Dicas Práticas

Seguro viagem na pandemia: empresas cobrem Coronavírus?

Dicas Práticas | 08/09/20 | Atualizado em 16/09/20 | Deixe um comentário

Como funciona o seguro viagem na pandemia? As empresas estão oferecendo cobertura nos casos de sintomas de Covid-19? E quando o diagnóstico é confirmado? Vou explicar aqui o que recebi de informações oficiais por parte das principais seguradoras que atuam no mercado brasileiro.

Seguro viagem na pandemia

Apesar da pandemia ainda não estar controlada no nosso país, muitas pessoas já estão viajando pelo Brasil e pelo mundo, seja por lazer ou por outras razões. E se em momentos “normais” a preocupação com saúde durante a viagem já era essencial, imagina agora, né?

Se você me acompanha aqui no blog, sabe que já precisei acionar o seguro viagem diversas vezes e fiquei aliviada por ter esse apoio em momentos complicados. Por isso, não indico viajar sem esse serviço se você for pra o exterior, ou mesmo dentro do Brasil caso seu plano de saúde não tenha cobertura em âmbito nacional. Afinal, é um investimento muito baixo se comparado aos transtornos e gastos que você pode ter se acontecer um imprevisto.

No entanto, as apólices de seguro viagem geralmente não oferecem cobertura pra questões relacionadas a epidemias ou pandemias. Por isso, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como uma pandemia, os viajantes têm que redobrar a atenção ao contratar um seguro e checar direitinho o que está incluído.

Seguro viagem internacional na pandemia

Entrei em contato com as empresas que costumo contratar pra saber como está o funcionamento do seguro viagem na pandemia do Coronavírus. A seguir, vou relatar as informações que obtive.

Seguros Promo

Nas minhas últimas viagens, tenho usado o serviço da Seguros Promo, empresa de Minas Gerais que facilita muito o processo de comparar os planos de várias seguradoras. Basta acessar o site, selecionar o período e continente da sua viagem, escolher a opção com melhor custo-benefício entre os resultados que aparecerem no site e fazer a contratação online, sem custos adicionais.

Perguntei a eles sobre o seguro viagem na pandemia e me informaram o seguinte:

“A Assist Card foi a única seguradora em nosso site que informou que manterá a cobertura para despesas médicas hospitalares mesmo após o diagnóstico da doença, em casos onde o governo local não assuma o tratamento.

As demais seguradoras informaram que cobrirão desde o primeiro atendimento emergencial até que o paciente seja diagnosticado com o Coronavírus. Em caso de diagnóstico positivo, o segurado será acompanhado pelo governo local que continuará o tratamento de acordo com o protocolo estabelecido pela OMS”.

Na prática, funciona assim: se você se sentir mal durante a viagem, você aciona a seguradora, que fará o procedimento normal lhe encaminhando a um hospital ou clínica credenciada do local (ou fornecerá instruções pra ser atendido em outro local e pedir reembolso, se for o caso).

No entanto, “uma vez confirmado o COVID-19, o seu caso passa a ser responsabilidade da saúde pública local, conforme normas e regulamentação da OMS”, diz a Seguros Promo.

Eles informaram também que as demais coberturas do plano permanecem valendo, desde que não sejam relacionadas ao diagnóstico da COVID. Estão incluídas aí despesas médicas hospitalares que não estejam relacionadas à doença e questões como cancelamentos de viagem, extravio de malas etc., de acordo com a apólice do seguro contratado.

“Até o momento, a Assist Card é a única seguradora a garantir 100% das assistências médicas/hospitalares, na ausência da saúde pública local, para casos e sintomas relacionados ao Covid-19”, esclareceu a Seguros Promo.

A Assist Card é a seguradora que uso com mais frequência e sempre fiquei satisfeita com o serviço deles. Se fosse viajar ao exterior agora, com certeza contrataria essa opção, pra viajar mais tranquila.

Ah, e a Seguros Promo lembrou ainda que essas restrições são temporárias. Segundo eles, que quando o Covid-19 “virar um quadro como H1N1, onde estiver sobre controle, for esporádico e sair do quadro de pandemia, passará a ser coberto como qualquer outra despesa médica hospitalar contratada na apólice”.

Allianz Travel

Nas ocasiões em que não uso a Seguros Promo, contrato sempre a Allianz Travel, que já recomendei aqui também. Gosto muito do serviço deles, que também precisei acionar algumas vezes. Por isso, fui consultar como está a cobertura deles durante a pandemia.

No site, na página “Atualizações de viagem sobre o Coronavírus”, eles avisam que as seguintes coberturas não estão garantidas caso o problema se relacione à pandemia:

Despesas médicas e/ou cirúrgicas; despesas farmacêuticas; despesas odontológicas; despesas de hospitalização, remoção médica e/ou translado médico; e despesas de remoção funerária.

Ou seja: assim como as seguradoras com que a Seguros Promo trabalha, com exceção da Assist Card, a Allianz Travel não oferece cobertura em casos confirmados de Covid-19.

seguro viagem na pandemia

Seguro viagem nacional na pandemia

Até aqui, falei sobre seguro viagem na pandemia pensando em quem vai viajar pra o exterior. Mas muita gente não sabe que o seguro também pode ser importante pra viagens em território nacional.

Já expliquei aqui no blog mais detalhes sobre o funcionamento do seguro viagem nacional. Em resumo, acho importante fazer seguro viagem nacional quando seu plano saúde não tem abrangência no país todo. Muitos seguros só valem no município ou estado onde o paciente mora, e nesses casos você fica sem cobertura quando sai dessa área limite.

Além da assistência médica, o seguro viagem nacional oferece cobertura pra outras questões, como assistência odontológica e farmacêutica e imprevistos relacionados às viagens.

Alguns exemplos são a assistência na localização de bagagem extraviada ou em caso de cancelamento ou alteração das datas da viagem, hospedagem pra acompanhante em caso de internação, regresso de menor desacompanhado, assistência jurídica por acidente de trânsito etc.

No caso do seguro nacional, a Seguros Promo trabalha atualmente com as empresas Affinity, GTA, Intermac, April, Ita e Travel Ace. Eles informaram que essas seguradoras prestarão a assistência desde o primeiro atendimento até o diagnóstico positivo para Covid-19. Caso seja constatada a doença, o caso passa para o serviço público de saúde, assim como no caso do seguro internacional.

Vale a pena contratar seguro viagem na pandemia?

Minha conclusão pessoal é que vale a pena, sim, contratar um seguro caso você vá viajar durante esse período de pandemia. Como falei acima, se fosse ao exterior escolheria a Assist Card, porque além de ser uma empresa que já usei e gostei, é a única que conheço que oferece cobertura caso seja confirmado o diagnóstico de Coronavírus.

E mesmo se não fosse possível usar os serviços dessa empresa, eu ainda assim faria seguro viagem.

Primeiro porque diversos outros imprevistos podem surgir enquanto você está longe de casa, muito além do Coronavírus. A gente sempre espera que nada de ruim nos aconteça, é claro! Mas caso você pegue alguma doença, sofra um acidente ou tenha problemas tipo extravio de bagagem, é importante contar com o apoio de uma boa seguradora.

Além disso, muitos países listam o seguro viagem como item obrigatório pra brasileiros entrarem no seu território.

Outro ponto importante é que todas as seguradoras consultadas prestam atendimento até o diagnóstico de Covid-19. E mesmo que você precise fazer o tratamento através da rede pública, acredito que ter acesso à rede privada no momento inicial pode fazer muita diferença pra ter um diagnóstico rápido e assertivo.

De qualquer forma, vale ressaltar: se for contratar um seguro viagem na pandemia ou fora dela, é importante checar a apólice pra ter certeza do que consta em sua cobertura. As informações que constam nesse artigo são de responsabilidade das empresas e podem mudar a qualquer momento.

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre seguro viagem na pandemia, ou sobre esses serviços de forma geral? Pergunta nos comentários!

seguro viagem com desconto

Quando você contrata seu seguro usando os links presentes no blog, eu ganho uma pequena comissão que me permite continuar produzindo conteúdo útil para viajantes e você não paga nada a mais por isso. Só recomendo esse serviço porque já usei diversas vezes e fiquei muito satisfeita.

O Janelas Abertas preza pela transparência com os leitores e deixa claro sempre que há compensação financeira envolvida na menção de algum serviço ou produto. Confira as políticas de monetização do blog.

 

 

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário