Uruguai

Onde ficar em Cabo Polônio: melhores pousadas e hostels

Uruguai | 08/08/22 | Atualizado em 24/08/22 | Deixe um comentário

Cabo Polônio foi, sem dúvidas, um dos pontos altos da minha viagem pelo Uruguai. Esse povoado praiano localizado no departamento de Rocha é diferente de tudo que já conheci nas minhas andanças por aí, e um destino muito especial pra quem gosta de tranquilidade e natureza. Neste artigo, vou contar um pouco sobre o lugar e te ajudar a decidir onde ficar em Cabo Polônio.

Leia também:
Roteiro pelo Uruguai para viagens de 3 a 10 dias e dicas práticas
O que fazer em Montevidéu: principais atrações e informações úteis

Como é Cabo Polônio?

Cabo Polônio é uma pequena reserva ecológica dividida em duas praias com um farol no meio e rodeada por dunas de areia. A população fixa é bem pequena, formada basicamente por pescadores, artesãos e funcionários do farol.

No inverno, o lugar fica quase deserto; no verão, funcionam ali alguns restaurantes, bares, hostels e pousadas.

E uma das melhores partes é que não tem rede elétrica; muitos estabelecimentos têm gerador, mas a falta de iluminação pública deixa as ruas de areia num breu total, e o céu fica maravilhoso. Adorei!

cabo polonio, uruguai

Como chegar?

A viagem de ônibus de Montevidéu à Puerta del Cabo, ponto de acesso a Cabo Polônio, dura cerca de 4 horas e custa hoje cerca de R$ 100 por trecho.

De lá você pega um caminhãozinho 4×4 por uns 20 minutos por R$ 40 ida e volta (ou vai andando, se tiver bastante disposição). Essa parte tem que ser paga em dinheiro, mas aceitam Reais.

Ah, dica importante: não tem como sacar dinheiro em Cabo Polônio e pouquíssimos estabelecimentos aceitam cartão. Em alguns é possível pagar por PayPal, mas não conte com isso.

O ideal é ter dinheiro em espécie antes de sair de Montevidéu ou qualquer que seja o destino de onde você venha. Tem um caixa eletrônico na “portaria” do parque nacional, mas nem sempre ele tá abastecido.

O que fazer?

Preguiçar na Playa Norte e na Playa Sur, subir no farol pra ver o pôr do sol, caminhar pelas pedras e observar os simpáticos lobos marinhos, tomar uma cervejinha à luz de velas, paquerar a lua…

E o melhor: fazer nada. O mais legal de Cabo Polônio, na minha opinião, é o convite pra desacelerar.

praia de cabo polonio

Onde ficar em Cabo Polônio?

Antes de falar sobre onde ficar em Cabo Polônio, é importante você saber que em geral as hospedagens por lá têm estrutura rústica. Se pra você é importante ficar em lugares com muito conforto ou luxo, esse provavelmente não é o destino mais adequado; existem outras praias no litoral uruguaio com mais estrutura.

Por outro lado, uma coisa comum em quase todas as opções de onde ficar em Cabo Polônio é a atmosfera de aconchego. Os donos das hospedagens costumam ser gente boa e fazem os hóspedes se sentirem em casa.

Em linhas gerais, o ideal é ficar perto da Praia La Calavera e dessa região com mais casinhas concentradas no mapa abaixo, que é como se fosse o micro centrinho do povoado (onde tem escrito PUEBLO).

mapa de cabo polonio, uruguai

Melhores hostels em Cabo Polônio

Boa parte da oferta de hospedagem em Cabo Polônio é de hostels, também conhecidos como albergues. Não por acaso, afinal, muitos dos viajantes que vão pra lá têm o perfil mais mochileiro e preferem esse tipo de acomodação pelos preços mais em conta e pela facilidade pra conhecer pessoas.

Mas se você não curte a ideia de compartilhar quarto com outras pessoas, não pule essa parte: alguns dos hostels de Cabo Polônio têm a opção de quartos privativos.

Pra mim, esse é o “mundo ideal” em termos de hospedagem, já que tenho privacidade e ao mesmo tempo a facilidade de interagir com viajantes de várias partes do mundo quando me der vontade. Mas sem mais delongas, vamos às dicas dos melhores hostels de Cabo Polônio?

Narakan

Eu fiquei hospedada no Narakan, que fica a poucos passos da Praia de la Cavalera. Gostei muito da localização, no meio da areia, praticamente à beira-mar. O café da manhã, incluído na diária, era simples, mas bem gostoso, e um dos melhores momentos do dia, com o bônus da vista deliciosa.

Eles têm quartos privativos que parecem simples, mas confortáveis. Eu fiquei num quarto coletivo com quatro camas e banheiro privativo. Achei o quarto bem confortável, com gavetões pra guardar as coisas.

Tem lâmpadas no quarto, mas não tomadas; pra carregar o celular, só na área comum, onde tem também livros e jogos de tabuleiro.

O banheiro era bem pequeno, mas com água quente no chuveiro. Vale ressaltar que não é nada acessível pra pessoas com alguma limitação de locomoção (mas o destino em si já tem a acessibilidade complicada, porque é preciso caminhar bastante na areia fofa pra circular por lá).

O Narakan tem também um restaurante/bar, mas não funciona sempre. Enquanto estive lá, ainda no comecinho da alta temporada, não estava funcionando. Eles também promovem pequenos shows do lado de fora, acendendo velas que deixam a atmosfera deliciosa. No Natal de 2021, quando eu estava por lá, fizeram um jantar bem bonito.

narakan

narakan

narakan

narakan

Lobo Hostel Bar

Apesar de não ter me hospedado lá, passei boa parte do meu tempo em Cabo Polônio no Lobo Hostel Bar.

Gostei muito das comidinhas e achei a equipe extremamente simpática. Além disso, eles aceitavam pagamento por PayPal e eu tinha pouco dinheiro em espécie, então fiz várias refeições lá. À noite, eles costumam acender uma fogueira e o pessoal fica conversando, tocando violão e tal.

Conheci um casal de brasileiros que se hospedou lá e curtiu, mas disse que a estrutura era bem simples. Tem quartos privativos, mas os banheiros são compartilhados. Ah, e tem cozinha compartilhada, o que é uma boa pra quem pretende economizar, já que tudo lá é meio caro.

A localização não é tão privilegiada quanto a do Narakan em termos de vista e atmosfera, mas fica a poucos minutos da praia e bem no meio do mini “centrinho” do povoado, onde você encontra a maioria dos restaurantes, bares e lojinhas.

lobo hostel bar

Viejo Lobo

Outra opção bem conhecida de onde ficar em Cabo Polônio é o Viejo Lobo, albergue bem localizado, pertinho da Praia Norte e a 15 minutos do Farol.

Eles têm cozinha compartilhada, banheiro com água quente, áreas comuns, restaurante e um ótimo custo-benefício. A simpatia da equipe é muito elogiada pelos hóspedes.

hostel viejo lobo

Bunker Hostel

O Bunker Hostel é um albergue simples, mas todos os quartos têm terraço com vista pra o mar. Os banheiros são compartilhados e eles têm café da manhã pago à parte, mas elogiado. A localização é muito boa, bem central.

Melhores pousadas em Cabo Polônio

Se você prefere um pouco mais de conforto e uma atmosfera menos “mochileira”, uma opção de onde ficar em Cabo Polonio são as pousadas. Existem algumas bem charmosas por lá.

La Perla del Cabo

De frente pra o mar, a La Perla del Cabo é uma das melhores opções de hospedagem em Cabo Polônio, se não for a melhor. A localização é excelente, a decoração é uma graça e eles têm um restaurante muito bem avaliado. À noite, a atmosfera fica romântica e bem gostosinha.

pousada em cabo polonio, uruguai

Puertas al Cabo

A pousada Puertas al Cabo é outra opção bem legal se você procura algo mais em conta, mas confortável. Os quartos e banheiros são pequenos e a estrutura é simples, mas o atendimento é elogiado, a localização é bem central e o restaurante próprio também tem ótimas avaliações.

Lo de Olga

A Pousada Lo de Olga fica a poucos passos da Praia de la Cavalera e tem estrutura bem básica. Não é um lugar particularmente charmoso, mas os hóspedes elogiam a equipe e a limpeza. Tem café da manhã, ainda que simples.

Casas de temporada

Além dos hostels e pousadas, outra opção comum de onde ficar em Cabo Polônio são as casas de aluguel por temporada. As mais bem avaliadas que encontrei foram essas:

El Fortín del Rubio

El Fortín del Rubio tem decoração moderna e clean e avaliações excelentes dos hóspedes, com média 9,4 no Booking. Ela fica em localização excelente, muito perto da Praia Sul, da Praia de la Cavalera e do Farol.

Os hóspedes elogiam o conforto, a amabilidade da anfitriã e a cozinha bem equipada. Um lugar incrível pra quem está disposto a investir um pouco mais e curtir Cabo Polonio com conforto e charme.

Ventanas al Mar

Se seu orçamento é mais restrito, mas você procura a privacidade de uma casa, outra dica de hospedagem em Cabo Polonio é a Ventanas al Mar. Eles têm casas à beira-mar, com vistas incríveis das janelas dos quartos.

A localização é mais isolada, sendo preciso caminhar um bocadinho, mas pode ser positivo se você busca total tranquilidade. A estrutura é simples e é preciso levar toalhas.

E aí, decidiu onde ficar em Cabo Polônio? Ficou com alguma dúvida? Fala aí nos comentários!

Fazendo sua reserva de hospedagem através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário