Sobre o blog Janelas Abertas

Prazer! Meu nome é Luísa Ferreira. Sou do Recife – com orgulho e frequentemente com saudade. Nasci numa família meio nômade, mas o bichinho da viagem só me pegou de vez no fim da adolescência, mudando minha vida e minha forma de ver o mundo.

Já fui muito insegura e tímida. E quando digo “muito”, é MUITO mesmo. A ideia de ir sozinha pra algum lugar na minha própria cidade às vezes me assustava, quem dirá do outro lado do mundo!

Sofri um bocado com crises de ansiedade na minha primeira viagem internacional, aos 15 anos. Alguns anos mais tarde, percebi que a vida seria muito mais divertida fora da zona de conforto e quando me dei conta, já não conseguia mais ficar quieta.

Viajar foi um tratamento de choque que procurei pra enfrentar meus medos, e vou dizer uma coisa: tem funcionado! Pra saber mais, leia como as viagens já mudaram minha vida.

Mas uma das maiores mudanças tá bem aqui, nesse site. No final de 2016, pedi demissão de um emprego que curtia bastante pra me dedicar mais ao Janelas Abertas e projetos relacionados a ele. Desde então, aprendi um mundo de coisas sobre a vida, sobre mim e sobre empreendedorismo.

Foto: Linda Meléndez

Por que Janelas Abertas?

Tá se perguntando o que essa história de janelas tem a ver com viagens? Agora que já fomos apresentados, te explico melhor: quando criei esse espaço, lá em 2012, não queria um nome diretamente ligado a turismo.

Nada contra, é claro. Mas minha intenção era falar não só de coisas práticas, mas também de viajar como um processo amplo e transformador que envolve muito do que somos como pessoas. Por isso a escolha das janelas como uma metáfora pra se abrir pra o mundo – meu exercício preferido desde que comecei a me jogar por aí.

Acredito que quando saímos da zona de conforto e usamos em nosso favor a condição de estarmos num lugar estrangeiro (mesmo que seja pertinho de casa), podemos enxergar o mundo e nós mesmos de outra forma. Falei mais sobre isso aqui e aqui.

Sempre gostei de contar histórias e dividir o que aprendi, e minha maior motivação pra passar horas e horas blogando é você aí que tá lendo. É saber que posso contribuir, nem que seja um tiquinho, pra inspirar mais gente a viajar (especialmente mulheres – o mundo é nosso, migas!).

Não porque ache que viagens são um remédio milagroso pra todos os problemas da vida, mas porque acredito no turismo como uma força potencialmente transformadora de lugares e pessoas.

Mas essa transformação nem sempre é positiva. Venho entendendo cada vez mais os impactos negativos do turismo de massa, e aprendendo a explorar o mundo de forma ética e sustentável. Por isso, você encontra aqui bastante conteúdo sobre turismo responsável.

Pra conhecer as políticas do blog, clique aqui. E aqui nessa outra página você encontra as políticas de comentários.

O que você encontra aqui?

Pra ler alguns dos principais textos do blog, acesse a página Comece aqui. Mas você também pode clicar no menu aí em cima e explorar diretamente a categoria que mais o interessa.

Destinos é a categoria com maior quantidade de posts, abrigando os textos que falam sobre o que fazer em cada canto que eu visito, além de curiosidades sobre diferentes culturas. Vez ou outra você também vai ler por aqui umas conversas mais pessoais ou reflexivas, na categoria Viagem pra Dentro (que, confesso, uma das minhas preferidas).

Em Dicas Práticas, compartilho o que aprendo sobre viajar mais fácil e barato, desde o planejamento ao dia a dia da viagem, seja a turismo ou morando fora. No menu Livros, reúno resenhas de obras sobre viagens, cultura, história, criatividade e outros assuntos relacionados.

Já na parte de Aprendizado e Trabalho, falo sobre produtividade, empreendedorismo, criatividade, estudo no exterior e aprendizado de idiomas. Assuntos que também ajudam a “abrir as janelas” e ver o mundo de outra forma. :)

Em Viajantes, compartilho histórias de gente que me inspira enquanto percorre o mundo e pode te inspirar também. E por último, tem a seção In English, onde publico umas coisinhas inglês pra mostrar nosso lindo país pra galera da gringolândia.

guia para viajar só

Por onde já passei?

Ainda tenho muitos caminhos pra percorrer, mas já acumulei um bocado de histórias pra contar em mais de 100 cidades espalhadas pelo Brasil e por mais de 30 países.

Além de passeios mais curtos pelas Américas e Europa, vivi uns tempos longe de casa: em 2009, passei um mês em Buenos Aires estudando espanhol. Alguns meses depois, parti pra Sevilha, na Espanha, onde fiz um semestre de intercâmbio através da UFPE antes de me formar em jornalismo.

Em abril de 2012, foi a vez de ir passar pouco mais de dois meses em Lyon, na França, dando um grau no francês. E em setembro do mesmo ano fui pra Valladolid, mais uma vez na Espanha, pra fazer mestrado em comunicação.

Foi aí que surgiu o blog, com a ideia de compartilhar com amigos e família – e um círculo de gente que foi ficando cada vez maior – notícias sobre minhas andanças. Nesse meio tempo também participei, como bolsista, de cursos sobre minorias na mídia em Budapeste e sobre jornalismo e direitos humanos no jornal El Mundo, em Madri.

De lá, resolvi fazer uma parada antes de voltar pra o outro lado do charco e passei dois meses estagiando numa ONG em Budapeste. Depois, passei uns anos no meu Recife, trabalhando como coordenadora de conteúdo numa agência digital e fazendo pequenas viagens pelo Brasil e pelo mundo.

Nesse meio tempo, fiz bastante turismo e também fui selecionada pra participar de uns eventos muito interessantes, como o Fórum Mundial pela Democracia em Strasbourg, na França, e o acampamento internacional do IFM-SEI, na Alemanha.

Em dezembro de 2016, pedi demissão e caí na estrada: passei um mês no Rio de Janeiro e mais cinco meses mochilando e trocando trabalho por hospedagem pelo Brasil e pela Europa.

Em 2018, passei um mês no México e dois meses e meio nos Estados Unidos e pouco depois fui representar o Brasil num intercâmbio pra jornalistas de 16 países na Finlândia, além de viajar mais pelo Brasil.

Comecei 2019 passando um mês na Colômbia e agora estou no Recife, tocando projetos bem legais e conhecendo novos lugares sempre que possível.

Além de conhecer lugares e pessoas maravilhosas, tou sempre trabalhando pra deixar o Janelas Abertas cada vez melhor. Vamos comigo? \o/

Janelas Abertas na Mídia

Desde a criação do blog, fui entrevistada ou mencionada em diversos veículos de comunicação com abrangência local e nacional, falando sobre temas relacionados ao blog. Algumas dessas matérias e entrevistas estão disponíveis online:

Estado de São Paulo – “Que tal fazer uma pós-graduação no exterior?”

Diario de Pernambuco – “Mochila pronta e pé na estrada”

Papo de Homem – “O turismo pode estar fazendo muito mal ao mundo”

47 Comentários

  1. Melissa

    adorei o assunto do blog :)
    me jogo pelo Brasil … mas já estou pensando em me jogar pra outros países a partir do ano que vem ! muita coisa no blog ta me inspirando ainda mais !
    #supercurtindooblog

    • Que coisa boa, Melissa! :)) Fico feliz. Volte sempre e compartilhe suas aventuras! Um abraço

  2. Melissa

    adorei o assunto do blog :)

    me jogo pelo Brasil … mas já estou pensando em me jogar pra outros países a partir do ano que vem ! muita coisa no blog ta me inspirando ainda mais !

    #supercurtindooblog

    • Que coisa boa, Melissa! :)) Fico feliz. Volte sempre e compartilhe suas aventuras! Um abraço

  3. Luiza

    OLa Xará, seu blog é muito interessante ! adoro viajar e sair dos roteiros convencionais , vou ficar sempre de olho nas dicas! abraços

    • Que bom que você gostou, Luiza! :)) Volte sempre mesmo! Um abraço

  4. Luiza

    OLa Xará, seu blog é muito interessante ! adoro viajar e sair dos roteiros convencionais , vou ficar sempre de olho nas dicas! abraços

    • Que bom que você gostou, Luiza! :)) Volte sempre mesmo! Um abraço

  5. Wagner

    Sinto que Sérvia e Croácia esta para mim como Meca esta para os Mulçumanos!

    Não tenho grana, mas o blog me inspira!

    Parabéns!

    • Que bom, Wagner! :)) Fico muito feliz. Tenho muita vontade de conhecer a Sérvia e a Croácia também! Espero que você possa realizar esse sonho em breve. Obrigada pelo comentário! Um abraço.

  6. Wagner

    Sinto que Sérvia e Croácia esta para mim como Meca esta para os Mulçumanos!

    Não tenho grana, mas o blog me inspira!

    Parabéns!

    • Que bom, Wagner! :)) Fico muito feliz. Tenho muita vontade de conhecer a Sérvia e a Croácia também! Espero que você possa realizar esse sonho em breve. Obrigada pelo comentário! Um abraço.

  7. Dominique

    Luísa, amei seu blog!!!

  8. Thelma Carvalho

    Luisa, conheci seu blog através de minha sobrinha Cinthia, achei muito interessante e me chamou atenção a questão de viajar só.Tenho vontade, mas tenho medo.Vou visita-la sempre .

    • Luísa Ferreira

      Oi, Thelma! Que bom que você cheogu aqui no blog :) Tente superar o medo, vale a pena! Você pode começar com viagens menores, pra lugares mais próximos, e depois ir aumentando o desafio :) Volte sempre! Um abraço

  9. Oi Luisa! Parei aqui pesquisando sobre dicas de viagem para Nice. Também sou blogueira, e gostei muito do seu jeitinho de escrever, dos temas variados e da cara do blog. Já curti!
    Beijos!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Mariana! Obrigada pelo comentário :)) Que bom que você gostou do blog. Dei uma olhada no teu e achei massa, que delícia viver na Áustria ^^ Já adicionei no Feedly ;) Beijo, boa viagem a Nice e volte sempre!

  10. Ruzinete

    Arrasou Luiza!!
    Amei seu blog, vou acompanhar sempre! Bj

  11. Lucas Benites

    Pesquisei no Google “gasto barcelona mochilão” achei o teu post sobre Barcelona! Como vou fazer uma viagem em breve por alguns países da Europa com alguns amigos, acabei achando posts sbore praticamente todos os destinos que a gente vai.
    Certamente vou usar como base pra viagem! Parabéns pelo blog e pela escolha de vida!

    • Oi, Lucas! Que massa saber que os posts foram úteis :D Nas próximas semanas vai entrar mais conteúdo sobre a Europa. Espero que algum dos teus destinos esteja incluído ;) Muito obrigada pelo comentário e boa viagem pra vocês! :)

  12. Roberto Cocentino

    Oi, Luísa!

    Muito legal o seu blog! Informativo, leitura leve e divertida! Cheguei há poucos dias de um mochilão de 3 meses pela Austrália, então gostei muito da sua matéria sobre hostels. Vou sempre estar de olho aqui no seu blog. Parabéns! Um abraço! :-)

    • Oi, Roberto! Que massa que você curtiu o blog, muito obrigada por comentar! E que delícia mochilar por três meses pela Austrália, quero fazer isso um dia :) Um abraço e boas viagens!

  13. Silvana

    Luisa amei teu blog, fui pesquisar sobre pousadas nos alpes buscando novas idéias para construir a minha pousada aqui em Santa Catarina.. e navegando, navegando agradavelmente aportei no teu blog!!! Obrigada querida, pelas dicas geniais, espero um dia conhecê-la 😉😍😘

    • Ah, que linda! Muito obrigada pelo comentário, Silvana! Fico superfeliz :) Sucesso com o projeto da pousada! E espero que a gente se esbarre um dia, sim, em algum canto do mundo :) Um grande abraço!

  14. Claudia Justino

    Meninaaa…acabei de te achar e vc preenche direitinho minhas ansiedades neste blog. Ja viajei pra fora, mas estava latejando em mim a vontade de ir sozinha, entretanto o medo me paralisava sei la pq. Semana passada fechei um intercâmbio e de lá pra ca minha ansiedade ta mexendo ate com a minha pressão. Mas teu blog vai conversar comigo direitinho sobre tudo pelo o que ja vi aqui. Que alívio.

    • Que bom ler isso, Claudia! :) Não sei se você já viu, mas tem uma página aqui no blog com vários conteúdos sobre viajar sozinha (incluindo a questão da ansiedade): https://janelasabertas.com/2018/11/09/para-viajar-sozinho/

      Vai dar tudo certo. Na verdade, só por você não ter deixado o medo lhe impedir de realizar essa vontade, já deu certo! :) Um abraço e bom intercâmbio <3

  15. Patricia Martins

    Que lindinha você Luísa!!! Achei você procurando informações sobre a chapada Diamantina e já virei fã e seguidora! Obrigada por compartilhar suas experiências de uma forma encantadora! Textos leves, organizados, com ótimas informações! Se vier para São Paulo me chame para nos encontrarmos! Bj grande e sucesso sempre!!!

    • Oi, Patricia! Que legal que você se identificou e achou os textos úteis. Obrigadão pelo feedback e pelo carinho! :) Devo ir a SP no final de março, se der me escreve lá no insta. Um grande abraço!!

  16. André Farias

    Gostei demais! Parabéns! Estou inscrito para receber novidades! Saudações turísticas!

  17. Gustavo Woltmann

    Que ótimo blog, parabéns muito bom.

  18. Ronaldo Amorim

    “Mas vivi! E ainda vivo. Não passo pela vida. E você também não deveria passar. Viva! Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida compaixão…” “Charle Chaplin”. Luísa, parabéns! Você tem um caminho longo pela frente, e que ele seja repleto de realizações. Amei!!!!

  19. Anderson

    Caramba tenho 45 anos, lendo tudo isso percebo que vivi em um bolha minha vida toda, preso em rotinas, amores que nunca deram valor, preciso mudar urgente.. irei começar agora, ou irei acabar morrendo..

    • Ah, sempre é tempo, Anderson! :) Que legal que você tá com disposição pra mudanças. Boa sorte nos seus novos caminhos!!

  20. Juliana Machado

    Luiza,
    Estou em Piranhas e fiz um passeio com o Carlinhos por Indicação sua. Mencionei isso e ele me disse que gostaria muito de falar com vc para te agradecer, pois não fui a única a entrar em contato com ele depois de ler o Janelas Abertas.
    Vc pode entrar em contato com ele, por favor?
    Obrigada

    • Oi, Juliana! Ahh, que legal! Ele me mandou mensagem no Instagram :) Fico muito feliz! Espero que você tenha gostado do passeio. Um abraço e obrigada pela mensagem!

  21. Parabéns duplamente. Primeiro por ter essa oportunidade na vida; segundo, a de poder continuar a viajar sempre. É bom quando a gente pode acessar o livro da vida, como diria Descartes. Viajo muito pouco. Nunca fui para o exterior. Mas nos meus pequenos deslocamentos eu percebo o mundo muito mudado nestes últimos anos. E para pior, pois a degração do ambiente só aumenta. Será que seria uma boa ideia fazer um relato dessas minhas pequenas e breves andanças? que se resume ao interior paulista, restritivamente.

    • Oi, Euclides! :) Acho que sempre é uma boa ideia compartilhar o que você achar interessante! Não é preciso ir longe pra exercitar o olhar pra o novo, diferente ou bonito. Vai em frente! :)

  22. Beatriz Alves

    Oi Lu, meu nome é Beatriz, tenho 28 anos e não poderia deixar de comentar, estou concluindo uma segunda graduação e até agora não consegui encontrar o meu propósito e o que me faz feliz, mas sempre fui decidida que não quero passar pela vida vivendo o óbvio e nem quero ser mais uma na multidão e tbem não quero morrer sem encontrar meu propósito, foi quando decidi pesquisar sobre viajar pelo mundão a fora e me deparei com seu Blog e quero dizer que vc é incrível e inspiradora. Pretendo me organizar esse restante de ano, ver tudo nos mínimos detalhes que vc postou e ano que vem se for da vontade de Deus vou me jogar na estrada e vivenciar essa experiência de vida maravilhosa. Obrigada por existir, vc é luz, parabéns.

    • Oi, Beatriz! Poxa, que mensagem mais linda! Muito obrigada por comentar, de coração. Boa sorte na sua jornada! Que você viva experiências muito mais lindas do que é capaz de imaginar :) Um grande abraço!

  23. João Batista

    Olá Luiza
    Parabéns pelo seu belo trabalho em prol dos viajantes e desdê já me coloco tambem ao seu dispor para lhe compartilhar conteúdos de um projeto voluntario sem fins lucrativos, de oficinas, para ajudar na formação de guias ambientais e compartilhar conhecimentos sobre turismo sustentável. Terei muito prazer em ajudar você ou a quem interessar, podem me acessar no meu email. [email protected]. Se precisar de alguma dica sobre a amazônia brasileira conte comigo ambem. Estou sempre por lá.

  24. João Batista

    E para fechar esta postagem, vale lembrar a premissa de um cantador e filosofo de Goias chamado Almir Pessoa..
    ” Os caminhos que me levam, não são os mesmos que me trazem de volta. Porque quando eu voltar já não serei mais a mesma pessoa ”

    Do alto dos meus 70 anos , percorrendo recantos do Brasil e o mundo, posso dizer que isso é uma grande verdade.

Deixe o seu comentário