Bahia

O que fazer em Boipeba, na Bahia: guia completo

Bahia | 20/11/23 | Atualizado em 01/03/24 | Deixe um comentário

Pensando em visitar a Ilha de Boipeba, na Bahia? Eu passei um mês trabalhando remotamente e curtindo esse lugar lindo. Amei Boipeba e super recomendo o passeio. Tem praias lindíssimas, vazias e rodeadas por coqueiros e matas verdes. Dá uma sensação de viagem no tempo quando você está na praia e vê passar um burrico ou quando está na cidade e vê as mercadorias sendo carregadas em charretes. É uma ilha encantadora, com muito cantos sossegados e paisagens deslumbrantes.

Mas nem tudo são flores. Os moradores de lá estão travando uma batalha para preservar seu modo de vida e seu ambiente e impedir a construção de um resort na parte mais intacta da ilha. É possível apoiar essa luta assinando o abaixo-assinado criado pelo movimento Salve Boipeba (acompanhe no Instagram ou Facebook).

Aqui neste guia, vou contar o que fazer em Boipeba, além de compartilhar outras dicas com base na minha experiência de viagem por lá em abril de 2023.

Texto escrito pela gestora de projetos ambientais Clara Simas Ferraz para o blog Janelas Abertas

o que fazer em boipeba

Como é a Ilha de Boipeba

A chamada “Velha Boipeba” é a principal vila da ilha e onde a maior parte dos turistas costuma ficar. Lá tem restaurantes, pousadas, supermercado, farmácia e uma feira de artesanato noturna. Tem também uma praça principal onde acontecem eventos culturais.

Moreré é uma vila menor, mas também muito frequentada por turistas e com muitas opções de hospedagem. Tem uma atmosfera mais hippie e tem menos serviços. Existem restaurantes por lá, mas fora da alta temporada poucos abrem, principalmente para almoço.

Existem também outras vilas, como a Cova da Onça, mas são mais voltadas para a população local, contando com pouca estrutura de turismo.

Quanto tempo ficar em Boipeba

Minha sugestão de período mínimo para ficar em Boipeba são quatro dias, para valer a pena a jornada até lá e você poder conhecer os principais atrativos. Mas eu fiquei em Boipeba por um mês e foi ótimo. Não fiquei nada entediada, mas estava trabalhando uns quatro dias por semana e passeando uns três, então não foram 30 dias de passeio. Também tem gente que fica em Morro de São Paulo e faz uma visita de um dia à ilha.

Vale também dizer que eu fui pra lá em abril, na baixa temporada, mas ainda antes do período de chuva (de maio a agosto) e vivi dias de sol e calmaria. No verão a ilha fica bem mais agitada. Rolam festas de música eletrônica, luais com violão e fogueiras na praia, e filas nos pontos de quadriciclo. Mas quando eu fui, estava tudo mais no marasmo, com exceção dos feriados e dias em que teve um festival de forró que agitou o centro de Velha Boipeba com música e dança.

Leia também:
Todos os textos do blog sobre a Bahia
O que fazer em Morro de São Paulo (BA)
Onde se hospedar em Morro de São Paulo

Como chegar em Boipeba

Existem várias formas de chegar em Boipeba, como aprendi no blog Viaje na Viagem. Dá para ir de transfer semi-terrestre, via Valença, de ferry boat + ônibus + lancha, via Valença ou Graciosa, de catamarã + caminhonete, via Morro de São Paulo, ou de aviãozinho + caminhonete, também via Morro de São Paulo.

Optei pela opção Ferry Boat + Ônibus + Lancha de Valença por ser a mais econômica e funcionou super bem. Só fique atento para calcular os horários e garantir que consegue pegar todos os trechos.

Peguei o ferry em Salvador, no Terminal São Joaquim, rumo a Bom Despacho. Você pode comprar ingresso online ou presencial até uns 10 minutos antes da saída – eu cheguei em cima da hora da saída e não tinha ingresso, mas tinha um cambista vendendo e deu tudo certo.

No terminal em Bom Despacho, comprei passagem de ônibus da viação Cidade do Sol rumo a Valença. Tem guichê no terminal e o ônibus sai depois da chegada do ferry mesmo.

Em Valença, saltei na rodoviária e peguei um táxi até o terminal hidroviário. Daí comprei a lancha (no guichê lá mesmo) para ir até Velha Boipeba. Dependendo da época, pode ser bom comprar as passagens com antecedência. Para ir embora, eu comprei a lancha com antecedência.

Contatos úteis:

Dáttoli Group (lancha de/para Valença): +55 75 8313-9052

Expresso Boipeba (lancha de/para Graciosa): +55 75 9861-4195

vila velha de boipeba

Como se deslocar em Boipeba

Carros não são permitidos na Ilha de Boipeba. Os transportes são feitos por barco, quadriciclo ou trator. Eu não cheguei a pegar o trator nenhuma vez. É a forma mais econômica de chegar em Moreré, mas depende da lotação e não tem horário certo.

Os quadriciclos saem de alguns pontos (chamados de ‘Ponto do Quadri’) em Velha Boipeba, Cueira e Moreré e operam com um preço tabelado pela associação de quadriciclos, tanto para transporte entre um ponto e outro quanto para passeios (que têm roteiros pré-definidos).

Se quiser combinar um passeio ou transporte com algum condutor específico, você precisa fechar no dia anterior. Do contrário, os condutores vão pegando as corridas de acordo com a ordem de chegada deles no ponto.

Os barcos normalmente são contratados para passeios, e não para trajetos avulsos. Eu até peguei um barco na beira da praia para voltar de Moreré para Velha Boipeba, mas foi um acaso ter um barqueiro fazendo esse trajeto quando eu quis. Também tem várias agências oferecendo passeios diferentes, mas quase todas trabalham com os mesmos roteiros.

Contatos de condutores de quadriciclo que utilizei: Jonas: +55 75 8837-5708 e Jadson: +55 75 9116-7914

O que fazer em Boipeba: as melhores praias

Agora que falei sobre a parte mais prática, vamos às dicas do que fazer em Boipeba? Começando, é claro, pelas praias. É importante ter em mente que as mudanças da maré alteram bastante a experiência em cada praia de Boipeba. Você pode ir na mesma praia em dois dias e ter experiências bem diferentes.

Boca da Barra

Na praia da Boca da Barra sempre dá para entrar na água e nadar, mas tem umas partes da praia com pedras no chão (inclusive em frente à Villa da Barca, onde me hospedei), então fica um pouco desconfortável.

Em minha opinião, o local mais agradável de nadar na Boca da Barra é o trecho em frente à pousada Pouso da Maré. A água ali é mais escura que nas outras praias. E é da Praia da Boca da Barra, no trecho mais próximo ao centro, que se tem um pôr do sol sensacional!

pôr do sol na praia da barra em boipeba

Moreré

A praia de Moreré é bem rasa, dificultando o nado, mas na maré mais cheia dá para nadar em alguns pontos. De qualquer forma, mesmo com pouca água (sempre clara e límpida) é gostoso ficar sentado por ali, ou caminhar e apreciar toda a beleza do local.

Se você caminhar além do Restaurante Paraíso, em direção à Praia de Cueiras, tem um trecho ótimo para nadar, e com algumas barraquinhas oferecendo pasteis e drinks.

Mais no centro de Moreré, eu não cheguei a experimentar entrar na água. Essa área tem uma vibe mais de cais, com vários barcos parados por ali, então não achei muito convidativo.

praia de moreré

Cueira

Ótima praia para nadar, com um concentrado de barraquinhas no trecho mais perto de Tassimirim. Recomendo a Barraca da Kelly, que foi a indicada pelos moradores da ilha. O resto da praia não tem barracas e é bem sossegado.

praia da cueira na ilha de boipeba

Bainema

Essa praia em Boipeba é quase deserta, super comprida e bem bonita, mas foi ruim de entrar no mar nas duas vezes em que fui. Havia ondinhas chatas e era muito raso, sem dar para passar por debaixo das ondas.

