Dicas Práticas

Como fazer seguro viagem internacional pela internet

Dicas Práticas | 15/01/19 | Atualizado em 28/11/19 | Deixe um comentário

Roteiro planejado, passagens compradas, hospedagem reservada, malas feitas, documentos separados: tudo pronto pra começar aquela tão esperada viagem internacional. Quer dizer, quase tudo. Já contratou o seguro viagem? Se você sempre esquece desse item, ou não sabe como funciona, continue lendo este post pra saber como fazer seguro viagem internacional rapidinho, com segurança e economia (incluindo um código de desconto especial!).

A importância do seguro viagem internacional

O seguro viagem é um requisito obrigatório pra entrada em muitos países, como os que compõem o Espaço Schengen (a maioria das nações europeias), além de Cuba, Venezuela e Austrália. Mas mesmo que o destino da sua viagem não esteja incluído nessa lista, falo por experiência própria: não compensa dispensar o seguro.

Em muitos países, uma simples consulta médica pode ser mais cara que a cobertura de um seguro viagem internacional durante toda a viagem. Imprevistos como um braço quebrado ou mesmo uma intoxicação alimentar podem gerar um baita perrengue e gastos altíssimos. Com o seguro, você ganha direito a assistência pra esses e muitos outros casos sem pagar nada, ou com reembolso.

E não para por aí: a cobertura básica de quase todos os seguros viagem internacionais inclui despesas médico-hospitalares e indenizações e assistência à família em caso de acidente pessoal, morte ou invalidez. Mas além disso, muitos planos incluem outros benefícios na sua cobertura.

Alguns exemplos são gastos com medicamentos, despesas odontológicas, indenização em casos de perda ou extravio de bagagem, acompanhamento familiar em caso de acidentes e assistência jurídica.

Leia mais: 
Seguro viagem é mesmo necessário?
Como funciona o seguro viagem: tire suas dúvidas
O que fazer antes de viajar para o exterior: check-list
Seguro viagem para a América do Sul: qual contratar?
Seguro viagem para a Europa: como funciona?
A Seguros Promo é confiável?
Seguro viagem nacional: para que serve?

Como fazer seguro viagem internacional

Tá, você já entendeu a importância desse item no orçamento de viagem. Mas aí você me pergunta: como fazer seguro viagem? Algumas operadoras de cartão de crédito oferecem esse serviço quando você usa o cartão pra comprar as passagens aéreas, mas nem sempre a cobertura é boa, então é importante checar.

Caso você não receba o benefício ou não esteja satisfeito com a cobertura, não tem problema: como falei lá em cima, dá pra contratar esse serviço online, em poucos minutos. E os valores podem ser muito mais baixos do que você imagina, se você souber como fazer seguro viagem de forma inteligente.

O ideal, tanto pra economizar quanto pra se assegurar de que você está contratando um produto de qualidade, é comparar diferentes empresas. Nessa comparação, você deve avaliar os tipos e valores de coberturas e, claro, o preço do plano.

Há alguns anos, eu venho usando o site SegurosPromo pra fazer essa comparação. Esse buscador reúne várias seguradoras com boa reputação, mostrando as diferenças entre os planos oferecidos por cada uma delas. É muito mais fácil olhar direto lá e ver cada item colocado lado a lado do que ficar entrando em vários sites. Além disso, você pode fazer a contratação pela própria plataforma, que é totalmente confiável.

Passo a passo de como fazer seguro viagem online

O site da SegurosPromo tem uma navegação bem intuitiva. Se você tiver alguma dúvida durante o processo, é só usar o chat que fica no cantinho inferior da página pra falar com um atendente. Mas pra ajudar, vou fazer aqui um passo a passo de como fazer seguro viagem:

1. Acessar o site da SegurosPromo

2. Informar seu destino e as datas da viagem

3. Fornecer seus dados de contato e clicar em “Pesquisar”

Informe um e-mail válido, já que é pra esse endereço que serão enviadas as apólices do seguro quando você fizer a compra. O número de telefone serve pra SegurosPromo entrar em contato com você caso necessário.

como fazer seguro viagem

4. Escolher a melhor opção entre os planos apresentados

Aparecerão em destaque o valor de cobertura de despesas médico-hospitalares e de seguro bagagem e o preço do plano, mas você pode ver mais detalhes clicando em cada um. A página exibe a lista de planos ordenada por melhor custo-benefício, mas você pode ordenar a lista por preço ou filtrá-la por seguradoras. Quando decidir, clique no botão “Selecionar” referente à opção escolhida.

seguro viagem online

5. Opcional: comparar os detalhes de vários planos

Essa etapa não é obrigatória, mas é uma funcionalidade bem legal: você pode escolher até quatro planos pra ver as especificações da cobertura de cada um deles lado a lado em outra página.

Pra isso, clique nos botões “Comparar plano” que aparecem abaixo de “Selecionar” em cada um dos planos que deseja avaliar, e depois no botão “Comparar os planos” na parte inferior da mesma página.

como fazer seguro viagem - comparativo

Você deve, então, analisar o que considera mais importante na sua apólice, de acordo com a cobertura necessária pra seu tipo de viagem. Depois de conferir os detalhes da cobertura e escolher uma opção, clique no botão “Comprar”.

comparativo de seguro viagem online

6. Preencher os dados pessoais dos viajantes

Essas são as informações que vão aparecer na apólice do seguro e identificar você caso precise acionar a seguradora durante a viagem: nome completo, data de nascimento e CPF.

dados do viajante

7. Escolher a forma de pagamento 

Você pode pagar em até 12x no cartão de crédito ou com 5% de desconto por boleto, ou então fazer uma transferência bancária (pra valores acima de R$ 250). Escolha a forma de pagamento mais conveniente pra você e preencha os dados correspondentes.

8. Inserir os dados de contato do comprador

Esses são os dados de quem está comprando, ou seja, eles podem ser diferentes das informações do segurado, caso você esteja comprando o seguro pra outras pessoas.

9. Acrescentar o cupom de desconto

Não se esqueça de digitar no campo indicado o código de desconto exclusivo pra os leitores do blog, que garante mais 5% de desconto: JANELASABERTAS5. O campo “Cupom de desconto” fica na área de “Resumo da compra”, na parte inferior da página. Olha ele aqui embaixo:

10. Ler e aceitar os termos de uso de cobertura do produto

11. Clicar em “Efetuar pagamento”

12. Conferir o comprovante de compra e a apólice

Você vai receber todos os documentos necessários no e-mail que informou no cadastro. Aguarde alguns minutos pelo recebimento. Caso tenha optado por pagar por boleto, será preciso fazer o pagamento e depois esperar até que aconteça a compensação bancária.

como fazer seguro viagem

13. Imprimir e/ou salvar a apólice

Não se esqueça de levar a apólice do seguro com você na bagagem de mão. Também gosto de anotar ou fotografar os telefones da seguradora pra ter fácil acesso a eles pelo celular e poder entrar em contato caso necessário.

Qual seguro viagem eu costumo fazer?

Allianz Travel, antiga Mondial Assistance

Durante muito tempo, contratei sempre os seguros da Allianz Travel, antiga Mondial Assistance. Essa é uma das poucas seguradoras com boa reputação que não aparecem nos resultados da Seguros Promo.

Eles já foram eleitos como a melhor empresa de seguro viagem do Brasil pelos leitores do site Melhores Destinos, e pra alguns países e períodos têm um preço bom. Precisei acionar o seguro da Allianz na Alemanha, Hungria e Colômbia e o atendimento sempre foi ótimo.

Vale fazer o orçamento online e comparar! Nesse caso, os cupons de desconto são atualizados periodicamente e exibidos na página de parceiro do Janelas Abertas no site deles.

AssistCard através da SegurosPromo

Nas minhas últimas viagens, no entanto, a opção com o melhor custo-benefício era da AssistCard contratada através da Seguros Promo, que faz acordos pra obter preços especiais. Já contratei diferentes planos deles pra viagens à Europa, Estados Unidos e México e acabei precisando usar em alguns países. Felizmente, o atendimento da empresa também foi excelente.

Na Inglaterra e nos EUA, me encaminharam a um centro médico próximo de onde eu estava hospedada, e no México mandaram uma médica e um enfermeiro no meu quarto de hotel. Como usei a rede referenciada do plano, não tive que fazer nenhum pagamento, mas outra opção seria recorrer a alguma clínica da minha preferência, pagar pela consulta e depois pedir reembolso.

Tem alguma dúvida sobre como fazer seguro viagem internacional? Fala aí nos comentários!

Quando você contrata seu seguro usando os links presentes no blog, eu ganho uma pequena comissão que me permite continuar produzindo conteúdo útil para viajantes e você não paga nada a mais por isso. Só recomendo esse serviço porque já usei diversas vezes e fiquei muito satisfeita.

O Janelas Abertas preza pela transparência com os leitores e deixa claro sempre que há compensação financeira envolvida na menção de algum serviço ou produto. Confira as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário