Dicas Práticas

Turismo com animais: como evitar atrações cruéis

Dicas Práticas | 10/05/19 | Atualizado em 02/01/24 | 5 comentários

Eu cresci indo ao zoológico da minha cidade e voltando pra casa feliz quando conseguia ver o leão acordado. Por um tempo, achava que shows com golfinhos e orcas eram normais, e andar de camelo ou elefante também. Isso significa que não gosto de animais e não estou nem aí pra o bem-estar deles? Não. Significa que não entendia como o turismo com animais pode ser prejudicial.

urso polar em zoológico

Talvez você tenha consciência, como eu tenho hoje, de que manter golfinhos em cativeiro e obriga-los a fazer piruetas é cruel, assim como torturar elefantes bebês pra que se acostumem a carregar humanos nas suas costas. Mas muita gente ainda não sabe disso. E mesmo quem já tem alguma noção geralmente desconhece as implicações das atrações turísticas com animais.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo, o turismo de vida selvagem representa entre 20% e 40% do valor anual gerado pela indústria turística no mundo – uma soma nada modesta de US$ 1,5 trilhão.

Isso pode parecer bom, já que se conectar à natureza e conhecer hábitos de animais silvestres é incrível pra nosso aprendizado. Além disso, projetos bem gerenciados ajudam a manter áreas de proteção ambiental e melhoram a vida dos animais. Mas muitas vezes esse não é o caso, e esse tipo de turismo pode trazer muito mais malefícios que benefícios à natureza.

Leia também:
Tudo sobre turismo responsável
Como ser um viajante mais sustentável
Coisas que me arrependo de ter feito viajando
Turismo comunitário: o que é e por que viajar assim

Problemas do turismo com animais

Recentemente, fui no escritório brasileiro da ONG internacional World Animal Protection (Proteção Animal Mundial), que desenvolve um trabalho importante na conscientização sobre o turismo com animais. Eles me mostraram vários estudos e relatórios sobre o assunto.

A organização estima, por exemplo, que aproximadamente 110 milhões de pessoas no mundo visitam locais que promovem turismo cruel com animais silvestres. E outro dado da Wildlife Conservation Research Unit (WildCRU) aponta que 550.000 animais silvestres sofrem no mundo todo por causa de atrações turísticas irresponsáveis.

A grande maioria das pessoas que participa desses tours não faz isso por mal. Pelo contrário: gostam tanto de animais que querem estar perto deles, tocá-los, brincar com eles. E, frequentemente, tirar fotos com eles, pra mostrar aos amigos suas experiências “exóticas”.

Mas naquela janelinha de tempo em que estamos com os bichos durante o passeio, nem sempre dá pra perceber que tem sofrimento por trás daquela atração.

Em alguns casos, os maus tratos são evidentes e a gente acredita nas desculpas pra se enganar – como no Zoo de Luján, na Argentina, que me arrependo de ter visitado. Em outros, os bichos estão no seu habitat natural e até parecem felizes, mas essa aparência pode ser enganosa.

Eu já sabia, por exemplo, que é proibido no Brasil retirar qualquer animal selvagem da natureza pra mantê-lo como bicho de estimação, ou possuir animais silvestres sem licença. E também que pra “amansar” um animal silvestre costumam ser usadas técnicas cruéis, como privá-lo de comida ou separá-lo dos pais.

turismo com animais

Mas o pessoal da Proteção Animal Mundial reforçou que o problema não está só no cativeiro. Sempre que as atividades com vida selvagem envolvem interação, os bichos sofrem em algum nível. Afinal, isso pode provocar vários desequilíbrios, como torna-los dependentes da alimentação por humanos, provocar doenças, fazê-los brigar entre si por comida ou acelerar de forma anormal a reprodução de uma espécie e alterar o ecossistema do lugar.

Uma pesquisa da Proteção Animal Mundial na América Latina analisou 249 atrações turísticas com animais. De acordo com eles, 54% delas ofereciam contato direto, como segurar pra fotos, 35% usavam comida pra atrair os animais e 11% ofereciam a oportunidade de nadar com eles. Tudo isso pode parecer bem legal pra gente enquanto turista, mas não costuma ser nada bom pra o coitado do bicho que tá ali.

Exemplos de maus tratos a animais no turismo

No Brasil, a Proteção Animal Mundial se debruçou recentemente em pesquisas na Amazônia. E uma das principais atrações pra quem vai conhecer a selva pelas bandas de lá é nadar com botos cor de rosa, que são super fofos. A grande maioria das agências de turismo por lá oferece esse tipo de atividade, até mesmo em passeios de um dia saindo de Manaus.

Vi que pelo menos algumas das agências seguem regras que regulam os momentos de interação com os turistas, tipo um limite de pessoas que podem entrar na água por vez, a proibição de tocar nos botos e a exigência de que se utilize só peixes frescos pra atrai-los.

No entanto, a maioria das pessoas não sabe que a interação por si só já é prejudicial. É verdade que eles estão lá no rio, seu habitat natural. Mas existe uma diferença grande entre ir fazer um passeio pra observá-los de longe enquanto vivem suas vidas normalmente e ficar usando peixes pra atrai-los sempre que chega um grupo de turistas (que não podem, claro, ser “desapontados” indo embora sem uma foto com os bichinhos).

Como resultado, muitos dos botos ficam com cicatrizes por serem tocados pelos guias ou turistas ou mesmo por brigar entre eles pela comida oferecida, segundo matéria da National Geographic.

Outros animais explorados na Amazônia são as jacaretingas, uma espécie de jacaré. Algumas empresas tiram elas da água só pra as fotos, o que já não é recomendado. Mas outras ainda fazem pior, segundo a Proteção Animal Mundial: mantêm os bichos em pequenas caixas de isopor entre uma visita e outra, além de deixar suas bocas amarradas com elásticos pra que não mordam os turistas.

Mais uma prática bem ruim nessa região é manter bichos-preguiça em cativeiro pra turistas tirarem foto com eles. Como as preguiças são animais naturalmente dóceis e com uma carinha sorridente, dá a impressão de que estão até curtindo os abraços e selfies, né? Mas é só impressão mesmo.

foto do world animal protection

De acordo com a Proteção Animal Mundial, esses animais costumam dormir 22 horas por dia, e “trabalhar como modelos” é extremamente prejudicial pra saúde deles. Enquanto na natureza eles vivem entre 20 e 30 anos, em cativeiro sobrevivem por cerca de 6 meses (!!!). E quando morrem, são substituídos por outros filhotes tirados da natureza (como mostra esse vídeo horrível).

Infelizmente, as práticas negativas de turismo com animais acontecem em várias partes do mundo. Em muitos lugares, por exemplo, filhotes de tigre são separados das mães nas primeiras semanas de vida pra serem usados como adereços pra fotos por horas, acorrentados em pequenas jaulas.

Em países como a Tailândia, um hábito comum é montar em elefantes. E como mencionei lá em cima, pra que isso seja possível os animais são forçados a passar por “treinamentos” desde bebês. Eles são separados das mães, acorrentados e machucados pra se acostumarem a ter gente montando nas suas costas.

Passeios com leões no sul da África, fazendas de tartarugas marinhas nas Ilhas Cayman e macacos dançarinos e serpentes “encantadas” na Tailândia são outros exemplos de exploração animal no turismo.

E os santuários?

Eu já visitei zoológicos e aquários no Brasil e mundo afora e falei de alguns deles aqui no blog. Acreditei, como muita gente, no argumento de que esses espaços podem ser educativos e servir como centros de pesquisa e preservação das espécies. Mas infelizmente muitas vezes isso não é verdade.

Menos de 10% dos zoológicos e aquários estão envolvidos em programas relevantes de conservação, também segundo a Proteção Animal Mundial. E até mesmo lugares que se dizem “santuários”, supostamente criados pra cuidar de animais negligenciados, abusados ou abandonados, às vezes têm isso só como fachada.

Já vi histórias de gente que procurou “santuários de elefantes” na Tailândia porque sabia que esses animais costumam ser maltratados por lá, mas quando chegou no lugar viu que essa história de preservação era mentira. Vi, também, fotos de pessoas nesses lugares dando banho em elefantes ou recebendo “beijinhos”.

Os especialistas ressaltam: verdadeiros santuários não devem promover apresentações ou permitir interação com os bichos. Devem, sim, ser espaços onde eles possam descansar e ser respeitados. Eles estão em primeiro lugar, não a gente.

Nessa matéria da National Geographic sobre o assunto, o diretor da American Sanctuary Association (ASA) observa que muitos lugares usam o nome de “santuário” mas demonstram estar focados no lucro. “Fomos fundados em 1998 porque naquela época havia muitos lugares se auto intitulando como santuários, mas quando investigamos descobrimos que eles estavam criando ou vendendo animais ou usando-os para fins comerciais”, diz ele.

Isso quer dizer que não existem instituições sérias que trabalham com animais selvagens? Existem, sim! De acordo com a Proteção Animal Mundial, 25% das atrações com vida silvestre têm um impacto positivo no bem-estar dos animais.

Um exemplo de projeto interessante é a Fundação para a Sobrevivência do Orangotango em Bornéu, que resgata orangotangos que perderam seu habitat, ficaram órfãos na natureza, foram utilizados na indústria do entretenimento ou foram mantidos ilegalmente como animais de estimação.

orangotango

Outro caso positivo é o do Santuário de Ursos da Romênia, que abriga ursos que tinham sido capturados como filhotes e mantidos ilegalmente em pequenas jaulas em lugares como restaurantes e postos de gasolina pra atrair clientes.

No Brasil, alguns exemplos de destaque são a Associação Mico Leão Dourado e o Instituto Arara Azul, que promovem a observação de animais livres na natureza e não interferem no comportamento natural da espécie. Nesses lugares, os turistas podem acompanhar o trabalho de pesquisadores e ver os micos e araras em sua “vida normal”.

Como fazer turismo com animais de forma responsável

Se sensibilizou com essa história toda e quer se certificar de que não vai incentivar maus tratos de animais no turismo? Dá uma olhada nessas dicas inspiradas nas recomendações da World Animal Protection:

1. Pesquise sobre os lugares que você pretende visitar. Há atividades de interação com animais? Como eles são tratados e de onde eles vêm? Certifique-se de que a empresa tenha políticas de bem-estar animal. Se tiver dúvidas, vale procurar algum especialista.

2. Não tire fotos interagindo com animais. Teoricamente você não vai fazer isso se cumprir com o ponto 1 e evitar empresas que tenham essas práticas, né? Mas achei bom reforçar, porque ter um comportamento negativo já é ruim, mas se você divulga as imagens é pior ainda, porque passa a impressão de que não tem nada de errado naquela atividade e estimula outros viajantes a fazerem o mesmo.

3. Divulgue projetos que promovam um turismo com animais feito de forma responsável. Muitas iniciativas éticas são pouco conhecidas, mas pouco a pouco podemos ajudar a mudar isso. Assim, quem sabe outras empresas não se sentem mais estimuladas a abraçar a causa e mudar suas práticas?

Pontos importantes a observar

1. Os animais devem ser observados livres na natureza, nunca presos. Além do cenário ser bem mais bonito, você ainda aprende sobre o comportamento natural da espécie e não financia a retirada de animais dos rios, florestas e céus.

2. É preciso manter uma distância mínima e segura para que a observação não estresse ou altere o comportamento natural do animal. Lembre-se que animais silvestres podem apresentar comportamento imprevisível e não amigável com humanos.

3. As visitas turísticas devem ser realizadas de forma calma e silenciosa.

4. Não se deve oferecer qualquer tipo de alimento ou isca para estimular a aproximação dos animais.

5. Não se deve tocar nos animais ou ter qualquer outro tipo de contato direto.

6. Os animais jamais devem ser usados como acessório para selfies ou em shows para turistas.

7. A atividade turística não deve gerar impactos negativos ao habitat natural dos animais silvestres.

turismo com animais em noronha

 

Acabar com a crueldade no turismo com animais depende de regulamentação e fiscalização dos governos, que muitas vezes precisam auxiliar a população pra obter outra fonte de renda. Depende também das decisões éticas por parte dos operadores de turismo e indivíduos que trabalham nessa indústria.

Mas também depende em grande parte de nós, viajantes. Afinal, enquanto existir gente procurando essas atrações, esse tipo de turismo vai continuar.

Já li relatos (como esse) de situações em que guias e motoristas de safaris se aproximam demais dos animais, saindo das estradas demarcadas, porque os turistas queriam ver os bichos mais de perto e tirar boas fotos.”As empresas querem manter os turistas felizes. E enquanto os turistas continuarem fazendo pedidos além do razoável, motoristas vão continuar quebrando as regras”, opina o autor do segundo texto.

Cabe à gente se perguntar: vale a pena se aproveitar de outro ser vivo pra nosso entretenimento?

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia os materiais publicados no site da Proteção Animal Mundial.

Créditos das fotos do leão, golfinhos e orangotango: Unsplash. Crédito da foto da selfie com bicho-preguiça: World Animal Protection.

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. Mayra Vergotti

    Olá, Luisa, boa tarde. Como vai?
    Muito prazer. Me chamo Mayra, trabalho no Núcleo de Turismo Social, no Sesc SP. Achamos muito bacana seu blog e ficamos felizes em saber que você também está refletindo sobre essa e outras questões que consideramos importantes (as responsabilidades dos viajantes, sobre como minimizar os impactos negativos do turismo de massa, o apoio ao turismo de base comunitária).
    Estamos, há poucos anos, nos debruçando sobre a questão dos animais no contexto turístico.
    Gostaria de saber se você se interessaria em contribuir na elaboração de um conteúdo de uma peça gráfica sobre o tema, a partir de uma pauta nossa e de diretrizes que estão alinhadas com a Proteção Animal Mundial, com a qual mantemos um convênio.
    Deixo aqui meu email para conversamos, caso interesse, e meu contato telefônico: (11) 2607-8824. Um grande abraço!

  2. Wallace

    Olá Luísa, boa tarde! Primeiramente a parabenizo pelas brilhantes matérias e pela sua consciência no Turismo. Dificilmente blogs, falam desse assunto, por motivos de atratividade do leitor. E achei muito interessante, pois hoje é a segunda vez que caio no seu blog, ao pesquisar temas para meu TCC em Gestão de Turismo: Turismo de criatividade e de Proteção aos Animais.

    Parabéns pelo trabalho!

    • Oi, Wallace! Que legal o tema do seu TCC e que bom que você gostou do conteúdo do blog! :) Fico muito feliz. Obrigada pelo comentário e boa sorte com sua pesquisa! Um abraço

  3. Depois que visitei Lujan… prometi a mim mesma que nunca mais iria fazer qualquer tipo de turismo com animais… é tão difícil encontrar lugares realmente sérios…

    • Luján é horrível mesmo! :( Eu ainda continuei frequentando lugares ou atrações que parecessem sérios, mas cada vez mais penso que não existe mesmo uma forma “ok” de usar animais como atrações, por mais bem tratados que sejam… Um abraço!

Deixe o seu comentário