Aprendizado e trabalho

Intercâmbio para adultos: vantagens e melhores opções

Aprendizado e trabalho | 27/10/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

No ano passado meu pai foi fazer seu primeiro intercâmbio, aos 61 anos. Ele passou um mês estudando inglês em Manchester, na Inglaterra, e curtiu tanto que este ano foi estudar italiano em Florença. Assim como ele, muita gente tem percebido que intercâmbio para adultos vale muito a pena. Ainda bem! Eu já fiz vários intercâmbios e sou super entusiasta desse tipo de experiência.

Se você não realizou o sonho de estudar no exterior quando era mais novo e acha que hoje está “velho demais para isso”, pode pensar duas vezes. É verdade que tradicionalmente a maioria das pessoas que busca intercâmbios tem entre 15 e 25 anos, mas esse cenário tem mudado muito. E, de olho nessa demanda, muitas empresas têm oferecido programas voltados para as necessidades desse público.

Vantagens do intercâmbio para adultos

Existem muitos benefícios de ir viver uma experiência no exterior com mais maturidade. Olha só alguns:

1. Independência financeira

Muita gente não fez intercâmbio na adolescência ou juventude por questões financeiras. Se seus pais não podiam investir numa viagem desse tipo e você não conhecia formas alternativas de fazer um intercâmbio mais barato, esse sonho pode ter parecido impossível no seu passado.

Agora que você já tem alguns (ou muitos) anos no mercado de trabalho, pode se organizar para fazer esse investimento por conta própria.

E a melhor parte é que, num intercâmbio para adultos, obviamente é o estudante que define como vai ser cada parte da viagem. Quem viaja na adolescência muitas vezes não tem tanta autonomia para definir destino, curso ou acomodação. Você não precisa de aprovação de ninguém para fazer o que bem entender, então aproveite!

2. Maturidade

Outro ponto importante é que num intercâmbio para adultos é provável que você tire mais proveito da experiência. Para adolescentes e jovens, passar uma temporada no exterior pode ser transformador, mas muitas vezes a gente não tem a maturidade necessária para colher todos os frutos dessa vivência.

Na juventude, o intercâmbio costuma ser, antes de mais nada, uma chance para exercitar a “independência” pela primeira vez na vida, e a prioridade da maioria das pessoas é se divertir sem ter que dar satisfação aos pais.

Mais maduro, você se conhece melhor e tem mais clareza sobre outros aspectos importantes que uma oportunidade assim pode lhe oferecer. Na minha experiência, geralmente quem vai estudar, trabalhar ou fazer voluntariado no exterior depois dos 30 se dedica mais às atividades que se propõe fazer.

E quando a gente investe com foco e comprometimento nas nossas prioridades, sejam elas o aprendizado de um idioma, networking, experiências de trabalho ou imersão cultural, os resultados tendem a ser muito bons.

3. Ampliação de perspectivas pessoais e culturais

Ter uma vivência em outra cultura na juventude é incrível, mas na idade adulta também pode ser maravilhoso. Nunca é tarde para ampliar suas perspectivas sobre a vida, entender que não existe uma verdade única sobre a maioria das coisas e conhecer outros jeitos de trabalhar, morar, comer, se relacionar…

Para quem está sentindo que precisa de uma mudança, ou quer ganhar novas referências para se abastecer criativamente, passar um tempo vivendo em outro país é muito enriquecedor.

E se você nunca esteve numa situação assim, morando num lugar diferente onde não conhece ninguém, vai se surpreender com o que é capaz e conhecer novas versões de si mesmo. Sem falar na sensação de realização por conseguir se virar em outro idioma, desenvolver jogo de cintura para lidar com os choques culturais e construir uma nova história “do zero”.

intercâmbio para adultos

4. Progressão na carreira

Uma das motivações do meu pai para seu primeiro intercâmbio foi melhorar a fluência em inglês, idioma que tem precisado usar cada vez mais no ambiente de trabalho. Mesmo já tendo muitos anos de carreira, ele não deixa de se aprimorar, porque sabe que melhores qualificações trazem vantagens profissionais.

Quando fazemos intercâmbio já adultos, mesmo com uma carreira consolidada, aprender ou aprimorar um idioma estrangeiro pode aumentar diretamente as chances de receber uma promoção ou conseguir um emprego melhor.

Se o seu foco for esse, considere fazer um intercâmbio voltado para seu desenvolvimento profissional. Uma opção é escolher um curso de idiomas com esse foco, como inglês para negócios ou para a área de saúde. Outra ideia é fazer uma pós-graduação no exterior.

E você pode, também, aproveitar o intercâmbio para fazer networking com profissionais da sua área. Vale marcar um café com um funcionário de uma empresa onde você gostaria de trabalhar ou participar de eventos do seu mercado, por exemplo.

Leia também:

Todos os textos do blog sobre aprendizado de idiomas
Todos os textos do blog sobre estudos no exterior

5. Sabático e transição de carreira

Outra razão para fazer intercâmbio adulto é usar essa oportunidade para redefinir sua trajetória profissional. É claro que viajar não é uma solução mágica para resolver todas as suas insatisfações com a carreira, mas sair da zona de conforto e entrar em contato com outras culturas e referências ajuda a abrir a mente e traçar novos caminhos.

Se estiver precisando dar um tempo no trabalho e na rotina para explorar novos estilos de vida e possibilidades, tirar um período sabático e ir fazer intercâmbio costuma ser muito frutífero.

Além disso, o próprio intercâmbio pode ser uma forma de experimentar outras profissões. Você pode conciliar cursos de idiomas com cursos livres de assuntos que lhe interessem ou fazer uma pós que lhe qualifique para essa transição de carreira, por exemplo.

