Aprendizado e trabalho

Dicas pra estudar francês online de graça

Aprendizado e trabalho | 27/01/14 | Atualizado em 16/03/18 | 20 comentários

Depois do post com dicas mais gerais pra aprender ou praticar línguas pela internet sem gastar um centavo (leia aqui), volto ao tema linguístico pra compartilhar alguns sites legais pra quem estuda francês. Sou apaixonada por essa língua, que comecei a aprender em 2007, mas tenho bem mais dificuldade de manter o contato com ela do que com inglês e espanhol. Ainda assim, não posso reclamar da oferta de recursos pra estudar francês online. Dá uma olhada:

Leia mais:

Guia completo sobre estudos no exterior
Guia completo sobre aprendizado de idiomas

TV 5 Monde

O site da TV 5, televisão francesa de transmissão global, traz na página Apprendre le Français uma série de exercícios classificados por nível, de A1 a B2, usando como base reportagens da emissora. É interessante pra ter contato com materiais reais, em vez daqueles produzidos especificamente pra cursos de língua. Tem também várias outras séries de exercícios, como a seção Première Classe, pra iniciantes (A1), uma parte de treinamento pra o teste TCF e exercícios usando reportagens, entrevistas e propagandas.

Se você já tiver um entendimento do idioma, pode ainda conferir a página pra professores de francês, com vídeos e dicas. E é claro: a partir de qualquer nível, mas principalmente pra os mais avançados, o site normal da TV5 tem vários recursos que não são voltados pra o aprendizado de línguas, mas são uma ótima possibilidade de praticar.

tv5

O site do canal TV5 Monde tem várias seções específicas pra quem tá aprendendo francês

Outros canais de TV

Pra quem quer só assistir TV, sem exercícios, tem os sites dos outros canais franceses (e de outros países francófonos), com programas de notícias, entretenimento, debates, documentários etc. Alguns não tão disponíveis no Brasil, mas outros sim, como France 2, France 5 e Arte, canal mais “cult” (com uns programas mara).

DELF/DALF

Esse é o site oficial do CIEP, ideal pra quem tá se preparando pra algum dos testes de proficiência de francês mais requisitados: DELF (Diplôme d’Études en Langue Française) e DALF (Diplôme Approfundi de Langue Française). A página traz exemplos de provas desde o nível A1 ao B2 e tira dúvidas sobre os testes.

Bonjour de France

O site é feioso, mas útil. Ele traz centenas de exercícios divididos por categoria e nível. Dá pra praticar gramática, compreensão oral, vocabulário, conjugação, expressões idiomáticas, entre outras categorias, que servem tanto pra iniciantes quanto pra avançados :) Tem também uma parte de preparação pra o DELF, com dicas e exercícios.

Música

Acho que uma das formas mais clássicas de aprender línguas é ouvindo música, né? Quem nunca traduziu uma música de cantor pop na adolescência que atire a primeira pedra :P Eu não sou a pessoa mais musical do mundo, mas já escutei um bocado de coisa legal em francês. Acho que meu preferido é Bénabar, cujas músicas têm letras engraçadas/irônicas, e têm uma vibe “historinha”. Curto porque dá pra entender bem o que ele diz ;)

Tem também Zaz, que canta num estilo meio jazz e é mais famosinha por aqui; e Paris Combo, que se descreve como “world music” e tem algumas músicas bem gostosas. Uma indicação de uma amiga foi Juliette Katz, que é mais romântica. E não podemos nos esquecer, é claro, da galera das antigas, como a celebradíssima Edith Piaf.

zaz

Zaz na capa bonitinha do CD :)

Un gars, une fille

Essa série é originalmente do Québec, tendo sido adaptada pra vários países, de acordo com a Wikipédia. A série mostra o dia a dia de um casal, que normalmente tá brigando :P É engraçadinha e os episódios são curtos; é uma ótima forma de praticar o entendimento de uma linguagem mais informal, mas é preciso ter um nível pelo menos intermediário pra entender direito.

Vai viajar pra o exterior? Não se esqueça do seguro viagem! Clique aqui pra descobrir como contratar o seu com desconto.

Bref

Essa série do Canal Plus acabou, pra meu grande pesar, porque eu fiquei absolutamente viciada nela enquanto morava em Lyon. São miniepisódios da vida de um cara jovem, que narra situações que aconteceram com ele de um jeito bem interessante. A série foi mini fenômeno na França e gerou várias paródias. Ela era transmitida online, mas infelizmente não tá mais disponível no site oficial; na hora de procurar pra o post, tive que catar esse site alternativo aí, que é meio bagunçado, mas dá pra assistir direitinho.

Bref é engraçada e também é uma excelente forma de aprender expressões informais, mas tem um porém: se você estiver nos níveis mais básicos, pode ficar desestimulado, simplesmente porque o narrador fala MUITO rápido – afinal, é esse o “txans” da série, que tem episódios curtíssimos, tipo três minutos, e bem acelerados. Eu adorava porque me forçava a melhorar a escuta, ainda que às vezes precisasse assistir o mesmo episódio umas três vezes pra entender tudo (mas quando entendia, ficava mó feliz! hehe).

Le Dictionnaire

Esse dicionário online é meu preferido pra francês. Na página, tem também links pra um site de busca de citações em francês, um dicionário de sinônimos, uma ferramenta de conjugação de verbos e vários outros links úteis, que levam a sites de enciclopédias, palavras cruzadas, dicionários de gírias etc. Outro bom site de conjugação é o Le Conjugueur, do jornal Le Figaro, que eu uso há anos.

ledictionnaire

Meu dicionário online preferido

Le Point du FLE

Esse site tem muuuitas fichas e atividades, mas eu confesso que tenho preguiça dele porque é bem feio, hehe. De todo jeito, eu não podia deixar de trazê-lo aqui, porque ele traz uma quantidade grande de explicações e exercícios de gramática e vocabulário.

Phonétique

Taí uma das grandes dificuldades da língua francesa: a fonética. Esse site traz um monte de exercícios pra ajudar a identificar a diferença entre os sons, divididos em “alfabeto”, “fonemas”, “liaison”, “entonação”, “sílabas” e “travalínguas”.

Learn French with Vincent

Atualização em março de 2016: a leitora Naiara indicou esse site/canal do Youtube, em que um francês chamado Vincent dá aulas do básico ao avançado. Ela tá fazendo o curso há um tempo e recomendou pra quem já tem um nível bom de inglês, já que nas aulas dos níveis mais iniciantes o professor usa essa língua como base. Assisti a uns pedacinhos de aulas do avançado e achei um pouco tediosas, mas pra o básico me pareceu interessante.

BBC Languages

Se você já entende bem inglês, a página de línguas da BBC é interessante principalmente pra quem é iniciante, apesar de estar desatualizada há um tempo. Ela oferece, por exemplo, várias listas com explicação de gírias e vocabulário informal dividido por temas, aulas em vídeo pra iniciantes, frases básicas pra viagens, palavras cruzadas com áudio, entre outros recursos.

Outros recursos

Fora isso, tem também os sites de jornais em língua francesa, como Le Monde, Le Figaro e Le Monde Diplomatique, a revista de cultura descoladinha Les Inrockuptibles, além de mil e outras fontes de leituras e vídeo como vários episódios do fofíssimo Tin Tin, criado pelo belga Hergé.

O jornalista belga mais fofinho :)

Pra terminar o post, o jornalista belga mais fofinho :)

E você, como faz pra aprender francês com a ajuda da internet? Me conta nos comentários!

Se quiser salvar este post para ler depois, pine a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveite e siga o perfil do Janelas Abertas por lá. :)

como estudar francês online de graça

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

20 Comentários

  1. Adílson de Andrade

    A mágica de receber ao compartilhar…Que sua vida seja envolvida por essa “magia”!
    Obrigado pelas dicas de buscas de aprendizagem da lingua francesa !

    • Luísa Ferreira

      Muito obrigada pelo comentário, Adílson! ^^ Um abraço!

  2. Cunha

    Olá Luísa,

    Acabo de conhecer seu blog e achei muito interessante. Todos os posts que li até agora de fato me interessam, me identifiquei muito :)
    Gostaria de te fazer uma pergunta: Cursei francês durante um tempo e tive que parar devido a correria do dia-a-dia. Sempre quis voltar, mas a verdade é que não consigo conciliar mais os meus horários com os horários das escolas de idiomas. Assim resolvi aprender através de um curso online gratuito de uma universidade americana. Estou gostando bastante, mas gostaria de saber sua opinião a respeito. Você também aprende assim, a distancia, em cursos online? Qual a sua opinião a respeito dos cursos online?

    Abs

    • Luísa Ferreira

      Oi, Flaviane! Que bom que você gostou, obrigada :) Eu já fiz cursos online, mas não por muito tempo, porque não tenho muita disciplina hehe. Mas dependendo do curso, acho bom sim! Pelo menos pra revisar e manter a língua, podem ser muito úteis, mas é preciso ter mesmo o compromisso de levar a sério mesmo sem ter horário de aula e sem estar pagando, né? ;) Qual é o curso que você tá fazendo? Um abraço!

  3. Bruna

    muito bacana….

    • Luísa Ferreira

      Valeu, Bruna! Espero que seja útil :)

  4. Larissa

    Você não tem noção do quanto isso vai me ajudar! Gratidão *-*

    • Luísa Ferreira

      Que bom, Larissa! Fico muito feliz :) Um abraço!

  5. Madalena xingo luis Araúlo

    Ola pessoal eu gosto muito destá língua quero me juntar a vices !j’adore francais

    • Luísa Ferreira

      Moi aussi, Madalena! :)

  6. Raffaella Lengs

    voce é muito fofa! brigada pelas dicas

  7. Naiara

    Olá Luisa, eu tenho um inglês bom e com isso pude aprender francês (ainda estou aprendendo) com um curso pelo youtube “Learn french with Vincent” o curso é muito bom!!! E vai do básico ao avançado, adicione essa dica para quem já fala inglês pode aprender francês, me ajuda muito estou na unidade 8 e já vejo muita diferença. Obrigada pelas suas dicas maravilhosas que me ajudarão com certeza aprender cada dia mais até que eu possa atingir a fluência tão desejada.

    • Oi, Naiara! Que massa, valeu pela dica! :) Vou dar uma olhada e acrescentar ao post sim :) Boa sorte pra você nessa caminhada francófona! :)

  8. Eliana Santod

    olá, Luísa.
    Acabei de conhecer seu blog, achei muito interessante e produtivo.

    Até mais!

    • Oi, Eliana! Que bom que você gostou :D Obrigada pelo comentário! Volte sempre ^^ Um abraço

  9. Daniele

    Oi Luisa,
    agradeço por dicas tão valiosas. Eu, baixei um aplicativo chamado ” Fun easy learn Français”, bem básico mesmo, tipo aqueles cursos preparados. Para mim, que não sabia nadinha mesmo, tem sido interessante. Agora, partirei para outras plataformas. Abçs

  10. Veridiana

    Primeira vez que eu ouvi falar sobre essa página de idioma achei por a caso, algum tempo tento aprender árabe sozinha mas acho complicado .
    Pois os mesmo não utilizam apenas o árabe junto misturam outros idiomas tipo francês isso dificulta muito o aprendizado .
    Aprender sozinha não é fácil, muito complicado para aprender o árabe vc tem que falar inglês,francês tmbm vou tentar aprender aqui o francês espero encontrar ajuda para meu aprendizado espero não estudar mais tão só pois eu já tenho dificuldade por conta dá idade bjs obrigada

    • Oi, Veridiana! Imagino que seja bem difícil mesmo aprender árabe, mas o francês também é lindo, vale a pena estudar :) Boa sorte! Um abraço

Deixe o seu comentário