Dicas Práticas

Seguro viagem na pandemia: empresas cobrem Coronavírus?

Dicas Práticas | 08/09/20 | Atualizado em 03/05/21 | Deixe um comentário

Como funciona o seguro viagem na pandemia? Quais empresas estão oferecendo cobertura pra os viajantes em caso de Covid-19? Como comparar os planos disponíveis e contratar o seguro pela internet com desconto? Vou explicar aqui o que recebi de informações oficiais por parte das principais seguradoras que atuam no mercado brasileiro.

Seguro viagem na pandemia

Apesar da pandemia ainda não estar controlada no nosso país, muitas pessoas já estão viajando pelo Brasil e pelo mundo, seja por lazer ou por outras razões. E se em momentos “normais” a preocupação com saúde durante a viagem já era essencial, imagina agora, né?

Se você me acompanha aqui no blog, sabe que já precisei acionar o seguro viagem diversas vezes e fiquei aliviada por ter esse apoio em momentos complicados. Por isso, não indico viajar sem esse serviço se você for pra o exterior, ou mesmo dentro do Brasil caso seu plano de saúde não tenha cobertura em âmbito nacional. Afinal, é um investimento muito baixo se comparado aos transtornos e gastos que você pode ter se acontecer um imprevisto. É daqueles itens que devemos ter, mas torcendo pra não precisar!

As apólices de seguro viagem geralmente não oferecem cobertura pra questões relacionadas a epidemias ou pandemias. Por isso, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como uma pandemia, os viajantes têm que redobrar a atenção ao contratar um seguro e checar o que está incluído.

Felizmente, depois de alguns meses de pandemia algumas seguradoras ampliaram a cobertura e agora é possível viajar ao exterior com mais tranquilidade. Continue lendo pra conferir quais são os planos que dão cobertura em caso de diagnóstico de Coronavírus.

Seguro viagem internacional na pandemia

Entrei em contato com as empresas que costumo contratar pra saber como está o funcionamento do seguro viagem na pandemia do Coronavírus. A seguir, vou relatar as informações que obtive em outubro de 2020. Quando tiver novas informações, atualizo novamente o artigo.

Seguradoras contratadas pela Seguros Promo na pandemia

Em quase todas as minhas viagens ao exterior, contrato meu seguro através da Seguros Promo, empresa de Minas Gerais que facilita muito o processo de comparar os planos de várias seguradoras. Basta acessar o site, selecionar o período e continente da sua viagem, escolher a opção com melhor custo-benefício entre os resultados que aparecerem no site e fazer a contratação online, sem custos adicionais. Eles trabalham com a maioria das seguradoras de referência com atuação no Brasil, e a compra pelo site é fácil e segura.

Os planos com cobertura para a COVID-19 dentre as opções da Seguros Promo estão disponíveis em quatro seguradoras: Affinity, GTA, Intermac e Universal Assistance (antiga Travel Ace). Mas é preciso atenção, porque nem todos os planos dessas empresas têm essa cobertura. Vou listar a seguir as opções disponíveis, que estão divididas em três modalidades:

  • Planos com apenas a cobertura de DMH (Despesas Médica e Hospitalares por COVID-19) para diagnóstico de COVID-19.
  • Planos com DMH (Despesas Médica e Hospitalares por COVID-19) e Indenização em caso de diagnóstico de COVID-19.
  • E plano com DMH (Despesas Médica e Hospitalares por COVID-19), Indenização e Traslado de corpo em caso de diagnóstico de COVID-19.

A cobertura para Covid-19 com estas seguradoras não está inclusa na DMH geral do plano. É uma cobertura específica chamada “Despesas Médica e Hospitalares por COVID-19”.
Já a indenização ao segurado disponibilizada pelas seguradoras ocorre em casos onde o cliente fique mais de 48h internado em virtude do Coronavírus, limitando a indenização ao valor disponibilizado na cobertura.

Na Intermac, os planos com benefício para cobertura do covid-19 são os seguintes:

DMH COVID-19 + Traslado de Corpo COVID-19 + Indenização COVID-19

  • Intermac 60 Prata COVID-19 TOTAL30
  • Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) COVID-19 TOTAL30

DMH COVID-19

  • Intermac 60 Prata COVID-19 TOP10
  • Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) COVID-19 TOP10
  • Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) COVID-19 TOP5
  • Intermac 15 COVID-19 TOP5 (será ativado em breve)
  • Intermac 15 COVID-19 TOP10 (será ativado em breve)
  • Intermac 15 COVID-19 TOP30 (será ativado em breve)
  • Intermac PROMO 30 COVID-19 TOP5 (será ativado em breve)
  • Intermac PROMO 30 COVID-19 TOP10 (será ativado em breve)

Esses que constam como “será ativado em breve” podem já estar funcionando na data da sua viagem, dependendo de quando você ler este post. A informação final que vale é a do site Seguros Promo.

A Universal Assistance (antiga Travel Ace) oferece duas opções na modalidade DMH COVID-19 + Traslado de Corpo COVID-19 + Indenização COVID-19: o TA VALUE COVID-19 (exceto EUA) + TELEMEDICINA e o TA VALUE COVID-19 USA.

A GTA tem quatro planos de seguro viagem que cobrem Coronavírus em duas modalidades diferentes:

DMH COVID-19 + Traslado de Corpo COVID-19 + Indenização COVID-19

  • GTA 75 EUROMAX COVID-19 PREMIUM30

DMH COVID-19 + Indenização COVID-19

  • GTA 42 STUDENT EURO ASSIST COVID-19 PLUS10 (exclusivo Estudo)
  • GTA 75 EUROMAX COVID-19 PLUS10
  • GTA BRASIL 18 COVID-19 PLUS10 (exclusivo Brasil)

Vale ressaltar que o GTA 42 STUDENT EURO ASSIST COVID-19 PLUS10 é exclusivo pra estudantes. A seguradora exige que ao menos 80% da viagem seja a estudos e em caso de acionamento do seguro, eles solicitam a comprovação.

Já a Affinity tem diversos planos divididos em duas modalidades:

DMH COVID-19 + Traslado de Corpo COVID-19 + Indenização COVID-19

  • Affinity 60 Europa COVID-19 PLATINUM30
  • Affinity 60 Inter COVID-19 PLATINUM30
  • Affinity 60 LATAM COVID-19 PLATINUM30
  • Affinity 60 USA & CANADÁ COVID-19 PLATINUM30

DMH COVID-19

  • Affinity 60 Europa COVID-19 SILVER10
  • Affinity 60 Inter COVID-19 SILVER10
  • Affinity 60 LATAM COVID-19 SILVER10
  • Affinity 60 USA & CANADÁ COVID-19 SILVER10
  • Affinity 60 Europa COVID-19 SILVER5
  • Affinity 60 LATAM COVID-19 SILVER5
  • Affinity 15 COVID-19 SILVER5
  • Affinity 15 COVID-19 SILVER10
  • Affinity 15 COVID-19 SILVER30
  • Receptivo Affinity 30 Brasil COVID-19 SILVER28 (exclusivo Brasil Receptivo)
  • Receptivo Affinity Basic 72 COVID-19 SILVER28 (exclusivo Brasil Receptivo)

Leia também:
A Seguros Promo é confiável? Quais as vantagens?
Passo a passo para fazer seguro viagem pela internet

Outra opção é contratar um dos planos da Assist Card, que também é comercializada através da Seguros Promo e é a empresa que eu contrato em quase todas as minhas viagens pra o exterior e sempre recomendo. No início da pandemia, essa foi a única seguradora que conheço que informou que cobriria o Covid-19. No entanto, é importante ressaltar que o que ela oferece é diferente das empresas acima: a cobertura só é garantida por eles nos casos em que o governo local não assuma o tratamento.

