Aprendizado e trabalho

Como se preparar para o TOEFL Speaking: dicas testadas e aprovadas

Já fiz o teste de proficiência TOEFL iBT duas vezes, e em ambas a seção de Speaking foi a mais desafiadora para mim, como é pra muita gente. Por isso, depois de contar aqui como é fazer o TOEFL em casa e dar dicas de preparação para a prova de forma geral, venho agora falar em mais detalhe sobre como se preparar para o TOEFL Speaking.

Se você chegou aqui de paraquedas e não entende bem como funciona a prova do TOEFL iBT, saiba que ela se divide em quatro seções: Reading (leitura), Listening (compreensão oral), Writing (escrita) e Speaking (expressão oral). Cada uma tem uma pontuação de 0 a 30, e somando tudo você chega na nota máxima de 120.

No TOEFL não tem isso de “passar ou não passar”; você precisa atingir a nota mínima exigida pelas universidades pra as quais estiver aplicando.

Mesmo que você fale bem inglês, a parte do Speaking pode ser meio desafiadora, porque são poucos segundos tanto pra pensar no que dizer quanto pra dar sua resposta. Mas não se preocupe: com a prática e seguindo as dicas que vou compartilhar aqui vai ficar bem mais fácil.

Nas minhas primeiras tentativas eu tive certa dificuldade, mas depois de algumas semanas de treino me habituei ao formato. Tanto que na primeira vez em que fiz a prova, em 2013, consegui 114 pontos, e na segunda vez, em 2021, cheguei a 117. Nada mau, né?

Como funciona a seção de Speaking do TOEFL iBT

Antes de falar sobre como se preparar para o TOEFL Speaking, vamos primeiro entender como é essa parte da prova? Como você deve imaginar, essa seção do teste foi criada para medir sua capacidade de falar inglês de forma eficaz em ambientes acadêmicos.

Ela dura 17 minutos e é dividida em 4 questões que reproduzem situações reais com as quais você vai se deparar numa universidade, dentro e fora da sala de aula.

Dependendo da pergunta você terá 15 ou 30 segundos pra pensar na resposta e 45 ou 60 segundos pra falar. O tempo é informado em cada questão e aparece um cronômetro na tela.

Um detalhe importante: nessa prova você não conversa com uma pessoa real. Você fala no microfone (seja do centro de testes ou do seu computador, se fizer o TOEFL Home Edition). Suas respostas são gravadas e enviadas à ETS, empresa que administra o TOEFL. Elas são, então, pontuadas por uma combinação de inteligência artificial e avaliadores humanos.

Como você pode ver neste documento, a ETS afirma que uma resposta recebe a pontuação máxima se:

  • Sua fala for clara e fluida, podendo ter pequenos lapsos ou dificuldades de pronúncia ou entonação que não prejudiquem o entendimento;
  • Você demonstrar um bom uso da gramática e vocabulário, com bom controle de estruturas simples e complexas, podendo incluir pequenos erros;
  • Sua resposta for bem desenvolvida e coerente, com relações claras entre as ideias ou uma progressão clara dos argumentos.

Como são as questões do TOEFL Speaking

Na primeira pergunta, chamada de “independent speaking task”, sua resposta se baseia nas suas próprias ideias e experiências. Você vai ter que dar sua opinião sobre alguma pergunta específica e embasá-la. Nesse caso, é importante dar argumentos específicos para explicar por que você pensa dessa forma, seja qual for seu ponto de vista.

As perguntas de 2 a 4 são chamadas de “integrated speaking tasks”. Elas são “integradas”, ou seja, exigem que você combine diferentes habilidades, como ouvir e falar, ou ouvir, ler e falar – assim como faria na vida real.Geralmente em uma delas você deve ler um texto sobre uma questão prática do dia a dia da universidade e depois ouvir dois alunos debatendo sobre o que foi dito no texto, e então vai ter que explicar os argumentos usados. Em outra, você lê um curto texto acadêmico e escuta um trecho de uma aula sobre aquele assunto e deve resumir o que foi dito.

toefl speaking

Como se preparar para o TOEFL Speaking

Vamos então às dicas sobre como se preparar para o TOEFL Speaking? Pra começar, sempre ajuda tentar falar em inglês com a maior frequência possível, sobre qualquer assunto. Mas vou compartilhar aqui algumas recomendações mais específicas, que têm como base minha própria experiência e me ajudaram a ter um ótimo desempenho na prova.

No entanto, se quiser orientações específicas voltadas pra seus pontos fracos, o ideal é procurar uma professora ou professor de inglês. No final do artigo você encontra uma dica de onde encontrar aulas particulares online de preparação pra o TOEFL.

Faça uma prova completa primeiro

Pra mim, o fundamental na preparação pra o TOEFL foi fazer logo um simulado completo do teste. Eu já tinha visto vários exemplos de exercícios e explicações detalhadas sobre a prova, mas não recomendo passar muito tempo nisso; faça logo o simulado online gratuito disponível no site da ETS.

Isso me ajudou a perceber que a prova era mais simples do que todas as explicações faziam parecer e também a entender quais eram meus pontos fracos, o que é muito importante pra fazer uma preparação mais eficaz.

Tanto em 2013 quanto em 2021, acertei praticamente tudo no Listening e no Reading e não tive muita dificuldade com o Writing, mas me enrolei na parte de Speaking.