Outras opções são fazer intercâmbio num país que permita aos estudantes trabalhar legalmente ou fazer um voluntariado, trocando trabalho por hospedagem. A seguir, vou falar um pouco mais sobre essas e outras possibilidades.

Tipos de intercâmbio para adultos

Existem muitos tipos de intercâmbio para adultos. Eles variam em termos de custos, duração e burocracias necessárias.

Em geral, o mais fácil é contratar um curso de idiomas em uma agência especializada. Mas se quiser buscar algo mais específico para seus interesses, existem outras opções, tanto através dessas agências quanto por fora.

A seguir, vou falar das principais possibilidades de intercâmbio para adultos. Avalie suas prioridades e seu orçamento e comece a se planejar!

1. Curso de idiomas para adultos

Como já comentei, existe uma demanda crescente por intercâmbio para adultos, e as agências de intercâmbio já estão ligadas nisso. Por isso, em muitas empresas você encontra programas específicos para esse público, que geralmente não quer ficar nas mesmas turmas e acomodações da galera adolescente.

Em várias escolas de idiomas mundo afora existem turmas específicas para alunos com mais de 30, 40 ou 50 anos. Assim, você sabe que vai conviver com estudantes numa fase de vida mais parecida com a sua, aumentando as chances de fazer amizades e até mesmo relacionamentos profissionais.

Além das aulas de idioma tradicionais você também pode buscar cursos voltados para o ambiente profissional. Em algumas escolas existem turmas com interesses específicos, como idiomas para marketing, para negócios ou para profissionais de saúde, por exemplo.

Outra dica é buscar programas de intercâmbio para adultos que combinem a língua com outras aulas de interesses pessoais ou profissionais que você tenha e que sejam “pontos fortes” do destino. Por exemplo, dá para fazer um curso de história da arte na Itália, de gastronomia na França, de cinema nos EUA…

Você pode contratar o intercâmbio através de uma agência especializada (no meu primeiro intercâmbio, viajei pela STB) ou fechar tudo diretamente com a escola (também já fiz isso, quando fui estudar francês na Alliance Française de Lyon, e saiu bem mais em conta).

intercâmbio para adultos

2. Estudo e trabalho

Uma das vantagens de fazer intercâmbio já adulto é poder conciliar os estudos com trabalho no exterior, ganhando mais experiência prática no idioma e obtendo retorno financeiro. Sem falar no upgrade no currículo, né?

Existem alguns países que oferecem visto de trabalho, geralmente em meio período, para alunos matriculados em cursos de longa duração. Assim, você pode praticar a língua na vida real e, se já tiver um nível mais avançado, pode buscar vagas relacionadas à sua carreira atual ou almejada. Se você for fazer um curso de especialização ou profissionalizante, também pode buscar um estágio.

3. Voluntariado

Outra possibilidade é fazer um voluntariado como os que são oferecidos pela plataforma Worldpackers, também chamado de work exchange. Nesse tipo de intercâmbio para adultos você troca algumas horas de trabalho semanais por acomodação gratuita e outros benefícios.

Esse é um dos intercâmbios mais baratos que existem e é uma ótima forma de explorar novas habilidades ou desenvolver talentos que você já tem, ao mesmo tempo em que faz uma imersão profunda no dia a dia daquela cultura.

Além de não precisar pagar por hospedagem, você não tem que contratar um curso de idiomas (mas é possível conciliar as duas coisas, se quiser).

Esse também é um intercâmbio menos burocrático, já que não é preciso obter um visto específico. Considera-se que o objetivo central da viagem é fazer turismo, então basta seguir as regras para entrada e permanência no destino como turista.

Você vai encontrar vagas de voluntariado para exercer as mais diversas tarefas. Alguma delas pode, inclusive, ser o pontapé para uma nova carreira. Quem sabe você não experimenta trabalhar com algo novo como voluntário, ganha experiência e toma gosto pela coisa?

Alguns exemplos de funções que os anfitriões costumam demandar: tirar fotos, produzir conteúdo para redes sociais, desenvolver sites, cozinhar, fazer drinks, trabalhar com hospitalidade, ajudar com construção, reformas ou decoração, dar aulas de yoga, de esportes ou de idiomas…

intercâmbio para adultos

Eu já viajei assim algumas vezes, e em duas delas pude colocar em prática meus conhecimentos profissionais, fazendo planejamento de comunicação para um hostel e uma pousada. Em outra, escolhi fazer algo novo para mim, ajudando com jardinagem, e também foi incrível.

Se quiser saber mais sobre esse tipo de intercâmbio, dê uma olhada no meu guia completo sobre voluntariado em viagens. E quando for fazer sua assinatura anual, que dá direito a viajar assim quantas vezes quiser durante um ano, use o cupom JANELASABERTAS ou clique aqui para ganhar 20% de desconto.

4. Pós-graduação

Além dos voluntariados e cursos de idioma tradicionais, eu também já passei um período mais longo no exterior fazendo mestrado. Estudar na Espanha foi uma das melhores experiências da minha vida, tanto pelo aprendizado no mestrado em si quanto pela vivência prática no dia a dia. Sem falar que ter um diploma de uma boa universidade estrangeira no currículo não é nada mau, né?

Se você puder investir, geralmente não é difícil ser aprovado num curso de pós-graduação no exterior a nível de especialização. Caso queira fazer mestrado ou doutorado, é possível conseguir bolsas de estudos. Os processos de candidatura costumam ser bem trabalhosos, mas buscando informações e se dedicando, é mais possível do que a maioria pensa. Eu fiz meu mestrado com bolsa total, por exemplo.

pós-graduação no exterior

E aí, curtiu essas dicas de intercâmbio para adultos? Se animou para viver essa experiência? Me conta nos comentários!

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário