Colômbia

Onde ficar em Bogotá: dicas para cada perfil de viajante

Colômbia | 18/07/23 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

A capital colombiana tem opções de acomodação para todos os estilos de viagem, seja sozinho, casal ou em grupo, e para os mais diversos orçamentos. Por ser uma capital latina, é importante saber onde ficar em Bogotá pensando na segurança, e que a região também seja perto do que você mais quer conhecer.

Como cada bairro tem opções diferentes do que fazer, neste artigo vou te dar dicas dos quatro melhores bairros onde ficar em Bogotá de acordo com o seu perfil de viajante.

Eu já fui a Bogotá seis vezes e me hospedei em todos esses bairros diferentes: La Candelaria, Santa Fé, Zona Rosa e Parque de la 93. Com base nessa experiência, vou contar o que tem de melhor e pior em se hospedar em cada um deles e indicar também os melhores hotéis, pousadas e albergues nessas regiões.

monserrate

Onde ficar em Bogotá: as melhores regiões

Se a sua prioridade é conhecer museus e a história da Colômbia, La Candelaria e Santa Fé são ótimas opções de onde ficar em Bogotá. Por outro lado, se o que você busca é descanso e bons restaurantes, vai curtir o Chicó, na região do Parque de la 93. E se o que você gosta é da noitada, festas, bares e bairros agitados, aposte na Zona Rosa, perto da Zona T. Esses dois últimos bairros ficam no Chapinero, um dos distritos da parte mais moderna de Bogotá.

Nos próximos tópicos vou dar dicas mais aprofundadas de onde ficar em Bogotá, a segurança de cada região e o que tem por perto para conhecer. E, claro, dar dicas de onde se hospedar em cada um deles.

Centro histórico de Bogotá: pertinho das atrações turísticas

Se você gosta de bater perna e ir para os lugares mais turísticos da cidade, o bairro histórico de La Candelária e o vizinho Santa Fé são ideais para seu estilo de viagem.

É nessa área que se concentram a maioria dos museus (como o de Botero, do Ouro, da Independência, da Moeda), praças (como o Chorro de Quevedo e a Plaza Simón Bolívar) e mercados.

Os dois bairros são muito próximos um do outro, por isso a indicação também vai junta. Por ser o centro histórico, as ruas são mais antigas e estreitas, e prepare suas pernas para as subidas da Candelaria. O Santa Fé não tem tanto desnível, mas ambos ficam aos pés do Cerro Monserrate e pode ter uma subida ou outra.

Com muitas opções de loja de artesanato, restaurantes tradicionais e murais de graffiti, é uma delícia se perder pelos bairros do centro. O passado, a história, e o presente do país se misturam naquelas ruas e são um convite para conhecer de perto o dia a dia colombiano.

Sobre a segurança, como é o centro da cidade, essa área exige um pouco mais de atenção do que as demais sugestões de bairros para se hospedar em Bogotá que vou compartilhar aqui.

Além disso, a vida noturna não é das melhores, então as ruas costumam ficar mais desertas e escuras à noite. A maior vantagem de se hospedar em La Candelaria ou Santa Fé são os pontos turísticos espalhados na região mesmo.

Já fiquei nos bairros de La Candelaria ou Santa Fé três vezes e nunca tive problemas com a segurança. Por outro lado, como não sou muito da vida noturna, não ficava andando tanto à noite. E por ser de São Paulo, sei que já fico mais alerta que o normal.

Leia também: 
O que fazer em Bogotá: dicas e roteiro dia a dia
Viagem pela Colômbia: roteiro completo testado
Todos os textos do blog sobre a Colômbia

o que fazer em Bogotá - plaza bolívar

Onde ficar em La Candelaria e Santa Fé

Veja algumas sugestões de onde ficar em Bogotá nesses dois bairros bem centrais:

Hotel Regina – Fica a somente 150 metros do Museo do Ouro, com café da manhã e serviço de quarto.

Hotel Casa de la Vega – Acomodação em estilo colonial no centro histórico da cidade, a apenas 250 metros do Chorro de Quevedo.

Xia Xue House La Candelaria – Um apartamento inteiro, com dois quartos, cozinha e máquina de lavar.

7th Heaven Flat – Um flat inteiro para você, com cozinha, terraço e até jardim.

Spotty Bogotá Hostel – Um hostel diferente de tudo o que você já viu: com salas de coworking, piscina, restaurante e uma das vistas mais lindas da cidade e do Monserrate.

Quer mais dicas? Confira todas as opções de hospedagem no Centro Histórico de Bogotá.

Bairro Zona Rosa: vida noturna agitada

O bairro Zona Rosa é o oposto do centro: fica afastado da maioria dos pontos turísticos, mas tem uma vida noturna agitadíssima e tem maior patrulhamento policial.

O nome Zona Rosa é porque Bogotá está separado em diversas zonas, e dentro dessas zonas existem mais outras divisões. Por exemplo, dentro da Zona Rosa, tem a Zona T, rua só para pedestres recheada de lojas, bares e restaurantes.

No centro você até encontra estadias 5 estrelas, mas aqui elas existem aos montes. A Zona Rosa é um dos bairros mais luxuosos da capital colombiana. Lá você vai ver lojas de grife de moda e restaurantes renomados como o Andrés Carne de Res. Consequentemente, é uma das regiões mais caras para se hospedar em Bogotá.

Para quem gosta de compras e de shopping, ali estão os três mais conhecidos pela sofisticação: o Centro Comercial Andino, o Retiro Shopping Center e o Atlantis Plaza. Neles você encontra lojas de grife, mas a tradicional praça de alimentação, cinemas etc.

Se está com dúvida de onde ficar em Bogotá e gosta muito de sair à noite, a Zona Rosa é para você. É ali a maior concentração de baladas, bares, restaurantes e agito noturno. Além das festas de reggaeton, eletrônica e salsa, que são mais comuns na Colômbia, é possível achar outros gêneros musicais e infraestruturas de todo tipo.

Ao contrário do centro, é uma área bem policiada durante o dia e à noite, e por isso a sensação de segurança é maior. É claro que mesmo sendo uma região considerada segura, ainda é importante ter atenção com seus pertences e nas movimentações na rua.

Onde ficar em Bogotá na Zona Rosa

NH Bogota Boheme Royal – Esse hotel tem uma linda vista da cidade, academia, estacionamento gratuito e restaurante.

Urbana Hostel – Um albergue muito legal com quartos compartilhados e privados, café da manhã e até bar.

Mercure Bogotá BH Retiro – Localizado a apenas 300 m dos shopping centers Andino e Retiro, o Mercure tem um terraço, café da manhã e lavanderia.

Kubik apartments – Um lindo apartamento inteiro para você com vista e cozinha, perto do Parque El Virrey, que tem ciclovias e outras atividades de lazer.

Veja também as outras opções de hospedagem na Zona Rosa e na Zona T.

Parque de la 93: tranquilidade e segurança

A região do Parque de la 93, no Chicó Norte (Chapinero), também tem muitos restaurantes, cafeterias e bares. A maior diferença entre a Zona Rosa e o Parque de la 93 é a tranquilidade. Enquanto o primeiro é mais tomado pelas baladas, bares e música alta, o segundo é um bairro mais residencial que também conta com parques, bares, restaurantes e grandes prédios.

Então se você gosta de um agito, mas também quer silêncio para dormir, o Parque de la 93 é mais indicado. É considerado um bairro de classe alta, e assim como a Zona Rosa, também é considerada uma região segura.

O único porém é que essa região fica a 30 minutos (sem trânsito) de La Candelaria, o centro histórico de Bogotá. Se quiser ir todos os dias ao centro, reavalie a estadia aqui ou esteja disposta a encarar o trânsito imprevisível da capital.

Onde ficar na região do Parque de la 93

Blue Suites Hotel – A 5 quarteirões do Parque de la 93, com café da manhã americano, bar e restaurante.

NH Bogota Urban 93 Royal – A 500 metros do Parque 93, esse ótimo hotel tem restaurante, academia e serviço de quarto elogiado.

Hotel Espacio 94 – Com linda vista da cidade, fica na rua do Adarve Centro Cultural, que é bem interessante.

Novotel Bogota Parque 93 – Com um jardim para tomar sol enquanto vê a cidade de cima, academia, bar, restaurante e serviço de quarto.

Cómodo Apartaestudio en super ubicación – Um flat inteiro para você com cozinha, estacionamento e portaria 24h.

Confira todos os hotéis na região do Chicó, em Chapinero, disponíveis para reserva online.

parque de la 93

Dúvidas comuns sobre hospedagem em Bogotá

Onde ficar em Bogotá barato?

Se você está buscando uma hospedagem barata, existem diversas opções pelo centro histórico. Perto de La Candelaria você encontra hostels com preços bem em conta para se hospedar barato em Bogotá.

Para quem busca um bom custo-benefício, vale conferir as indicações abaixo. É claro que pelo preço não dá para esperar uma mega estrutura, mas todas têm avaliações muito boas de viajantes que se hospedaram lá, com nota média acima de 8 no site de reservas Booking.

Casa Tao – Com direito a uma boa localização e uma terraça coberta, a Casa Tao tem quartos individuais e duplos.

