Pernambuco

Cervejas artesanais no Recife: onde e o que beber

Pernambuco | 07/01/19 | Atualizado em 31/10/23 | 2 comentários

Por José Jayme, Beer Sommelier recifense

Na contramão da crise que o Brasil enfrenta nos últimos anos, o mercado de cerveja artesanal tem crescido em ritmo acelerado. Se isso já é surpreendente por si só, fique sabendo que o mercado de cerveja artesanal em Pernambuco, que praticamente não existia até 2015, cresceu quatro vezes mais entre 2016 a 2018 em termos percentuais quando comparado ao mercado nacional. Se você é fã de cerveja e não vem há anos para a capital pernambucana, está na hora de voltar. Confira neste post uma introdução ao universo das cervejas artesanais no Recife.

cerveja capunga na praia

Leia também:
Turismo cervejeiro: blogs para planejar sua viagem
Paranaense viaja de carona pelo Brasil provando cervejas locais
Tour de cervejarias artesanais em São Francisco (EUA)
Cervejarias e bares em Gramado e Canela
Todos os posts sobre Pernambuco

O cenário das cervejas artesanais no Recife

Primeira cerveja das Américas

Se engana quem pensa que Pernambuco não tem história cervejeira. No tempo das invasões holandesas, o Conde Mauricio de Nassau, regente das terras recém tomadas, trouxe uma comitiva de cientistas, pintores e estudiosos. Dentre eles, veio o cervejeiro Dirck Dick e todos os equipamentos para montar sua cervejaria.

O material foi instalado na La Fontaine, primeira residência do Conde, e lá foi feita a primeira cerveja das Américas. Com a expulsão dos holandeses, esse marco ficou isolado num passado distante de nossa história. Mas o cenário atual mostra que o Recife soube fazer uma boa ponte entre o passado e o presente do mercado de brejas artesanais.

O que beber

Hoje, Pernambuco possui aproximadamente 30 cervejarias e esse número só faz crescer. As mais antigas e com mais presença no mercado são a Debron (que significa o mesmo que “la fontaine” em holandês), Ekäut (corruptela do nome de um dos artistas da comitiva de Nassau) e Capunga (bairro onde ficava a La Fontaine). As duas primeiras, inclusive, têm rótulos premiados internacionalmente.

cerveja ekaut

Se busca por cervejas com fortes referências locais, há desde opções com rótulos inspirados em ritmos pernambucanos, como as da Patt Lou, até receitas que levam mel de engenho, da Duvália.

Particularmente, gosto muito dos rótulos da cervejaria Navegantes, principalmente da IPA e da Red Ale deles. Mas tenho uma paixão especial pela Imperial Stout da Debron, que leva cacau e rapadura na composição.

Procurando hospedagem no Recife? Clique e veja dicas com bom custo-benefício

Onde beber

Lugares para experimentar rótulos locais também não faltam. Vários bares e restaurantes servem cervejas artesanais no Recife, mas alguns espaços oferecem uma variedade maior.

No centro histórico da cidade, você encontra o Apolo Beer Café, na Rua do Apolo. Localizada em um casarão histórico, a casa tem mais de 200 rótulos, com os quais você pode se deliciar com a ajuda do proprietário do espaço, o beer sommelier Raphael Vasconcelos.

o apolo beer café é um bom lugar para tomar cervejas artesanais no recife

estante com alguns dos rótulos do apolo beer café

A Beerdock, com duas unidades uma na Zona Norte e outra na Zona Sul, é outro bom endereço para provar cervejas artesanais no Recife. A casa possui mais de 15 torneiras, a maioria delas com cervejas locais.

Se quiser provar direto da fonte, a Cervejaria Laborada fabrica e serve as próprias cervejas, sempre acompanhadas de pratos deliciosos.

Tour cervejeiro no Recife

Algumas fábricas também abrem as portas para receber turistas e apaixonados pelo pão líquido. A Debron e a Ekäut, por exemplo, possuem estrutura especial para receber o público, sempre aos sábados pela manhã.

A cervejaria Duvália, a primeira de Olinda, também abre aos sábados para receber amantes do pão líquido, num clima de “churrasco de quintal”, já que a cervejaria fica na casa onde os proprietários passaram sua infância.

Mas se quiser uma experiência mais completa, vale conferir o passeio “Um brinde a Nassau”, oferecido pela agência Felitour. O tour contempla, além de degustação harmonizada e visitação às cervejarias, um passeio de barco pelo Rio Capibaribe, com parada no local onde funcionava a primeira cerveja das Américas.

Atualmente, a iniciativa ainda não tem saídas regulares, mas você pode ficar por dentro das novidades e conferir as próximas datas pelo Instagram ou entrar em contato para agendar um passeio privativo.

tour de cervejarias artesanais no recife

Este é um guest post escrito por José Jayme. Junto com sua esposa Nívia, ele assina o blog Juntando Mochilas. Pra saber mais sobre viagens e cervejas, siga o casal no Instagram e confira também o projeto BrejaMais, capitaneado por eles.

consultoria de viagem

Posts Relacionados

2 Comentários

Deixe o seu comentário