Viajantes

18 documentários de viagens na Netflix – Atualizado 2020

Viajantes | 07/04/20 | Atualizado em 01/06/20 | 10 comentários

Explorar o mundo por conta própria e entender o que observamos ao vivo é incrível, mas não é a única forma de “viajar”. Afinal, além dos livros, séries e dos filmes ficcionais, existem dezenas de documentários de viagens superinteressantes. E muitos deles estão disponíveis na Netflix!

Pra facilitar sua vida quando bater vontade de dar aquela maratonada e se sentir viajando sem sair do sofá, preparei uma lista atualizada com documentários de viagens pra todos os gostos. Além de documentários “tradicionais”, incluí também séries documentais, com vários episódios.

Enquanto alguns mostram histórias de viagens propriamente ditas, outros focam em assunto específicos, como gastronomia de diferentes países, preservação do meio ambiente ou esportes de aventura em lugares deslumbrantes. Dê uma olhada nas sinopses e prepare a pipoca!

Leia também:
28 filmes sobre viagem na Netflix e outras plataformas
18 podcasts de viagem informativos e inspiradores
23 livros de viagem: de independentes a clássicos
8 Palestras do TED sobre viagens

Documentários de viagens na Netflix

Expedition Happiness

Esse é um dos documentários de viagens mais fofos dessa lista: um casal alemão transformou um antigo ônibus escolar em uma “casa” sobre rodas. Junto com seu cachorro, eles dirigem do Alasca até o México passando por paisagens incríveis. Duração: 1h36

documentários de viagens

A Magia dos Andes

Da Argentina à Colômbia, esse documentário acompanha cinco personagens que compartilham uma conexão profunda com os imponentes Andes. São 5 episódios, cada um com cerca de 25 minutos de duração.

documentário na netflix

Amor sobre duas rodas

Com o título original “The Kindness Diaries” (Diário de Gentileza, em tradução livre), esse é outro dos documentários de viagem pra quem quer se sentir bem em relação ao mundo. Nele, Leon Logothetis viaja pelo mundo com o objetivo de mostrar o lado mais humano das pessoas.

Na primeira temporada, ele faz o rolê de moto, e na segunda, num fusca conversível. No percurso, ele pede ajuda a estranhos pra conseguir hospedagem, comida, combustível e ajuda na manutenção do veículo, e tenta recompensá-los pela gentileza. A primeira temporada tem 13 episódios de 24 minutos.

documentários de viagens

Tales by Light

Essa série documental australiana é uma produção de branded content da National Geographic e Canon. A proposta de Tales by Light é acompanhar o trabalho de fotógrafos e cinegrafistas viajam pelo mundo capturando imagens incríveis de diferentes pessoas, lugares, animais e culturas. Já tem três temporadas disponíveis, com episódios de 20 a 25 minutos de duração.

tales by light

Café, almoço e jantar

Para saciar sua curiosidade por comida, cultura e identidade, o chef David Chang pega estrada com celebridades e mostra os melhores restaurantes de cada destino. Muita gente o considera uma espécie de sucessor do excelente Anthony Bourdain, que faleceu recentemente. A primeira temporada tem quatro episódios de 43 minutos.

documentários de viagens

Street Food – Asia

Gastronomia é um ponto forte em muitos documentários de viagens, e eu amo! Essa série documental foca em comida de rua, mostrando histórias por trás de pratos icônicos. Os episódios, cada um com cerca de meia hora de duração, passam por Tailândia, Japão, Índia, Indonésia, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã, Singapura e Filipinas.

série sobre comida de rua

Léa e Eu

Esse documentário autobiográfico mostra o percurso das melhores amigas Léa e Camille quando elas partem em uma jornada pela América Latina encontrando xamãs e experimentando medicina natural na esperança de curar a doença terminal de Léa. O filme tem 1h24 de duração.

documentário de viagem autobiográfico

Escalando Dawn Wall

O filme documenta a saga de Tommy Caldwell, renomado escalador que foi sequestrado pelos talibãs no Quirguistão, e convidou o inexperiente Keving Jorgeson pra encarar um desafio: escalar a formação rochosa mais impressionante do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Só de saber a história de vida de Tommy já me animei pra ver o filme!

documentários de viagens

Ser Tão Velho Cerrado

Preocupados com a extinção do Cerrado em Goiás, moradores da Chapada dos Veadeiros resolvem se unir para defender a natureza. No entanto, a elaboração de um plano de manejo os desafia a conciliar interesses aparentemente incompatíveis.

No filme, eles abrem um diálogo entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente. Esse foi o único representante brasileiro entre os documentários de viagem que encontrei na Netflix e tem 1h36min de duração.

documentário sobre o cerrado

Turismo Macabro

De um lago radioativo a uma floresta assombrada, o jornalista David Farrier roda o mundo visitando pontos turísticos inusitados, e muitas vezes macabros. São 8 episódios de 40 minutos, cada um focado numa região do mundo. Ainda não assisti pra saber se existe um viés de turismo consciente no programa, já que algumas das atrações que ele visita levantam dilemas éticos; se souber, me conta!

série documental turismo macabro

Conan Without Borders

O apresentador de televisão Conan O’Brien, super conhecido nos Estados Unidos por seu programa estilo talk show, lançou um especial com episódios de 40 minutos mostrando viagens suas pelo mundo. Na primeira temporada, que está disponível na Netflix, ele passa por Cuba, Coreia, México, Israel, Haiti e Itália.

série sobre viagens

Travels with my Father

Em uma tentativa de estreitar os laços com seu pai, o humorista Jack Whitehall viaja com ele por lugares inusitados e descolados. A série já tem três temporadas, com episódios de aproximadamente 30 minutos.

série sobre viagens

Visita ao Inferno

Com incríveis imagens de erupções e rios de lava, o documentário Visita ao Inferno captura a força brutal dos vulcões e sua relação com ritos religiosos indígenas. O filme mostra a jornada de Herzog com o vulcanólogo Oppenheimer explorando vulcões ativos na Indonésia, Islândia, Coreia do Norte e Etiópia, enquanto tenta estudar a relação do Homem com seu lado místico. São 1h47 minutos de duração.

documentários de viagens

72 Dangerous places to live

Nessa série documental, que tem seis episódios de 45 minutos disponíveis, a proposta é mostrar avalanches, vulcões ardentes e outros desastres naturais, retratando também a vida das pessoas que moram por lá. Nela, viajamos desde o rio mais poluído do mundo na Indonésia ao corredor dos tornados nos Estados Unidos, o deserto escaldante da Etiópia e a superpoluída Pequim.

72 lugares perigosos

Perú Tesoro Escondido

No documentário “Peru: Tesouro Escondido”, o espectador é levado pra as paisagens naturais mais bonitas do Peru, além de conhecer as antigas culturas e civilizações que habitaram estas terras. Além das lindas imagens, você tem a chance de aprender várias curiosidades sobre o Peru na 1h16 de duração do filme.

documentário sobre o peru

Nosso planeta

Esse documentário mostra imagens deslumbrantes da beleza natural do nosso planeta, ressaltando como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas as criaturas vivas.

Os episódios da primeira temporada são “Um só planeta”, “Mundos congelados”, “Selvas”, “Mares costeiros”, “Dos desertos aos campos”, “Oceanos além das fronteiras”, “Água doce” e “Florestas”, cada um com cerca de 50 minutos de duração.

documentários da netflix

Terra

“A humanidade está isolada. Estamos acabando com nosso frágil planeta. Mas ainda dá tempo de recuperar nossa essência”, diz a sinopse desse documentário de viagem na Neftlix. O filme reflete sobre nossa relação com o meio ambiente à medida que nos afastamos cada vez mais da natureza. Tem 1h37 de duração.

documentários de viagens

Mountain

Esse filme leva os espectadores aos picos das montanhas mais incríveis do mundo, com imagens de tirar o fôlego e narração do ator Willem Dafoe. Li que o filme é meio tedioso e não tem uma história que amarre as cenas, mas parece legal pra quem é fã de montanhas. 1h13 de duração.

documentários de viagens

E você, tem outras dicas de documentários de viagens, seja na Netflix ou não? Compartilha aí nos comentários!

Posts Relacionados

10 Comentários

  1. jefferson

    vlw, me ajudou bastante. Era exatamente esse conteúdo que eu estava procurando!

  2. Cleide

    Muito legal! Apertando o cinto e começando a viajar a partir de hoje, sem sair do sofá. Obrigada, achei a dica que estava procurando.

  3. Bryan

    Obrigado pelo conteúdo.
    Gostei muito!

  4. Neide Martins

    Conheci o blog hoje 12/06/2020 e amei tudo! Parabéns, aqui encontrei boas vibrações e muita energia.

  5. Mary

    Amei o artigo, vale muito assistir turismo macabro, eu particularmente achei incrível !!

Deixe o seu comentário