    Gostaria de saber como fazer para participar

  12. Renata

    Oi, Luísa!
    Pela primeira vez, em anos de pesquisa, enfim, encontrei o q procurava.
    Desde que me entendo por gente rsrsrsr, tenho uma enorme vontade de fazer intercâmbio, mas o q encontro é sempre mais do mesmo: agências cobrando absurdos e vc vê seu sonho cada vez mais longe.
    Parabéns pela iniciativa!!!! Adorei as indicações.
    Vc saberia dizer se existe uma idade limite para participar de algum desses programas?? E outra dúvida: essas taxas, assinaturas, são mensais??
    Abraço e parabéns, novamente! Me deu uma luz rsrsrsrsrs.

    • Oi, Renata! Que bom que o post foi útil pra você, fico feliz! <3 Essa questão de idade varia de acordo com cada estabelecimento que oferece as vagas, mas acredito que pra maioria isso não é um problema, desde que a pessoa tenha condições de fazer as atividades necessárias :) Sobre as taxas, tens que ver em cada site, porque isso pode ter mudado desde a última vez em que os acessei :) Um abraço!

  13. Marina

    Oi Luisa,
    Tudo bem?

    Pretendo ir para Europa no ano que vem e realizar trabalho voluntário em troca de hospedagem mas tenho algumas dúvidas:

    Para comprovar sua estadia no local na hora da imigramação o host precisa emitir uma carta informando que você realizará trabalho voluntário ou ficará hospedado lá? Como funciona?

    Para esse tipo de trabalho voluntário é preciso solicitar permissão para trabalho an Europa?

    Ah, adorei o post.

    Obrigada.

    • Oi, Marina! O ideal é você confirmar as regras de cada país, mas a princípio você vai ficar como turista mesmo, dentro dos 90 dias a que tem direito pra permanecer na área Schengen. Como você não terá vínculo empregatício, em teoria não teria problema. Sobre a hospedagem, o ideal seria uma carta informando que você vai ficar hospedada no local sim, mas se você não conseguir outra opção seria fazer reserva em um hostel ou hotel usando algum site que não cobre pela reserva, só por garantia – apesar de que nunca me pediram esse tipo de comprovante. Um abraço!

  14. Marina

    Luisa, muuuito obrigada pela dica. meeeeeeesmo <3

  15. Carla Cristina Fernandes Barbosa

    Olá Luisa!

    Obrigada pelo seu post. Como recifense e disposta a falar sobre o assunto, queria que você desse alguma dica para quem (eu) quer trabalhar neste Carnaval em Recife em troca de lugar pra ficar e/ou comida.

    Se tiver alguma dica/contato, agradeço muito!

    beijao!

    • Oi, Carla! Que bom que você gostou do post :) Um albergue que eu sei que sempre faz esse esquema aqui no Recife é o Piratas da Praia, que fica em Boa Viagem. Vale a pena entrar em contato com eles :) Boa sorte!

  16. Rose

    Boa noite
    Luisa, enviei umas perguntas para seu e-mail, gostaria que verificasse na caixa de entrada, spam, lixeira,… e respondesse o mais breve possível.
    Obrigada

  17. natalino carlos de almeida

    desejo ir p/exterior afim de trabalha estudar e ate me naturalizar cidadao do pais escolhido e vou ama este pais como a minha segunda patria aqui no brasil eu nao sou feliz entao o meu sonho e ir para o exterior e posso ter certeza que vou ser muito felize tudo farei para dar certo sou formado em bacharel em psicologia s/exercer a profissao que aqui no brasil emprego esta raro e assim penso em trabalhar no exterior e aquado retorno em breve

  18. natalino carlos de almeida

    o meu sonho e viver no exterior so ainda nao fui que nao ter posse de arca com despesas mas sendo de ir com passagem/refeiçoes/hospedagem gratis eu desejaria de ir mesmo com serviços voluntario aqui no brasil eu nao ter exito e gostaria de ir ao exterior se eu ter oportunidades eu ficarei grato espero ter retorno deste e aqui termino desejando desejando a todos da janelas abertas os meus votos de felicidades

    • Oi, Natalino! Sugiro que você junte o dinheiro que puder (para pagar as passagens, seguro viagem e gastos emergenciais) e procure oportunidades nos sites que menciono no texto. Só não recomendo ir “tentar a vida” sem perspectiva de legalização, e na maioria dos países de “primeiro mundo” é cada vez mais complicado conseguir um visto de trabalho. Que tal ir pra algum país da América Latina? Um abraço

  19. Talitha

    OLÁA

    Como fui inspirada por você..nem imagina.
    Deixa eu te perguntar uma coisa. Sabe se hoje em dia, existe alguma plataforma, onde podemos oferecer não o serviço pessoal, mas o da sua família?
    Sou jornalista e social media e meu marido sabe fazer de tudo um pouco..
    Temos uma filha de 4 anos super esperta.
    Será que é possível fazer essas viagens de troca de serviço/moradia para a família?

    • Oi, Talitha! Que legal que o blog te inspirou, fico muito feliz <3 Você pode fazer seu perfil pessoal e entrar em contato com os anfitriões perguntando se eles aceitam receber famílias. :) Em muitos casos, isso é possível, sim! Mas acho mais fácil você encontrar vagas desse tipo no Workaway que no Worldpackers. Um abraço e boas viagens!

  20. Mariana

    Conheci seu blog recentemente, e estou adorando, estou fazendo pesquisa para meu primeiro mochilão, porém, minhas contas ainda estão a ficar acima do que pretendo gastar, vendo sobre o trabalho em troca de hospedagem, já fiquei interessada rs e talvez minha experiência como imigrante por três anos em Portugal, posso me ajudar né?! Obrigada pelo blog (=

    • Com certeza, Mariana! Work exchange é uma ótima opção pra fazer um mochilão barato e bem legal, e existem muitas vagas interessantes. Vai nessa! :)

  21. Alessandro

    Olá, sou proprietário de um Hostel em Porto Seguro-Bahia (Hostel Pôr do Sol), bem como uma pousada na praia do Guaibim, que fica situada no municipio de valença-BA, proximo a morro de são paulo, estamos de porta abertas para receber voluntarios durante todo o ano, pessoas que venha a agregar com seu conhecimento. Interessados pode chamar diretamente em nosso whatsapp: +55 62-98253-3299

Deixe o seu comentário