Inglaterra

Como é o Harry Potter Studio Tour, pertinho de Londres

Inglaterra | 27/03/14 | Atualizado em 03/06/22 | 2 comentários

Preciso confessar uma coisa. Li o primeiro livro de Harry Potter em 2000, seu ano de lançamento no Brasil, às vésperas de completar 11 anos. E apesar de saber que não receberia a carta no meu aniversário (fuen), minha “eu” criança tinha, sim, esperanças de ir a Hogwarts. É que ainda que eu não suspeitasse dos planos da Warner de produzir os filmes, tentei – em vão, obviamente – convencer minha mãe, que trabalhava no Conselho Britânico, a me levar pra Londres pra melhorar o inglês e fazer um teste pra o papel de Hermione. hahaha. Não foi dessa vez que fiquei famosa e milionária.

Mas 13 anos depois, na minha segunda visita a Londres, pude pelo menos ter um gostinho dessa megaprodução cinematográfica, que deu movimento e som às histórias que envolveram a mim e tantas outras crianças e adolescentes na década passada ;) O estúdio original onde foi gravada a saga fica em Leavesden, a 28 km da capital inglesa, e tá aberto à visitação desde 2012, com o nome de Warner Bros. Studio Tour London: The Making of Harry Potter. Apesar de não ser muito fã dos filmes, achei o Harry Potter Studio Tour muito legal pra quem curte (ou curtia) a série, ou é interessado em filmes de fantasia em geral e na forma como eles são feitos.

estúdios de harry potter

 

Não vá esperando nada tipo parque de diversões (pra isso, visite o Wizarding World of Harry Potter, em Orlando) e saiba que muita coisa usada como cenário dos filmes foi temporária e já não existe. Por outro lado, pensar que tudo ali é original, desde móveis a roupas, passando por perucas e dentaduras, é bem legal. Fiquei com pena por não ser mais criança. Certamente aquela minha “eu” de 11 anos ia enlouquecer ali, como tantas criancinhas que eu vi vestidas de Grifinória correndo pra lá e pra cá :)

Leia mais: 

Todos os posts sobre a Inglaterra
O roteiro de Antes do Amanhecer em Viena

O passeio começa com um(a) guia, que explica algumas instruções básicas, faz umas brincadeirinhas e leva o grupo até uma salinha de cinema, com um vídeo introdutório meio bizarro que me lembrou o quanto os atores são (ou eram) fraquinhos, hehe. Mas logo depois, vem uma “surpresa” e o tour começa de fato. O primeiro espaço visitado é – txarans – o Salão Comunal. E lá a gente já começa a ter uma ideia do poder do cinema, já que o cenário em si parece muito menor do que nos filmes :P

salão comunal

 

Depois de ouvir mais algumas informações e curiosidades, você fica livre \o/ E tem o tempo que quiser pra explorar cada parte do estúdio, bem à vontade. Além de poder tirar fotos de tudo! Em geral, a média de duração da visita é de umas duas horas, mas depende do seu ritmo.

Em cada seção, tem informações por escrito sobre aquela parte específica, falando da construção/funcionamento de algumas coisas ou contextualizando-as em relação aos filmes. Em algumas partes tem também uns vídeos com depoimentos da equipe (decoradores, figurinistas, atores, produtores) sobre o processo de criação dos cenários, figurinos e acessórios, além de explicações sobre alguns dos efeitos especiais. Falando em efeitos especiais, durante o passeio você pode andar de vassoura ou no carro voador em frente ao chroma key e depois pagar por uma foto-montagem sua como se estivesse voando, haha.

Enquanto você caminha, dá pra ver o quarto dos meninos da Grifinória, as salas de Dumbledore e Dolores Umbridge, partes do Ministério da Magia (como as lareiras de entrada/saída e aquela horrível estátua onde trouxas são esmagados), a sala de aula de Poções e muitos outros ambientes importantes pra os filmes.

quarto de rony

cenários de harry potter

 

 

Também achei massa as seções de figurino, próteses (máscaras e várias partes das “criaturas fantásticas” usadas nos filmes) e peças gráficas, desde os itens de papelaria usados em Hogwarts às lindas caixas dos produtos da Weasley’s Wizard Wheezes, passando pelo Profeta Diário (Daily Prophet) e pelo Pasquim (Quibbler), que eu queria muito comprar no final, mas não estava à venda (#fail).

objetos usados nos filmes de harry potter

figurinos de harry potter

 

Um dos pontos altos é o Beco Diagonal, lugar que 10 entre 10 HarryPottermaníacos já sonharam em conhecer. Infelizmente, as lojas são apenas cenográficas e só dá pra ver a fachada, mas aí mais uma vez você pensa que esse é o cenário original e dá valor, né? ;) No final, dá pra ver por dentro a loja de varinhas de Ollivander, com mil caixinhas que levam o nome de todas as pessoas que participaram dos filmes.

