Dicas Práticas

Seguro viagem para os EUA: como funciona e como escolher

Dicas Práticas | 04/05/19 | Atualizado em 03/06/22 | Deixe um comentário

É preciso fazer seguro viagem para os EUA? Se você quer saber se é uma exigência da imigração, assim como é em boa parte da Europa e alguns outros países, a resposta é “não”. Mas isso não quer dizer que contratar um seguro viagem para os Estados Unidos não seja altamente recomendável. Quer saber qual seguro contratar, como usar o seguro se necessário e como conseguir um desconto de 10%? Confira este guia.

Por que fazer seguro viagem para os EUA?

Antes de mais nada, é preciso considerar um fato importante: o sistema de saúde dos EUA não é gratuito nem pra os cidadãos do país. E o serviço privado, por sua vez, é um dos mais caros do mundo.

Tanto que muitos americanos que não têm plano de saúde contraem grandes dívidas por causa de tratamentos de saúde. Segundo essa matéria, um sexto dos moradores dos Estados Unidos tem dívidas médicas; juntos, eles devem um total de 81 bilhões de dólares.

Infelizmente, qualquer pequena doença que você tiver ou algum eventual acidente que sofrer durante sua viagem pela terra do tio Sam pode acarretar em gastos estratosféricos caso você não tenha seguro.

Um simples atendimento médico pode custar uma fortuna. Precisou de exames ou procedimentos mais complexos, como cirurgias e internação? Espere uma conta de algumas dezenas de milhares de dólares. Ou seja: infelizmente, economizar alguns reais não compensa nesse caso.

Minha experiência com seguro viagem nos EUA

No ano passado, enquanto estava nos EUA, precisei acionar o seguro. Eu tinha contratado um plano da Assist Card através da Seguros Promo pra os três meses e meio de viagem. Enquanto estava numa cidade pequena no Novo México, me senti mal e precisei de atendimento médico.

Fui direcionada a uma clínica perto de onde estava hospedada e me atenderam com rapidez e qualidade. Todas as contas foram pagas pela seguradora, que também me indicou um laboratório onde fazer os exames que a médica pediu, também sem custos. O único exame que não foi autorizado foi um mais complexo e que realmente não era urgente, podendo ser feito no meu retorno ao Brasil sem prejuízo ao tratamento.

Leia também:
Como fazer seguro viagem pela internet
Como funciona o seguro viagem: tire suas dúvidas
O que fazer antes de viajar para o exterior: check-list
Seguro viagem para a América do Sul: qual contratar?
Seguro viagem para a Europa: como funciona?
A Seguros Promo é confiável?
Seguro viagem nacional: para que serve?

Como escolher o melhor seguro

A escolha do melhor seguro viagem para os Estados Unidos ou para qualquer outro destino vai depender do orçamento que você tem disponível e do estilo da sua viagem. Se você pretende fazer atividades de aventura ou esportes radicais, é importante procurar um seguro que inclua cobertura pra acidentes durante a prática de esportes, por exemplo.

Outro ponto importante é o limite máximo de cobertura. No caso dos Estados Unidos, é recomendável procurar uma opção com cobertura de no mínimo 30 mil dólares. Isso porque, como mencionei lá em cima, os valores cobrados por procedimentos médicos por lá costumam ser altos.

Não adianta muito economizar uns poucos reais contratando um seguro muito limitado e ter que arcar com os gastos extras caso aconteça algum imprevisto, né?

Além disso, de acordo com o valor que você puder pagar você pode escolher uma opção de seguro que ofereça benefícios extra. Além da cobertura médica, muitos planos oferecem cobertura em casos como extravio de bagagem e voos atrasados, além de itens como passagem aérea para um acompanhante saindo do Brasil caso você precise ser hospitalizado, por exemplo.

Pra comparar os itens incluídos na cobertura de diferentes seguradoras e os preços cobrados por elas e encontrar o melhor custo-benefício pra seu seguro viagem para os Estados Unidos, recomendo usar o site da Seguros Promo, parceira do blog.

Essa empresa reúne num só site várias empresas de seguro viagem com boa reputação, permitindo contratar seu plano online sem complicação e até com um valor mais em conta do que direto no site da empresa. Quer saber como funciona? Dá uma olhada no post sobre como funciona a Seguros Promo.

Também recomendo acessar o post que escrevi com um passo a passo completo sobre como contratar seu seguro viagem online. Mas o processo é bem fácil. Resumidamente, o que você precisa fazer é acessar o site, colocar “América do Norte” como destino, inserir as datas de saída e chegada no Brasil, escolher uma opção de seguro entre os resultados que aparecerem, preencher seus dados pessoais e pagar (por boleto, cartão ou transferência bancária).

seguro viagem para os eua na seguros promo

Numa pesquisa feita agora (maio de 2019) pra uma viagem de 10 dias, encontrei seguros por a partir de R$ 104,80, como mostra a imagem abaixo. Ou seja: R$ 10,50 por dia pra viajar tranquilo. Tá valendo muito, né? Ah, e esse preço pode ficar ainda melhor: leitores do blog têm 5% de desconto com o cupom JANELASABERTAS5, e você ganha mais 5% off se pagar por boleto.

seguro viagem para os eua

Outra opção de seguro viagem: Allianz Travel

Quer ver ainda mais opções de seguro viagem pra os EUA? Então dá uma olhada também no site da Allianz Travel, antiga Mondial Assistance. Essa é uma das poucas seguradoras de boa reputação que não aparecem na Seguros Promo, mas também já usei os serviços deles várias vezes.

Eles já foram eleitos como a melhor empresa de seguro viagem do Brasil pelos leitores do site Melhores Destinos, e pra alguns países e períodos têm também um bom custo-benefício. Vale conferir também e comparar! Os cupons de desconto são exibidos na própria página deles, que você acessa aqui.

Como usar o seguro viagem nos EUA

Tá, mas depois de contratar o seguro viagem para os Estados Unidos como você faz pra usar o bendito caso precise? Geralmente o processo é bem simples: se você se envolver num acidente, ficar doente ou tiver outro tipo de imprevisto coberto pelo seguro que contratou, ligue pra o número indicado na apólice que você vai receber por e-mail.

Recomendo, inclusive, anotar esse número no seu celular ou algum lugar de fácil acesso. O telefone indicado costuma ser um número gratuito ou que aceita chamadas a cobrar, com atendimento 24 horas e em português, mas é bom conferir as condições da seguradora antes de contratar. Ah, e muitas empresas oferecem também a possibilidade de entrar em contato por e-mail ou chat online.

Quase sempre, a empresa de seguro vai encaminhá-lo pra um hospital ou clínica conveniada, onde você será atendido sem custos. Mas geralmente existe também a opção de ir ao médico ou hospital que você preferir, fazer o pagamento e solicitar o reembolso depois, apresentando os documentos.

E dependendo do lugar onde você estiver, pode acontecer até de enviarem um médico onde você está hospedado – aconteceu isso comigo no México e em algumas cidades europeias.

Seja como for, é importante ler o contrato com atenção e falar com a seguradora caso tenha dúvidas. Também é bom guardar todos os documentos, recibos e protocolos de ligação. Eu nunca tive problemas com seguro viagem para os Estados Unidos ou em outros países, mas é sempre bom se precaver.

Você tem outras dicas sobre seguro viagem para os Estados Unidos? Conta aí nos comentários!

Quando você contrata seu seguro usando os links presentes no blog, eu ganho uma pequena comissão que me permite continuar produzindo conteúdo útil para viajantes e você não paga nada a mais por isso. Só recomendo esse serviço porque já usei diversas vezes e fiquei muito satisfeita.

O Janelas Abertas preza pela transparência com os leitores e deixa claro sempre que há compensação financeira envolvida na menção de algum serviço ou produto. Confira as políticas de monetização do blog.

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário