Inglaterra

Mercados de Londres para passear, comer e comprar

Inglaterra | 21/12/17 | Atualizado em 01/05/18 | 5 comentários

Antiguidades, flores, comidas típicas de vários países, produtos criados por designers independentes, roupas vintage, vinis… Dá pra encontrar quase tudo nas feiras e mercados de Londres. Visitar essas feirinhas, especialmente aos finais de semana, é um dos meus programas preferidos na capital inglesa: nada como me empanturrar em pé numa calçada vendo gente dos quatro cantos do mundo fazer o mesmo. <3

Veja alguns dos principais, monte seu roteiro e se prepare pra dilemas infinitos ao ter que decidir o que comprar e comer:

Borough Market

Começo a lista por esse que é um dos meus mercados preferidos – e dos mais fáceis de encaixar num roteiro londrino mais básico. O Borough Market funciona de segunda a sábado (mas só fica completo, com todas as barracas, de quarta a sábado) e é uma perdição pra quem ama comer. Passei mais de uma hora circulando de um lado pra o outro enlouquecida sem saber o que escolher pra almoço e sobremesa (se pudesse, teria até ficado pra o jantar :P).

Ele fica perto da Tower Bridge, Tate Modern, The Shard e outras atrações, e é composto por um mercado coberto e várias barracas do lado de fora. Entre as opções, encontrei muitos queijos, pães, azeites, frutas, verduras, mel, geleias, granola e outras coisinhas pra levar pra casa, além de delícias pra comer na hora: hambúrgueres carnívoros e veganos, comida indiana, sanduíche de pernil maravilhoso, bolos fofinhos, biscoitos tão bonitos que dá pena de comer…

Muita gente que trabalha ao redor vai almoçar por lá e numa quinta-feira eu acho que era uma das poucas turistas, mas em alta temporada imagino que o lugar fique ainda mais lotado. A estação de metrô mais perto é a London Bridge.

borough market

borough market

borough market

borough market

borough market

borough market

Flat Iron Square

Se por algum acaso você não tenha saído rolando e falido do Borough Market, ande mais um pouquinho e vá até a Flat Iron Square, onde rola um mercado de pulgas aos sábados (das 11h às 18h) e domingos (das 10h às 17h). Quase escondido embaixo dos trilhos ferroviários da London Bridge, esse pequeno mercado reúne também algumas barracas de comida e foodtrucks. Embaixo dos arcos, você encontra bares e restaurantes descoladinhos – um dos mais famosos é o português Bar Douro. A estação de metrô mais próxima também é London Bridge.

flat iron square

flat iron square

Vai pra Europa? Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países do continente. Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Portobello Road Market

Quem nunca viu “Um lugar chamado Notting Hill” e sonhou em morar nesse charmoso bairro londrino? Talvez você não tenha mais esse sonho (ou a possibilidade de realiza-lo :P), mas passear por lá já tá valendo muito. Especialmente aos sábados, quando acontece o famoso Portobello Road Market.

O mercado se espalha pela rua de mesmo nome e reúne muitas barracas com antiguidades, roupas, acessórios, itens de decoração e comida de rua. Quando se cansar da multidão, aproveite também pra circular por outras ruas ao redor e admirar as casinhas coloridas e lojas de roupas e souvenirs, além de lindezas como a Print and Map Shop. A estação de metrô mais perto é Notting Hill Gate.

portobello road market

portobello road market

portobello road market

Camden Market

Um dos mais famosos dessa lista, o mercado de Camden, em Camden Town, recebe centenas de milhares de visitas todo final de semana. O mercado funciona todos os dias a partir das 10h, mas bomba mesmo aos domingos. Ainda assim, vale a pena circular por lá durante a semana, pra explorar as muitas lojinhas e restaurantes sem tanta multidão.

Como você já deve saber, a vibe da região é punk/alternativa/hippie, e circulando pelas ruas você provavelmente vai ver muita gente de moicano, cabelos coloridos, roupas punks e acessórios diferentões (e vai, certamente, se sentir careta). As estações mais próximas são Camden Town, Chalk Farm e Camden Road.

camden lock

camden town

Brick Lane Market

Bem-vindo ao East London! O leste de Londres é uma das partes mais legais da cidade, mas só começou a ser visto assim nas últimas décadas. É que a região era bem marginalizada, mas foi revitalizada e hoje é cheia de estabelecimentos descolados.

Por lá você encontra estúdios de tatuagem, lojas de discos incríveis como a Rough Trade East, livrarias como a simpática Brick Lane Bookshop, brechós que te levam numa viagem no tempo, lanchonetes com comidas de todo canto do mundo e, claro, o Brick Lane Market.

O mercado bomba mesmo aos domingos, com a rua cheia de barracas vendendo todo tipo de bugiganga e comidas, além de artistas de rua. Mas também vale passar lá em outros dias, porque as lojas e restaurantes costumam ficar abertos. Num sábado de outubro, não encontrei taaantas barracas, mas a região tava supermovimentada.

Passei umas boas horas entre lojinhas, food trucks, bares e muros grafitados. Com destaque pra um mercadinho legal chamado Backyard Market (que funciona aos sábados e domingos e é cheio de mapas, antiguidades, vinis etc.) e um vintage market (brechó) gigante que você encontra descendo por uma escada a partir da rua principal, com muuuita coisa pra se garimpar. Pra quem curte roupas e acessórios vintage e “exclusivos” achei um paraíso. As estações mais próximas são Aldgate East e Liverpool Street, além do overground Shoreditch High Street.

Spitalfields Market

Também em East London, o Spitalfields é um dos mercados mais “arrumadinhos” dessa lista, com uma vibe mais comercial. Promovido num espaço coberto, ele funciona todos os dias e é bem organizado, reunindo uma grande variedade de produtos descolados (óculos, roupas, itens de decoração etc.) e comidinhas. É como se fosse um mini Borough Market misturado com um mini Portobello Road Market. :P

Tem alguns lugares pra sentar, banheiros com acesso gratuito e umas lojas fixas, como a maravilhosa Flying Tiger (cheia de coisinhas baratas que você se convence de que sempre precisou e não sabia). Ao redor do mercado tem também umas barracas mais simples, com alguns produtos mais em conta. As estações mais próximas são Liverpool Street e Shoreditch High Street.

spitalfields market

spitalfields market

spitalfields market

Boxpark Shoreditch

Ali perto, junto da estação Shoreditch High Street, você encontra também o Boxpark Shoreditch. Ele não é bem um mercado, mas um aglomerado de contêineres que abriga lojas, barzinhos e lanchonetes e funciona todos os dias. Não é tão variado quanto os outros endereços desse post, mas é uma ótima opção pra comer e tomar umas cervejinhas num ambiente descolado, com várias mesas tipo de piquenique.

Passei por lá no início da tarde de um sábado e tava meio vazio, mas à noite costuma bombar. No site dá pra ver quais são os estabelecimentos “abrigados” lá, além de conferir informações sobre outros Boxpark em diferentes partes da cidade.

boxpark shoreditch

boxpark shoreditch

boxpark shoreditch

Columbia Road Flower Market

Outra opção nessa região é o famoso mercado de flores da Columbia Road. Infelizmente nunca fui nesse, porque só funciona aos domingos (das 8h às 15h) e nunca consegui encaixar no roteiro. Mas nos outros dias da semana também vale a pena passar por essa rua, porque ela tem umas casas vitorianas fofas e lojinhas e cafés charmosos que ficam abertos todos os dias.

Broadway Market

Também em East London, mas um pouco mais distante, fica o Broadway Market, um dos pontos preferidos da galera mais alternativa. Aberto aos sábados das 9h às 17h, ele existe há muitos anos, mas segundo uma amiga que cresceu nessa região, começou como um mercadinho simples e tem ficado cada vez mais hipster. :P Nas barraquinhas que tomam a rua você encontra de tudo um pouco: comidas, artesanato, antiguidades etc.

Na mesma rua também tem umas lojas interessantes, que vendem de vinhos a roupas, e um café/delicatessen gostoso. Ah, e ali perto fica o parque London Fields, então em dias de bom tempo o pessoal compra comidinhas no mercado e vai fazer piquenique por lá. Com clima agradável também é gostoso caminhar pelo Regent’s Canal.

O Broadway Market fica em Hackney, numa região mais residencial e longe de pontos turísticos, então fiquei com a impressão de que é frequentado mais por moradores locais. Pra chegar lá, peguei o overground de Shoreditch High Street (pertinho do Boxpark Shoreditch) até Haggerston e andei uns 10 minutos. Outra opção é ir de ônibus.

broadway market

broadway market

 

Brixton Market

O bairro de Brixton já foi muito violento, mas tem se transformado (ou deveria dizer gentrificado?) nos últimos anos. Aos muitos imigrantes que moram na região, principalmente africanos, têm se juntado estudantes e artistas em busca de aluguéis mais acessíveis e dessa atmosfera vibrante.

Hoje, você encontra lá alguns restaurantes, bares e cafés interessantes, além de um mercado, o Brixton Market. No site oficial do mercado você confere informações atualizadas sobre as diferentes “atrações” a cada dia da semana. Atualmente, o primeiro sábado do mês é dia de mercado de pulgas e padaria/confeitaria, o segundo sábado é focado em artesanatos e em todas as sextas você encontra barraquinhas de comida de rua.

O lugar é meio fora de mão pra quem faz um roteiro turístico tradicional, mas vale a visita caso você queira conhecer uma Londres com uma energia diferente. Nas ruas ao redor da estação Brixton do metrô vi lojas e barraquinhas com produtos de diferentes partes do mundo (especialmente países africanos), além de camelôs com produtos “piratas” e uma feira livre com frutas tropicais. Vi também uns painéis falando sobre os empreendimentos da comunidade e achei massa essa vibe de “estamos nos unindo pra crescermos juntos”. :)

brixton

brixton

Outro destaque por ali é o Pop Brixton, um projeto comunitário que reúne espaço de coworking (um dos Impact Hubs de Londres fica lá), barzinhos, lanchonetes, lojas de produtos vintage, um cabeleireiro focado em afro, um jardinzinho comunitário… A maioria dos empreendedores que compõe o lugar é originária da região. Vale a pena ficar de olho no calendário de eventos deles, que tem de yoga e brunch a shows de jazz. Ah, tem só um detalhe: o projeto é temporário e deve durar só até o outono de 2018.

brixton

brixton

brixton

Covent Garden Market

O bairro de Covent Garden em si é bem interessante e ali ao redor você encontra atrações como a Leicester Square, a Trafalgar Square e vários teatros. O mercado mesmo é a “Piazza”, perto da estação Covent Garden: uma estrutura que já foi, alguns séculos atrás, um mercado de frutas e verduras. Além de muitos artistas de rua atrás de uns trocados dos turistas, você encontra por lá vários restaurantes, bares e cafés. Na área central tem artesanato, mas a maioria das lojas fixas é de rede.

covent garden market

covent garden market

covent garden market

mercados de londres

Na parte externa tem também barracas com artesanato e comidinhas com preços mais amigos, e junto do mercado principal fica o Jubilee Market Hall, que também funciona todos os dias: nas segundas tem antiguidades, de terça a sexta o “mercado geral” (que oferece de itens de jardinagem a souvenirs) e nos finais de semana o foco é artesanato.

jubilee market

É uma região sempre muito agitada, com muitos turistas. Pra fugir um pouco da confusão, de lá você pode andar alguns minutos até o Neal’s Yard, ali pertinho, um beco/pátio colorido e simpático que reúne algumas cafeterias e uma unidade da loja Neal’s Yard Remedies, loja de produtos orgânicos de saúde e beleza. Uma curiosidade: de 1976 a 1987, os estúdios dos comediantes do Monty Python funcionaram num dos armazéns bem ali. :)

neal's yard

Quais são seus preferidos entre os mercados de Londres? Conhece todos esses? Quais acrescentaria à lista? Conta aí nos comentários!

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. O que é a comida duas fotos abaixo dos belos hamburgueres? Parece carne com cenoura e creme de milho…
    :D

    • É carne com cenoura, vagem e um creme que não sei o que era hhaha mas tava deli!

Deixe o seu comentário