“A Assist Card garante 100% das assistências médicas/hospitalares, na ausência da saúde pública local, para casos e sintomas relacionados ao Covid-19”, informa a Seguros Promo. Por outro lado, nos planos da Universal Assistance, GTA e Intermac que mencionei acima, o plano dá cobertura pra você ir num hospital privado mesmo que o governo local ofereça atendimento em caso de Covid-19.

Leia também:
O seguro viagem Assist Card é bom?

Como contratar seguro viagem pela Seguros Promo

Pra começar, acesse o site da Seguros Promo, informe o destino e a duração da viagem e clique em “Pesquisar seguro viagem”. Você será levado a uma página que lista as opções de seguradoras e planos disponíveis pra sua viagem, junto às informações básicas sobre cada plano. Estão reunidas aí tanto  as opções que cobrem Coronavírus quanto as que não oferecem essa cobertura.

seguro viagem seguros promo

E aí você pode clicar em “Selecionar plano” pra ver todos os detalhes de uma cobertura, ou clicar em “Comparar plano” em até quatro opções pra ser levado a uma página que coloca lado a lado as informações de cada uma delas. Assim, fica mais fácil escolher a que funciona melhor pra suas necessidades.

Fiz um teste procurando um seguro pra passar uma semana na Europa. Selecionei “Comparar plano” nas opções que mencionei acima e apareceu esse comparativo de preços e condições de cada um:

seguro viagem na pandemia

Depois de escolher um plano, é só clicar em “Comprar” pra ser levado à página de pagamento e preencher seus dados. Nessa mesma página você encontra também um campo que diz “cupom de desconto”. É só digitar nele o cupom JANELASABERTAS5 pra garantir 5% off.

desconto da seguros promo

Quando o processo estiver concluído, você vai receber a apólice de seguro por e-mail. Recomendo imprimir esse documento e levar na mala de mão, especialmente se estiver indo pra países onde o seguro é obrigatório e pode ser solicitado na imigração. Além disso, é importante anotar num lugar de fácil acesso os números de telefone que você deve usar em caso de emergência.

Allianz Travel

Outra opção de seguro viagem na pandemia é a Allianz Travel, que também já contratei várias vezes, precisei acionar e sempre me atendeu muito bem. Desde 16/10/2020, eles atualizaram as apólices e estão com coberturas que incluem atendimento médico e hospitalar caso você esteja com Covid-19 durante sua viagem.

A consulta médica pode ser realizada em estabelecimento credenciado da Allianz Travel (sem precisar pagar nada, até o limite descrito na apólice) ou em outro estabelecimento de saúde que você escolher (via reembolso).

Além disso, o seguro prevê assistência pra viajantes que precisem cancelar uma viagem por estarem internados na data do embarque, entre outros imprevistos relacionados à pandemia. Você encontra mais informações na seção de perguntas frequentes sobre Coronavírus no site da Allianz.

Leia também:
O seguro viagem Allianz Travel é bom?

E as outras seguradoras?

As demais seguradoras comercializadas pela Seguros Promo informaram que cobrirão desde o primeiro atendimento emergencial até que o paciente seja diagnosticado com o Coronavírus. Em caso de diagnóstico positivo, o segurado será acompanhado pelo governo local que continuará o tratamento de acordo com o protocolo estabelecido pela OMS.

Na prática, funciona assim: se você se sentir mal durante a viagem, você aciona a seguradora, que fará o procedimento normal lhe encaminhando a um hospital ou clínica credenciada do local (ou fornecerá instruções pra ser atendido em outro local e pedir reembolso, se for o caso).

No entanto, “uma vez confirmado o COVID-19, o seu caso passa a ser responsabilidade da saúde pública local, conforme normas e regulamentação da OMS”, diz a Seguros Promo.

Eles informaram também que as demais coberturas do plano permanecem valendo, desde que não sejam relacionadas ao diagnóstico da COVID. Estão incluídas aí despesas médicas hospitalares que não estejam relacionadas à doença e questões como cancelamentos de viagem, extravio de malas etc., de acordo com a apólice do seguro contratado.

Vale ressaltar que essas restrições são temporárias. Segundo eles, quando o Covid-19 virar um quadro como H1N1, “onde estiver sobre controle, for esporádico e sair do quadro de pandemia”, passará a ser coberto por todos os planos como qualquer outra despesa médica hospitalar contratada na apólice.

seguro viagem na pandemia

Seguro viagem nacional na pandemia

Até aqui, falei sobre seguro viagem na pandemia pensando em quem vai viajar pra o exterior. Mas muita gente não sabe que o seguro também pode ser importante pra viagens em território nacional.

Já expliquei aqui no blog mais detalhes sobre o funcionamento do seguro viagem nacional. Em resumo, acho importante fazer seguro viagem nacional quando seu plano saúde não tem abrangência no país todo. Muitos seguros só valem no município ou estado onde o paciente mora, e nesses casos você fica sem cobertura quando sai dessa área limite.

Além da assistência médica, o seguro viagem nacional oferece cobertura pra outras questões, como assistência odontológica e farmacêutica e imprevistos relacionados às viagens.

Alguns exemplos são a assistência na localização de bagagem extraviada ou em caso de cancelamento ou alteração das datas da viagem, hospedagem pra acompanhante em caso de internação, regresso de menor desacompanhado, assistência jurídica por acidente de trânsito etc.

No caso do seguro nacional, a Seguros Promo trabalha atualmente com as empresas Affinity, GTA, Intermac, April, Ita e Universal Assistance. Eles informaram que essas seguradoras prestarão a assistência desde o primeiro atendimento até o diagnóstico positivo para Covid-19. Caso seja constatada a doença, o caso passa pra o SUS. Até o momento, nenhuma delas oferece cobertura após confirmação de Coronavírus.

Vale a pena contratar seguro viagem na pandemia?

Minha conclusão pessoal é que vale MUITO a pena contratar um seguro caso você vá viajar durante esse período de pandemia. Essa é uma doença nova, que sabemos que pode ter complicações mesmo em quem não se enquadra nos grupos de risco. Eu jamais sairia do país sem seguro nessas condições, sabendo que posso vir a precisar de internamento no exterior e que nem todos os países oferecem acesso à rede pública hospitalar a estrangeiros, ou garantem um bom nível de atendimento.

Além disso, diversos outros imprevistos podem surgir enquanto você está longe de casa, muito além do Coronavírus. A gente sempre espera que nada de ruim nos aconteça, é claro! Mas caso você pegue alguma outra doença, sofra um acidente ou tenha problemas tipo extravio de bagagem, é importante contar com o apoio de uma boa seguradora. Além disso, muitos países listam o seguro viagem como item obrigatório pra brasileiros entrarem no seu território.

De qualquer forma, vale ressaltar: se for contratar um seguro viagem na pandemia ou fora dela, é importante checar a apólice pra ter certeza do que consta em sua cobertura. As informações que constam nesse artigo são de responsabilidade das empresas e podem mudar a qualquer momento.

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre seguro viagem na pandemia, ou sobre esses serviços de forma geral? Pergunta nos comentários!

seguro viagem com desconto

Quando você contrata seu seguro usando os links presentes no blog, eu ganho uma pequena comissão que me permite continuar produzindo conteúdo útil para viajantes e você não paga nada a mais por isso. Só recomendo esse serviço porque já usei diversas vezes e fiquei muito satisfeita.

O Janelas Abertas preza pela transparência com os leitores e deixa claro sempre que há compensação financeira envolvida na menção de algum serviço ou produto. Confira as políticas de monetização do blog.

 

 

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário