Viajantes

18 podcasts de viagem informativos e inspiradores

Viajantes | 03/04/20 | Atualizado em 09/04/20 | 2 comentários

Super comuns em outros países há muitos anos, os podcasts de viagem têm bombado no Brasil mais recentemente. Caso você tenha chegado aqui de paraquedas, explico: podcasts são programas de áudio disponíveis sob demanda. É como um vídeo do Youtube feito só com som, ou um programa de rádio que você pode ouvir quando quiser.

Dá pra escutar podcasts em sites ou em plataformas de música como Spotify, seja pelo computador ou pelo celular. Se tiver a versão paga do app, você pode inclusive fazer download dos episódios pra escutar off-line. E aí fica muito fácil se entreter ou se informar enquanto tá lavando louça, na academia, fazendo faxina, preso no trânsito…

Assim como acontece com outros temas, os podcasts de viagem podem ser narrados por uma pessoa só, podem ser uma conversa entre dois ou mais apresentadores, ou podem convidar entrevistados pra contar histórias ou debater sobre diferentes assuntos.

podcasts de viagem

Pra quem ama cair na estrada, ouvir podcasts de viagem é uma delícia! Eu me habituei a escutar episódios dos meus podcasts preferidos enquanto estou viajando, já que fico enjoada ao ler ou assistir filmes em ônibus, mas quando é só áudio não tem problema.

E quando não estou podendo viajar (como durante a pandemia de Coronavírus, que acontece agora), eles também vêm muito a calhar. Os causos curiosos, aprendizados e informações sobre o mundo que encontro nesses podcasts dão uma amenizada naquela vontade grande de cair no mundo.

Mas quais podcasts de viagem escutar? Neste post, vou listar todos os que já ouvi e contar um pouco sobre cada um pra você escolher. A primeira lista é de podcasts em português do Brasil e a segunda é de podcasts de viagem gringos.

Tem muito conteúdo excelente sendo produzido na nossa terrinha, que merece demais ser prestigiado. Mas se você entende inglês, ouvir os estrangeiros também é uma ótima forma de praticar o idioma.

Leia também:
23 livros de viagem, de independentes a clássicos
Dicas para aprender idiomas online de graça
28 filmes sobre viagem na Netflix e outras plataformas
10 formas de viajar sem sair de casa
18 podcasts de viagem informativos e inspiradores
8 Palestras do TED sobre viagens

11 Podcasts de viagem em português

Mochileiros sem pauta

Começo pelo meu queridinho! O Mochileiros sem pauta é criação de Cainã Ito (@caina.ito no Instagram), que vive viajando pela África há anos, e Richard Oliveira (@vidademochila no Instagram), que já cruzou a América Latina toda por terra e dá muitos rolês de baixo custo pelo Brasil.

Acho a dupla uma ótima combinação, já que Richard é mais gaiato e Cainã mais sério. A mistura dá um equilíbrio legal pra as conversas, em que convidam sempre uns dois ou três viajantes pra falar sobre um assunto ligado a viagens.

Tive a honra de ser convidada por eles pra o episódio sobre Turismo Responsável junto com Patrícia Schussel (@patchinpixels) e AMEI passar horas conversando sobre o assunto. Além desse tema, outros que achei bem legais foram Irã, Estereótipos Africanos, Bike de Bamboo, Couchsurfing e Perrengues de Busão.

Além de informativos, os papos são bem descontraídos, incluindo muitos comentários “sem censura” (especialmente por parte de Richard, haha). E, assim como acontecem com as melhores conversas na “vida real”, frequentemente os assuntos vão se ramificando em outros temas. Afinal, o nome “Mochileiros sem pauta” não é por acaso.

Viajar pra Quê?

Criado pelo casal Tainá e Marcelo (que também são dois queridos), o Viajar pra Quê é outro dos meus podcasts de viagem preferidos. E o que mais curto no programa deles é a escolha dos entrevistados, que sempre são pessoas muito interessantes.

“Viajar pra gente sempre foi muito mais que conhecer as belezas turísticas dos destinos. Queremos abraçar as experiências de verdade, conhecer pessoas e maneiras diferentes de enxergar nossos dias por aqui. Conversaremos com pessoas inspiradoras, que vivem e compartilham suas vivências com empatia, amor e respeito”, descreve o casal, que tá no Instagram com o perfil @temaiseme.

Também fui convidada pra um episódio do podcast Viajar pra Quê e adorei! Nele, falei sobre o turismo criativo e de base comunitária no Recife, minha cidade querida, entre outros assuntos ligados às transformações que as viagens provocam na gente.

Entre os meus episódios preferidos estão a entrevista como querido Willy do @eimaetovivo e o papo com Renan do @novosparanos, que viaja pelo Brasil em busca de artistas populares.

Também rolou um papo massa sobre viagem e cultura negra com Carlos do @diaspora.black e um sobre viajar sozinha pela África e Oriente Médio com Ana do @pelagalaxia, entre outros muito legais.

Ah, e adoro que no começo das conversas eles costumam usar o nome do podcast pra uma pergunta que rende respostas bem interessantes: você viaja pra quê?

Leia aqui no blog:
Turismo alternativo no Recife e arredores
Como é ser uma viajante negra

Se Meu Mochilão Falasse

Mary Teles (@vidamochileira) e Andréa Leonel (@andrealeonel_) apresentam o podcast de viagem Se Meu Mochilão Falasse, que vai ao ar toda quinta-feira pela manhã. Acompanho Mary no Instagram há muito tempo e adoro a espontaneidade e transparência dela, que mora na Inglaterra com o marido tcheco e adora viajar sozinha.

Em alguns episódios são só as duas conversando sobre assuntos tão diversos como Curiosidades sobre Culturas, como ver a Aurora Boreal e perrengues que passaram em viagens. Em outros, elas trazem convidados pra falar sobre temas como voluntariado na África, viagem na terceira idade, sexo em viagens e como é morar em Portugal, por exemplo.

Esse Mundo é Nosso

Os jornalistas e amigos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho dão dicas de viagem pelo Brasil e pelo mundo no podcast de viagem Esse mundo é nosso. Eles também têm um blog com o mesmo nome, e em novembro de 2019 chegaram nessa nova mídia.

Os episódios deles são mais curtinhos que os dos outros podcasts de viagem que já mencionei, então é uma opção legal pra quando você não tá com tanto tempo assim. Entre outros assuntos, eles falam sobre perrengues, como viajar gastando menos, coisas que irritam viajantes e erros pra se evitar ao viajar.

ONDEM

Um dos mais antigos dessa lista de podcasts de viagem, o ONDEM (O Nome Disso é Mundo) foi idealizado por Filipe Teixeira e já tem uns 200 episódios. Acho interessante que eles têm diferentes programas, como se fossem “quadros” do podcast, dedicados a temas específicos.

Em O Nome Disso É Brasil, Filipe entrevista brasileiros que migraram dentro do país ou estrangeiros que moram ou moraram no Brasil; em Conexão, ele traz roteiros de viagem em várias cidades; e em Mundo Interno, fala com a psicóloga Vanessa Gazetta sobre as questões emocionais da vida do expatriado.

Também acho interessantíssimas as seções O Nome Disso É África, em que a moçambicana Eliana NZualo mostra o continente africano além do que você vê na mídia tradicional, e O Nome Disso É Islã, em que Muhammad Puncha e convidados falam sobre a religião e cultura islâmica. Bem fora da curva, né?

Papo Viagem

Também antigo, o Papo Viagem já não é mais atualizado, mas tem dezenas de episódios com conteúdo interessante que ainda vale conferir. Esse podcast de viagem era apresentado por Maurílio Schmitt e Jade Marcos, criadores do Guia do Nômade Digital.

A maioria dos episódios foca em dicas sobre destinos específicos. Não acho tão interessante pra ficar ouvindo com frequência, mas é legal pra quem tá planejando uma viagem pra um destino específico e quer pegar umas dicas. Lembrando, é claro, de checar se as informações ainda estão atuais.

Despachados

O Despachados é outro podcast antigo: foi criado em 2015! Eles não postam novos episódios desde agosto de 2019, mas tem muito conteúdo legal pra escutar por lá.

Nos episódios com nome Despachados, você encontra dicas de viagem mais gerais; na série Diário de Bordo o foco é em destinos específicos; e no Tourcast eles abordam informações e curiosidades sobre o mercado de turismo.

Carreira Sem Fronteiras

O Carreira Sem Fronteiras, por sua vez, é um podcast mais recente e tem sido atualizado com frequência semanal. Ele é focado em brasileiros que querem trabalhar no exterior. Gabriel Ferreira e Fabrício Carraro são os apresentadores e atualmente eles lançam novos episódios toda quarta-feira.

Eles entrevistam pessoas com profissões variadas em diferentes partes do mundo, de desenvolvedor na África do Sul e professor universitário na Tailândia a operadora de fábrica no Japão, comissária de bordo em Dubai e correspondente internacional da Globonews em Moscou.

Mari pelo Mundo

Mari Christine, Andrea Farneda e Ana Paula Favero apresentam o podcast Mari Pelo Mundo, atualizado quinzenalmente. É mais uma opção com episódios curtos, de cerca de 20 minutos, rapidinhos e objetivos.

Os temas incluem destinos específicos, como Orlando e Japão, e assuntos como viagem e cerveja, viagem de carro com crianças, como escolher um cruzeiro e Halloween pelo mundo. A maioria das dicas é voltada pra quem viaja em família.

Lipe Travel Cast

O Lipe Travel Cast é um podcast apresentado pelo ex-CEO da Decolar no Brasil, Alípio Camanzano. Ele também tem um canal do Youtube, Lipe Travel Show, criado em 2018. No podcast, seus episódios curtos geralmente focam em uma cidade ou país específico, como Argentina, Belo Horizonte e Brasília.

Alguns têm também dicas práticas, tipo informações que você precisa saber pra organizar uma viagem pra os Estados Unidos ou a Europa, e dicas de destinos internacionais baratos ou lugares pra conhecer em feriados.

Like Tour Cast

Felipe Cordeiro, Edmilson Junior e Bruno Gomes apresentam o Like Tour Cast, que é atualizado aproximadamente uma vez por mês. Os episódios alternam entre destinos específicos, como Israel, Nova Zelândia e Orlando (foram MUITOS episódios sobre Orlando :P) com entrevistas sobre assuntos variados ligados  a viagens.

Alguns exemplos são relacionamentos a distância, volta ao mundo de bicicleta, como é ser piloto de avião e comissário de bordo, viagem de moto e empreendedorismo no exterior.

podcast de viagem

7 Podcasts de viagem em inglês

Travel Tales

Apresentador de TV, ator e comediante, Mike Siegel criou o podcast de viagens Travel Tales pra falar dessa que é uma das suas grandes paixões. Em cada episódio ele entrevista alguém, geralmente um amigo dele, que também gosta muito de viajar. Como ele é um cara muito articulado e bem humorado, além de informativas muitas vezes as conversas são divertidas.

Amateur Traveler

O nome desse podcast é Amateur Traveler (viajante amador), mas de amador o cara não tem nada. Além de viajar há décadas, o apresentador Chris Christensen começou o podcast há muito tempo: em 2005! O público-alvo dele é de viajantes norte-americanos que têm só uma ou duas semanas de férias, mas as centenas de episódios têm muitas informações úteis.

Acho legal porque ele entrevista pessoas que são nativas ou moradoras dos destinos. E além de lugares mais “badalados”, existem episódios sobre destinos não tão comuns, como Namíbia, Taiwan, Bulgária e Moldávia.

The Thoughtful Travel Podcast

Amanda Kendle é a apresentadora do Thoughtful Travel Podcast. E o que eu mais gosto nesse podcast é essa perspectiva de pensar sobre as viagens – bem do jeito que curto fazer aqui e no Instagram também! Ela tem, por exemplo, episódios sobre ansiedade e viagem, quando viajar é seu trabalho, romance e viagem e privilégios de classe em viagens.

Leia aqui no blog:
10 dicas para lidar com a ansiedade em viagens

The Offbeat Life

No podcast The Offbeat Life, a filipina Debbie Arcangeles entrevista pessoas que deixaram a vida “padrão” pra trabalhar remotamente. Nas conversas, ela aborda principalmente questões práticas, tipo como ganhar dinheiro com o Pinterest ou como criar vídeos virais no Youtube, mas também desafios psicológicos e questões mais subjetivas. Ótimo pra quem pensa em ser nômade digital, ou já vive os dilemas dessa realidade.

Indie Travel

O casal neo-zelandês Craig e Linda Martin criou há uns 15 anos o podcast Indie Travel, com o objetivo de compartilhar os erros que cometeram ao passar a vida viajando. O podcast parece não ser mais atualizado, mas tem episódios bem legais com dicas práticas tipo “como encontrar atrações menos conhecidas”, “melhores festivais de verão ao redor do mundo” e “como ser um turista na sua própria cidade”.

Leia aqui no blog:
Como ser um turista na sua própria cidade

Zero to Travel

O podcast Zero to Travel também é antigo (acho que começou em 2013), mas ainda é atualizado quinzenalmente. O que eu mais gosto é que ele tem muuuuitos episódios disponíveis, então dá pra encontrar assuntos que interessem a praticamente qualquer viajante.

O apresentador Jason Moore entrevista gente interessante como Matt Kepnes do ótimo blog Nomadic Matt, dá dicas pra viajar por regiões como o Sudeste Asiático e países como o Marrocos, entrevista viajantes com diferentes estilos que falam sobre nomadismo digital, viagem com crianças pequenas, viagem de campervan, dicas pra ir a festivais de música, como se tornar um poliglota… Ufa!

Women Who Travel

Apresentado pelas editoras da revista Condé Nast Traveler, Women Who Travel fala sobre diversos assuntos relacionados a viagem, mas sob a perspectiva feminina. Ele começou como um grupo no Facebook onde mulheres compartilhavam histórias e conselhos de viagem, e depois se transformou nesse podcast.

Entre os temas que chamaram minha atenção estão como viajar me ensinou a amar meu corpo, o lado não-tão-glamouroso de viajar sozinha, como é viajar a trabalho pra zonas de guerra e como aprender a fazer uma mala mais minimalista.

podcast de viagem

Existem muitos outros podcasts de viagem, especialmente em inglês, e essa lista não tem a intenção de ser exaustiva, mas espero que inspire bons momentos pensando sobre viagem! Se você escuta e recomenda algum que não tá aqui, comenta aí. 

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Equipe liketour

    Ficamos felizes com a indicação.

  2. oie, visto que tambem fazemos parte da galera que produz conteudo, gostariamos de sugerir que ovisse o ViajaCast! Um Podcast de viagem contando nossas experiencias pessoais durante as viagens. Alguns episodios contam com a pasticipaçao de convidados.
    Espero seu se divirtam e passem o tempo da melhor maneira possivel! um beijo do VIAJACAST

Deixe o seu comentário