Budapeste: bar de leite, ou comunismo repaginado
“Se não aguenta, bebe leite!”. Quem aqui nunca ouviu essa expressão? Acho que a galera lá de Budapeste desconhece esse sábio ditado, mas ainda assim parece que eles levaram a história ao pé da letra, criando um bar de leite. ;) Tou falando do Cserpes Tejivó, uma rede húngara de “milk bars” (tradução aproximada pra inglês do húngaro Tejivó) aberta em 2012. Na verdade, a invenção não é de hoje, nem é exclusividade húngara. Trata-se, vejam só, de uma reminiscência do comunismo – ainda que a versão atual seja bem diferente dos originais bares de leite.
Esses estabelecimentos eram subsidiados pelo governo, com o objetivo de oferecer refeições acessíveis aos trabalhadores. Neles, as opções disponíveis eram principalmente feitas de leite, porque existia uma abundância desses produtos. Também li que um dos objetivos desses “bares” na Hungria era oferecer uma alternativa mais saudável aos bares de verdade. Por isso o nome “bar de leite” :) Em outros países do Leste Europeu, como a Polônia, ainda existem alguns desses estabelecimentos originais, em cidades como Cracóvia e Varsóvia, mas dizem que eles vão aos trancos e barrancos :(
Leia mais:
Na Hungria, esses lugares sobrevivem basicamente nas lembranças das pessoas mais velhas que eu. Ainda assim, essa empresa quis reviver a tradição e tá fazendo sucesso entre os jovens. Eles oferecem produtos de qualidade, fresquinhos e sem conservantes, e sempre que possível de origem nacional. Além de leite (normal ou achocolatado), você pode tomar lá (ou levar pra casa) pãezinhos, café, queijo, a tal pogácsa que eu mencionei aqui, uma versão delícia do Túró Rudi, que eu também mencionei aqui (chamado de Cserpes Trudi), sanduíches, saladas, iogurtes e outras comidinhas daquelas que dão um calorzinho no coração <3
Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.
Eu não recomendo as saladas, que são meio sem graça, e aviso que os milkshakes não são doces o suficiente pra o paladar brasileiro. Por outro lado, se você é oloko do leite saiba que eles fazem jus ao nome do negócio: o leite deles é tratado termicamente, comprado diretamente de produtores locais e armazenado cheio de mimimi. Bem bom! Pra completar, é vendido numas garrafas de vidro com uma carinha vintage que é só amor.
Tá ok, aí você tá pensando: “Pô, sério? Tudo isso pra vender leite? Que negócio mais sem graça”. Então se jogue nos iogurtes, que são do tipo natural com calda de frutas e tão disponíveis em várias opções deliciosas como morango, frutas vermelhas e framboesa. Também dá pra encontrá-los em alguns mercadinhos, mas segundo uma colega da ONG onde eu tava, só nos pequenos, porque a empresa é contra grandes corporações (fofos).
E antes que eu me esqueça: prove por mim o “cocoa snail” :) É uma massa enrolada com chocolate que olha, me fez ganhar pelo menos um quilo (meu segundo apê em Budapeste era quase do lado de uma das unidades da Cserpes, vê que crueldade).
Procurando hospedagem em Budapeste? Clique aqui e encontre as melhores opções de hotéis e albergues na cidade
Oambiente é bem clean e agradável, os funcionários falam inglês e são simpáticos e os preços são justos. Resumindo: lembre-se que sua mãe disse que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e se jogue. :)
Endereços:
Süto Ut. 2, 5º distrito (perto do metrô Deák tér, junto da Mc Donald’s)
Corvin Köz, 8º distrito (junto do metrô Corvin)
Allee Shopping Center, 11º distrito (Korosy József ut.)
Leia mais:
Budapeste: Indo do aeroporto ao centro
Budapeste: Saudades antecipadas
Budapeste: Transporte público e endereços
Budapeste: “Aprendendo” húngaro
Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade
Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.
Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)
Posts Relacionados
10 Comentários
Deixe o seu comentário
Amei!!!
Amei!!!
putz que demais tudo isso! valeu por compartilhar tudo!!
Que bom que você curtiu, Luiz! ^^ Volte sempre. Um abraço
Suas dicas fazem Budapeste ficar ainda mais interessante! Obrigada, Luísa!
Que massa, Karla! :D Obrigada pelo comentário. Um abraço!
Estou indo para Budapeste amanhã é adorei as dicas.
oi, Margaret! Que bom! :) espero que você aproveite muito :D um abraço!
Oi! Obrigada pelas dicas de Budapest. Amei o bar de leite! O cocoa snail é inesquecível!!! Gostoso demais sem ser doce! ? E parabéns pelo seu aniversário também, entrei aqui no blog pra escrever e vi que foi seu aniversário dia 10. ??????
Oi, Michelle! Que massa que você foi lá e gostou :D Deu saudade agora, haha. Obrigada pelo comentário e pelos parabéns! ^^ Um abraço