Foi a partir dessa percepção que eu decidi dedicar a maior parte do meu tempo pra me preparar especificamente pra o TOEFL Speaking. Busquei algumas perguntas de exemplo de provas anteriores e fiquei praticando com as dicas a seguir.

Pratique resumir o que leu ou ouviu

Uma das principais habilidades que você precisa ter pra se dar bem no TOEFL Speaking é ler ou escutar algum conteúdo e ser capaz de resumir os principais pontos, falando em inglês, com pouco tempo de preparação.

Pra isso, uma boa forma de se preparar é buscar pequenos artigos acadêmicos, notícias de jornal ou trechos de áudio, anotar rapidamente os pontos-chave e tentar resumi-los com suas próprias palavras.

Tanto na preparação quanto na prova em si, não tente anotar absolutamente tudo que é dito no texto ou no áudio. Você não vai ter tempo suficiente pra isso, e a ideia da prova é avaliar como você fala, e não como você lê as anotações que fez. Se os avaliadores perceberem que você soa artificial, como quem está lendo, você vai perder pontos.

Grave e escute suas respostas

Outra dica que sempre dou pra quem me pergunta como se preparar para o TOEFL Speaking é gravar suas próprias respostas. Pra isso, basta usar um aplicativo de gravador no celular no computador.

Depois, escute sua resposta e tente identificar os pontos que precisa melhorar. Pergunte-se: você está falando rápido demais? Tem muitos momentos de hesitação? Começa falando devagar, vê que o tempo tá acabando e aí fala tudo embolado no final?

Tá tendo dificuldade de incluir todas as informações importantes dentro do tempo máximo? Exagerou na quantidade de detalhes e perdeu tempo com isso? Errou a pronúncia de muitas palavras? Seu tom de voz oscilou muito?

O objetivo do TOEFL Speaking é que suas respostas soem o mais naturais possíveis, como acontece quando você fala em português. Por isso, a ideia é tentar manter um ritmo de fala fluido e constante. Sei que pode ser difícil pelo nervosismo, especialmente com um tempo tão curto, mas a prática ajuda muito.

O lado bom é que no TOEFL você não precisa se preocupar em falar tudo perfeito; tanto no Speaking quanto no Writing, errar uma palavra ou outra não te faz perder pontos. Os avaliadores esperam que você consiga se expressar de forma eficaz, com clareza e transmitindo bem a mensagem, e não ser um falante de inglês “perfeito”.

Faça uma aula preparação para o TOEFL Speaking

O próprio site da ETS oferece alguns simulados gratuitos e outros pagos. Acho muito importante praticar responder a perguntas nos moldes do TOEFL, porque elas seguem uma estrutura parecida e você vai se acostumando a moldar suas respostas ao tempo limite. No entanto, nesses simulados você não recebe feedback personalizado das suas respostas no Speaking.

Por isso, se você está querendo direcionamentos pra melhorar suas respostas, o ideal é ter um professor ou professora que conheça os critérios dos avaliadores da prova e possa te escutar e dar feedbacks.

Existem vários cursos preparatórios pra o TOEFL em grupo e também profissionais que dão aulas particulares focadas nisso.

Preparação para o TOEFL Speaking no Cambly

Entre outras opções, uma forma bem legal de se preparar para o TOEFL Speaking com ajuda de um professor nativo é usar o Cambly, uma plataforma online de ensino particular de inglês.

Nesse site você encontra várias opções de aulas de conversação, pra desenferrujar suas habilidades orais falando sobre os mais diversos temas. E tem também um curso específico (que eles chamam de “Currículo”) voltado pra quem quer se preparar pra o TOEFL Speaking com o apoio individual de um professor. São 10 aulas diferentes e você pode repetir alguma se quiser.

Eu fiz uma dessas aulas e achei bem legal! Depois de fazer o log-in na minha conta do Cambly, fui em “Encontre um professor” e, dentre as opções de “Currículos”, escolhi “TOEFL Speaking Practice”.

Selecionei a opção de ver apenas os professores que estivessem online naquele momento e escolhi um deles pra começar a aula. O professor me pediu para responder a perguntas típicas do teste, cronometrando meu tempo de resposta, e depois comentou meu desempenho.

como se preparar para o TOEFL Speaking

Uma das coisas que acho mais legais no Cambly é que você pode rever suas aulas depois, porque elas ficam gravadas na plataforma. Acho isso especialmente útil pra quem quer se preparar para o TOEFL Speaking, já que você consegue rever direitinho quais foram seus pontos fracos.

Quando começar a aula, sugiro confirmar se aquele profissional tem mesmo experiência em preparação para o TOEFL, porque alguns são mais acostumados com o IELTS, outra prova de proficiência em inglês. Se aquele professor não parecer o ideal você pode encerrar a chamada e tentar outro. E se gostar da aula, pode marcar outras aulas com o mesmo professor.

Ficou interessado? Então aproveita: pra comemorar o Valentine’s Day (tipo o Dia dos Namorados, celebrado em vários países no dia 14 de fevereiro), o Cambly tá com uma promoção especial válida até 17/02/2022: clicando aqui e usando o cupom AMOJANELASABERTAS você ganha 50% de desconto em qualquer plano anual e um plano grátis de um mês pra presentear alguém.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como se preparar para o TOEFL Speaking? Fala aí nos comentários!

 

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário