Aprendizado e trabalho

Como aprender alemão online de graça: recursos úteis

Aprendizado e trabalho | 24/02/14 | Atualizado em 14/03/23 | 14 comentários

Sempre me senti intimidada pela língua alemã, apesar de achar um charme Daniel Brühl falando nela. Mas depois de me encantar pela Alemanha e descobrir algumas peculiaridades do idioma que me deixaram curiosa, resolvi encarar o desafio. Depois de fazer um curso intensivo durante cerca de um ano aqui no Brasil, fiquei me dedicando a aprender alemão online mesmo.

A verdade é que em comparação com outros idiomas que já estudei, o alemão é realmente um desafio pra mim. Afinal, o inglês está em todo lugar, o espanhol é nossa língua-irmã e até mesmo o francês, que tem suas peculiaridades meio chatinhas, ao menos compartilha muitas similaridades com outros idiomas latinos.

E especialmente por se tratar de um idioma menos familiar, é fundamental praticar o máximo possível. Por isso, acabei explorando várias ferramentas que ajudam a aprender alemão online. Seja como complemento pra aulas propriamente ditas ou de forma autodidata, acho esses recursos bem úteis.

Recursos gratuitos para aprender alemão online

Deutsche Welle

Eu podia até parar o post nesse primeiro tópico e você já teria um monte de material pra aprender alemão online. É que o site Deutsche Welle: Aprender alemão, da empresa de comunicação Deutsche Welle, oferece um monte de opções diferentes.

Nele você encontra desde cursos online propriamente ditos com o Deutsch Interaktiv (níveis A1 a B1) a materiais complementares como podcasts pra iniciantes, matérias de rádio para intermediários, um curso de áudio em 26 lições (a série Warum Nicht), entre outras opções. Neste link, você também pode fazer um teste pra avaliar seu nível.

Goethe Institut

O Goethe Institut também oferece aulas gratuitas online no seu site. É possível se registrar gratuitamente na página pra conferir exercícios, vídeos e textos e participar de um fórum pra tirar dúvidas, por exemplo.

Eles também disponibilizam exercícios pra aprender alemão online, além de materiais pra se preparar pra provas de proficiência. Ah, tem até jogos “de aventura” em alemão (níveis A2 e B1) pra Android e iOS.

recursos para aprender alemão online

Quer Aprender Alemão

Acho que todo brasileiro que aprende alemão e tem acesso à internet acaba conhecendo o perfil Quero Aprender Alemão. Ele traz muitas explicações pra dúvidas comuns, dicas de gramática, vocabulário, vídeos, músicas etc. Um dos recursos mais legais pra quem quer aprender alemão online.

Músicas em alemão

Uma forma clássica de aprender línguas é ouvindo música, então encontrar algum cantor ou banda que lhe agrade em alemão é bem interessante. Melhor ainda se tiver vídeos das músicas com legendas, né? ;)

Algumas opções que meus amigos curtem são Alligatoah, Sportfreunde Stiller, Laing, Cro, Clueso, Mia, Peter Fox, Jan Delay, Tim Bentzko, Seeed, Glasperlenspiel  e Maxim. Olha aqui uma de Clueso pra inspirar:

Deutsch für euch

 

No canal do Youtube Deutsch für euch, uma alemã fofinha dá aulinhas de alemão, explicando as coisas em inglês. Acho legal porque ela costuma ressaltar a diferença entre o “certo” de acordo com a gramática e a forma em que as pessoas de fato falam no dia a dia.

canal do youtube para aprender alemão online

Slow German

A página Slow German tem podcasts divididos por temas (comer e beber, amizades e família, feriados e festas etc.) com pessoas falando só em alemão, só que devagarinho. Dá pra entender boa parte do conteúdo com um nível A1-A2. Tem também uma parte pra quem é zerado na língua (a aba “absolute beginner”), com explicações em inglês, mas achei esses meio tediosos, hehe.

Extr@

Já falei da série aqui, nos posts anteriores. A Extr@ é uma pseudo sitcom voltada pra aprendizes de vários idiomas. Os diálogos são bobos e é tudo meio brega e bem antigo, mas a série é ótima pra praticar o entendimento e dar confiança, já que mesmo no nível A1 dá pra entender boa parte das conversas. Tem legendas em alemão e você pode encontrar os vídeos buscando por “extr@ auf deutsch” no Youtube.

