Aprendizado e trabalho

Dicas pra estudar alemão online de graça

Eu me lembro bem do momento em que percebi que em alemão, todos os substantivos começam com letra maiúscula. Foi no banheiro de um hotel em Berlim, “lendo” um aviso sobre toalhas. Pode ser uma besteira, mas essa peculiaridade da língua me causou estranheza e despertou em mim a vontade de entender pelo menos um pouco do funcionamento dela. :)

Sempre tive medo do idioma, apesar de achar um charme Daniel Brühl falando nele, por exemplo <3 Mas depois desse dia e do encantamento que a capital alemã provocou em mim, resolvi encarar o desafio. Por obra do destino (sim, sou dessas que acreditam em destino), encontrei um curso intensivo que começava logo depois da minha volta ao Brasil, no fim do ano passado, e fiz dois níveis em três meses. Não foi fácil, mas o esforço foi suficiente pra que eu quisesse continuar e fazer valer todas as horas decorando declinações. ;)

A verdade é que em comparação com o inglês – que tá em todo lugar -, com o espanhol – nossa língua-irmã – e mesmo com o francês – que agora me parece brincadeira de criança -, o alemão é realmente um desafio pra mim. Ainda tou beeeem no comecinho, mas já percebi que é preciso desconstruir muita coisa da nossa lógica linguística pra pensar nela.

E como sempre, mas talvez ainda mais por se tratar de um idioma menos familiar, é fundamental praticar o máximo possível. Por isso, ainda que eu tenha pouco tempo de experiência, já pude explorar algumas ferramentas e acabei escolhendo essa língua pra dar continuidade à série de posts com dicas pra estudar idiomas online.

Leia mais:

Como aprender ou praticar idiomas de graça na internet
Dicas pra estudar francês online de graça
Dicas pra estudar espanhol online de graça

Berlim <3

Berlim <3

Deutsche Welle: Aprender alemão

Eu podia até parar o post nesse primeiro tópico e você já teria um monte de material. É que o site da empresa de comunicação Deutsche Welle, assim como o da francesa TV5 (falei dele aqui), oferece um monte de opções diferentes, desde cursos online propriamente ditos com o Deutsch Interaktiv (níveis A1 a B1) a materiais complementares como podcasts pra iniciantes, matérias de rádio para intermediários, um curso de áudio em 26 lições (a série Warum Nicht), entre outras opções. Neste link, você também pode fazer um teste pra avaliar seu nível.

Goethe Institut

Estudar numa das unidades do Goethe Institut na Alemanha custa uma pequena fortuna. Pra compensar (hehe), a instituição oferece aulas gratuitas online no seu site. É possível se registrar gratuitamente na página pra conferir exercícios, vídeos e textos e participar de um fórum pra tirar dúvidas, por exemplo. Nunca usei direito essa parte, mas também tem esses outros links com áudio (o curso Radio D, feito em parceira com a Deutsch Welle, com introdução em inglês, que serve até pra quem não sabe NADA da língua) e exercícios, além de materiais pra se preparar pra algumas provas/certificados. Ah, tem até jogos “de aventura” em alemão (níveis A2 e B1) pra Android e iOS.

goethe

Aprender Alemão

Acho que todo brasileiro que aprende alemão e tem acesso à internet acaba conhecendo esse blog. Ele é bem legal, porque traz mil explicações pra dúvidas comuns, dicas de gramática, vocabulário, vídeos, músicas etc. Também tem uma página no Facebook, com postagens bem frequentes. Recomendo!

Músicas

Uma forma clássica de aprender línguas é ouvindo música, então encontrar algum(a) cantor(a) ou banda que lhe agrade em alemão é bem interessante – melhor ainda se rolar um vídeo com legendas, né? hehe. Algumas opções que meus amigos curtem são Alligatoah, Sportfreunde Stiller, Laing, Cro, Clueso, Mia, Peter Fox, Jan Delay, Tim Bentzko, Seeed, Glasperlenspiel  e Maxim. Toma aí uma de Clueso pra inspirar:

Deutsch für euch

Nesse canal do Youtube, uma alemã fofinha dá aulinhas de alemão, explicando as coisas em inglês. Ainda não vi muitos vídeos, mas acho legal porque ela costuma ressaltar a diferença entre o “certo” e a forma em que as pessoas de fato falam no dia a dia, o que – por incrível que pareça – meus professores nem sempre fazem.

deutchfureuch

Slow German

Essa página tem podcasts divididos por temas (comer e beber, amizades e família, feriados e festas etc.) com pessoas falando só em alemão, só que devagar :) Dá pra entender boa parte do conteúdo com um nível A1-A2 e tem também uma parte pra quem é zerado na língua (a aba “absolute beginner”), com explicações em inglês – mas achei esses meio chatos :B

Leia também:

Guia completo sobre estudos no exterior
Guia completo sobre aprendizado de idiomas

Extr@

Já falei da série aqui, nos posts anteriores. A Extr@ é uma pseudo sitcom voltada pra aprendizes de vários idiomas. Os diálogos são meio bobos e é tudo meio breguinha, mas a série é ótima pra praticar o entendimento (tem legendas em alemão) e dar confiança, já que mesmo no nível A1 dá pra entender boa parte das conversas :D

BBC Languages

Esse site é um clássico pra aprender várias línguas, apesar de estar desatualizado. Ele inclui umas aulinhas básicas tipo conversação pra viagens (como se apresentar, família, compras, hotel, pedindo uma refeição, comprando bilhetes de trem etc.) e uma série de links pra sites de TVs e rádios alemães, além de um teste de nível e outros recursos.

bbclanguages

GermanPod 101

Esse tem uma versão grátis e a opção de pagar pra ter direito a mais recursos. Ele traz podcasts pra desde iniciantes completos a quem tem nível avançado, mas ele baseia as explicações no inglês – então se você não fala inglês, vai ficar bem confuso :P A ideia deles é trazer situações realistas e acho que a proposta é interessante, mas a dinâmica é meio lenta pra mim. O legal, por outro lado, é que existem vários recursos diferentes que se complementam: por exemplo, além dos áudios e vídeos eles disponibilizam fichas com a transcrição dos diálogos e um resumo dos conteúdos vistos em cada parte, o que eu acho massa. Tem também flashcards pra memorizar vocabulário e a opção de receber uma palavra nova por dia, por e-mail.

Gramática

Acho importante comprar uma boa gramática “de verdade”, mas se você não puder/quiser, tem uns sites que quebram o galho. Não usei muito nenhum deles e pode que tenham erros aqui e ali, mas entre as opções que eu encontrei por aí ou me recomendaram foram o Dietz & daf, que tem uma lista de conteúdos organizadinha e o Nancy Thuleen, onde uma professora juntou várias fichas de gramática que ela compilou durante os anos.

Aplicativos

Além de tudo que você pode fazer na frente do computador, tem uma coisa que eu acho particularmente útil: “estudar” on the go – no ônibus, no consultório do dentista, na fila do banco… Pra isso, tem várias opções de apps legais como o Babbel e outros que eu mencionei no primeiro post dessa série. E tem também alguns voltados pra alemão, como o do Goethe Institut pra treinar vocabulário, o dicionário PONS (que eu uso o tempo todo durante as aulas, hehe), e vários do GermanPod 101, que ainda não testei. Ah, meu celular é Android, mas acho que tem tudo isso pra iOS também.

app_pons

Conjugação

Além do supracitado Verbos Alemães, que é mobile, existem plataformas na web pra verificar a conjugação dos verbos, como o Verbix :)

E você, conhece outros sites/recursos legais pra praticar/aprender alemão online sem gastar um tostão? Conta pra gente!

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

12 Comentários

  1. Mary

    Obrigada pelas dicas!

  2. Mariana

    Ai que post incrível! Muito obrigada!
    Vc falou que fez curso intensivo, foi aqui em Recife? Eu tava procurando algum aqui e queria recomendações :) Eu não sei de NADA de alemão, mas to querendo muito aprender! Bjos!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Mariana! Por nada :D Espero que seja útil! Fiz no Recife sim, no CCBA! Eles costumam ter turmas de intensivo dos primeiros níveis, entra em contato ^^ Capaz de ter alguma assim começando em agosto. Um abraço!

  3. Andre Luiz do Carmo

    Boa tarde!
    eu ainda não tenho um comentario para fazer,mas se possivel envie para mim algumas sugestoes e dicas do idioma alemão

    • Luísa Ferreira

      Oi, Andre :) As dicas que tenho pra dar estão no post. Um abraço!

  4. Petra

    uau… valeu!! estou com varios sites em aberto aqui… Parabéns pelo blog!

  5. sofia

    gostei legal da pra aprender sem problemas obrigado luiza

  6. Ricardo

    Parabéns pelo blog. vi q a postagem é de 2014, e aí? aprendeu bem o Alemão? quanto tempo para ser relativamente fluente?
    Abraço

    • Oi, Ricardo! Obrigada pelo comentário :) Acabei deixando o alemão de lado por enquanto porque outras prioridades tomaram conta; fiz só até o nível A2. Isso do tempo depende muito da dedicação pessoal de cada um, mas você pode ter uma ideia considerando o ritmo da maioria dos cursos do idioma: com aulas uma ou duas vezes por semana, em geral se completa um nível do Marco Europeu de Referência por ano (A1.1, A1.2, A2.1, A2.2…). Ou seja: pra completar o B2 (que é como terminar o avançado) seriam quatro anos. Mas se você fizer cursos intensivos, for estudar num país onde se fala alemão ou estudar muito por conta própria, o tempo pode ser bem menor. E se não levar a sério os estudos, pode completar esses quatro anos e ainda não sentir segurança no idioma (que é bem complicadinho). Um abraço!

Deixe o seu comentário