Rio de Janeiro

Eventos em Paraty: conheça os festivais que movimentam a cidade

Rio de Janeiro | 21/03/18 | Atualizado em 03/06/22 | 1 comentário

Depois da prosperidade durante o Ciclo do Ouro e o Ciclo do Café, a cidade colonial de Paraty (RJ) ficou meio esquecida, coitada. Até que foi construída a estrada Rio-Santos, no começo dos anos 1970, e as potencialidades turísticas da cidade começaram a ser exploradas. Desde então, Paraty se tornou um destino interessantíssimo.

Com fácil acesso a partir de São Paulo ou do Rio, ela reúne um casario charmoso, bons restaurantes e arredores cheios de praias e cachoeiras. Como se não bastasse, a galera arrumou jeitos de movimentar ainda mais a cidade: ela recebe vários eventos durante o ano, que servem como o último empurrãozinho pra quem ainda não tinha decidido ir conhecê-la – ou pra quem precisa de uma desculpa pra voltar.

Leia também:

Eventos em Paraty

Infelizmente, vários eventos culturais realizados na cidade histórica têm sofrido reduções no orçamento, devido à perda de patrocinadores. Mas mesmo que um pouco reduzidos, eles continuam acontecendo e merecem muito sua atenção. Quer saber quais são os principais eventos em Paraty?

Festas católicas

Paraty revive tradições centenárias durante festas como a Semana Santa (em 2018, de 25 a 31 de março), a Festa do Divino Espírito Santo (em 2018, de 11 a 20 de maio) e Corpus Christi (em 2018, 31 de maio). Ouvi falar que a do Divino é bem bonita (essas bandeirinhas aí ainda eram da festa, que rolou logo antes da minha chegada na cidade), e em Corpus Christi a cidade é enfeitada com tapetes coloridos compostos por serragem e areia.

Bourbon Festival

Nas duas semanas que passei por lá em 2017 trabalhando numa pousada em troca de hospedagem, dei sorte de coincidir com o período do Bourbon Festival, dedicado ao jazz, blues, soul e R&B. O evento é organizado pela casa de jazz paulistana Bourbon Street Music Club.

Além de um palco principal junto à Igreja Matriz, o festival conta com outros palcos menores pela cidade, tudo de graça. E já recebeu nomes como Joe Louis Walker, o grupo Hammond Grooves, Stanley Jordan e muitos outros. E além dos shows em si, que foram excelentes (e não ficavam tão lotados ao ponto de gerar claustrofobia), achei muito massa a atmosfera da cidade como um todo.

Desde a manhã até a noite, as ruas e calçadas ficavam cheias mesinhas dos bares e restaurantes e gente circulando, e em praticamente toda esquina um músico muito bom se apresentava em troca de contribuições dos passantes. Pra mim, foi agito na medida certa: uma vibe animada, com jovens e famílias tomando uma cervejinha, conversando e curtindo a música, sem confusões e aperto. Se pudesse, ia todo ano e carregava os amigos todos comigo.

rua de paraty durante o bourbon festival

A quem interessar possa: o Bourbon Festival costuma acontecer no final de maio ou início de junho. Em 2018, as datas previstas são de 25 a 27 de maio (sexta a domingo).

Festa Literária Internacional de Paraty

Provavelmente o evento mais famoso do calendário paratiense, a Flip costuma acontecer em julho e sempre reúne um line-up bem respeitável de escritores e intelectuais do Brasil e do exterior, que promovem conversas sobre literatura e temas relacionados como teatro, cinema e ciência.

Já passaram por lá nomes do quilate de Ariano Suassuna, Isabel Allende e Neil Gailman, além de muitos novos e promissores autores. Flipinha, FlipZona e FlipMais são outras partes da programação, com atividades que combinam literatura infantojuvenil, performance, debates, artes cênicas e visuais.

Em 2018, a Flip está programada para acontecer de 25 a 28/07. Cada edição presta homenagem a um autor brasileiro, e este ano a escolhida foi a poeta, cronista e dramaturga Hilda Hilst.

Procurando hospedagem em Paraty? Clique aqui para comparar preços e reservar os melhores hotéis, pousadas ou albergues

Festival da Cachaça

Em agosto, a bola da vez é uma das iguarias mais típicas de Paraty: a cachaça. A pinga, aliás, é importante por lá desde o século XVI, e a produção paratiense era tão valorizada durante o Império que a palavra “paraty” passou a ser usada como sinônimo de cachaça, como registra uma música cantada por Carmen Miranda.

Além de uma tenda com quiosques dos alambiques mais tradicionais da região, como Pedra Branca, Engenho d’Ouro e Paratiana, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty inclui shows gratuitos e barracas de comida. Este ano ele está programado para o período de 16 a 19/08.

pessoas nos bares de paraty

Paraty em Foco

Tradicionalmente promovido em setembro, o Paraty em Foco é um Festival Internacional de Fotografia, reunindo profissionais e interessados nessa arte. O evento conta com exposições, debates, projeções e workshops, e em 2018 vai acontecer entre os dias 19 e 23/09.

Este ano a proposta festival será “discutir o papel ativo das utopias e das distopias na cultura contemporânea”, tendo como homenageada Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa radicada no Brasil que criou ensaios baseados na obra literária de nomes como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado e Adélia Prado.

Mimo Paraty

Setembro vai ser um mês animado, já que logo depois do Paraty em Foco a cidade receberá mais uma edição do Mimo, festival de música que teve início em 2004 no interior das igrejas em Olinda (PE) e se espalhou também por Ouro Preto, Tiradentes e Rio de Janeiro.

Vários shows gratuitos ocupam igrejas, ruas e jardins da cidade nesse evento, que explora gêneros musicais do jazz à música erudita, além de contar com uma programação de cinema. O Mimo Paraty é promovido desde 2013, e este ano deve ser realizado de 28 a 30 de setembro.

rua de paraty com restaurantes

Para conferir as datas atualizadas desses e outros eventos em Paraty, acesse este calendário. E aproveita pra contar aí nos comentários: você já foi pra algum desses festivais? O que achou?

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

1 Comentário

Deixe o seu comentário