Dicas Práticas

Voluntariado ambiental: como achar boas vagas

Dicas Práticas | 31/08/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

A crise climática tem provocado muita preocupação. Afinal, as consequências já vêm sendo sentidas e tendem a piorar bastante num futuro próximo se continuarmos vivendo da mesma forma. Enquanto alguns preferem fingir que nada está acontecendo e outros perdem as esperanças, tem quem busque fazer sua parte para cuidar do meio ambiente, buscando, por exemplo, um voluntariado ambiental.

Se você chegou a este texto, imagino que esse último seja seu caso, né? Se você está considerando fazer um voluntariado ecológico, mas quer entender melhor os tipos de vagas disponíveis e os benefícios de viver uma experiência assim, ou se já está decidido, mas não sabe onde encontrar bons voluntariados, este artigo vai te ajudar.

7 razões para fazer um voluntariado ambiental

O principal motivo seria, é claro, “porque o planeta precisa que a gente se movimente para reverter os danos que provocamos”. Mas além de gerar resultados positivos para o meio ambiente, voluntariar em projetos ambientais ou ecológicos pode ser super gratificante para quem dedica seu tempo a essa causa. Veja algumas das razões para participar de programas desse tipo:

1. Provocar um impacto positivo

Mesmo que seja em pequena escala, os impactos da sua participação num projeto de voluntariado ambiental podem fazer uma diferença muito positiva naquela comunidade ou ecossistema.

Seja plantando árvores, limpando praias, promovendo educação ambiental, fazendo incidência política ou colaborando com projetos de agricultura sustentável, por exemplo, você pode contribuir diretamente com projetos incríveis e deixar um legado positivo para as próximas gerações.

2. Aprender sobre preservação ambiental

Ao mesmo tempo em que colabora com o projeto escolhido para voluntariar, você vai aprender muito com os responsáveis pela iniciativa e outros voluntários.

Muita gente começa a fazer voluntariados ambientais justamente buscando adquirir conhecimentos sobre sustentabilidade, conservação e práticas como permacultura ou bioconstrução, seja para adotar essas práticas em espaços próprios, para trabalhar com isso ou para adaptar os aprendizados à sua rotina.

Em alguns voluntariados, existem inclusive aulas propriamente ditas, mas pode ser cobrada uma taxa para viabilizar essa ação e ajudar a manter o projeto.

3. Se conectar profundamente com a natureza

A maior parte dos voluntariados ecológicos acontece, como você deve imaginar, em ambientes de muita imersão na natureza. Isso faz deles experiências incríveis tanto para quem já é apaixonado por estar em meio à natureza quanto para quem vive em ambiente urbano e busca um respiro, ou para quem pensa em fazer a transição para um estilo de vida mais rural, por exemplo.

voluntariado ecológico

4. Mudar ou ampliar perspectivas de mundo

Se você ainda não é tão engajado em questões ambientais no dia a dia, ou não está muito acostumado com o contato intenso com a natureza, voluntariar em projetos ambientais pode ser transformador, mudando sua visão de mundo. E se você fizer voluntariado em outros lugares que não aquele onde vive, pode aprender muito com a forma em que outras culturas ou projetos lidam com questões ambientais.

Tenho amigos que foram voluntários em projetos de permacultura e acabaram se mudando para viver em comunidades ecológicas por um longo prazo, por exemplo. Uma amiga resolveu fazer mestrado e doutorado em antropologia, pesquisando comunidades agroecológicas, e outra fez transição de carreira e se tornou redatora de empresas sustentáveis.

5. Conhecer pessoas com ideais semelhantes aos seus

Geralmente quem busca um voluntariado ambiental tem valores parecidos, ao menos no que diz respeito à conservação do meio ambiente. Se esse é um tema que lhe interessa, viver experiências assim lhe fará conhecer pessoas com uma visão de mundo semelhante à sua, e possivelmente criar boas conexões e até mesmo grandes amizades.

Sem falar que é bem mais fácil seguir lutando pelo que acreditamos quando temos o apoio de uma comunidade engajada na mesma causa, né?

6. Desenvolver novas habilidades

No voluntariado você pode colocar em prática habilidades que já tem, mas também pode aprender coisas totalmente novas e até mesmo descobrir talentos e paixões que não conhecia.

Eu, por exemplo, nunca tinha trabalhado com a terra até fazer meu primeiro voluntariado em uma horta orgânica, e adorei. Só confirme antes com os anfitriões se eles precisam de pessoas que já tenham experiência ou se a sua disposição e vontade de aprender serão suficientes para aquele projeto.

7. Trabalhar no seu desenvolvimento pessoal

Em uma experiência de voluntariado, especialmente as mais intensas ou imersivas (como os voluntariados em viagens, que vou abordar mais adiante), você provavelmente vai se deparar com situações novas. Algumas delas podem ser fora da sua zona de conforto, desde as atividades a serem desempenhadas ao convívio com outros voluntários e mesmo o estilo de vida no lugar.

Isso é muito bom, porque nos faz praticar a resiliência, melhorar competências de comunicação, desenvolver a proatividade, entre tantas outras habilidades úteis para nossas vidas em termos pessoais e profissionais.

seja voluntário ajudando a preservar o meio ambiente

Onde encontrar um voluntariado ecológico?

Já está super animado para se inscrever agora mesmo num voluntariado? Oba! Felizmente, hoje em dia não é difícil encontrar oportunidades de voluntariado ambiental. Existem vários caminhos diferentes, mas aqui vou mencionar alguns dos principais:

Organizações ambientais nacionais e internacionais

Você pode acessar o site de grandes organizações internacionais dedicadas à conservação ambiental, como WWF e Greenpeace. No site da WWF Brasil existe um formulário de cadastro para quem tem interesse em ser voluntário, por exemplo.

no site do Greenpeace eles têm um canal chamado Conexão Verde. Lá você assiste a um treinamento de boas-vindas, cria um perfil e então pode procurar campanhas ativas e um grupo local para participar de mobilizações online e nas ruas.

Em âmbito brasileiro, você pode conferir os sites de instituições como ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Projeto Tamar.

é possível ser voluntário em organizações como greenpeace

Organizações ambientais locais

Existem pelo Brasil várias organizações não governamentais (ONGs) e outras entidades sem fins lucrativos dedicadas à conservação ambiental, e muitas delas precisam de voluntários comprometidos.

Pesquise no Google por organizações na cidade ou estado onde você mora. Se não houver informações sobre voluntariado no site, você pode mandar uma mensagem nas redes sociais, um e-mail ou telefonar para saber se e como pode colaborar.

Muitas dessas organizações realizam também eventos pontuais, como ações de limpeza de praias, rios e áreas verdes, em que fazem chamados para mais voluntários participarem.

Instituições de pesquisa e educação

Universidades, museus e centros de pesquisa também podem precisar de voluntários para contribuir com pesquisas científicas e programas educacionais ligados ao meio ambiente. Em muitos casos é preciso ter formação na área, mas você pode entrar em contato para se informar.

Redes sociais e grupos online

Existem fóruns online e redes sociais que reúnem pessoas interessadas em conservação ambiental. Nesses grupos costumam ser divulgadas oportunidades de voluntariado ecológico. Para começar, uma simples busca por grupos no Facebook usando termos relacionados a sustentabilidade e meio ambiente pode ajudar.

Plataformas de voluntariado online

Quer encontrar várias oportunidades num lugar só, de um jeito organizado? Também rola! Existem sites especializados em reunir vagas de voluntariado de várias áreas, incluindo projetos ambientais.

Um exemplo é a Atados, que permite a busca por voluntariados filtrando pela causa que mais lhe mobiliza (incluindo meio ambiente e sustentabilidade), pelo seu local de interesse e pelas habilidades que você gostaria de oferecer. Esse é um bom caminho para quem quer ser voluntário de forma mais frequente na cidade onde mora.

Caso você esteja aberto a voluntariar em outros lugares, seja pertinho da sua casa ou em outras partes do Brasil e do mundo, o tópico seguinte vai te interessar.

encontre vagas de voluntariado ambiental

Programas de voluntariado em viagens

Sabia que é possível fazer voluntariado ambiental enquanto viaja, recebendo em troca hospedagem e outros benefícios? Para isso, é só você se cadastrar em sites de work exchange, termo em inglês usado para falar desse tipo de troca colaborativa, que é basicamente um voluntariado em viagens.

Tem quem busque esse tipo de experiência enquanto está numa viagem longa ou de férias, e tem quem planeje a viagem em torno do voluntariado. Alguns anfitriões exigem uma permanência mínima de algumas semanas ou meses, mas também tem vagas em que você pode ajudar durante alguns dias.

Existem diferentes plataformas dedicadas a work exchange. Veja as mais recomendadas para quem busca um voluntariado ambiental:

WWOOF (Worldwide Opportunities on Organic Farms)

Se você está interessado em agricultura orgânica e sustentável, o WWOOF é uma excelente opção. Essa é uma plataforma de voluntariado mais nichada, que conecta voluntários a fazendas orgânicas em diferentes países pelo mundo.

Você tem que acessar o site do WWOOF do país onde deseja voluntariar, caso eles tenham uma organização WWOOF local, ou acessar o site dos projetos WWOOF independentes.

Durante a experiência, você pode aprender sobre práticas agrícolas sustentáveis e participar de tarefas como cultivo, colheita e manutenção. E, se for para fora do Brasil, ainda pode aprender ou praticar outros idiomas e conhecer novas culturas.

Uma colega viajou para a Itália pelo WWOOF e curtiu muito; falei sobre a experiência dela aqui no blog anos atrás. Faz tempo que não conheço alguém que usa a plataforma, e confesso que acho um pouco confusa, mas vale conferir.

voluntariado em fazendas orgânicas

Workaway

O Workaway é um site de work exchange com uma abrangência maior, conectando viajantes a anfitriões que precisam de ajuda em diversas atividades. Nem todas elas são voltadas para questões ambientais, mas existem, sim, muitas vagas com trabalhos rurais ou projetos comunitários ecológicos, por exemplo.

Você pode se inscrever no site, explorar as vagas disponíveis em diferentes países e entrar em contato com os anfitriões para discutir os detalhes da sua estadia e trabalho voluntário.

Eu já viajei pela Workaway uma vez: fui para uma vila no interior da França ajudar um casal a cuidar da sua horta orgânica e foi muito legal. Também tenho amigos que fizeram voluntariados em projetos ecológicos pela plataforma em outras partes da Europa e na Austrália e adoraram.

Aqui no blog você encontra um artigo falando mais sobre o Workaway e explicando as diferenças em relação à Worldpackers, que vou apresentar no próximo tópico.

meu voluntariado pelo workaway

Worldpackers

A Worldpackers é uma plataforma bem parecida com o Workaway na sua proposta. Ela permite que viajantes troquem habilidades por acomodação e, em alguns casos, outros benefícios como refeições, aulas e passeios.

Em algumas partes do mundo, você vai achar uma variedade maior de voluntariados no Workaway, já que é um site mais antigo. Mas no Brasil e em outros países da América Latina, tem opções mais legais de vagas na Worldpackers, que foi criada em São Paulo em 2014.

Além disso, acho a navegação do site da Worldpackers melhor, e eles oferecem um suporte para ajudar os voluntários quando algo não sai como combinado.

Eu já fiz mais voluntariados pela Worldpackers, já trabalhei para eles, conheço os fundadores e acho uma empresa muito legal.

Lá você encontra uma grande variedade de vagas de voluntariado, incluindo projetos ecológicos, fazendas, hostels, escolas e muito mais. Você pode buscar oportunidades específicas filtrando por tipo de trabalho, localização e duração da estadia, entre outros aspectos.

Para ver todas as vagas de voluntariado ambiental disponíveis, é só usar o filtro de projetos ecológicos.

Você vai encontrar ecovilas, fazendas orgânicas, abrigos de animais, comunidades sustentáveis, sítios, projetos de permacultura e bioconstrução, ONGs centros holísticos, casas de campo e outros tipos de anfitriões em várias partes do Brasil e do mundo.

Cada vaga vai ter a descrição das tarefas buscadas pelo anfitrião, que são muito diversas. Você pode ajudar com jardinagem, consertos, construção ecológica, cultivos e colheitas, cuidado com animais, pintura e decoração, trabalho social, cozinha, divulgação em redes sociais e sites, fotografia e produção de vídeo, limpeza, entre outras funções.

Em troca, você costuma receber acomodação (que pode ser em quarto privativo ou coletivo, barraca de camping ou outros formatos) e, especialmente nos projetos que são mais afastados das cidades, algumas das refeições e/ou uso de uma cozinha compartilhada. Também podem estar incluídos outros benefícios como aulas, passeios, uso de bicicletas, carona na chegada etc.

voluntariado ambiental pela worldpackers

Se você tiver interesse em fazer um voluntariado ambiental pela Worldpackers, dê uma olhada no guia que escrevi aqui no blog sobre voluntariado em viagens.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas no site e criar um perfil gratuitamente, mas se você quiser aplicar para uma vaga, tirar dúvidas diretamente com o anfitrião e contar com o suporte oferecido pela empresa, é preciso pagar uma taxa de 49 USD, que dá direito a fazer quantos voluntariados quiser durante um ano.

Mas clicando aqui ou usando o cupom JANELASABERTAS, você ganha 10 USD de desconto, e a anuidade fica apenas 39 USD. Considerando o que você gastaria em hospedagem se fosse viajar como turista na maior parte do Brasil e do mundo, em poucos dias o investimento “se paga”, e você ainda apoia uma organização que incentiva projetos muito legais.

Se você for voluntariar em hostels, hotéis, glampings e outros empreendimentos privados, essa será a única taxa a ser paga. No caso dos voluntariados ecológicos e sociais sem fins lucrativos, é possível que o anfitrião cobre uma taxa diária para custear sua permanência lá, viabilizando assim a continuidade do projeto. Geralmente é um valor que inclui as refeições e outros itens básicos do dia a dia.

5 tipos de voluntariado ambiental

Como já mencionei, existem muitas formas de colaborar com projetos ambientais. Cada organização tem sua abordagem e suas linhas de trabalho, e antes de se comprometer com um voluntariado específico é importante você entender o que eles procuram e o que você tem interesse e condições de oferecer. Busque um lugar que dê match com suas paixões e condições e vida e a experiência vai ser incrível!

Para dar uma ideia das possibilidades, vou falar a seguir sobre os principais tipos de voluntariado ecológico disponíveis na Worldpackers, plataforma que conheço melhor. Mas você também pode voluntariar em projetos científicos de conservação ambiental, programas de reflorestamento, brigadas de incêndio em parques nacionais, entre outros.

1. Permacultura, agrofloresta agricultura sustentável

Você pode colaborar com ecovilas, fazendas e reservas ecológicas, comunidades sustentáveis, agroflorestas, hortas urbanas e projetos de permacultura. Essa é uma ótima oportunidade de aprender sobre práticas agrícolas que promovem a saúde do solo, a diversidade de culturas e a conservação dos recursos naturais.

Além de se conectar com a terra, os voluntários vivenciam de perto como a produção de alimentos pode ser feita de maneira harmoniosa com o meio ambiente, contribuindo para a segurança alimentar e a resiliência dos ecossistemas locais.

Leia também: Como fazer voluntariado com agrofloresta e relatos de quem fez

voluntariado com agrofloresta

2. Bioconstrução

Outra opção muito legal é participar de projetos de construção de estruturas eco-amigáveis e sustentáveis. Num voluntariado com bioconstrução, você vai aprender como usar técnicas e materiais naturais para criar espaços que têm um impacto mínimo no meio ambiente. Os projetos usam técnicas como adobe, pau a pique e tijolos ecológicos, por exemplo.

Essa experiência permite que os voluntários explorem a harmonia entre arquitetura e natureza, aprendam habilidades práticas (que podem inclusive ser usadas profissionalmente) e deixem um legado positivo de construções sustentáveis.

3. Proteção de animais

Se você ama animais, pode buscar uma iniciativa dedicada à sua proteção. Existem desde abrigos de animais domésticos abandonados como cachorros e gatos até projetos com animais de fazenda e inciativas especializadas na conservação da vida selvagem.

No entanto, é importante redobrar a atenção quando o voluntariado envolver contato com animais silvestres. Pesquise bastante sobre a reputação da instituição e se certifique que não há nenhuma consequência negativa para os bichos.

Leia também: Turismo com animais: como evitar atrações cruéis

4. Limpeza de praias

Para quem tem pouco tempo disponível para voluntariar, os projetos de limpeza de praia são uma ótima escolha. Existem diferentes organizações Brasil afora que promovem ações desse tipo. Na Worldpackers, essa iniciativa é chamada de Beach CleanUp, e geralmente dura um final de semana.

Os voluntários ficam hospedados de graça num hostel junto com outros participantes do projeto e passam um dia ou um turno coletando lixo na praia e aprendendo como fazer a separação correta dos materiais para reciclagem.

Essa experiência não só contribui para a proteção da vida marinha e das praias como um todo, mas também aumenta a conscientização sobre a poluição e inspira mudanças de comportamento no seu dia a dia.

voluntariado com limpeza de praias

5. Educação ambiental

Se você já tem conhecimento em sustentabilidade, uma forma de ajudar é voluntariando com educação ambiental. Você pode buscar escolas, ONGs e comunidades locais com projetos de conscientização ambiental, seja na Worldpackers, em outras plataformas ou abordando diretamente alguma organização.

Assim você pode conduzir ou auxiliar em atividades que promovem a conscientização sobre questões ambientais e incentivam práticas sustentáveis, criando um impacto duradouro através da educação e da inspiração.

Como ter uma boa experiência de voluntariado ambiental

Veja algumas dicas para que seu voluntariado seja bem-sucedido:

  • Pesquisar bastante sobre o projeto escolhido. Se possível, veja avaliações ou converse com quem já voluntariou lá (na Worldpackers e no Workaway existe essa opção);
  • Sempre que possível, priorize iniciativas que tenham um plano de ação de longo prazo, potencializando assim o impacto das atividades, e que sejam feitas de acordo com as necessidades da comunidade e do ecossistema local, e não impostas por alguém de fora;
  • Converse com os responsáveis pelo voluntariado para alinhar pré-requisitos, expectativas e a estrutura do projeto antes de confirmar sua participação;
  • Se estiver voluntariando em uma cultura diferente da sua, seja sempre muito respeitoso e se adapte aos costumes locais;
  • Caso vá interagir com crianças durante suas atividades, redobre o cuidado com a escolha da organização e não tire fotos delas sem autorização dos responsáveis;
  • Lembre-se que, apesar dos vários benefícios para o voluntário, o objetivo central de qualquer voluntariado é o impacto positivo naquele programa ou comunidade. Leve seu compromisso a sério!

voluntariado ambiental

Espero que tenha curtido essas dicas! Participar de um programa de voluntariado ambiental é uma ótima forma de aprender e se desenvolver como pessoa enquanto você faz uma contribuição para o meio ambiente.

Fotos: Luísa Ferreira/Janelas Abertas, José Leôncio e Deposit Photos.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário