Dicas Práticas

Como organizar uma viagem: tudo que você precisa

Tá na fase de planejamento pra aquelas férias, feriadão ou intercâmbio tão esperados e precisa de uma mãozinha pra organizar a viagem? Aqui no Janelas Abertas você encontra vários textos, recursos e parceiros pra ajudar nesse processo. Olha só:

Planejamento e roteiro

Aqui no blog você encontra várias dicas específicas pra destinos que já visitei. Pra procurar se a cidade aonde você vai está entre eles, é só dar uma olhada na categoria Destinos no menu superior, que tá divididinho por país e fica mais fácil de achar. E toda semana tem vários posts novos entrando, então sempre tem mais cantinhos diferentes pra explorar. :)

Veja aqui também um check-list para viagem internacional, dicas pra economizar pra viajareconomizar durante a viagem, estratégias pra economizar com comida, como procurar passagens usando o Google Flights e outras dicas práticas sobre viagens.

O que levar na bagagem

Ninguém curte chegar no destino e perceber que esqueceu aquele item quase insubstituível, né? Tá certo que no fim das contas a gente sempre consegue se virar, mas é muito mais tranquilo não ter que se preocupar em comprar uma escova de dentes logo no começo da viagem. Como sou a louca das listas, sempre pego o check-list do que levar na mala, adapto pra ocasião e vou riscando cada peça que guardo.

Veja uma lista com itens para levar na mala e na bagagem de mão e vídeos mostrando o que levei para um mochilão de dois meses no Brasil e outro mochilão de quatro meses pela Europa. Dê uma olhada também nessa lista do que levar quando for ficar hospedado em albergue, pra facilitar sua vida e a dos coleguinhas de quarto.

bagagem de mão

Reserva de hospedagem

Mesmo que você não queira deixar a viagem “engessada” é bom reservar hospedagem pelo menos para a primeira noite no local. Assim, você evitar chegar cansado e sem saber se deslocar muito bem num lugar novo e ainda ter que rodar a cidade procurando um lugar para dormir. Quer ajuda pra escolher um bom hotel, pousada, albergue ou apartamento? Leia este post sobre como reservar hospedagem pela internet.

Há muitos anos tenho usado o Booking.com, que compara várias opções de hospedagem, não cobra taxas de reserva, oferece cancelamento gratuito pra maioria dos estabelecimentos e garante o menor preço. Caso prefira alugar um apê, vale a pena dar uma olhada nas ótimas opções do AirBnb.

Seguro viagem

Além de ser obrigatório pra entrada no Espaço Schengen (acordo que inclui a maioria dos países europeus), o seguro viagem é essencial pra evitar problemas quando você está em outro país. Sempre esperamos que o pior não aconteça, mas caso você precise de atendimento médico no exterior e não tenha contratado um seguro, provavelmente vai ter bastante dor de cabeça e prejuízo financeiro.

Sem falar na orientação em caso de perda de documentos ou cartão de crédito, auxílio pra cobrir despesas em caso de extravio de bagagem ou cancelamento de viagem, entre outros benefícios. Saiba como funciona o seguro viagem e descubra como contratar seu seguro viagem com desconto.

Ingressos para atrações

Gosta de chegar no destino já com tudo reservadinho? Ou pretende ir numa daquelas atrações mais concorridas e não quer correr o risco de ficar sem ingresso, ou de passar horas na fila? Então dá uma olhada no site da TicketBar, parceira do blog, que vende entradas pra várias atrações famosas com antecedência. Assim, você evita estresse e muitas vezes ainda economiza.

Aluguel de carros

Tá planejando uma viagem sobre quatro rodas? Na RentCars você pode pesquisar preços nas melhores locadoras. É uma ótima opção pra se programar financeiramente e fazer a reserva antecipadamente, evitando perrengues na hora H – quando fui pra Foz do Iguaçu, não encontramos nenhuma locadora com carro disponível ao chegar no aeroporto, e desde então sempre reservo antes. Veja também algumas dicas para alugar um carro em viagens.

aluguel de carro

Cotação de moedas estrangeiras

Vai pra o exterior? A Melhor Câmbio é uma plataforma que reúne as cotações de várias empresas, atualizadas em tempo real, pra você pesquisar qual delas tá melhor. É só acessar o site e selecionar sua cidade e a moeda que você quer comprar (em dinheiro ou cartão pré-pago) ou vender. Saiba mais sobre como encontrar a casa de câmbio com a melhor cotação na sua cidade (e até receber o dinheiro em casa) lendo este post.

Guias de viagem para download

Procurando guias de viagem com roteiros detalhados pra Argentina, Uruguai, Índia, Roma, Paris, Lisboa, NY e Miami? Ou quem sabe um manual pra viajar sem gastar com hospedagem? Conheça vários guias digitais em formato de e-book criados por blogueiros com experiência prática – muitas vezes como moradores – e um jeitinho bem didático de explicar o que ver, o que fazer, o que comer e como ir de um lugar pra o outro sem enlouquecer.

Consultoria personalizada

As informações do blog e os serviços das empresas parceiras não foram suficientes e você quer uma ajuda a mais pra montar seu roteiro de viagem? Entre em contato pelo e-mail luisa@janelasabertas.com. Se eu tiver experiência no destino pra onde você pretende ir, terei o maior prazer de oferecer uma consultoria de viagem personalizada de acordo com seus gostos e seu orçamento pra sua viagem ser incrível.

Quando você usa os links de outras empresas presentes nesse post, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. O Janelas Abertas preza pela transparência e sempre sinaliza eventuais parcerias e patrocínios. Saiba mais sobre as políticas de monetização do blog clicando aqui.

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Juliana

    Eu comprei pela Cãmbio Store e foi sensacional! Eles possuem um preço muito melhor pelos mesmos serviços =)

    • Oi, Juliana! Nunca usei a Câmbio Store porque eles não estão presentes aqui em PE. Na verdade, estão em poucos estados por enquanto :/ Espero que todos esses serviços se expandam ;) Um abraço

Deixe o seu comentário