Escócia

O que fazer na Inglaterra, Escócia e País de Gales: passeios alternativos

Escócia | 28/03/22 | Atualizado em 28/02/24 | Deixe um comentário

Você provavelmente já ouviu falar das atrações turísticas mais tradicionais da Grã-Bretanha. E não por acaso: Big Ben, Stonehenge e o Castelo de Edimburgo, entre outros lugares cheios de história e tradição, são mesmo incríveis. Mas tem muito mais o que fazer na Inglaterra, Escócia e País de Gales, os três países que compõem essa ilha.

Além de patrimônios da humanidade e ícones clássicos que povoam nosso imaginário, a Grã Bretanha tem várias opções de passeios culturais, gastronômicos, etílicos e assim por diante. Grandes nomes da música e filmes e séries muito populares vêm de lá, os pubs são uma instituição sem igual e vários eventos legais acontecem durante o ano.

Sou muito fã de incluir passeios mais alternativos num roteiro de viagem pela Inglaterra ou por qualquer destino. Assim você vive experiências mais conectadas aos seus próprios interesses, indo além do check-list turístico que a maioria das pessoas faz.

De quebra, também contribui pra evitar muitos dos problemas do turismo de massa, já que os lugares aonde todo mundo vai costumam ficar sobrecarregados. É sempre bom lembrar: a Grã-Bretanha oferece muito mais do que o óbvio, assim como o resto do mundo.

Dá pra passar mais de um mês viajando por lá, com coisas novas pra conhecer todos os dias. E o melhor é que é muito fácil se deslocar entre cidades da Inglaterra, Escócia e País de Gales, seja de trem ou de ônibus.

Em 2017, eu fiz uma viagem massa pela Inglaterra e Escócia e a estrutura turística superou minhas altas expectativas.

roteiro alternativo na grã bretanha

Outono em Glasgow. Foto: Luísa Ferreira/Janelas Abertas

Leia também:
Roteiro de 20 dias de trem da Escócia ao sul da Inglaterra

Além de ir algumas vezes pra Londres, já estive em Manchester, Liverpool, Brighton, Cambridge, Edimburgo, Glasgow e Reading. Também fiz um passeio lindo pra as Highlands escocesas, além de conhecer os estúdios de Harry Potter em Leavesden.

Na minha próxima viagem à Inglaterra, quero aproveitar e ir pra Oxford, Costwolds, Birmingham, Cardiff, York, Bath, Bristol e explorar mais a Escócia. Animada desde já!

E a boa notícia é que é fácil descobrir o que fazer na Inglaterra e países vizinhos indo além do óbvio. O VisitBritain, órgão oficial de promoção turística da Grã-Bretanha, lançou recentemente uma campanha chamada “Welcome to another side of Britain” (Bem-vindo(a) a outro lado da Grã-Bretanha).

O objetivo deles é justamente divulgar os atrativos “lado B” dos três países, que incluem esportes, experiências gastronômicas, bares badalados, degustações em destilarias, aulas de culinária, tours de bicicleta, caminhadas temáticas e festivais.

Neste artigo, reuni algumas das sugestões deles e os passeios que mais curti, pra você ver o que mais combina com seus gostos e incluir na sua viagem pela Inglaterra, Escócia e País de Gales.

O que fazer na Inglaterra além do óbvio

Sendo esse o maior país da Grã-Bretanha, é muito fácil encontrar o que fazer na Inglaterra além do óbvio. Quer ver alguns exemplos em algumas das suas cidades mais interessantes?

Londres

Em Londres, cidade cosmopolita que está sempre em movimento, a oferta de atividades culturais e gastronômicas parece infinita.

Um dos meus passeios preferidos na capital é conferir os mercados e feiras de rua, que têm acesso gratuito e são divertidíssimos pra quem adora observar pessoas, garimpar comprinhas diferentes e comer delícias do mundo todo.

Camden Market. Foto: Javier Martinez/Unsplash

Falando em comer, a capital tem vários restaurantes incríveis. Uma opção diferente é o Supperclub Tube: três vezes por semana, um antigo vagão de metrô é transformado em um restaurante que serve um menu de seis pratos inspirado na América Latina, usando técnicas ancestrais e modernas do México à Patagônia.

