Dicas Práticas

Turismo cervejeiro: 6 blogs pra planejar seu roteiro

Que os enólogos e a galera do “você precisa fazer isso” que me desculpem, mas eu (ainda) não sou fãs de vinhos e não visitei nenhuma vinícola em minhas duas visitas ao Chile, nem quando fui à Serra Gaúcha. Por outro lado, não faltaram rótulos de cerveja diferentes nessas viagens, viu? Nem bares legais, cervejarias e otras cositas más relacionadas ao suco de cevada. Felizmente, o recente boom de cervejas artesanais tá facilitando o turismo cervejeiro. E eu, que apesar de não-entendedora adoro conhecer novas brejas, fico é feliz ;)

Como mostra essa matéria, há alguns anos começaram a se popularizar no Brasil os tours cervejeiros, que já são comuns na Europa e nos EUA há mais tempo. São passeios que levam você a fábricas, bares e restaurantes onde é possível degustar as cervas e saber mais sobre seu processo de fabricação. Mas mesmo sem um pacote específico, o que não falta hoje é informação pra montar seu próprio roteiro cervejeiro quando viajar. Pra dar um gostinho, separei alguns blogs que podem servir de fonte pra vários destinos:

Maria Cevada

Essa foi uma das minhas principais fontes quando montei meu roteirinho cervejeiro por Gramado e Canela. Ele não é focado em viagens, mas é claro que quando os autores tão num novo destino eles aproveitam pra explorar – e registrar – as opções cervejísticas do lugar. Neste link eles reúnem posts sobre bares, restaurantes, festivais e etcéteras no Rio, em Ribeirão Preto, BH, Porto Alegre, Buenos Aires, Paris, Amsterdã, Bruges…

mariacevada

Destino Cervejeiro

Apaixonado por cerveja, Johnnie morou na Irlanda e viajou pela Europa documentando suas visitas a grandes cervejarias e produtores artesanais. O que fazer com esse conteúdo? Criar um blog e dividi-lo com o mundo, é claro ;) Se você tá planejando uma viagem pelo Brasil, Chile, EUA, Bélgica, Alemanha, Canadá, Holanda, Inglaterra, República Tcheca, Portugal, Argentina, Austrália, Espanha, França ou África do Sul, dê uma olhada na página, que traz ainda informações básicas sobre a bebida e dicas tipo “como pedir cerveja em outros idiomas“.

destino-cervejeiro

Viajante Cervejeiro

Depois de trabalhar por anos na área de cervejas especiais, o paranaense Edson resolveu fazer disso sua vida 24 horas por dia, sete dias por semana. Desde maio de 2014 ele tá viajando de carona pelo Brasil, se hospedando na casa de amigos e pessoas que conhece pelo caminho com uma missão deliciosa: visitar bares, restaurantes e cervejarias com rótulos interessantes. É claro que o resultado é um ótimo compilado de informações sobre a bebida, né? Dá uma olhada lá!

viajante-cervejeiro

 

Pra ver em Londres

O Reino Unido super combina com uma breja, né? O casal João e Natasha, que mora em Londres, gosta tanto da bebida que promove até um tour de pubs chamado “A rota da cerveja artesanal em Londres”, pra evitar que os lugares charmosos que servem as craft beers passem despercebidos na sua visita à cidade. Ah, e além de bebedora de cerveja, Natasha é sommelière em formação. Se não rolar de você fazer o tour, vale acessar esse link pra ver todos os posts que eles já fizeram apresentando alguns dos lugares pra beber boas cervas em Londres. E em breve eles vão lançar um guia com esse tema também ;)

praveremlondres

Destemperados

Já falei aqui que sou food hunter do Destemperados, uma plataforma que reúne relatos sobre experiências gastronômicas Brasil afora. E é claro que o site não se resume a comida, né? Se você buscar por tags como Cervejas e Cervejas Especiais, encontra algumas dezenas de posts sobre bares legais. Se estiver com viagem marcada pra alguma cidade, vai na busca e escolhe o lugar pra ver o que tem de interessante pra comer e beber por lá.

destemperados-cerveja

Apartamento 81

Suria Rocha é publicitária e Beer Sommelière. Ela mora em São Paulo e além de explorar bares e rótulos locais, fala de tudo que tem a ver com cerveja – até cosméticos que a têm como ingrediente – e traz informações úteis tipo respostas pra 10 perguntas sobre cerveja que você sempre quis fazer. A quantidade de posts viajantes vem aumentando, incluindo destinos como Berlim, BruxelasBuenos Aires e até o parque de Harry Potter em Orlando. ;) Veja mais aqui.

mariacevada

E você, onde pesquisa informações cervejeiras quando vai viajar? Compartilha tua mina de ouro aí nos comentários! Tou à procura de blogs gringos também :)

Já curtiu a página do Janelas Abertas no Facebook? Clique aqui pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens. 

Vai viajar pra o exterior? Não deixe de fazer um seguro viagem! Contrate o seguro que eu sempre uso :) Neste post você encontra um código pra ganhar 15% de desconto. Você economiza e ainda ajuda o blog a se manter vivo.

600x80

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Oi, Luisa!

    Uma honra ser indicado nessa lista ao lado de blogs tão legais. Brigadão!
    Adorei a ideia do post, aliás! =)

    Cheers!

    • Luísa Ferreira

      Que nada, João! Parabéns a vocês pelo trabalho :) E valeu pelo comentário ^^ Um abraço!

  2. Manuella Trindade

    Dá uma olhada no instagram da @donamallte ! Bem recifense acho que você vai gostar :)

    • Luísa Ferreira

      Que massa, Manuella! :D Valeu pela dica, vou seguir ^^

  3. Olha só,
    Obrigada Luísa, só agora vi que vc tinha colocado o apê aqui nessa lista <3
    Sim, a lista de viagens já cresceu bastante desse post pra cá, uma honra aparecer aqui!
    beijão

    • Oi, Suria! Eu vi os posts da Europa, adorei! :) Valeu pelo comentário <3 Um abraço e continue cervejando por aí! :D

Deixe o seu comentário