Outras boas praias de Boipeba são a do Outeiro (continuação da Boca da Barra), a de Tassimirim (aonde se chega por uma trilha a partir do Outeiro), a Ponta dos Castelhanos (acessível só de barco), a Cova da Onça (última praia no sul da ilha) e a do Pontal ou Pratigi e a de Garapuá (ambas na ilha de Tinharé, ao norte de Boipeba).

O que fazer em Boipeba: passeios

Quem busca o que fazer em Boipeba certamente encontra os dois principais passeios da ilha, que são as Piscinas Naturais de Moreré e a Praia de Castelhanos. Os dois destinos estavam bem movimentados mesmo na baixa temporada, em abril.

As piscinas de Moreré estavam cheias ao ponto de atrapalhar a experiência. A Praia de Castelhanos também estava cheia, mas achei que valeu a pena a ida (tanto que voltei duas vezes).

Piscina Naturais de Moreré

Você tem que ir no momento certo da maré, então o horário do passeio muda a cada dia. O tour é feito de barco e a agência vai saber informar o horário ideal. Ficam vários barcos parados num ponto no meio do mar onde dá pé, e a graça é colocar um snorkel e nadar por ali. A água é muito limpa, mas tem poucos peixes e corais para ver e fica aquele esquema meio farofada, com muitos turistas.

piscinas naturais de moreré

Praia de Castelhanos

Dá para chegar de barco, de quadriciclo e a pé, num passeio que sai de Moreré e vai numa trilha por dentro do mangue. É uma praia bem bonita, onde desemboca um rio. Dá para nadar na parte do rio e na parte do mar, e um grande atrativo são as barracas vendendo pastel e drinks. O mais famoso é a caipirinha de cacau com biribiri.

Tem várias barracas, mas para mim a melhor parte foi andar pela praia (com o mar à esquerda e a ilha à direita) até depois de uma ponta que a praia faz. Amei ficar ali naquele paraíso e sossego, curtindo o sol e o mar sem barracas em volta.

É muito comum fazer um passeio de barco que para nas piscinas e depois vai para Castelhanos. Para quem tem pouco tempo na ilha, costuma ser a principal opção do que fazer em Boipeba.

Eu fiz o passeio da Piscina Natural de Moreré e Praia de Castelhanos com a empresa John Tour e foram bem flexíveis quando pedimos para remarcar. Contato: +55 71 9994-9717

Ponta dos Castelhanos

Praia da Amendoeira

Esse foi meu passeio favorito em Boipeba. Fiz um tour fora da rota principal e amei muito. Contratei um passeio de dia todo de quadri que a princípio era só para ir para Castelhanos e seria legal porque passa por dentro do mangue e da mata de Boipeba. Mas além disso, o condutor ofereceu de parar na Praia da Amendoeira, e a gente resolveu ver qual era. E uau! A praia é lindíssima.

Acho que seria muito rasa para nadar, mas tinha um barquinho que levava para uma balsa/bar flutuante no meio do mar onde tive uma experiência maneiríssima com snorkel. Só tinha eu e minha madrasta nessa piscina natural. O pessoal da balsa (nativos da ilha) emprestava máscara e snorkel e vimos muitos peixes e alguns corais. A cor da água era surreal.

o que fazer em boipeba - praia da amendoeira

Caminhada pelas praias

É super comum ir à praia de Cueira saindo de Boca da Barra a pé. É um passeio agradável. Você sobe um morrinho no fim da Boca da Barra, depois desce e vai passando por algumas praias até chegar em Cueira.

Só tem que estar atento à maré, principalmente se estiver levando coisas que não podem molhar, porque entre Tassimirim e Cueira a areia fica tomada pelo mar quando a maré sobe.

Pôr do sol no Nature Moreré

O Nature Moreré é um mirante num ponto lindo de Moreré, com vista para o mar e a mata. Consulte os horários de funcionamento e de abertura da cozinha.

Outras atividades em Boipeba

Boipeba Mergulho

Eu aprendi a mergulhar com a Boipeba Mergulho, que tem uma escola de mergulho e oferece passeio de mergulho de batismo também. É uma microempresa (basicamente o Yuri e uns ajudantes) que tem seu próprio barquinho. Na ilha tem vários pontos de interesse para quem quer explorar o fundo do mar. Recomendo! Contato: (75) 9886-9985.

mergulho

EcoMar Boipeba

Agendei um passeio de caiaque para ver o pôr do sol e organismos bioluminescentes que parecia muito legal, mas acabei perdendo a hora e não fui. Eles oferecem passeios variados, tem que ver o que estão oferecendo quando você for. Contato: (71) 9295-8858

Boipeba Roots: Turismo de Base Comunitária

Vi um cartaz sobre a caminhada Boipeba Roots e fiquei interessada, mas não consegui fazer. O cartaz dizia: “Conheça a parte de dentro da ilha, lugares e pessoas maravilhosas que não estão na rota do turismo convencional”.

É um roteiro de Turismo de Base Comunitária que inclui: Sabedoria ancestral com dona Nilda, Casa de Farinha, Zona Rural, banho de rio e pôr do sol no Quebra Cu. O passeio dura o dia inteiro. Mais informações: (22) 98843-8740 ou (75) 99894-8998.

Leia também: O que é Turismo de Base Comunitária e por que você deveria viajar assim

Onde comer em Boipeba

Boipeba é o paraíso dos frutos do mar! Os pratos de camarão são super fartos de forma geral. E muitos restaurantes e bares também têm também polvo e lagosta, além de peixes, claro. Aqui vão as minhas dicas do que fazer em Boipeba no quesito gastrô!

o que comer em boipeba - moqueca

Velha Boipeba

Restaurante Benício – para o dia a dia, pratos tipo PF

Casinha Latina – para variar um pouco da culinária baiana. Rola música e show drag em alguns dias.

Restaurante Sonize – na beira do cais, com uma decoração divertida e com oferta de PF e pratos com frutos do mar.

Sorveteria na Rua do Cais (não lembro o nome, mas é uma sorveteria artesanal gostosa)

O Céu de Boipeba – É um mirante bonito, que exige uma boa caminhada até chegar no topo. Infelizmente, no dia em que fui estava nublado, o atendimento foi bem demorado, e as comidas só começavam a ser servidas umas 2 horas depois do pôr do sol… Mas é um local bonito e a comida, estilo bistrô, estava gostosa.

Moreré

Restaurante Paraíso – frutos do mar num ambiente agradável à beira-mar. Moqueca de camarão com banana deliciosa.

Casa Filtro – hamburgueria artesanal. Não cheguei a ir, mas foi recomendada. Às vezes rolam eventos descolados lá.

Padamor – padaria e massas artesanais. Não comi os pães, mas jantei lá e gostei. No dia, ia rolar um reggae ou forró mais tarde.

Onde ficar em Boipeba

Existem muitas opções de hospedagem em Boipeba. Em geral, você pode optar entre ficar mais no centro, portanto perto dos serviços, mas um pouco longe da praia; ficar de frente para o rio; ou ficar numa das pousadas na praia da Boca da Barra.

Caso você opte pelo centro, não recomendo ficar em nenhuma hospedagem nesse trecho da Rua das Pedras que aparece no mapa abaixo, porque é muito movimentado.

Veja aqui todas as opções de hospedagem na Ilha de Boipeba e confira a disponibilidade e valores para as datas da sua viagem.

hospedagem em boipeba

Hospedagem em Boipeba na Boca da Barra

Escolhi ficar na Boca da Barra e adorei! Fiquei na Villa da Barca e foi um ótimo custo-benefício. Era lindo acordar e já dar de cara com a praia. Fiquei com a minha madrasta num bangalô, mas passamos também uma noite num dos quartos no prédio principal.

O bangalô é bem mais espaçoso e agradável, mas o quarto normal é ok. Só que você perde a delícia de ficar de cara para praia (tem que andar uns 200m pra chegar na praia, nada demais, e mesmo assim o tereno já é de areia, bem praiano).

A Villa da Barca é uma pousada simples, não tem nenhum grande luxo, e algumas coisas mereciam uma manutençãozinha, mas no geral gostamos muito. Um sossego e um silêncio que não dá para encontrar no centro de Boipeba!

O café da manhã é variado e o Denis, proprietário, é super atencioso. A gente estava de home office e o Denis estava sempre ligado em garantir que a internet funcionasse, além de atender a outros pedidos nossos. E como era baixa temporada, ainda conseguimos negociar o preço para estender nossa estadia.

Levávamos uns 15 minutos andando pela praia para chegar no centro (a Villa da Barra é uma das últimas pousadas na Boca da Barra, das mais afastadas). Pensamos que isso podia ser um problema, mas foi super suave. Mesmo à noite fazíamos esse percurso com tranquilidade. E quando dava preguiça de ir ao centro para fazer uma refeição, tinha o restaurante Benício, que fazia entrega.

Para chegar na pousada com malas, basta contratar um carregador da associação de carregadores, que trabalham com preços tabelados e costumam estar no cais na hora de chegada das lanchas.

Confira aqui a disponibilidade e os preços da Villa da Barca para as datas da sua viagem.

A vista do bangalô:

vista do bangalô

Restaurante Benício: +55 75 9878-2382

César da Associação de Carregadores de Boipeba: +55 75 9884-4903

Eu também passei uns dias sem minha madrasta na pousada Pérola do Atlântico. É um ponto incrível porque você fica de cara para o pôr do sol, que é imperdível, um espetáculo diferente a cada dia! Mas que pode ser visto da praia, não precisa se hospedar lá por isso (tem até um bar independente do hotel em que dá para tomar um drink e ver o pôr do sol).

Lá você fica já com pé na areia, mas muito mais perto do centro, então o acesso aos serviços da vila é mais simples. Mas as donas têm vários cachorros e eles latem para todo cachorro que passa e para toda pessoa que entra no hotel, o que eu achei bem estressante. E a região é bem mais movimentada, o oposto do sossego da Villa da Barca.

Hospedagens em Moreré

Não conheço muito as opções por lá, mas fiquei num chalé com cozinha no Restaurante Paraíso com um custo-benefício maravilhoso. Eles nem anunciam online; você precisa falar com eles pelo telefone do Restaurante Paraíso: (75) 9990-1467.

Eu adorei o local porque é numa área verde ao lado de um coqueiral, a uns 500m da praia, e você acorda ao som dos passarinhos e insetos. E dá para ficar curtindo na área do restaurante à beira da praia o tempo que quiser. Mas é distante da vila (são uns 15 minutos caminhando pela praia), e dependendo da maré, a areia é toda encoberta pelo mar, dificultando o trajeto. Mesmo que você não se hospede lá, vale muito a pena ir comer uma moqueca no restaurante.

Veja outras opções de hospedagem em Moreré e arredores.

Outras hospedagens

Há também opções que não ficam nem numa vila, nem na outra; são mais rurais. Acho pouco prático, mas para quem quer ficar no sossego e não se importa de caminhar (não sei como faz para pegar quadriciclo nesses lugares), pode ser legal. Também tem hospedagens em outras praias, como Tassimirim e Bainema.

praia da cueira

Espero que tenham curtido as dicas do que fazer em Boipeba, esse paraíso na Bahia. Boa viagem!

Texto escrito por Clara Simas Ferraz para o blog Janelas Abertas. Crédito das fotos: Clara e Deposit Photos.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário