Pernambuco

Melhores praias de Pernambuco de acordo com pernambucana

Pernambuco | 12/12/20 | Atualizado em 01/04/21 | 2 comentários

Vejo muitas listas de melhores praias de Pernambuco por aí, mas ainda assim quis fazer mais uma. Como recifense orgulhosa da minha terrinha, já percorri nosso litoral muitas vezes nessas mais de três décadas de vida e adoro as praias daqui. Por isso, resolvi compartilhar meu ponto de vista sobre algumas das praias mais bonitas, incluindo as famosinhas e outras menos conhecidas. Aviso logo: vou falar dos pontos positivos, mas também de alguns negativos (na minha opinião, evidentemente), pra te ajudar com a escolha.

Nesse artigo, não vou incluir praias de Fernando de Noronha, arquipélago que pertence ao Estado, porque a ideia é ajudar quem pensa em fazer uma viagem de carro ou ônibus por aqui mesmo. E convenhamos: poucas praias do Brasil competem com as maravilhas de Noronha, né? Se quiser saber mais sobre as lindezas de lá, dá uma olhada nesse link aí embaixo onde compilo vários artigos sobre a viagem que fiz.

Leia também:
Tudo sobre Fernando de Noronha: dicas práticas e passeios

Também não quero fazer um ranking das melhores praias de Pernambuco em ordem de preferência, já que vários fatores entram na conta. Pra quem ama mar calminho, Muro Alto pode ser ideal. Surfistas ou jovens em ~clima de paquera~ certamente vão curtir mais Maracaípe. Casais podem se encantar por uma das pousadas charmosas da Praia dos Carneiros, e assim por diante. Sem falar no fator temporal: tem praias que ficam muito cheias em finais de semana e feriados, mas podem ser ótimas nos dias mais tranquilos.

Vou falar, então, por ordem geográfica. Saindo do Recife, até o extremo sul do Estado, e depois “voltando” pra falar um pouco das praias do Litoral Norte. Fiz um mapinha no Google Maps e coloquei aí embaixo pra você ter uma noção, se não conhecer as bandas de cá.

Ressaltando que esse não é um guia exaustivo: existem várias outras praias no Estado, mas destaco aqui as que acho mais interessantes e que costumam ser mais populares entre turistas e pernambucanos.

Melhores praias de Pernambuco

Praia de Boa Viagem

praias de pernambuco

Apesar dos pesares, vou dedicar um parágrafo à principal praia urbana do Recife. Como assim “pesares”? Bom, pra começar tem aquele probleminha que você já deve ter ouvido falar: os tubarões. Infelizmente, a ação humana mexeu com o ecossistema desses bichos e fez com que eles “se mudassem” pra Praia de Boa Viagem e arredores, e já foram registrados alguns ataques a banhistas.

Outro pesar é que foi permitida a construção de prédios muito altos na orla, bloqueando o sol em boa parte do dia e deixando a paisagem com uma cara bem urbana. Recifense bairrista que sou, não posso negar que a maioria das capitais nordestinas tem orlas mais bonitas que a nossa.

Mas não pare de ler aí! Vale dar uma chance à Praia de Boa Viagem, sim. Na maré baixa, os arrecifes formam piscinas naturais em alguns trechos, especialmente mais perto da Praia do Pina, que fica mais próxima ao Centro da cidade. Neles, é possível tomar banho sem medo. E mesmo que você não entre na água, é bem gostoso curtir a atmosfera praiana na areia e comer alguns dos mil quitutes dos vendedores ambulantes que circulam por lá. Desde criança, eu basicamente vou à praia aqui no Recife pra comer, haha.

Sempre fico numa dúvida cruel entre queijo coalho na brasa, caldinho de sururu (é tipo uma pequena sopa de marisco), amendoim cozido, ovinho de codorna cozido (sim, ovo na praia, pode nos julgar) e umas opções menos “tradicionais” que aparecem, tipo empadas e sobremesas.

Sem falar nas caipifrutas (de vodka ou cachaça) com frutas regionais como acerola e umbu-cajá, que são vendidas em algumas das barracas de praia como a Barraca do Pingo, uma das mais badaladinhas entre os jovens “alternativos” atualmente. Me dá água na boca só de pensar. ;)

Leia também:
Guia de onde se hospedar no Recife

Praia de Calhetas

praias de pernambuco - calhetas

Não se interessou por Boa Viagem ou cansou de lá? Se quiser conhecer as melhores praias de Pernambuco, você não precisa ir muito longe. Começando pela Praia de Calhetas, que fica no município de Cabo de Santo Agostinho. Pertinho do Recife (são cerca de 40 km). Essa praia é pequena e não é a coisa mais deslumbrante, mas vale conhecer se for num dia de semana, fora da temporada. Ela tem águas gostosas, uma tirolesa e bares com boa estrutura.

Calhetas é formada por uma baía pequena com grandes pedras arredondadas que fazem um formato de coração; acho muito bonitinha! Mas pelo seu tamanho reduzido, pode ficar cheia em finais de semana e feriados. Se estiver de carro, no caminho pra lá vale fazer uma parada no Mirante do Paraíso, que mostrei no artigo sobre história e praias no Cabo de Santo Agostinho.

Porto de Galinhas

praias de pernambuco

Seguindo em direção ao sul, chegamos a Porto de Galinhas, uma das praias de Pernambuco mais conhecidas no Brasil. Por ter caído nas graças do turismo de massa há muito tempo, Porto tem alguns pontos positivos e outros negativos.

O lado bom é que tem infraestrutura pra todo tipo de turista: resort, pousada baratinha, pousada charmosa, hotel simples, albergue, casas pra alugar… E restaurantes, bares, lojinhas, agências que oferecem passeios nos arredores, casas de câmbio… Ou seja: praticamente todo tipo de serviço que um turista desejar.

Por outro lado, a exploração turística tão pesada e a falta de planejamento tornaram a vila meio bagunçada e permitiram muitas obras que prejudicam o local. Por isso, evito ir lá na alta temporada. Não só por questões de conforto (e segurança, caso esteja lendo esse artigo ainda durante a pandemia), mas também pra não sobrecarregar ainda mais o meio ambiente.

E ainda falando em meio ambiente, aproveito pra fazer uma “des-recomendação”, haha. Um dos passeios mais famosos em Porto de Galinhas é o que vai pra as piscinas naturais. No entanto, sugiro pular essa atração. Cresci andando sobre arrecifes e centenas de pessoas fazem o mesmo todos os dias em várias praias brasileiras, mas há alguns anos aprendi que isso não é certo. Andar sobre os corais destrói essas estruturas, que são vivas, e prejudica o ecossistema.

Pra passar o tempo por lá, além de simplesmente curtir a praia você pode fazer um passeio de buggy chamado “ponta a ponta”, que percorre as principais praias da região (de Muro Alto a Maracaípe). Os buggies não podem ir pela areia, então não tem “emoção” como em outros destinos, mas é um jeito diferente de conhecer algumas das melhores praias de Pernambuco sem se preocupar com nada.

Outras opções de passeios por lá são alugar uma bicicleta com o pessoal da Bike Porto ou fazer trilhas de bike com o Trilhas Porto de Galinhas. Sem falar nos rolês gastronômicos, né? Além de uma ótima oferta de frutos do mar, Porto abriga restaurantes com culinária nordestina, massas, pizzas, crepes, churrasco, sushi etc.

Pra quem tem orçamento mais folgado, recomendo a filial local do restaurante Beijupirá, que tem outras unidades em Pernambuco. Mais em conta, o Mardioca é meu queridinho. O Barcaxeira, o Café da Moeda e o Munganga Bistrô também são boas opções pra comer por lá.

Entre as melhores opções de hospedagem na Vila de Porto de Galinhas estão a pousada Quatro Estações, a Porto e Mar, a Porto d’Angola, a Som dos Pássaros e a Charme da Vila. Confira também outras opções no Booking.com.

Leia também:
Onde se hospedar em Porto de Galinhas e arredores

Praia de Muro Alto

praia de muro alto

As próximas dessa lista de melhores praias de Pernambuco são as vizinhas de Porto de Galinhas. Algumas pessoas chegam a confundir as praias dessa região, porque uma é continuação da outra e se você tiver disposição dá até pra percorrer a maior parte andando, mas elas têm perfis diferentes.

Começando por Muro Alto, uma das mais legais pra quem gosta de mar calminho. Ela abriga a maioria dos resorts de Porto e adjacências e é muito boa pra famílias com crianças. :)

Nessa faixa do litoral, os arrecifes formam uma piscina natural de águas mornas e claras, onde dá pra brincar e ficar na água sem preocupações. Também é possível alugar caiaque e SUP por lá, ou fazer passeios de jangada.

Há quem pense que essa praia só tem acesso direto pelos hotéis e resorts da orla, mas felizmente, não. Dá pra chegar de carro diretamente lá e estacionar, e nesse trecho costuma haver barracas com bebidas e petiscos. Como a faixa de areia é estreita, vale a pena consultar a tábua de marés pra chegar lá na maré baixa e curtir ainda mais.

Entre as opções de hospedagem em Muro Alto se destacam o Nannai Resort, o Summerville Beach Resort, o Nannai Residence FlatsEkoara Residence, o Marupiara Suites e o Marulhos. Veja mais opções de hospedagem em Muro Alto no Booking.com.

Praia do Cupe

praia do cupe em pernambuco

Depois de Muro Alto fica a praia do Cupe, que tem mar bem mais agitado. Um trecho dela atrai surfistas, e existem até avisos pra ter cuidado extra porque a correnteza puxa muito. Mas no trecho conhecido como Pontal do Cupe, por outro lado, os corais formam piscinas naturais, atraindo quem procura águas mais tranquilas. É uma localização legal pra hospedagem com bom custo-benefício se você quer se afastar um pouco do agito de Porto.

Na maré baixa, aparecem por lá muitos peixinhos e costuma ter gente alugando snorkel e oferecendo fotos subaquáticas. Nessa altura da praia você encontra também dois restaurantes: o Pirajuba e o Pontal do Cupe. Ótimas opções pra comer frutos do mar com vista pra praia!

Boas opções de hospedagem na Praia do Cupe são o all-inclusive Pontal de Ocaporã, Pousada Tabapitanga, o Tabaobi Smart Hotel, o Hotel Vivá, o Village, o Marupiara, o descolado Kembali e o Armação.

Praia de Maracaípe

praia de maracaípe

Continuando rumo ao Sul, você vai passar pela praia de Porto de Galinhas em si, que já mencionei lá em cima. E então chega na Praia de Maracaípe, principal point de surf da região (mais conhecida por aqui como “Maraca”). Além de fazer parte do circuito de campeonatos do esporte, essa praia pernambucana atrai também muitos jovens que vão só comer e beber nos barzinhos que ficam na areia ou curtir os shows e eventos que rolam no verão.

O bar mais conhecido é o do Marcão, mas ao lado dele ficam outros parecidos, com uma área coberta com palhoça e outra no esquema “pé na areia e guarda-sol”. Outro destaque é o João Restaurante, que tem vista pra o mar, piscina e comida boa, sendo muito procurado por famílias com crianças.

Pra quem quer entrar na água e não encara as ondas agitadas, a dica é ir até o Pontal de Maracaípe, onde o rio Maracaípe encontra o mar. Esse é um dos meus lugares preferidos no mundo, tanto por razões afetivas quanto pela lindeza dele mesmo. :)

Ali, dá pra alugar SUP e fazer passeios de jangada atravessando mangues e restingas da Mata Atlântica. Também vale muito a pena conhecer o Bar do Galo, que fica no meio do mangue, ou simplesmente ir conferir o espetáculo do pôr do sol.

Até poucos anos atrás, não existia nenhuma estrutura de comida e bebida lá no Pontal de Maracaípe, mas hoje tem barraquinhas que costumam se instalar no fim da manhã e ficar até o fim da tarde. Dica importante: confira a tábua de marés, porque quando ela sobe fica difícil de voltar.

Quando vou pra Porto de Galinhas e adjacências quase sempre fico em Maracaípe. Algumas das pousadas onde já me hospedei por lá (e curti) foram a Pousada Maracaípe, a Xalés de Maracaípe e a Un Paso del Mar. Outras opções interessantes são a Maralua, a Pousada dos Coqueiros, a Maracabana, a Flor de Maraca, e a Brisas.

Veja as melhores opções de hospedagem em Maracaípe no Booking.com.

Leia também:
O que fazer na Praia de Maracaípe, em Pernambuco

pontal de maracaípe

Praia de Serrambi

Mais ao sul de Maracaípe (mas sem acesso direto pela areia, porque fica do outro lado do rio Maracaípe) você encontra a Praia de Serrambi.

A uns 13 km do centrinho de Porto de Galinhas, ela costuma ser bem menos badalada, sendo mais frequentada por quem tem ou aluga casas de veraneio. Lá também se formam piscinas naturais na maré baixa e o mar costuma ser bem gostosinho!

Nessa praia você também encontra praticantes de surf e kitesurf. Pra quem gosta de mergulho, ouvi dizer que tem destroços de uma embarcação naufragada por lá.

Veja as melhores opções de hospedagem em Serrambi no Booking.com.

Praia de Carneiros

praia de carneiros

E então chegamos a uma das minhas queridinhas entre as melhores praias de Pernambuco. Localizada no município de Tamandaré, a Praia de Carneiros costumava ser mais low profile, mas tem caído nas graças dos turistas e está ficando mais agitada. Ainda assim, tem uma atmosfera mais rústica, que me ganha fácil junto com as águas tranquilas e um visual lindo na maré baixa (vide foto acima). Existem outras praias interessantes em Tamandaré, mas esse me parece mesmo o trecho mais gostoso.

Carneiros tem pousadas e restaurantes à beira-mar. O mais famoso da região é o Bora Bora, que cobra pelo estacionamento, pratica preços altos e costuma ficar bem cheio, porque recebe grupos de agências de turismo. Outras opções são o Beijupirá (também caro, mas muito bom) e o Jobar, restaurante da pousada Bangalôs do Gameleiro (já me hospedei lá e adorei).

Fora o marzão lindo, a principal atração da Praia de Carneiros é sua famosa igrejinha, que você já deve ter visto em muitas fotos nas redes sociais. A Capela de São Benedito foi construída no século 13 e é uma graça. É possível casar lá, desembolsando uma pequena fortuna.

Um passeio que adoro lá em Carneiros é contratar um barquinho ou lancha pra ir até o estuário do Rio Formoso, com paradas no píer de Guadalupe (famoso pelos banhos de argila), num bar no meio do mangue ou em bancos de areia. Os barqueiros geralmente oferecem esse tour lá na orla mesmo.

Veja as melhores opções de hospedagem na Praia de Carneiros no Booking.com.

Leia também:
O que fazer na Praia de Carneiros

a igrejinha da praia dos carneiros

Ilha de Santo Aleixo

A Ilha de Santo Aleixo pertence ao município de Barra de Sirinhaém, que fica logo depois de Serrambi. Apesar de ser de propriedade particular, é possível visita-la em passeios de bate-volta.

Você pode contratar o tour saindo de Porto de Galinhas ou ir de carro até Barra de Sirinhaém e de lá pegar uma lancha até a ilha. Eu ainda não fiz esse passeio, mas vários amigos recomendaram a empresa Monteiros Tour, que oferece um pacote com traslado de lancha e passeio na ilha com a companhia de um guia.

Praia de São José da Coroa Grande

Seguindo em direção ao sul, depois de Tamandaré você chega à Praia de São José da Coroa Grande, a última praia antes da divisa com Alagoas. Localizado a 120 km do Recife, esse é um destino ainda pouco explorado pelos turistas, mas acho uma das melhores praias de Pernambuco.

O mar lá é muito bonito e também se formam piscinas naturais na maré baixa. É possível fazer um passeio até o ponto em que o Rio Uma encontra o mar, ou ir passar o dia numa das lindas praias de Alagoas que ficam ali pertinho, com águas de tons caribenhos.

Veja as melhores opções de hospedagem em São José da Coroa Grande no Booking.com.

são josé da coroa grande

Praias da Ilha de Itamaracá

praias de itamaracá - pernambuco

Até aqui só falei do Litoral Sul, que atualmente é o trecho mais turístico e badalado do Estado. Mas nem sempre foi assim. Até os anos 1980, o point de veraneio era o Litoral Norte pernambucano, com destaque pra Ilha de Itamaracá.

Essa cidade não tem mais o “esplendor” dessa época, mas a prefeitura tem feito um esforço pra revitalizá-la nos últimos anos. E você encontra lá algumas das melhores praias de Pernambuco, muitas delas pouco conhecidas dos turistas.

O principal cartão-postal da Ilha de Itamaracá é o Forte Orange, construído em 1631 pelos holandeses. É bem legal visitar a fortaleza, mas minha parte preferida é subir e ver a vista linda do mar. E saindo do Forte Orange você chega rapidinho à Vila Velha, pedacinho da cidade que guarda resquícios do início da colonização portuguesa no Brasil e também merece uma visita.

forte orange em itamaracá

Mas o foco aqui são as praias, né? E a Ilha de Itamaracá tem cerca de 10. Uma das mais conhecidas é a do Forte Orange, onde fica a fortaleza de mesmo nome. A partir dela, um passeio gostoso é ir até a ilhota conhecida como Coroa do Avião.

Outra opção é a Praia do Sossego, que fica a cerca de 30 minutos da Praia do Forte Orange. Ela costuma ser mais tranquila, justamente por não ter o acesso tão fácil. Outras possibilidades são fazer um passeio de barco até as piscinas naturais de Itamaracá e ir até a Praia do Pontal, no norte da ilha, onde o rio encontra o mar.

Hospedagem em Itamaracá

Existem várias opções de hotéis, pousadas e flats em Itamaracá, com destaque para a Pousada Ruínas do Pilar, o Blessed Spa Pousada, o Orange Praia Hotel, o Vila Velha Flats e o Manga Verde Beach Residence.

 

 

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Luzenice

    Adorei suas dicas. Foram importantes para decidir onde ir e ficar hospedada. Apenas sugiro fazer uma parceria com hotéis, pousadas e até lugares onde comer diversidades de pratos, e divulgar os preços. Isso nos ajudará bastante. Sem falar que os proprietários podem lucrar com isso e até mesmo vc, ganhando cortesias. Bjs Luísa. Parabéns.

    • Oi, Luzenice! Os preços de hospedagens variam muito de acordo com a época do ano, então o ideal é você clicar nos links dos lugares que sugeri no post e verificar a disponibilidade e valores para as datas da sua viagem :)

Deixe o seu comentário