beco diagonal

varinhas de harry potter

 

Outra parte legal do tour é uma grande réplica do castelo usada pras cenas externas. E numa parte aberta do estúdio, você encontra o Nôitibus Andante (Knight Bus), a ponte do castelo e a Privet Drive, com as fachadas da casa dos tios de Harry e dos vizinhos. Ah, e nessa área tem outra coisa legal: cerveja amanteigada! :D Esse é um dos únicos lugares do mundo onde você pode tomar a Butterbeer original, hehe. Recomendo pedir pra dividir com alguém; vale a pena provar pela curiosidade, mas ela é meio enjoada.

maquete de harry potter

cerveja amanteigada

cenários de harry potter

Por fim, tem a loja de presentes, onde você pode gastar muitas libras comprando mil quinquilharias relacionadas aos filmes. Me limitei a adquirir um cartão postal, porque os preços são todos muito altos (pobres dos pais que têm que lidar com os filhos enlouquecidos ali), mas tem muita coisa legal. Chapéu seletor, os uniformes de cada casa, livros e DVDs em edição especial, bonecos de pelúcia de animais e criaturas dos filmes, camisetas, varinhas e os bombons vendidos no Honeydukes tão entre as opções na lojinha.

souvenirs de harry potter

 

Comprando o ingresso

Não é possível comprar os ingressos lá; só online. Quando eu fui, a entrada pra adultos custava 29 libras, mas já aumentou pra 30 e depois do dia 1º de julho de 2014 sobre pra 31 libras. Atualmente, crianças de até 4 anos entram de graça, e as de 5 a 15 anos pagam 22,50 libras. Tem também bilhetes com preço especial pra famílias e uma opção que inclui um guia como souvenir. Todas as informações sobre preços tão aqui.

A compra pelo site é simples. Você escolhe o tipo e a quantidade de ingressos e abre um mapinha pra selecionar o dia e horário desejados. É, as visitas são com horário marcado. Assim eles podem controlar o número de pessoas dentro do estúdio, o que torna o passeio mais agradável :) Por isso, é bom comprar com antecedência, principalmente se você quiser ir num fim de semana. Como eu fui numa segunda-feira, consegui achar os últimos ingressos pra o horário que eu queria uns 20 dias antes, mas talvez seja bom se planejar com um intervalo de tempo maior, se possível.

ingressos para o tour de harry potter

 

Em relação ao horário marcado, uma coisa boa é que aparentemente não há uma super rigidez (ao contrário do que o clichê sobre ingleses nos faria pensar, hehe). Comprei meu ingresso pras 17h, mas quando minha amiga foi comprar o dela, só tinha pra 17h30. Ficamos com medo de não poder entrar juntas, então ela (que é inglesa) ligou pra lá pedindo pra trocar de horário, mas eles disseram que não tinha problema por uma diferença de meia hora. Na chegada, foi realmente tranquilo e ninguém criou caso com isso :) Ainda assim, é bom não abusar, pra não correr riscos, né? Especialmente se você não estiver acostumado a andar por Londres e pegar trens, planeje-se pra sair de casa cedo.

Chegando lá

A ida não é direta, mas é fácil. Basta ir até a estação de trem London Euston, em Londres, e pegar um trem pra estação Watford Junction. Esses trens saem com frequência (a cada 15 minutos, mais ou menos) e não é preciso comprar o bilhete (que custa umas 10 libras return, ou seja, ida e volta) com antecedência. Pode chegar lá na estação e comprar nas máquinas ou guichês.

mapa dos estúdios de harry potter

 

A viagem dura 20 minutos. Chegando em Wartford Junction você pega um ônibus do estúdio, que te deixa na porta. Ele sai a cada 15-20 minutos de domingo a sexta e a cada 20-30 minutos aos sábados. O bilhete do ônibus custa 2 libras ida e volta (return) e da estação até o estúdio são mais 15 minutinhos de viagem. Eles recomendam que você se programe pra chegar em Watford Junction 45 minutos antes da hora do seu bilhete e que tenha em mãos a confirmação de reserva pra poder entrar no shuttle. Também dá pra ir de carro. Você encontra as instruções completas sobre como chegar aqui neste link. Bom passeio!

Você já foi pro Harry Potter Studio Tour? O que achou? Conta aí nos comentários!

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. tia nhane

    não me lembro qual foi o livro mas foi no lançamento de um deles que sua tia e eu fomos cedinho para a fila comprar pra você. chegamos cedo mas a fila já tava enorme. mesmo assim conseguimos comprar. nem ela nem eu éramos/somos fans, mas foi legal ver aquela meninada, inclusive muitos fantasiados dos personagens. acho que naquele momento voltamos a ser criança de novo. foi bom.

  2. RFK

    Amei! Voltei a ser criança e minhas filhas adoraram também! Texto magnético e fotos encantadoras! Obrigada! RFK

Deixe o seu comentário