Onde se hospedar em Praga: dicas bairro a bairro
Decidir onde se hospedar em Praga não é das tarefas mais difíceis. Isso porque boa parte dos atrativos da cidade ficam numa região relativamente compacta, onde não faltam opções de hotéis, albergues e apartamentos. E nos arredores do centro histórico, com fácil acesso por transporte público, você encontra mais um punhado de hospedagens com custo-benefício ainda melhor.
Mas dependendo da atmosfera que você procura, do seu orçamento e das suas prioridades, algumas regiões podem ser mais vantajosas que outras. Neste post, vou explicar como a charmosa capital tcheca está dividida e qual o perfil dos principais bairros, além de dar dicas de lugares específicos pra se hospedar em Praga.
Leia também:
O que fazer em Praga em 3 ou 4 dias: dia 1 e roteiro
O que fazer em Praga em 3 ou 4 dias: dia 2
O que fazer em Praga em 3 ou 4 dias: dia 3
Onde se hospedar em Praga
Entendendo a cidade
Antes de mais nada, uma introdução: assim como Budapeste, Praga é dividida em distritos: são 22 ao todo. Turistas costumam se concentrar nos distritos 1 e 2, onde fica a maioria das atrações da cidade, ou nas áreas vizinhas a eles.
Se você não tiver tempo ou paciência pra analisar a localização específica na hora de decidir onde se hospedar em Praga, dá pra simplificar a história escolhendo um hotel com boas avaliações em um desses dois distritos.
Veja opções pra se hospedar em Praga no distrito 1 e no distrito 2
No entanto, cada um deles é composto por mais de um bairro, muitas vezes com características bem diferentes, e existem bairros que fazem parte de mais de um distrito.
Em Praga 1, por exemplo, você encontra tanto regiões muvucadas e hotéis caros quanto áreas mais tranquilas e com opções de hospedagem mais em conta. Praga 10, por outro lado, pode parecer distante, mas tem áreas com localização legal e atmosfera muito agradável. Por isso, o ideal mesmo é escolher onde se hospedar em Praga com base nos bairros.
Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório para a entrada em quase todos os países da Europa, incluindo a República Tcheca. Veja como contratar o seu com desconto.
Os melhores bairros para se hospedar em Praga
Cidade Velha (Staré Město)
É provável que a grande maioria das fotos que você já viu de Praga retrate partes de Staré Město, ou Cidade Velha/Antiga em bom português. O coração do bairro é a Praça da Cidade Velha (bem criativo, né?), que é ponto de encontro de vários passeios guiados e sempre tá cheia de turistas.
Por ali você encontra o famoso relógio astronômico, a Torre da Pólvora (com uma vista linda) e o bairro judeu Josefov, entre outras atrações turísticas, restaurantes, bares, baladas e lojas.
É um ótimo lugar pra quem quer ficar perto de tudo, mas não é o ideal pra quem tem aflição de multidões ou quer conhecer um lado mais “autêntico” de Praga. Existem muitas opções de hospedagem por ali e algumas ficam em ruazinhas mais calmas, mas por razões óbvias a maioria tem preços mais salgados.
Algumas opções pra quem busca muito conforto na Cidade Velha são o Residence Agnes, o Unitas Hotel e, pra quem tem o bolso mais folgado, o Four Seasons. Pra alternativas mais em conta, confira o Old Prague Hotel, o Hotel Melantrich e o U Stare Pani, ou os albergues The Republic Garden, Ahoy! Hostel e Hostel Downtown.
Cidade Nova (Nové Město)
Coladinha na Cidade Velha fica a Cidade Nova (Nové Město), que na verdade não é nada nova: ela foi criada nos anos 1300. Um bom ponto de referência nesse bairro, que fica entre os distritos 1 e 2, é a Praça da República (náměstí Republiky).
Por ali você encontra a principal estação de trens da cidade, Hlavní nádraží, além da Praça Venceslau e da famosa Casa Dançante. Também tem muitas lojas e restaurantes por ali, incluindo unidades de redes internacionais.
Opções confortáveis de hospedagem na Cidade Nova são o Motel One Prague, o Elite Hotel, o Majestic Plaza e o 987 Design. Se você procura um albergue, confira o Hostel Mingle, o Safestay Prague, o Cosmopole e o Ahoy! New Town.
Veja outras opções de hospedagem em Praga próximas à Praça Venceslau, na Cidade Nova.
Malá Strana
Localizado entre dois dos pontos turísticos mais visitados da cidade, a Ponte Carlos e o Castelo de Praga, Malá Strana provavelmente é meu bairro preferido pra se hospedar em Praga. Ele fica do outro lado do rio e é igualmente bonito, mas muito mais tranquilo que a Cidade Velha.
Ao escolher se hospedar em Malá Strana você vai ficar perto da Catedral de São Vitu, do Parque Petrín, do Muro de John Lennon, de bons bares e restaurantes e de várias ruas bem fofas.
Um hotel elogiadíssimo e com excelente custo-benefício em Malá Strana é o Vintage Design Hotel Sax. Outras opções numa faixa de preço similar são o Red Lion, o Hotel William, o Hotel U Kříže e o Residence U Černého Orla. Pra quem quer ficar em albergue, o Little Quarter Hostel é uma boa pedida.
Veja outras opções de hospedagem em Praga em Malá Strana.
Hradčany
Juntinho de Malá Strana fica Hradčany, bairro do Castelo de Praga. A região é tranquila, mas tem boa infraestrutura turística e fica perto das principais atrações. Vale considerar, no entanto, que esse bairro fica no alto de um morro, então provavelmente será preciso encarar umas ladeiras pra ir e vir. A não ser, é claro, que tenha um ponto de tramway (bonde) perto da sua hospedagem e você prefira usá-lo.
O Lindner Hotel Prague Castle, o U Krále Karla, o Questenberk e o Monastery Hotel têm ótima reputação e quartos duplos por cerca de R$ 350 por noite, enquanto o Loreta Hotel sai um pouco mais em conta e o Hotel Savoy tem um nível mais elevado (e preços também).
Veja outras opções de hospedagem em Praga em Hradčany.
Karlín
Esse bairro e os seguintes ficam fora do centro histórico, mas são relativamente bem localizados e bastante agradáveis. Karlín em especial tá bem “na moda”. A região foi uma das mais destruídas na grande enchente que aconteceu na cidade em 2002 e passou por uma grande revitalização.
Hoje, o bairro abriga cafés, bares e restaurantes com uma vibe mais descolada. Ao mesmo tempo, essa ainda não se tornou uma área tão explorada pelos turistas, então é uma boa opção pra quem quer curtir uma atmosfera mais local ao se hospedar em Praga. O ideal, por lá, é ficar perto da Praça Karlín (Karlínské náměstí), coração do bairro.
Algumas opções de hotéis confortáveis com preços justos em Karlín são o Jurys Inn, o Royal Prague e o PentaHotel Prague. Pra economizar mais, confira o Hotel Karlin e o Adeba Hotel. No time dos albergues, uma opção com boa reputação é o New Hostel.
Veja outras opções de hospedagem em Praga em Karlín.
Smíchov
Próximo a Malá Strana, Smíchov é outro bairro legal pra quem não faz questão de estar dentro do miolinho do centro histórico. Ele abriga uma estação de ônibus de onde dá pra fazer bate-voltas a outras partes do país e é bem conectado por tramway e metrô.
O ideal, por lá, é ficar mais pra perto de Malá Strana. Você pode usar como referência os arredores da estação de metrô Anděl.
Entre as opções de hotéis em Smíchov, vale conferir o Bohem Prague Hotel, que tem excelente custo-benefício, o Lidicka Apartment, apartamento muito bem avaliado pelos hóspedes, o Hotel Julian, o Angelis, o Remember Residence e o Andel’s by Vienna House. O Ibis Malá Strana também fica lá (apesar do nome) e o Mamaison Hotel Riverside é uma boa opção pra quem busca algo mais luxuoso.
Veja outras opções de hospedagem em Praga em Smíchov.
Vinohrady
Outro bairro residencial bonito e bem conectado é Vinohrady, que tem como principal praça a Náměstí Míru. Você encontra ali o parque Riegrovy Sady, que é uma graça e tem belas vistas, além de muitos cafés charmosos.
Nessa região, a Ping House tem quartos privativos ou compartilhados com bom custo-benefício e uma decoração peculiar com muito rosa, enquanto o La Fenice é uma opção em conta pra quem procura um pouco mais de conforto. Vale a pena conferir também os apartamentos disponíveis por lá, que são muitos.
Vrsovce
Foi nesse bairro que me hospedei na minha segunda visita a Praga, quando fui passar 10 dias e queria experimentar a cidade numa vibe mais de “moradora”.
Vrsovce é bem residencial e, dentre os bairros abordados nesse post, é o mais afastado das atrações turísticas. Mas ele fica grudadinho em Vinohrady (mais pra o sul) e bem comunicado ao resto da cidade por tramway, além de ter uma boa oferta de cafés e restaurantes.
O único hotel/hostel com boa reputação que conheço por lá é o Czech Inn, que tem quartos privativos e compartilhados, mas também existem muitos apês pra aluguel por temporada nessa região.
Fiquei num Airbnb por lá e achei o custo-benefício excelente, mas ele não está mais disponível. Outras dicas por lá pra quem procura apês inteiros são o Downtown Suites Kodanska e o Apartment Ukrajinska 12.
Clique aqui para conferir mais opções de hotéis, albergues e apartamentos em todas as regiões de Praga.
Onde ficar em Praga de graça: voluntariado
Sabia que você pode ficar em Praga sem pagar por hospedagem? Para quem quer economizar e viver uma experiência mais imersiva, a dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers.
Nessa plataforma você encontra oportunidades para trocar algumas horas semanais de trabalho por acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios. Sem falar na possibilidade de desenvolver novas habilidades, fazer amigos do mundo todo e curtir a cidade como um morador.
Existem vagas de voluntariado muito legais na República Tcheca com funções bem variadas, de ajudar na recepção de hostels a cuidar de animais. Quando for fazer seu cadastro, use o cupom JANELASABERTAS e ganhe 20% de desconto. Para saber mais, confira o guia completo sobre troca de trabalho por hospedagem aqui no blog.
E você, tem dicas de onde se hospedar em Praga? Compartilha nos comentários!
Quando você os links do post pra fazer sua reserva, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.
Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)
0 Comentários