Aprendizado e trabalho

Dicas para aproveitar o intercâmbio ao máximo [com vídeo]

Aprendizado e trabalho | 31/07/18 | Atualizado em 06/05/21 | Deixe um comentário

Viajar a turismo é uma delícia, mas o que mudou mesmo minha vida foi ir passar um período mais longo em outros países, estudando e vivendo uma rotina no lugar. E, com o tempo, fui aprendendo a aproveitar o intercâmbio cada vez mais.

Já passei cinco períodos de um mês a um ano estudando ou fazendo estágio no exterior. E quando lembro dos meus primeiros intercâmbio, em especial o primeiríssimo de todos há quase 10 anos, penso que podia ter feito algumas coisas diferentes.

Não que me arrependa. Afinal, acho que cada coisa tem seu momento e é normal a gente ir evoluindo e aprendendo com as experiências. Sem falar que não existe um jeito “certo” de viajar e cada um sabe o que é mais importante pra si. Mas também é válido compartilhar o que aprendemos, né?

Pensando nisso, gravei um vídeo com 13 dicas pra aproveitar o intercâmbio com tudo que ele pode lhe oferecer. Se preferir ver as dicas em formato de texto, é só continuar rolando a página!

Leia também:
Vale a pena fazer intercâmbio por 1 mês?
Todos os posts sobre estudos no exterior

Vai passar um tempo fora do Brasil? Não embarque sem seguro viagem! Veja como contratar um seguro confiável e com desconto.

Dicas para aproveitar o intercâmbio

  1. Escolha de acordo com o que VOCÊ quer

Um intercâmbio é um baita investimento de tempo e dinheiro, mesmo que você encontre algo em conta ou até ganhe bolsa (é o dinheiro de alguém, mesmo que não seja o seu). Então nada a ver escolher um destino ou programa de estudos que não tenha realmente a ver com você, né? Tipo ir pra um lugar porque está na moda, porque seu amigo foi, porque seus pais querem… Pesquise bem as opções e considere as suas preferências, incluindo a vibe do lugar (se é mais de festa, mais cultural, mais natureza), o clima, o idioma etc. Resumindo: o primeiro passo pra aproveitar o intercâmbio é selecionar bem pra onde você vai e que tipo de programa vai fazer.

  1. Estude o idioma antes de ir

Claro que você pode chegar no lugar sem saber nada do idioma, começar a aprender do zero e aprender muito nessa imersão cultural. Mas acho um pouco perda de tempo ficar estudando o básico do básico no país de destino, sendo que isso você consegue fazer por conta própria ou com aulas na sua cidade. E também acho bem mais fácil se virar no lugar e prestar atenção às particularidades do idioma tendo já uma noção antes de chegar. Especialmente se você for passar pouco tempo, recomendo dar um gás nos estudos antes da viagem. E falta de grana não é desculpa, porque tem MUITO recurso disponível na internet pra ajudar com isso. Vale conferir meu post sobre como estudar idiomas online de graça.

  1. Pesquise sobre a escola e acomodação

Se essa for sua primeira experiência no exterior, talvez o ideal seja ir através de uma agência de intercâmbio, que vai tirar todas as suas dúvidas e dar suporte com a viagem. Mas em alguns casos pode ser mais interessante fechar direto com a escola por conta própria; vale pesquisar e comparar os preços e condições. Seja como for, não deixe de fazer uma boa pesquisa sobre a reputação da agência e/ou da escola e sobre o tipo de acomodação em que você vai ficar. Só assine contratos e faça pagamentos quando tudo estiver bem claro. Se possível, procure alguém que já foi pra mesma escola pra contar sobre a experiência na prática.

  1. Organize a burocracia direitinho

Esse já pode ser um fator de decisão na hora de determinar pra que destino ir, mas seja como for, não se esqueça de prestar atenção nas exigências pra permanência no país. Se for preciso visto de estudante pra o período em que você vai ficar, verifique quais documentos são necessários. Veja também se seu passaporte está perto de vencer e se é preciso tomar alguma vacina. Pode ser preciso ir pra um consulado em outra cidade, por exemplo, e nesse caso você deve somar isso ao orçamento do intercâmbio. Pra emissão de visto, pode ser exigida uma carga horária mínima de aulas semanais e a comprovação de que você tem um valor determinado pra se manter no destino, então veja se é possível pra você. O ideal é preparar tudo com o máximo de antecedência.

  1. Divida bem seu tempo

Chegando no destino, pense bem nas suas prioridades e organize seu tempo pra focar no que é mais importante pra você. Se o foco é realmente aprender o idioma, ou qualquer que seja o assunto do curso que você vai fazer, dedique um tempo determinado aos estudos todos os dias. Já vi gente que viajou pra aprender inglês, passou meses fora e voltou na mesma, porque acabou ocupando o tempo todo com passeios, viagens e festas, faltando várias aulas e chegando de ressaca no curso. Não dá pra esperar milagre, né? Ao mesmo tempo, acho meio sem sentido ir pra o outro lado do mundo e ficar o tempo todo dentro do quarto com os livros, até porque as interações na cultura local são uma das maiores fontes de aprendizado. Pense bem nas experiências que são mais importantes pra você e tente equilibrar o tempo conscientemente, pra não se arrepender depois.

  1. Vá com a cabeça aberta

Uma das melhores partes de estar em outro país, convivendo com gente de mais outros lugares do mundo, é se deparar com diferentes formas de pensar e agir. Pra aproveitar essa experiência, é bom você fazer um trabalho interno e tentar não julgar o que for diferente. Pense que não existe um jeito certo de ver o mundo e valorize o que existe de interessante em cada coisa que parecer “esquisita” à primeira vista.

  1. Se jogue nas oportunidades

O intercâmbio é uma experiência com prazo pra acabar, então aproveite essa mentalidade pra deixar de lado a tendência que a gente costuma ter de deixar as coisas pra depois, como se fôssemos viver pra sempre. Aproveite cada dia ao máximo e aproveite também que ninguém ali lhe conhece ou tem ideias formadas sobre você. Aceite convites pra atividades que não faria normalmente, mas que despertem sua curiosidade. Converse com gente que não tem nada a ver com quem você costuma conviver na sua cidade. Coma coisas novas, ouça músicas diferentes, vá pra eventos inusitados… Aproveite!

  1. Evite ficar grudado em brasileiros

“Fuja de brasileiros como o diabo foge da cruz” é um conselho comum pra quem vai fazer intercâmbio, mas não muito colocado em prática. Brasileiro é feito erva daninha e brota em qualquer lugar, né? Se possível, recomendo escolher uma cidade e/ou escola que não sejam tão populares entre o pessoal das bandas de cá. Chegando lá, é claro que você não vai ignorar seus compatriotas (já fiz grandes amigos do Brasil todo e até da minha cidade enquanto morava fora). Mas quanto menor o tempo disponível no exterior, mais importante é aproveitá-lo pra não falar em português e pra conhecer gente de diferentes culturas. Fazer amigos de outros países e do país de destino vai ser enriquecedor.

  1. Evite falar outro idioma que já domina

Se já tiver um bom nível de inglês e tiver viajado pra aprender outra língua, pode ser que você acabe caindo na zona de conforto do que já conhece melhor. Também é bem provável que os próprios moradores do lugar falem com você em inglês porque é mais fácil ou porque pensam que estão ajudando. Aconteceu isso comigo quando estava na França, e com amigos meus que estudaram na Alemanha, por exemplo. Mas lembre que você está ali com um objetivo, peça pra pessoa ter paciência e resista à tentação de recorrer ao mais fácil. No meu intercâmbio pra estudar francês, me esforcei muito pra não cair na minha zona de conforto e usar o inglês. E valeu a pena demais!

  1. Faça uma imersão no idioma

Não é só porque você está no país onde o idioma é falado que você vai simplesmente absorver tudo por osmose. Pra aprender mesmo, o ideal é fazer um esforço consciente. Tente deixar a vergonha de lado e sair falando com todo mundo que vê pela frente, puxar assunto com o motorista do Uber, a atendente do supermercado, os colegas de turma… Lembre-se que você está ali pra aprender e que errar faz parte, afinal, se você já soubesse tudo, nem estaria fazendo intercâmbio.

Também recomendo aproveitar outras formas de aprender fora da sala de aula: você pode tentar ler o jornal local todos os dias, mesmo que seja só aquele gratuito distribuído no metrô. Muitas vezes dá pra entender muita coisa pelo contexto, observando as fotos e pensando no que você já sabe sobre o assunto.

Outra dica é anotar todo vocabulário novo que você encontrar pelas ruas, nas lanchonetes, nos museus, nos ônibus, numa conversa com alguém… Eu costumo usar um aplicativo de bloco de notas no celular, como o Evernote, e assim vou criando uma espécie de glossário particular. Ah, e também aproveite pra aprender enquanto conhece mais sobre a cidade: tente ler os textos explicativos nos museus, fazer passeios guiados… Mesmo que você não entenda tudo, tá valendo demais.

  1. Não fique preso ao que “deixou” em casa

Especialmente se essa for sua primeira vez fora do país sem ninguém conhecido, pode bater muita saudade de casa. Hoje em dia, é muito fácil aplacar essa saudade com a tecnologia, né? Tem Whatsapp, Instagram, Skype, Zoom, Facebook… Mil maneiras de ficar sempre em contato com os amigos, a família e o/a parceiro(a). E é claro que é ótimo mandar notícias e conversar com alguém querido nos momentos difíceis, mas você não foi pra tão longe pra ficar com a cabeça no mesmo lugar, né? Tente desapegar um pouco, se concentrar na nova rotina e nas novas amizades. Quando você voltar pra casa, as pessoas que você ama ainda estarão lá. Se você quer aproveitar o intercâmbio, foque no momento presente.

  1. Se envolva em outras atividades

Especialmente em intercâmbios mais longos, você pode ir muito além do curso que o levou inicialmente até ali, aproveitando pra participar de outras atividades. Quando fazia intercâmbio de graduação em Sevilha, por exemplo, aproveitei que a universidade oferecia aulas gratuitas de francês e continuei estudando o idioma enquanto estava lá. Durante o mestrado em Valladolid, que foi um período mais longo, eu dei aulas de português, fiz trabalho voluntário, fiz vários cursos curtos na minha universidade e fiz também um curso em Madri e outro em Budapeste. Essas oportunidades extra muitas vezes são gratuitas, como no meu caso, e podem ajudar a conhecer mais a cultura local, fazer amigos, enriquecer o currículo, entre outras vantagens.

  1. Pense positivo

Viver em outra cultura pode ser desafiador. Talvez você se depare com dificuldades burocráticas, tenha dificuldade com o idioma, se sinta um peixe fora d’água, sinta saudades de casa… Mas tudo isso faz parte do processo de aprendizado. Às vezes dá vontade de chorar, ficar em posição fetal ou até mesmo desistir. Mas respire fundo, procure ajuda pra resolver os problemas práticos e vá encarando um dia após o outro com uma atitude positiva. Sua forma de enxergar as situações faz toda a diferença pra aproveitar o intercâmbio.

Minha dica extra pra aproveitar o intercâmbio, e provavelmente mais importante, é: não precisa enlouquecer querendo aproveitar absolutamente tudo e seguir todas essas dicas à risca. O mais importante é fazer o que funciona pra você.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário