Viajantes

23 viajantes negros para seguir no Instagram e blogs

Viajantes | 03/08/20 | Atualizado em 31/10/23 | 4 comentários

Quantos viajantes negros você acompanha em blogs e no Instagram? Quando fiz essa pergunta pra outras pessoas brancas como eu, a maioria respondeu “muito poucos”, ou até mesmo “nenhum”. Assim como acontece em tantas outras áreas da sociedade, as pessoas que ganham mais destaque no universo de produção de conteúdo de viagem têm pouquíssima diversidade. Não por acaso, né?

Mas se a gente tentar ajudar a mudar isso, todo mundo sai ganhando. Os viajantes negros ganham mais visibilidade com seu trabalho em blogs, Instagram e outros canais e quem consome esse conteúdo se sente mais representado ou tem acesso a pontos de vista e experiências mais variados.

Existem muitos viajantes negros e negras explorando o Brasil e o mundo e compartilhando seus aprendizados e dicas na internet. Publiquei aqui no blog duas entrevistas com viajantes negras inspiradoras: uma com Thainá Santos, jovem turismóloga que compartilhou suas experiências pessoais depois de um mochilão pela Europa nesse texto. E outra com Rebecca Aletheia, criadora do coletivo de mulheres negras viajantes Bitonga Travel, que concedeu essa ótima entrevista.

Aqui nesse post, você vai encontrar uma lista com alguns dos perfis de viajantes negros e negras que tenho curtido acompanhar. Comecei pelos produtores de conteúdo brasileiros, mas depois incluí também ótimos nomes de outros países. Lembrando que obviamente essa lista tá longe de ser exaustiva. Se você tiver outras recomendações, compartilha aí nos comentários!

Leia também:
Precisamos descolonizar o turismo
Não podemos esquecer que viajar é privilégio
20 filmes africanos e sobre a África para assistir online
Turismo étnico: uma imersão no patrimônio cultural de um povo

Viajantes negros para seguir no Instagram

viajantes negros no instagram

Rebecca Aletheia

No perfil @rebeccalethei, a idealizadora e correspondente da @bitongatravel (outro ótimo Instagram pra acompanhar) compartilha as experiências que viveu viajando por nove países africanos, pela Europa, Ásia Central, América Latina e diferentes partes do Brasil. Seu último destino foi a Amazônia brasileira.

Guilherme Soares (Guia Negro)

No perfil @guianegro, o jornalista e pesquisador Guilherme Soares fala sobre cultura negra e turismo étnico. Ele divulga agências e iniciativas brasileiras que trabalham com afroturismo, dá dicas de viagem e compartilha informações sobre a história negra no Brasil. Ele também indicou recentemente 40 viajantes negros pra acompanhar no Instagram e a lista é ótima! Não deixe de conferir se quiser ver mais perfis além dos que menciono aqui.

Guilherme também é autor do blog Guia Negro, onde aborda esses assuntos com mais profundidade. O projeto se desdobrou em caminhadas guiadas que promovem a cultura negra em várias partes do Brasil.

Manoela Ramos (Escritora Viajante)

Acho Manoela uma baita inspiração pelo seu estilo de vida desapegado e empreendedor. No Instagram @escritoraviajante, ela compartilha relatos das viagens de baixo custo que costuma fazer, reflexões sobre o ato de viajar e os bastidores da venda independente dos seus dois livros: “Confissões de viajante (sem grana)” e “Em busca do Norte”. Ela vem “criando sua sorte e seu destino”, como diz na descrição do perfil em que mostra uma vida simples, leve e com propósito.

Sophia Costa (Who is Sophia)

A nômade @whoisophia é super estilosa, tira fotos lindas com edição maravilhosa e já morou na Argentina e visitou países como África do Sul, Botsuana, Suazilândia e China. Ela está vivendo em ilhas da Tailândia há alguns meses e compartilha dicas práticas sobre viagem, dicas de fotografia e registros do seu dia a dia.

Willy Barros (Ei, mãe, tô vivo)

Willy é um amigo querido e a carinha por trás do Instagram @eimaetovivo. Além de ser super carismático, Willy tira fotos deslumbrantes e escolhe destinos superlegais pra suas viagens. Ele já passou por países como Uzbequistão e Turcomenistão, além de dar uns rolês massa pela minha querida Índia e explorar cantinhos lindos do Brasil.

Cris Marques (Raízes do Mundo)

Cris Marques também é uma amiga querida e produtora de conteúdo de alto nível. No @raizesdomundo ela mostra destinos deslumbrantes Brasil afora, com paisagens naturais incríveis e muitas vezes pouco exploradas. Ela também fala muito sobre sagrado feminino, cultura popular, vida natural e saberes tradicionais. Outra inspiração!

Francys e Thais (Casal Black)

Quem curte natureza, trilhas e viagens de carro vai gostar de acompanhar o casal Francys e Thais no Instagram @aventuras_casalblack. O perfil deles é cheio de dicas de cachoeiras, praias e trilhas lindas.

Marcelo e Thamyra (Favelados Pelo Mundo)

Outro casal de viajantes negros pra acompanhar no Instagram é Thamyra Thâmara e Marcelo Magano, que compartilham suas histórias de viagem no @faveladospelomundo. Ela veio de Gama, no Distrito Federal, pra o Complexo do Alemão, no Rio, e ele é da Cidade de Deus. Eles também têm um canal no YouTube, com vlogs de viagens pela África.

Paula Augot (No mundo da Paula)

A querida Paula Augot é baiana, mas mora fora do Brasil há bastante tempo e atualmente vive em Hong Kong. No seu perfil @nomundodapaula e no blog No mundo da Paula, ela conta como é ser uma viajante negra em diferentes países. Além disso, dá dicas de destinos bem variados pela Europa, Ásia, África e Américas.

Bárbara Pedroso

Vários destinos lindos pelo Brasil, América Latina e Europa ilustram o perfil de @barbaraapedroso, que costuma viajar sozinha pelo mundo. Ela também compartilha suas experiências como viajante solo, dicas práticas e roteiros de viagem no blog Bárbara pelo Mundo.

Nina Gabriella e Josy Ramos

Que mulheres, viu? Nina e Josy, do @ninaejosyporai, são meeega estilosas. Os looks lindos e coloridos combinam demais com as caras sempre sorridentes das duas e deixam o feed super alto astral. Na data de publicação desse post elas estavam sem atualizar o perfil há alguns meses, mas espero que retomem em breve!

Nícolas Guerra (Mochilek)

Além de falar de viagens, o mochileiro Nícolas usa seu perfil @mochilek pra dar várias dicas de filmes e séries que mostram outras culturas.

Bicha preta pelo mundo

Conheci o perfil @bichapretapelomundo recentemente e ele ainda tá no começo. Escrevi perguntando o nome dele, porque não tá no perfil, mas já inclui aqui porque adorei a proposta e as legendas dos posts. Como ele mesmo diz, “ser um viajante preto e LGBTQI+ faz com que as nossas viagens sejam diferentes das viagens de pessoas heterossexuais/cisgêneras, é justamente por isso que nossa presença se torna elementar”.

Juh Oliveira (Bora Descobrir)

Juh Oliveira é guia de turismo, turismóloga e “viajante pobre latino-americana”, como se define na bio do seu perfil do Instagram @boradescobrir. Adorei os posts dela sobre a Colômbia, país onde ela passou um bocado de tempo (e que é um dos meus preferidos).

Viajantes negros estrangeiros no Instagram

viajantes negros no instagram

Além desses ótimos produtores de conteúdo brasileiros, recomendo dar uma olhada também nos perfis de viajantes negros e negras de diferentes partes do mundo. Se você não entender inglês, acho que dá pra sacar a ideia por trás das legendas e dos posts de blogs com a ferramenta de tradução automática. :)

Jessica Nabongo (The Catch me if You Can)

Os pais de Jessica Nabongo são de Uganda, mas ela nasceu nos Estados Unidos. Essa viajante estilosíssima é a autora do blog The Catch me if You Can e do Instagram de mesmo nome. Ela compartilha experiências bem legais em vários países que não costumam ser vistos como destinos turísticos. Segundo consta no blog, em 2019 ela se tornou a primeira mulher negra a viajar todos os países do mundo (oficialmente).

Winnie Rioba (Just Rioba)

Winnie Rioba, ou Rih, é do Quênia e compartilha suas viagens no blog www.justrioba.com e no Instagram @justrioba. Ela fala bastante sobre viajar só e dá dicas de roteiros por diversos países africanos.

Lee Litumbe (Spirited Pursuit)

Da Ásia à Europa e África, Lee compartilha dicas de viagem no blog Spirited Pursuit e posta fotos super “instagramáveis” no perfil de mesmo nome: @spiritedpursuit. Ela nasceu em Camarões, cresceu nos EUA e se define como “nômade de coração”.

Oneika Raymond (Oneika Traveller)

Autora do blog Oneika Traveller e do Instagram @oneikatraveller, a jornalista e apresentadora de TV canadense Oneika Raymond escreve sobre viajar sendo negra e dá dicas dos destinos que visita mundo afora.

Kai (Travelmaker Kai)

A jornalista inglesa-ganense Kai compartilha não só dicas de viagem, mas também reflexões e entrevistas bem interessantes no seu blog Travelmaker Kai. Adorei que ela já veio pra o Brasil e escreveu posts sobre nosso país, como esse aqui sobre um coletivo LGBTQI+ negro em Salvador. :) Kai também está no Instagram @travelmakerkai.

Akosua Shirley

Akosua tira fotos lindas e mochilou sozinha por Gana, um país que a maioria dos turistas brasileiros desconhece. Vale a pena conferir não só o feed, mas também os destaques do perfil dela no Instagram, @akosuashirley.

Dineo Zonke

América Central, Moçambique e África do Sul são os destinos abordados atualmente no blog de Dineo Zonke, viajante sul africana. Ela também está no Instagram @dineo_zonke.

Thobi Rose

A também sul africana Thobeka, mais conhecida como Thobi Rose, se define como uma criadora de conteúdo de “viagem e lifestyle”. Os posts mais recentes do feed dela no @thobi_rose não são sobre viagens, mas os destaques estão recheados de stories legais mostrando seus rolês por países como Quênia, Ruanda e Botsuana.

Enyo Bruku

Enyo Bruku também tem um perfil mais voltado pra lifestyle (@enyobruku) e um feed lindão, mas nos stories mostra cantinhos legais do seu país, Gana, e viagens pra destinos como Burkina Faso e Togo.

Que outros viajantes negros e negras você curte acompanhar em blogs, Youtube e/ou redes sociais? Conta aí nos comentários!

Posts Relacionados

4 Comentários

  1. Dimitrius

    É tanta informação espetacular que já não estou conseguindo dar conta. Obrigado querida, você toca em pontos essenciais.

  2. Isabela Pessoa

    Muitissimo obrigada por essas informações, sou apaixonada por esse tipo de conteudo mais o algoritimo do instagram nunca me entrega conteudo de pessoas como eu (negra), esse post é muito necessario <3

Deixe o seu comentário