Manchester

Em Manchester, os foodies de plantão vão curtir os Scranchester Tours, passeios gastronômicos que percorrem a maior cidade industrial da Inglaterra contando sua história através da comida.

o que fazer na inglaterra

Scranchester Tours em Manchester. Foto: Divulgação/Scranchester Tours

Além disso, quando estiver por lá vale a pena visitar o National Football Museum, que adorei mesmo não sendo fã de futebol, e a belíssima John Rylands Library. Não deixe, também, de se perder pelas ruas do Northern Quarter e explorar seus restaurantes, bares e lojas descolados.

Liverpool

Em Liverpool, adorei as atrações clássicas pra os Beatlemaníacos, como o Magical Mistery Tour, o The Cavern Club e o museu The Beatles Story. Mas a cidade vai muito além disso! Não deixe de passear pela charmosa região do Royal Albert Dock e comer num dos restaurantes por ali.

o que fazer na Inglaterra

Albert Dock. Foto: Luísa Ferreira/Janelas Abertas

Ah, e lá você também encontra o museu Tate Liverpool, com uma boa coleção de arte moderna e contemporânea britânica e internacional, e o The Nest, que celebra o trabalho de artistas e designers locais.

Brighton

Em Brighton, um dos rolês mais legais é subir na torre de observação British Airways 360. Eu fui lá em 2017 e adorei a vista da cidade; é como se fosse um London Eye vertical, bem moderno. Mais recentemente, foi inaugurado um passeio diferente lá: você pode escalar a torre! No Tower Top Climb, você sobe na cabine por 138 metros e depois escala por 24 metros, terminando numa plataforma ao ar livre. Quem aí tem coragem?

o que fazer na Inglaterra - brighton

i360 climb em Brighton. Foto: Divulgação/i360

Outras coisas que eu adorei fazer em Brighton foram curtir a orla e o lindo e vintage Palace Pier, visitar o Royal Pavilion e explorar a cena gastronômica local. Ah, sem falar nas lojinhas: me controlei pra não encher a mochila de coisas fofas.

Leavesden e Oxford

Tá pensando que acabou? Tem muito mais o que fazer na Inglaterra além do básico. Se você cresceu lendo Harry Potter como eu, vai adorar o tour The Making of Harry Potter, pertinho de Londres. Eu fui em 2013 e fiquei emocionadíssima!

O que eu não sabia é que também tem um tour temático de Harry Potter em Oxford, cidade universitária tradicionalíssima. Um guia leva os visitantes pra conhecer lugares e edifícios icônicos que inspiraram os livros e filmes. Achei uma opção massa pra quem viaja com crianças.

o que fazer na inglaterra - oxford

Vista de Oxford. Foto: Liv Cashman/Unsplash

Bristol

Não pude ir em Oxford quando planejei, então ela segue na minha lista pra o futuro junto com Bristol. Essa cidade é famosa pela arte de rua, e seja por conta própria ou num tour guiado, lá você pode conferir vários murais de Bansky e de vários outros artistas.

o que fazer em bristol na inglaterra

Arte de rua em Bristol. Foto: Divulgação/Visit Bristol

Outro destaque de Bristol são as lojas independentes, que se concentram principalmente na Gloucester Road. Caminhar por essas áreas é uma forma de viver a cidade como os moradores, além de apoiar economicamente a galera local.

Birmingham

Ainda quer mais opções de o que fazer na Inglaterra? Uma amiga se mudou recentemente pra Birmingham, segunda maior cidade do Reino Unido, e adoro as fotos que ela compartilha de lá. O destino é uma ótima pedida pra quem curte a série Peaky Blinders e também deve ser uma delícia andar de barco pelos canais.

Falando em delícia, Birmingham abriga a fábrica do famoso chocolate britânico Cadbury, que eu amo! Minha mãe sempre trazia várias barras pra mim quando ia pra Inglaterra a trabalho (bons tempos!).

E além da fábrica em si, você encontra lá o Cadbury World, onde pode ver como são feitos os chocolates e curtir o cinema 4D Chocolate Adventure, entre outras atrações ótimas pra quem viaja pra Inglaterra com crianças.

