Rio Grande do Sul

Bares em Gramado e Canela: Turismo cervejeiro

Rio Grande do Sul | 05/01/15 | Atualizado em 31/01/24 | 2 comentários

Quem me conhece pessoalmente ou leu este post deve saber que nos últimos dois anos eu passei de “pessoa que não gosta de cerveja” pra “pessoa que ganha cervejas como presente de aniversário” e, é claro, “pessoa que prova o maior número possível de cervejas diferentes quando viaja”.

Conforme meu gosto pelo suco de cevada aumenta, mais o turismo cervejeiro ganha espaço na minha vida, junto ao turismo comilônico ;) Não faço questão de ser “entendedora” da bebida, mas também não vejo muita graça em tomar sempre o mesmo rótulo. E a Serra Gaúcha, vejam só, é uma maravilha pra quem curte cervas artesanais.

Daí que, munida das informações deste post do Maria Cevada, me joguei nos bares de Gramado e Canela e descobri, ainda, outras preciosidades – até pra quem não gosta de cerveja (ainda). São lugares muito charmosos e um pouco diferentes do clichê dessa região, surgindo como ótima opção pra quem não perde a chance de realizar o ritual sagrado que é bater papo com os amigos ao redor de uma mesa.

Leia mais:

Todos os posts sobre o Rio Grande do Sul

Cervejarias e bares em Gramado

Fábrica da Rasen Bier

O Maria Cevada indicou a visita à pequena Fábrica da Rasen, cerveja tradicional de Gramado, e coloquei ela logo no meu roteiro. Só que quando eu tava por lá, eles tavam lotados de tonéis e fecharam pra visitação por alguns dias. Quen, quen… Ainda assim, passei por lá pra dar uma olhada no espaço, comprar uma taça e provar uma Dunkel (com direito a três pastilhas de chocolate meio amargo da Lugano, uma das marcas da região, pra degustar).

Inaugurada em 2008, a Rasen Bier segue a Lei de Pureza Alemã (contando apenas água, malte, lúpulo e levedura) e produz Pilsen, Dunkel, Ambar Ale e Weizen. A visita, que acontece das 9h às 11h e das 14h às 17h, deve ser agendada através do (54) 3286-6646 e custa R$ 10, dando direito a um chopp.

No lugar, você encontra algumas mesas pra tomar a cerva por lá mesmo e uma lojinha com várias opções de taças e caixas especiais com a cerva. Endereço: Rua Cândido Godoy, 82. Também dá pra achar a Rasen em vários bares no Rio Grande do Sul, e tem um quiosque da marca na galeria Largo da Borges, na Av. Borges de Medeiros, no Centro de Gramado.

_IMG_9715

rasen-collage

Procurando hospedagem em Gramado ou Canela? Clique nos links e encontre as melhores opções de hotéis, pousadas e albergues

Cervejarias e bares em Canela

Cervejaria Farol

Reza a lenda que um alemão (um tal de Bausch) trabalhava numa fábrica lá em Canela e sempre ia, depois do expediente, tomar uma cervejinha num bar da esquina. Cansado de Brahma e com saudade das boas cervejas de sua terra natal, ele não deixou por menos: abriu a própria cervejaria! Junto com amigos, assinou um contrato de sociedade em um guardanapo e nasceu aí a Cervejaria Farol, inaugurada em 2003.

Com bar, bier garten, restaurante e espaço pra shows, o lugar fica movimentado à noite, atraindo desde famílias a jovens em clima de paquera ;) Ah, quem contou a história da fundação do bar foi um casal simpático que conheci no bier garten e frequenta a casa desde o início. Pra quem for lá durante o dia, a dica é subir no “farol” pra ver a vista – são uns 130 degraus, mas vale a pena, hein?

_IMG_9409

No cardápio tem petiscos, sopas, saladas, carnes, petiscos e clássicos alemães como salsichas bock ou branca, pretzel, joelho de porco e apfelstrudel. Provei só o prato de frios, que tava meio mais ou menos, e me concentrei nas cervejas: eles só vendem a produção local lá mesmo, na forma de chopp de 300 ml, em três variedades: Pilsen, Weiss e mais uma sazonal. Tomei uma defumada, com cheiro de bacon, delícia. haha.

A Cervejaria fica um pouco afastada do Centro, no distrito industrial, mas não se preocupe que você vai poder beber: eles têm transporte gratuito pra hotéis em Gramado e Canela. Endereço: Rua Severino Inocente Zini, 150. Tel: (54) 3282-7007.

_IMG_9454

farol_collage

_IMG_9430

Empório Canela

Outro lugar indicado pelo Maria Cevada já tava no meu roteiro pra Canela: o Empório Canela foi muito bem recomendado lá no Destemperados e me chamou atenção por ser uma mistura de livraria, antiquário, loja de vinil, restaurante (com opções apetitosas de massas, risotos, sopas, sanduíches, sobremesas) e, é claro, por venderem umas boas dezenas de cervejas artesanais e importadas.

Infelizmente, só consegui ir lá no dia 1º de janeiro e infelizmente a casa tava fechada. Mas fui rebelde, ultrapassei a corrente de proteção e espiei lá dentro, pra comprovar que o lugar parece mesmo muito aconchegante <3 E o que é melhor: pra chegar lá, você não vai ter que desviar nem um pouco do seu roteiro. É que o espaço fica beeem pertinho da Catedral de Pedra, no Centro da cidade. Endereço: Rua Felisberto Soares, 258. Tel: (54) 3031-1000.

emporio_collage

Magnólia

“É bar. É cinema. É restaurante. É deslumbrante”, dizia o quadro negro exposto lá no Empório Canela, apresentando o Magnólia, que fica algumas ruas adiante. É, ter ido até o Empório definitivamente não foi à toa, já que acabei descobrindo esse lugar incrível que sim, estava aberto no primeiro dia do ano \o/

Logo de cara, o Magnólia diz a que veio: a casa dos anos 1950 é grande e um charme. E na entrada, a boneca que representa a própria Magnólia recepciona você junto com a prima dela, dando o primeiro gostinho da pegada vintage do ambiente, que chega até aos banheiros.

Apenas lamento não existir uma filial do Mag (fiquei íntima, beijos) ao lado da minha casa aqui no Recife. É que o lugar, inaugurado no começo de 2014, oferece programa completo. Dá pra começar a noite com um happy hour no bar, provando um dos seis chopps especiais que se alternam sazonalmente – sempre rola a Saint Bier Pilsen, de Santa Catarina, mas os outros variam.

Tomei um Saint Bier e o Dado Weiss, da primeira microcervejaria do Brasil, de Santa Maria. Ah, e ouvindo música boa de vitrola <3 E pra quem (ainda) não é da cerva, tem também um monte de coquetéis e petiscos pra escolher.

_IMG_0199

_IMG_0205

Depois, você pode passar pra sala de cinema (isso mesmo, você não leu errado!), sentar numa das maravilhosas poltronas vintage garimpadas com o maior cuidado pelo pessoal de lá e ver um filminho com a galera. Os títulos são exibidos de segunda a quinta e você pode saber qual é o filme da semana olhando o Facebook deles.

Deu fome? Siga pra área do restaurante e tente se decidir entre as opções de massas, risotos, carnes, peixes, sopa, ceviche, salada… E pra quem tem criança, dá pra se jogar no cardápio infantil e aproveitar o espaço todo colorido pensado especialmente pra os pequenos. É amor demais, né? O Magnólia fica na Rua Dona Carlinda, 255, no Centro. Tel: (54) 3278-0102.

magnolia_collage

_IMG_0214

Santê Bistrô

Voltando do Magnólia pra “casa” (o apê superlegal que aluguei através do AirBnb e vai virar post logo mais), me deparei ainda com outro tesouro do Centro de Canela, na mesma rua do Empório :) O Santê Bistrô tem a fachada fofa, o interior em madeira, cervejas importadas expostas já na vitrine (difícil resistir!), jogos americanos estampando frases de “Eu Me Chamo Antônio” e um cardápio de petiscos de vários países, apelidado de “sabores do mundo”.

Tem batatas bravas representando a Espanha, salsichas alemãs com três tipos de mostarda, brusquetas italianas, nachos mexicanos, Khao Pad Sapparod (arroz frito com camarão, abacaxi, cenoura, pimenta, tomate e shoyu) da Tailândia, além de pratos da China, França, Uruguai…

Pra acompanhar, peça o cardápio de cervejas, com várias opções de Pilsen, Weiss, Pale Ale, Bock, Fruit Lambic e Dry Stout. Pra completar, o ambiente é aconchegante e também fica mega central, então ai de você se não der uma passada por lá, viu? Endereço: Rua Felisberto Soares, 65. Tel: (54) 3282-6353.

_IMG_0183

sante_collage

Bônus: Edelbrau no Parque do Caracol + fábrica em Nova Petrópolis

Assim com o pessoal da Maria Cevada, aproveitei a visita ao Parque do Caracol (post sobre ele em breve!) pra dar uma descansada depois de caminhar pelas trilhas e provar a Edelbrau, de Nova Petrópolis. A cerveja pode ser encontrada na lanchonete que tem lá no parque, onde dá pra provar também a Bicuda, produzida em Viamão, também lá no RS.

Fundada em 2011, a Edelbrau produz quatro tipos de cervejas: Dunkel, Pilsen, Weiss e Pale Ale. Provei a Dunkel, que tava deli e beem geladinha. Não tive tempo de ir lá, mas também dá pra visitar a loja e a fábrica, onde é possível comprar produtos da marca, degustar as cervejas e saber mais sobre o processo de fabricação. Endereço da cervejaria: Av. 15 de Novembro, 4024, Nova Petrópolis. Tel: (54) 3281-4555.

~IMG_9405

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Fernanda Fagundes

    olá, vc chegou a fazer o tour cervejeiro ou foi por conta própria?

Deixe o seu comentário