The Luun Hostel – Só 200 metros do Chorro de Quevedo, com quartos compartilhados ou privados.

Masaya Hostel – um dos hostels mais badalados e mais em conta da capital colombiana.

Prisma Hostel – Somente um quarteirão do Museo Botero, e três da Plaza Símon Bolívar, o Prisma tem quartos tanto compartilhados quanto privados.

Se quiser economizar ainda mais, dá uma olhada no tópico sobre a troca de trabalho por acomodação pela Worldpackers no fim deste artigo!

Dicas de hospedagem em bogotá

Onde ficar em Bogotá perto do aeroporto?

Como o Aeroporto El Dorado de Bogotá fica mais afastado da cidade, não tem tantos atrativos turísticos por perto. Mas se você tiver um voo muito cedo, por exemplo, e quiser se hospedar em Bogotá ali do lado, tem vários hotéis bem próximos ao aeroporto. Veja algumas boas opções:

Movich Buro – 1,6 km do aeroporto

Courtyard by Marriott – 2 km do aeroporto

Hotel Habitel Select – 1,9 km do aeroporto

Hotel Habitel Prime – 1,8 km do aeroporto

Onde ficar em Bogotá para lua de mel?

A opção de onde se hospedar para uma lua de mel na capital colombiana vai depender muito do perfil do casal; se é mais noturno e gosta de ir a bares e festas, se gosta de bater perna mesmo, ou um lugar mais silencioso e residencial. Um dos melhores bairros para casais por sua infraestrutura, segurança e bons restaurantes é o Parque de la 93.

Se você busca uma hospedagem de alto nível para curtir a nova vida de casados com tudo a que têm direito, saiba que entre os melhores hotéis em Bogotá se destacam o Hotel 93 Luxury Suites by Preferred, o Grand Hyatt Bogota, o Four Seasons Hotel Bogota e o Salvio Parque 93 Bogota, Curio Collection by Hilton. Todos eles ficam em Chapinero, na parte mais moderna da cidade, próximos ao Parque de la 93 ou à Zona T.

Como se hospedar em Bogotá de graça

Sabia que é possível se hospedar em Bogotá de graça? Para isso, a dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers, plataforma brasileira de troca de trabalho por hospedagem. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Existem várias oportunidades de voluntariado em Bogotá bem legais. Você pode ajudar na recepção ou no bar de um hostel, colaborar com pintura e decoração, ajudar na cozinha, dar uma mãozinha com marketing digital e muito mais.

Além de ser uma ótima forma de economizar, esse tipo de viagem permite uma imersão cultural mais profunda. É ótimo para quem quer fazer amigos de várias partes do mundo, praticar espanhol e outros idiomas e conhecer Bogotá muito além dos pontos turísticos.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD, que banca o trabalho de seleção de anfitriões feito pela plataforma, além do suporte oferecido por eles para sua segurança.

Mas se você clicar aqui ou usar o cupom de desconto JANELASABERTAS você paga apenas 39 USD. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo mundo todo, durante um ano.

Se quiser mais informações, dê uma olhada neste guia completo sobre work exchange aqui no Janelas Abertas.

onde ficar em bogotá

Dica extra: seguro-viagem para a Colômbia

Eu recomendo sempre contratar um seguro-viagem quando sair do Brasil, porque a gente nunca sabe quando vai ficar doente ou ter um acidente; esperamos que não aconteça nada, claro! Mas é importante prevenir. E no site do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, eles informam: “A Colômbia não oferece sistema público de saúde, portanto, recomenda-se enfaticamente a contratação de seguro de saúde durante a estadia no país, independentemente do motivo da viagem.”

Para encontrar um bom seguro-viagem, a dica é usar um comparador de seguros. São plataformas online que reúnem no mesmo lugar as melhores opções de seguro-viagem oferecidas por diversas empresas com boa reputação. Assim, você consegue comparar os preços e as coberturas em poucos minutos.

Eu uso o site Seguros Promo para fazer essa busca. Ele é bem fácil de usar e reúne a maioria das boas seguradoras que atuam no mercado brasileiro. Clicando aqui você aplica automaticamente o cupom JANELASABERTAS15, que dá direito a 15% de desconto em qualquer plano escolhido. Dica extra: pagando por Pix, boleto ou transferência, você tem mais 5% off.

Para mais informações, leia o artigo aqui no blog sobre como fazer um seguro-viagem barato.

onde ficar em bogotá

Texto por Lanna Sanches, criadora do Elas Viajam Sozinhas e viajante do continente latino-americano há 6 anos.

Fotos por: Lanna Sanches, cedidas para publicação no Janelas Abertas; Luísa Ferreira, editora do blog Janelas Abertas; e Deposit Photos.

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

 

 

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário