Aprendizado e trabalho

Curso de blog de viagens: da criação à monetização

Aprendizado e trabalho | 19/06/20 | Atualizado em 02/07/20 | Deixe um comentário

Quer começar um blog pra falar das suas viagens, ou já tem um e quer fazer dele seu meio de vida? Meus oito anos de experiência com o Janelas Abertas, que começou como hobby e se tornou minha empresa, me ensinaram muita coisa. E juntei todo esse conhecimento num curso de blog de viagens, disponível online.

O curso é composto por sete módulos que ensinam o passo a passo desde pensar no seu propósito até definir estratégias de monetização, ou seja, formas de ganhar dinheiro com seu trabalho. Tudo isso de forma bem prática e objetiva, pra que você consiga levar seu projeto adiante com as ferramentas que já tem.

Você pode clicar aqui pra ir direto na página do curso pra ver o índice, assistir à primeira aula de graça e usar meu cupom de desconto JANELASABERTAS pra pagar 10 dólares a menos.

Mas se quiser mais detalhes, é só continuar lendo esse texto. A seguir, vou explicar como funciona a plataforma Worldpackers Academy, onde o curso está inserido, e mostrar o que você vai aprender em cada módulo. Também incluí alguns depoimentos de alunos que já recebi – todos positivos! :)

Leia também:
Como criar um blog de viagens e ganhar dinheiro com ele
50 dicas pra ter um blog de viagens profissional
5 coisas que aprendi em 5 anos de blog
Organização e produtividade para blogueiros
Como ser produtivo no home office

Worldpackers Academy

O curso “Como criar e monetizar um blog de viagens” faz parte da Worldpackers Academy, que é praticamente uma Netflix dos cursos de viagem. Essa plataforma foi criada pela Worldpackers, uma start-up brasileira que reúne vagas de work exchange (troca de trabalho por hospedagem) no Brasil e no mundo.

Nela você faz um pagamento único com validade de seis meses e tem direito a assistir a dezenas de cursos sobre nomadismo digital, viajar com pouca grana, empreendedorismo, marketing digital, autoconhecimento e assuntos afins.

São mais de 60 criadores de conteúdo compartilhando seus conhecimentos através de cursos de nomadismo digital, impacto social, estilo de vida, planejamento de viagem e voluntariado, entre outros temas.

O acesso ao meu curso de blog de viagens e todos os outros da Worldpackers Academy custa 39,60 USD (ou 12x de 3,30 USD) e, como falei acima, vale por 6 meses. Mesmo com o dólar alto, achei beeeem em conta!

A maioria dos cursos online que vejo por aí custa muito mais que isso. Antes, esse curso sozinho estava disponível por R$ 290, mas agora você pode pagar bem menos que isso pra ter acesso a vários cursos além dele.

E ainda fica melhor: como sou criadora de um dos cursos, consegui um cupom de desconto de 10 USD. Usando o código JANELASABERTAS ou clicando neste link, você paga apenas 29,60 USD pelo WP Academy.

Ou seja: com apenas R$ 160 (pela cotação de hoje, 19/06/20), você tem acesso a DEZENAS de cursos de nomadismo digital e outros assuntos superinteressantes pra fazer no seu ritmo durante seis meses. Massa, né?

Leia também:
Tudo sobre a Worldpackers Academy

Como criar e monetizar um blog de viagens

Ok, agora vamos ao curso de blog de viagens propriamente dito. São 58 aulas com quase 6 horas de duração, criadas com base na minha experiência mantendo esse blog aqui desde 2012.

Depois de pedir demissão do meu último emprego fixo em 2016 pra profissionalizar o blog, ele virou minha principal fonte de renda e me permitiu a flexibilidade que eu sempre quis pra viajar por longos períodos de tempo.

Felizmente, consegui alcançar um rendimento bem mais alto que quando trabalhava como CLT numa agência de publicidade digital.

Mas não é só sobre dinheiro, né? O blog e o Instagram também me permitem alcançar cada vez mais pessoas com conversas sobre assuntos em que acredito. Considero um baita privilégio trabalhar com algo 100% criado por mim e alinhado com meus valores!

meu curso sobre criação e monetização de blogs

Para quem é esse curso de blog de viagens?

Meu curso de blog de viagens foi pensado pra quem quer ter um blog, seja por hobby ou profissionalmente, ou já começou um, mas tá meio perdido sem saber como fazer o blog crescer, como se profissionalizar, ganhar dinheiro e tal.

Pra ter um blog de viagens você não precisa ser jornalista ou redator, nem tem que viajar o tempo inteiro ou ter conhecido o mundo todo. Basta ser apaixonado pelo universo de viagens e ter vontade de compartilhar informações e experiências relacionadas a isso.

Mas vou logo avisando: caso você queira realmente viver disso, é preciso se dedicar bastante. Ser blogueiro de viagens profissional pode ser muito mais difícil do que a maioria das pessoas pensa, mas prometo que também é uma delícia!

Venho recebendo feedbacks super positivos sobre o curso e tenho MUITO orgulho do conteúdo que reuni ali. São dicas práticas que levei anos pra aprender e adoraria que tivessem me contado antes de começar essa empreitada. Dá uma olhada em algumas das avaliações dos alunos:

avaliações do curso de blog de viagens

avaliações do curso de blog de viagens avaliações do curso de blog de viagens

Temas abordados no curso

  1. Como começar com o pé direito

O que você precisa definir antes de criar o blog propriamente dito, ou talvez redefinir caso você já tenha seu blog e não tenha pensado nisso antes.

Vou te fazer pensar no porquê de você querer criar um blog, quais podem ser seus diferenciais em relação ao que tá sendo feito no mercado, como você comunica isso pra as pessoas, entre outras reflexões que vão fazer a diferença na sua caminhada por esse mundo de travel blogging.

  1. Como criar o blog em si

O que você precisa fazer pra que seu blog saia do mundo das ideias e entre no mundo virtual. Essa parte é mais técnica, mas no começo você não precisa se aprofundar muito nesses paranauês.

Você vai ver que não é complicado dar os primeiros passos e colocar seu blog no ar com um sistema confiável e que vai te permitir crescer no futuro.

  1. Como produzir conteúdo de qualidade

O conteúdo é, afinal, o coração do blog. E apesar de outras tarefas também importantes tomarem bastante tempo, esse item merece uma atenção superespecial sempre.

Você pode fazer um blog estilo “meu diário” se quiser ter seu blog de viagens só como hobby e tá tudo certo. Mas pra quem quer levar mais a sério, seja pra monetizar ou não, é preciso prestar atenção em alguns pontos importantes relacionados ao conteúdo, e é disso que falo nesse módulo.

  1. Como atrair visitantes pra o seu blog

Se você não fizer nada pra promover seu conteúdo, é provável que ele se perca no mar de informações da internet. Algumas pessoas vão acabar caindo no seu blog de todo jeito, mas o alcance pode ser muito maior se você colocar em prática algumas estratégias. Por isso, nesse módulo falo sobre como atrair e engajar uma audiência.

  1. Como avaliar a performance

Outra coisa muito importante pra quem quer levar o blog a sério é acompanhar a performance dele. Tem vários indicadores que você pode e deve usar pra avaliar periodicamente como seu blog tá se saindo e o que você pode fazer pra melhorar o desempenho dele. Nesse módulo, apresento esses indicadores e ferramentas gratuitas que permitem avalia-los.

  1. Como monetizar

Se você quiser ganhar dinheiro com seu blog de viagens, existem várias possíveis formas além das mais conhecidas como posts patrocinados e anúncios. Nesse módulo, abordo diversas estratégias de monetização diferentes com base na minha experiência e na de outros players desse mercado.

  1. Como não enlouquecer

Como falei ali em cima, manter um blog dá MUITO trabalho e pode deixar qualquer um meio doido com o tanto de coisas que é preciso administrar ao mesmo tempo.

Por isso, concluo o curso falando sobre organização, produtividade, networking e um pouco de motivação pra lembrar que o esforço vale muito a pena.

curso de blog de viagens

Índice de aulas do curso

Módulo 1 – Como começar

Entendendo seu propósito

Fazendo benchmarking

Definindo seu perfil

Definindo seu público-alvo ideal

Definindo seu tom de voz

Escolhendo o nome do blog

Comunicando quem você é

Bônus: erros e aprendizados em 7 anos de blog

Módulo 2 – Criar seu blog

Criar um domínio

Escolher o gerenciador de conteúdo

Contratar hospedagem

Configurar o WordPress

Definir um layout

Usar plug-ins para alavancar seu blog

Módulo 3 – Produzir conteúdo

Como definir pilares de conteúdo

Como definir as pautas dos seus posts

Como definir sua frequência de publicações

Como editar seu conteúdo

Como atualizar e reutilizar seu conteúdo

Módulo 4 – Atrair visitantes

SEO para blogs de viagem

Redes sociais

Youtube

Newsletters

Co-marketing

Módulo 5 – Avaliar a performance

Como usar o Google Analytics

Outras ferramentas muito úteis

Módulo 6 – Monetizar

Anúncios

Posts e projetos patrocinados

Programas de afiliados

Press trips e parcerias

Produtos próprios

Financiamento coletivo

Consultoria, cursos e palestras

Expedições

Psseios guiados e tours fotográficos

Produção de conteúdo para terceiros

Bônus 1: Networking com marcas e agências

Bônus 2: E as contas a pagar?

Módulo 7 – Manter a sanidade

Defina metas claras

Nunca pare de estudar

Se organize

Cuide da produtividade

Não seja uma ilha

Bem-vindo à montanha-russa

Vai ficar tudo bem

E aí, ficou interessado no meu curso de blog de viagens? Aproveita o cupom JANELASABERTAS, que te dá 10 dólares de desconto, e faz a assinatura da Worldpackers Academy! Se tiver alguma dúvida, é só falar aí nos comentários. :)

Transparência é um valor fundamental aqui no Janelas Abertas. Por isso, faço questão de deixar claro que, como produtora do curso de blog de viagens, recebo uma comissão a cada assinatura de planos da Worldpackers feita com o cupom de desconto JANELASABERTAS ou os links desse post. Assim, você me remunera pelo enorme de trabalho de produção do curso e ainda economiza!

Crédito das fotos que ilustram o post (com exceção dos prints de tela): Unsplash e Pexels – Direitos de uso liberados

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário