Aprendizado e trabalho

Aprendizado de idiomas: todos os posts sobre o assunto

Aprendizado e trabalho | 26/01/18 | Atualizado em 23/11/18 | 6 comentários

Não sei tocar nenhum instrumento musical e corro de qualquer tipo de bola como o diabo foge da cruz. Vai ver foi pra compensar minha inaptidão pra tantas outras atividades que estudar outras línguas sempre foi um hobby pra mim. E é claro que esse assunto – que tem tudo a ver com viajar e abrir a mente pra outras culturas – ia aparecer aqui no blog, né? Veja uma seleção de posts que publiquei sobre o tema e me conte nos comentários: o que mais você queria saber sobre aprendizado de idiomas?

Como aprender ou praticar idiomas de graça na internet

A rede mundial de computadores facilita demais nossa vida, né? Dá uma olhada nessa lista de recursos disponíveis na web pra ajudar a aprender uma língua nova desde o comecinho ou praticar aquela em que você já é “fluente”.

Como aprender o básico de um idioma para viajar

Está planejando uma viagem para o exterior e quer aprender o básico da língua local ou de inglês para se sentir mais confiante e “se virar” no destino? Veja dicas práticas para se preparar.

Dicas para estudar francês online de graça

Passei cinco anos estudando francês no Brasil, dois meses em Lyon e duas semanas praticando num work exchange numa cidadezinha perto de Nantes, mas como não uso o idioma no dia a dia, preciso usar recursos online pra não perder tudo que já aprendi. Veja dicas de sites, apps e músicas pra começar ou praticar essa língua.

Dicas para aprender espanhol online de graça

Depois de um semestre de curso de espanhol, passei mais seis meses estudando o idioma sozinha. Quando fui fazer meu primeiro intercâmbio em Buenos Aires já tinha um nível bom do idioma, porque usei e abusei de exercícios de gramática e de recursos online, como os que compartilhei nesse post. Sem desculpas pra ficar no portuñol!

Vai viajar pra o exterior? Não se esqueça do seguro viagem! Clique aqui pra descobrir como contratar o seu com desconto.

Dicas para aprender alemão de graça

A língua de Goethe é desafiadora, e quanto mais contato você tiver com ela, mais fácil se acostumar à sua lógica peculiar. Por isso, enquanto estava começando os estudos de alemão preparei também uma seleção de recursos para você praticar online sem gastar nada.

16 razões para aprender novos idiomas

Gostar de estudar línguas estrangeiras foi natural pra mim, mas sei que nem sempre é o caso. Se você estiver precisando de um empurrãozinho pra se dedicar ao aprendizado de idiomas esse post pode ajudar.

Entendendo o idioma húngaro

“A única língua que o diabo respeita”, definiu Chico Buarque. Não sei se é mesmo a única, mas é fato que o húngaro é um idioma bem complicado. Quando fui passar uns meses lá aproveitei pra tentar entender o funcionamento dessa curiosa língua. Veja o que descobri!

Tudo sobre o teste de proficiência TOEFL iBT

O passo a passo para se preparar para o TOEFL, um dos principais testes de proficiência em língua inglesa.

Estudos no exterior

Confira todos os posts sobre cursos de idiomas, graduação, pós-graduação e outros tipos de intercâmbio para estudos no exterior.

Se quiser salvar este post para ler depois, pine a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveite e siga o perfil do Janelas Abertas por lá. :)

tudo sobre aprendizado de idiomas

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Luisa compartilho com você este hobby de aprender idiomas, agora estou tentando aprender russo online com o clube eslavo e estou adorando, mesmo que às vezes parece que a cabeça vai dar um nó mas sei que vale a pena, principalmente quando viajo e consigo me comunicar e entender os locais no idioma deles. Valeu pelas dicas. Claudia

    • Oi, Claudia! Que massa, Russo deve ser um baita desafio! Mas muito interessante :) Boa sorte nessa jornada! Um abraço

  2. Denise Maciel de Jesus

    Como que funciona trabalhar no exterior, sendo mais precisa, na Irlanda? estava vendo o pacote da CI, sobre trabalhar e estudar, mas n estendi essa parte.

    • Oi, Denise! Recomendo você falar com a própria CI pra eles te explicarem as regras direitinho, ou dar uma olhada no blog E-Dublin (https://www.e-dublin.com.br), que é especializado em Irlanda :) Um abraço!

  3. Carol

    Oi, estou querendo fazer um curso de 7 semanas em Lyon e queria saber se o tempo é suficiente para conseguir me comunicar no idioma (entendo o francês escrito, porém escutar e falar ainda é muito difícil para mim) e queria saber se não seria melhor passar essas 7 semanas na Espanha, por ser mais parecido com o português. Também queria saber se tem algum post sobre a vida noturna e o inverno de Lyon.

    • Oi, Carol! O tempo pra aprender um idioma depende muito da sua dedicação e, de certa forma, da sua aptidão natural. Por isso, ninguém pode te assegurar quanto tempo será suficiente pra chegar em determinado nível. Mas se você seguir as dicas que dei aqui, acredito que é possível avançar bastante em 7 semanas: https://janelasabertas.com/2015/02/09/intercambio-um-mes/
      E sobre ir pra França ou Espanha, depende também dos seus objetivos com cada idioma e do seu interesse pessoal. Com certeza o espanhol é mais fácil de aprender, mas por outro lado, você poderia avançar mais na língua estudando aqui no Brasil mesmo, ou ir no futuro pra algum país da América Latina.
      Sobre vida noturna, tem esse post aqui: https://janelasabertas.com/2012/11/23/lyon-vida-noturna/ Mas certamente bastante coisa mudou nos últimos 5 anos.
      E não passei o inverno lá, e sim a primavera, então não escrevi nada sobre o assunto. Aqui estão os outros posts que escrevi sobre Lyon com base na minha experiência estudando lá: https://janelasabertas.com/?s=lyon
      Boa sorte na decisão! :)

Deixe o seu comentário