Leia mais:
Como aprender ou praticar idiomas de graça na internet
Dicas pra estudar francês online de graça
Dicas pra estudar espanhol online de graça

BBC Languages

O site BBC Languages é um recurso bem legal pra aprender várias línguas, apesar de estar desatualizado. Ele inclui umas aulinhas básicas tipo conversação pra viagens e uma série de links pra sites de TVs e rádios alemães, além de um teste de nível e outros recursos. É uma boa pra quem precisa aprender alemão online pra viajar, já que você consegue ao menos ver como faz pra se apresentar, fazer compras, resolver coisas num hotel, pedir uma refeição, comprar bilhetes de trem etc.

bbclanguages

GermanPod

O GermanPod 101 tem uma versão grátis e a opção de pagar pra ter direito a mais recursos. Ele traz podcasts feitos pra desde iniciantes completos a quem tem nível avançado, mas baseia as explicações no inglês. A ideia deles é trazer situações realistas e acho que a proposta é interessante, mas a dinâmica é meio lenta pra mim.

O legal, por outro lado, é que existem vários recursos diferentes que se complementam: por exemplo, além dos áudios e vídeos eles disponibilizam fichas com a transcrição dos diálogos e um resumo dos conteúdos vistos em cada parte.

Vai viajar pra o exterior? Não se esqueça do seguro viagem! Clique aqui pra descobrir como contratar o seu com desconto.

Gramática de alemão

Acho importante comprar uma boa gramática “de verdade”, mas se você não puder, tem uns sites que quebram o galho nesse processo de aprender alemão online. Me recomendaram, por exemplo, o Nancy Thuleen, onde uma professora juntou várias fichas de gramática que ela compilou durante os anos.

Aplicativos

Além de tudo que você pode fazer na frente do computador, existem muitos aplicativos que ajudam a aprender alemão online. Vale dar uma conferida nos apps que mencionei no post sobre aprender idiomas online de graça.

Mas além desses mais genéricos, tem também alguns voltados pra alemão, como o do Goethe Institut pra treinar vocabulário, o dicionário PONS (que eu usava muito durante as aulas), e vários do GermanPod 101, que ainda não testei.

dicionário para aprender alemão online

 

E você, conhece outros sites/recursos legais pra aprender alemão online de graça? Conta aí nos comentários!

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

14 Comentários

  1. Mary

    Obrigada pelas dicas!

  2. Mariana

    Ai que post incrível! Muito obrigada!
    Vc falou que fez curso intensivo, foi aqui em Recife? Eu tava procurando algum aqui e queria recomendações :) Eu não sei de NADA de alemão, mas to querendo muito aprender! Bjos!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Mariana! Por nada :D Espero que seja útil! Fiz no Recife sim, no CCBA! Eles costumam ter turmas de intensivo dos primeiros níveis, entra em contato ^^ Capaz de ter alguma assim começando em agosto. Um abraço!

  3. Andre Luiz do Carmo

    Boa tarde!
    eu ainda não tenho um comentario para fazer,mas se possivel envie para mim algumas sugestoes e dicas do idioma alemão

    • Luísa Ferreira

      Oi, Andre :) As dicas que tenho pra dar estão no post. Um abraço!

  4. Petra

    uau… valeu!! estou com varios sites em aberto aqui… Parabéns pelo blog!

  5. sofia

    gostei legal da pra aprender sem problemas obrigado luiza

  6. Ricardo

    Parabéns pelo blog. vi q a postagem é de 2014, e aí? aprendeu bem o Alemão? quanto tempo para ser relativamente fluente?
    Abraço

    • Oi, Ricardo! Obrigada pelo comentário :) Acabei deixando o alemão de lado por enquanto porque outras prioridades tomaram conta; fiz só até o nível A2. Isso do tempo depende muito da dedicação pessoal de cada um, mas você pode ter uma ideia considerando o ritmo da maioria dos cursos do idioma: com aulas uma ou duas vezes por semana, em geral se completa um nível do Marco Europeu de Referência por ano (A1.1, A1.2, A2.1, A2.2…). Ou seja: pra completar o B2 (que é como terminar o avançado) seriam quatro anos. Mas se você fizer cursos intensivos, for estudar num país onde se fala alemão ou estudar muito por conta própria, o tempo pode ser bem menor. E se não levar a sério os estudos, pode completar esses quatro anos e ainda não sentir segurança no idioma (que é bem complicadinho). Um abraço!

  7. Ana Maria

    Parabéns Luísa,suas dicas serão úteis no meu aprendizado. Danke Shön!

Deixe o seu comentário