O que fazer em Berna, na Suíça: o centro antigo e outras atrações
Sair da parte francesa da Suíça e chegar em Berna, na viagem de carro que fiz pelo país com a família, foi deixar o conforto que era poder me comunicar sem muito esforço e entrar na delícia que tem sido pra mim, ultimamente, entrar em contato com o alemão. Desde que fui pra Berlim pela primeira vez, perdi o preconceito que tinha com relação à língua. E, depois de ir descobrindo o que fazer em Berna, fui curtindo cada vez mais a cidade.
Infelizmente, ficamos pouco tempo por lá. A ideia era ter dois dias inteiros, mas como o clima tava bem diferente do que esperávamos (pouco tempo antes tava uns 20 graus mais frio), rolou uma pequena mudança de planos. É que minha mãe tava super a fim de passar um Natal branquinho, e se a neve não vinha até nós, decidimos que iríamos até ela! E por isso dedicamos um dos dias que tavam destinados à capital suíça pra fazer um bate-volta pros Alpes – que você pode conferir aqui nesse post sobre a charmosa Mürren.
O bom é que a passadinha em Berna deixou vontade de quero mais. Só vi o Centro Antigo da cidade, mas achei uma graça seu ar medieval. Essa área foi construída entre os séculos 12 e 15, sobre uma colina, e não mudou tanto desde então, ou seja: é uma graça.
Começamos nossa exploração pela catedral (Münster), que fica na Münsterplatz – um parque pequenino com vista pro rio Aare. Pelo menos nessa altura não achei o rio dos mais bonitões, mas a catedral gótica é bem charmosa – pena que a torre tava em reforma e não tava podendo subir :( São 64 metros e dizem que a vista é mara! Ah, e ela é a maior construção religiosa da Suíça – adoro esses fatos, pernambucana (e, naturalmente, megalômana) que sou.
Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.
De lá, fomos até a Kramgasse, uma das principais ruas da parte antiga da cidade. Ela é cheia de lojas e cafés, tudo coberto pelas famosas arcadas da cidade (e algumas coisas no subsolo, com portinhas estilo porão – achei fofo). A rua é bem linda e nela você encontra a Casa de Einstein (Einsteinhaus), no número 49. O apê foi alugado por Einstein de 1903 a 1905 e depois foi restaurado no estilo do período. Outra coisa que tava fechada (quem manda viajar no fim do ano?).
Andando um pouco mais, você chega na Torre do Relógio (Zeitglockenturm), também na Kramgasse. Ela foi o portão da cidade no século 13 e hoje é atração porque, assim como no Relógio Astronômico de Praga, a cada hora as figuras de madeira se mexem. Sempre acho engraçado aquele monte de gente parado na frente do relógio, esperando algo que ninguém sabe muito bem o que é. haha.
E o melhor é que lá em Berna o movimento dos bonecos é rápido, e todo mundo ficou com cara de “é só isso?” depois :P Ainda assim, vale a pena dar uma olhada :) Pra não me decepcionar, foquei no fato de que o relógio conserva o mecanismo original (do século XVI), o que não é besteirinha, né? E pra quem gamar mesmo nele, a dica é fazer a visita guiada (paga) por dentro da torre.
Nossa próxima parada – depois de jantar ^^ – foi o Parlamento (Bundeshaus), cujas costas são visíveis da parte baixa da cidade, tipo da rua do nosso hostel. O prédio, inaugurado em 1902, é bem bonito, e os arredores tavam bem movimentados. Dá pra fazer um tour guiado, mas é preciso reservar com antecedência: o site informa que já tá tudo lotado até junho! Outra opção é acompanhar os debates do parlamento, desde espaços públicos destinados a isso.
Pra fechar o passeio, fomos conferir a mais famosa das muitas fontes que pululam pela cidade. E a razão da fama dessa em particular não é sua beleza, mas sua estranheza. É que essa fonte, que se chama Kindlifresser e fica na Kornhausplatz, representa um ogro comendo criancinhas. Fofo, né? :P
Procurando hospedagem em Berna? Clique aqui e encontre as melhores opções para as datas da sua viagem
O que fazer em Berna: outras atrações
– Parque dos Ursos (BärenPark) + Fosso dos Ursos (Bärengraben). Grosser Muristalden 6. A maioria dos turistas que visitam Berna dá uma passada por lá, pra ver os ursos que dão nome à cidade (Berna deriva de Bär, urso em alemão).
– Jardim das Rosas (Rosengarten). Alter Aargauerstalden. Esse parque oferece uma vista panorâmica do Centro Antigo e abriga 220 diferentes tipos de rosas, além de outras flores.
– Museu de Belas Artes (Kunstmuseum). Rua Hodlerstrasse, 8-12. A coleção permanente do museu tem muita coisa do século 19 e quadros de gente assim sem gracinha tipo Manet, Cézanne, Monet, Pissarro, Renoir, Van Gogh, Paul Klee…
– Zentrum Paul Klee. Monument im Fruchtland 3. Além de ter uma arquitetura bonitona, o museu abriga uma grande coleção de obras do artista.
Leia Mais:
Suíça e sul da França – Roteiro
Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade
Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.
Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)
Posts Relacionados
2 Comentários
Deixe o seu comentário
Amei!!!! Mais, mais! RFK
Desejo contato da blogueira.