O que fazer na Escócia além do óbvio

Eu amei demais Edimburgo! A capital da Escócia é super charmosa e estava especialmente linda no outono, quando estive lá.

Além de caminhar pela linda Old Town e ir no Castelo de Edimburgo, visitei um monte de pubs legais e curti vários tours mais alternativos por lá, como o passeio guiado que conta histórias de terror e a Scotch Whisky Experience.

Outra opção pra quem gosta de uísque é a visita ao Johnnie Walker Princess Street. A destilaria oferece diferentes tours guiados com direito a degustação.

Johnnie Walker Princes Street em Edimburgo. Foto: Divulgação/Diageo

Ainda na Escócia, outra cidade onde passei alguns dias foi Glasgow, que não tem o charme medieval da capital, mas é cheia de vida e é especialmente atraente pra quem curte arquitetura e artes plásticas. A cena artística de lá é bem renomada.

Foi lá que vivi uma das minhas experiências preferidas na Grã-Bretanha: ver uma peça do projeto A Play, a Pie and a Pint, que apresenta uma nova obra toda semana, num espaço pequeno e intimista no subsolo de uma igreja. Como indica o nome do projeto, além da peça (play) o ingresso inclui uma torta salgada típica britânica (pie) e um chopp (pint), ou outra bebida da sua preferência.

A Play, a Pie and a Pint. Foto: Luísa Ferreira/Janelas Abertas

Outra atração alternativa em Glasgow que parece massa é o chá da tarde no Red Bus Bistro, que vem com chá e café ilimitados e um copo de Prosecco. Comida e bebidas são servidos quando o ônibus está parado, mas o rolê também inclui um passeio pela cidade. Achei tudo!

O que fazer no País de Gales além do óbvio

Ir ao País de Gales já é algo “além do óbvio”, já que ele não tem a mesma visibilidade dos vizinhos Inglaterra e Escócia, mas isso não significa que não tenha muita coisa pra fazer por lá. Além da capital Cardiff, vale a pena visitar outras cidades como Newport e Swansea e seus vários castelos.

Os pontos turísticos de Cardiff mais conhecidos são o Castelo de Cardiff, a Baía de Cardiff, o Museu Nacional de História St. Fagans (que é ao ar livre), o Castelo Coch e o museu de ciências interativo Techniquest.

Uma sugestão de passeio alternativo no País de Gales é visitar a premiada destilaria dentro do Castelo de Hensol, onde os amantes de gin podem até criar sua própria bebida sob medida, com rótulo personalizado.

o que fazer na Escócia

Gin School no Castelo de Hensol. Foto: Divulgação/Hensol Castle Distillery

Eventos na Grã-Bretanha em 2022

E além das atrações que funcionam o ano todo, quem busca passeios alternativos na Inglaterra, Escócia e País de Gales também deve ficar de olho nos eventos programados durante o ano.

Em 2022, por exemplo, vão rolar celebrações do Platinum Jubilee da Rainha, que está no trono há 70 anos; o Unboxed 2022, que celebra a criatividade e inovação através de instalações em diferentes cidades entre 1 de março e 2 de outubro; o 75º aniversário de dois festivais importantes de Edimburgo, o Edinburgh Festival Fringe e o Edinburgh International Festival; e vários eventos do Coventry Year of Culture.

E aí, curtiu essas ideias de passeios alternativos na Grã-Bretanha? Tem outras sugestões de o que fazer na Inglaterra, Escócia e no País de Gales pra quem busca atrações fora do óbvio? Conta aí nos comentários!

Este é um post patrocinado pelo VisitBritain, órgão oficial de promoção turística do governo da Grã-Bretanha. Ele foi escrito por mim, com base nas minhas experiências visitando a Inglaterra e a Escócia em diferentes ocasiões e informações fornecidas pelo órgão. O patrocínio fez parte da campanha de financiamento coletivo do meu livro “Guia de viagens pra dentro e pra fora: como viajar de forma transformadora e responsável”, que contou com apoio do VisitBritain.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário